Autor Tópico: MOC: Banco Central do Brasil  (Lida 12307 vezes)

11 de Março de 2012 - 21:24:25 pm
Lida 12307 vezes

thiagoigomes

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-thiagoigomes
    • brickset-thiagoigomes
[Desculpem a sopa de letrinhas no título  :D]

A ideia desse MOC surgiu a muito tempo, e sempre que eu vejo uma notícia de Economia brasileira, a ideia retorna.

Fiz o projeto no LDD de um andar, estilo modular, do Banco Central do Brasil.

Algumas informações:
Dimensões 60 studs x 60 studs
Peças: 508, mas ainda faltam algumas (algumas plates do piso estão "soltas" e a borda inferior para encaixe no andar de baixo não está completa).
Principais peças utilizadas: 240 bricks 2x4 3001 tan, 40 janelas 57894 pretas, 40 vidros 57895 trans-blue.

Foto do Banco Central do Brasil, sede de Brasilia:

Outras capitais também tem filiais do Banco Central do Brasil, como São Paulo (na Av. Paulista), Rio de Janeiro (Av. Presidente Vargas), Fortaleza (aquele que foi roubado em 2005), e seus prédios tem o mesmo estilo/inspiração

Em 2012 eu acho dificil ele sair, mas de 2013 não passa (afinal, o prédio do Artur precisa de um concorrente a altura nas expos  ;)).

EDIT: Retirada do termo WIP.
« Última modificação: 16 de Novembro de 2013 - 00:46:18 am por wcavalli »
Apenas mais um Amante de Lego...

12 de Março de 2012 - 11:25:01 am
Resposta #1

Felipe Avelar

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • Tenhamos Fé, no que quer que seja!
    • facebook-fpavelar
    • flickr-felipedescomplicado
    • mocpages-57741
    • brickshelf-114008

Super projeto, Thiago! Aguardamos ansiosamente!

Em 2012 eu acho dificil ele sair, mas de 2013 não passa (afinal, o prédio do Artur precisa de um concorrente a altura nas expos  ;)).

Pois é, o prédio do Arthur não tem a mínima concorrência atualmente e você montando um arranha-céu só colabora para engrandecer ainda mais a LUG City!

12 de Março de 2012 - 11:26:52 am
Resposta #2

Stonir

• Information
  • Technic
    • facebook-Caio Mendonça
    • flickr-Stonir!!
    • brickshelf-stonir
    • brickset-stonir
    • Stonir
Cara, estava pensando em montar um arranha-céu em LDD, mas não gosto muito de apresentar projetos no mesmo. Se eu fosse rico, até comprava as peças! ;D

12 de Março de 2012 - 11:28:08 am
Resposta #3

Clayton

• Information
  • Technic
  • Moderador Global
  • "Tenha fé" - Marcus Weber
    • l%65go
Esse edifício praticamente pede pra ser modelado em LEGO! :)

Boa sorte com o projeto, vai ficar legal à beça!

12 de Março de 2012 - 11:33:46 am
Resposta #4

Artur

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • Sempre continuarei tendo Fé!!!
    • facebook-artur.amaralhenrique
    • flickr-artur_ah
    • mocpages-44514
    • brickshelf-arturamaral
    • brickset-artur_ah
To vendo que vou ter que aumentar o meu  ::) ::) ::)

Muito legal esse projeto e boa sorte. Você já começou bem, fazendo um projeto. O meu foi na tentativa e erro e fiquei 4 anos nele, e confesso, que ainda hoje não gostei 100% do resultado final. Mas se a intenção é rivalizar, acho melhor você caprichar... existe outro empreendimento em andamento e o lançamento esta previsto para o fim de 2012  ;D

Artur

Visite nossa página

12 de Março de 2012 - 11:40:20 am
Resposta #5

Stonir

• Information
  • Technic
    • facebook-Caio Mendonça
    • flickr-Stonir!!
    • brickshelf-stonir
    • brickset-stonir
    • Stonir
Antes, com só um prédio na exposição, ficava com cara de vazio. Acho que agora teremos melhoras visíveis. Uma idéia que seria legal é fazer a "Avenida LUG", uma rua que usa duas baseplates de rua e é muito arborizada!

12 de Março de 2012 - 11:44:30 am
Resposta #6

thiagoigomes

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-thiagoigomes
    • brickset-thiagoigomes
Super projeto, Thiago! Aguardamos ansiosamente!

Em 2012 eu acho dificil ele sair, mas de 2013 não passa (afinal, o prédio do Artur precisa de um concorrente a altura nas expos  ;)).

Pois é, o prédio do Arthur não tem a mínima concorrência atualmente e você montando um arranha-céu só colabora para engrandecer ainda mais a LUG City!

Obrigado Felipe.

Ainda estou com o prédio do Arthur em casa (fiquei de cuidar dele na Expo FLL) e fiz uma medições:
A base da torre dele tem 48 x 48, e somente as bordas (não há colunas centralizadas). Esse meu projeto é 60 x 60 e grandes colunas centralizadas, ou seja, o céu (e o bolso) é o limite.

Cara, estava pensando em montar um arranha-céu em LDD, mas não gosto muito de apresentar projetos no mesmo. Se eu fosse rico, até comprava as peças! ;D

Também não gosto de mexer muito no LDD. prefiro o caderno e a caneta mesmo (ou plantas baixas no Excel  :D).
Rico eu também não sou. Basta saber quanto precisa comprar e quanto você pode gastar por mês. E paciência, até conseguir adquirir todas as peças (Meu 10029 demorou mais de 6 meses pra sair, e ainda faltam as baseplates espaciais e os astronautas).

Esse edifício praticamente pede pra ser modelado em LEGO! :)

Boa sorte com o projeto, vai ficar legal à beça!

Obrigado Clayton. Realmente é um prédio "simples", mas muito bonito em arquitetura.

Muito legal esse projeto e boa sorte. Você já começou bem, fazendo um projeto. O meu foi na tentativa e erro e fiquei 4 anos nele, e confesso, que ainda hoje não gostei 100% do resultado final. Mas se a intenção é rivalizar, acho melhor você caprichar... existe outro empreendimento em andamento e o lançamento esta previsto para o fim de 2012  ;D

Artur

Obrigado, Artur.

Na altura eu não pretendo ultrapassá-lo (acho 1m20 um bom tamanho), a quantidade de baseplates seria a mesma que o seu (4 de 32x32 para a torre, 4 de 16x32 para calçamento e canteiro). De diferente, só a largura e comprimento que seriam maiores e as colunas dariam uma maior estabilidade/rigidez, mas acredito que seria um bom vizinho para o seu.

12 de Março de 2012 - 12:17:50 pm
Resposta #7

gustavowizard

• Information
  • Legoland
    • Incrível e Sobrenatural
uma ótima ideia, a arquitetura quadradona do banco favorece a criação do MOC de lego! capriche bem que vai ficar igualzinho o de verdadde  :D
The Truth is out there....

12 de Março de 2012 - 14:01:42 pm
Resposta #8

Artur

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
    • flickr-artur_ah
    • mocpages-44514
    • brickshelf-arturamaral
    • brickset-artur_ah
Bom, vou lhe dar alguns conselhos estruturais para evitar que você “sofra” na pratica algumas coisas que eu passei:

Aconselho você fazer mais uma faixa de blocos ou pelo menos de plates, se não queiser aumentar muito o tamanho, entre as janelas e as tiles. É que só as tiles não seguram muito bem as janelas, por maiores que elas sejam. Acho que por ser apenas uma faixa. Use peças grandes ali, de mais de 6 de compimento. E na emenda entre as janelas da quina, faria uma coluna de bricks 1x1, pretos. Esteticamente fica mais bonito. Emendar direto esse tipo de janela na dobra, fica meio estranho.

O chão é problemático. Talvez usar as novas plates 16x16 ajudem. Vai grana $$$. (Plates grandes são caras e pequenas deixam o prédio pesado, pois precisa de mais emendas.). É uma escolha que você vai ter que fazer.

O Transporte de um prédio desse tamanho também é uma coisa a se pensar (ficando com o meu prédio acha que você teve um gostinho disso). Então vai um conselho: Ache a caixa que você pretende guarda-lo/transporta-lo e adapte o tamanho com a caixa, para quando você for transporta-lo ele fique bem justo na caixa. Ou então, monte uma caixa para que ela fique justa ao prédio. Construções largas assim sobrem muito no transporte, pois a pressão nas paredes, que não tem sustentação na parte superior (o ideal seria cada andar com teto e chão), costuma dobra-la.  Talvez fazer um enchimento de sacos bolha nos andares seja aconselhável.

De resto acho que você esta no caminho certo. Aproveite bem que existem essas quatro colunas nele para deixa-lo bom estruturado. E já percebi que cada andar vai ser modular, então, é isso,

Artur
Visite nossa página

12 de Março de 2012 - 14:34:05 pm
Resposta #9

ichitani

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
    • Blog Ichitani
Nossa, gostei DEMAIS da ideia, o prédio é perfeito, espero que você consiga concretiza-lo. Boa sorte e muita criatividade pra ti!  :)

12 de Março de 2012 - 19:21:17 pm
Resposta #10

thiagoigomes

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-thiagoigomes
    • brickset-thiagoigomes
uma ótima ideia, a arquitetura quadradona do banco favorece a criação do MOC de LEGO! capriche bem que vai ficar igualzinho o de verdadde  :D

Obrigado, Gustavo. Vai demorar, mas espero sim concretizá-lo.

Bom, vou lhe dar alguns conselhos estruturais para evitar que você “sofra” na pratica algumas coisas que eu passei:

Muito Obrigado, Mestre  :)

Aconselho você fazer mais uma faixa de blocos ou pelo menos de plates, se não queiser aumentar muito o tamanho, entre as janelas e as tiles. É que só as tiles não seguram muito bem as janelas, por maiores que elas sejam. Acho que por ser apenas uma faixa. Use peças grandes ali, de mais de 6 de compimento.

Concordo. Tile não tem aqueles "encaixes centrais", pois isso que devem ser frágeis. Vou modificar  ;)

E na emenda entre as janelas da quina, faria uma coluna de bricks 1x1, pretos. Esteticamente fica mais bonito. Emendar direto esse tipo de janela na dobra, fica meio estranho.

Entendi. Pensei também em 2357 o que acha? (Se bem que sua dica ocupa menos espaço).

O chão é problemático. Talvez usar as novas plates 16x16 ajudem. Vai grana $$$. (Plates grandes são caras e pequenas deixam o prédio pesado, pois precisa de mais emendas.). É uma escolha que você vai ter que fazer.

Não tenho dúvidas: No LB6 vai ter várias 3028 e 3029 (além de 3.000 bricks 2x4 tan).

O Transporte de um prédio desse tamanho também é uma coisa a se pensar (ficando com o meu prédio acha que você teve um gostinho disso). Então vai um conselho: Ache a caixa que você pretende guarda-lo/transporta-lo e adapte o tamanho com a caixa, para quando você for transporta-lo ele fique bem justo na caixa. Ou então, monte uma caixa para que ela fique justa ao prédio. Construções largas assim sobrem muito no transporte, pois a pressão nas paredes, que não tem sustentação na parte superior (o ideal seria cada andar com teto e chão), costuma dobra-la.  Talvez fazer um enchimento de sacos bolha nos andares seja aconselhável.

Pensei em caixas menores, que caibam 2 a 3 andares (minhas contas estão em: Térreo com tamanho duplo; 9/10 andares padrão; 1 andar "cintura" = 12 a 13 andares), mas também quero variar as configurações (deixá-lo "mais baixo" quando for uma exposição pequena, por exemplo).

De resto acho que você esta no caminho certo. Aproveite bem que existem essas quatro colunas nele para deixa-lo bom estruturado. E já percebi que cada andar vai ser modular, então, é isso,

Artur

Mais uma vez obrigado, Artur. E preparem-se, ano que vem te espigão novo no layout City  ;)

Nossa, gostei DEMAIS da ideia, o prédio é perfeito, espero que você consiga concretiza-lo. Boa sorte e muita criatividade pra ti!  :)

Muito Obrigado Ichitani  ;)

12 de Março de 2012 - 22:12:12 pm
Resposta #11

luckferraro

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-Luciano Ferraro
    • brickshelf-luckferraro
bem bacana Thiago é uma construção simples mas que chama muito a atenção. Vou tentar reformar o meu prédio vermelho aqui pra não ficar de fora do Lugbrasil  skyline. Preciso tirar a idéia da cabeça e fazer o meu rodar a cobertura. As dicas do Arthur foram bem bacanas.

13 de Março de 2012 - 09:04:52 am
Resposta #12

Artur

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
    • flickr-artur_ah
    • mocpages-44514
    • brickshelf-arturamaral
    • brickset-artur_ah
Aconselho você fazer mais uma faixa de blocos ou pelo menos de plates, se não queiser aumentar muito o tamanho, entre as janelas e as tiles. É que só as tiles não seguram muito bem as janelas, por maiores que elas sejam. Acho que por ser apenas uma faixa. Use peças grandes ali, de mais de 6 de compimento.

Concordo. Tile não tem aqueles "encaixes centrais", pois isso que devem ser frágeis. Vou modificar  ;)

Acho que não é nem esse o problema. O ponto é ter apenas uma faixa em cima. Se você fizer essa unica faixa com plates, vai ter o mesmo problema, então acho que são necessárias pelo menos duas faixas para ter um "trançado" que segure a estrutura.

E na emenda entre as janelas da quina, faria uma coluna de bricks 1x1, pretos. Esteticamente fica mais bonito. Emendar direto esse tipo de janela na dobra, fica meio estranho.

Entendi. Pensei também em 2357 o que acha? (Se bem que sua dica ocupa menos espaço).

Acho que a 2357 vai descaracterizar o formado das janelas. Vai ficar muito largo. Os pinos 1x1 ficam mais encorporados na janela. (minha opnião  ;) )

Muito Obrigado, Mestre  :)

"Tamo Junto"

Artur

Seria bem legal você fazer aquela faixa vertical preta nas colunas...

Artur
« Última modificação: 13 de Março de 2012 - 09:11:19 am por Artur_AH »
Visite nossa página

13 de Março de 2012 - 12:14:18 pm
Resposta #13

Márcio Nascimento

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • Cinho
muito bom esse projeto
eu fiz um banco tambem no ldd pensando em monta-lo no futuro
mas preciso me organizar melhor
muito legal!

tambem estou com um projeto de levantar um predio
não seria um arranha ceu, mas um modulado maior do que o habitual
quero colocar uma construção moderna ao lado dos modulados com estilo mais antigo
pensei em um banco ou um hotel... acho que vai ser um hotel
minha cidade está crescendo e precisa de acomodações para os minifigs . rs
acredito que como o artur pra 2012 não vingue mas...
pra 2013 quem sabe

abraço
Att. Márcio Nascimento.

13 de Março de 2012 - 13:09:47 pm
Resposta #14

thiagoigomes

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-thiagoigomes
    • brickset-thiagoigomes
bem bacana Thiago é uma construção simples mas que chama muito a atenção. Vou tentar reformar o meu prédio vermelho aqui pra não ficar de fora do Lugbrasil  skyline. Preciso tirar a idéia da cabeça e fazer o meu rodar a cobertura. As dicas do Arthur foram bem bacanas.

Obrigado, Luciano. Aguardando pela ampliação da vizinhança  ;)

Acho que não é nem esse o problema. O ponto é ter apenas uma faixa em cima. Se você fizer essa unica faixa com plates, vai ter o mesmo problema, então acho que são necessárias pelo menos duas faixas para ter um "trançado" que segure a estrutura.

Entendi. Trançado realmente dá mais segurança.

Acho que a 2357 vai descaracterizar o formado das janelas. Vai ficar muito largo. Os pinos 1x1 ficam mais encorporados na janela. (minha opnião  ;) )

Ok, já descobri que vou ter que reformular as janelas. A 57894 preta é rara (1 set) e não está mais em produção (2005).

Pensei em substituir por 60581 trans-black (2 peças substituindo duas: a janela e o "vidro"), que tal?

Seria bem legal você fazer aquela faixa vertical preta nas colunas...

Artur

Vou fazer as modificações sugeridas e posto aqui  ;)

muito bom esse projeto
eu fiz um banco tambem no ldd pensando em monta-lo no futuro
mas preciso me organizar melhor
muito legal!

Obrigado, Marcio. É só se organizar que a coisa vai sair. Pode demorar, mas sai.