Autor Tópico: 14- Bis em LEGO  (Lida 6322 vezes)

25 de Fevereiro de 2012 - 20:08:57 pm
Lida 6322 vezes

Pedro Henrique

• Information
  • Legoland
    • flickr-70313131@N07/
    • mocpages-93805
 Fiz este moc a 4 anos atrás, ele foi o mais próximo que eu consegui fazer do 14-Bis em LEGO com as peças que eu possuía na época.Um moc bem simples, mas achei interessante postá-lo aqui até o meu próximo UCS ficar pronto.Espero que gostem! :)

Obs:não possuo mais fotos, esta montagem foi feita na época e eu desmontei o moc pouco tempo depois.

25 de Fevereiro de 2012 - 20:10:15 pm
Resposta #1

Stonir

• Information
  • Technic
    • facebook-Caio Mendonça
    • flickr-Stonir!!
    • brickshelf-stonir
    • brickset-stonir
    • Stonir
Gostei bastante! Parabéns! ;)

25 de Fevereiro de 2012 - 20:31:56 pm
Resposta #2

Pedro Henrique

• Information
  • Legoland
    • flickr-70313131@N07/
    • mocpages-93805
 Obrigado!

25 de Fevereiro de 2012 - 23:38:40 pm
Resposta #3

rafael.cgc

• *
  • Information
  • Primo

Tá muito bom. Gostei demais.

Vou dar uma sugestão, se for possível você encontrar aquelas peças Panel 1 x 6 x 5 59349 na cor branca, acho que você vai conseguir fazer o mesmo modelo ainda mais leve e mais parecido. Não que este esteja ruim, está ótimo, mas com elas vai ficar perfeito.

Rafael
Eu quero:  7346,10218,10185,10182,10224

Visite meu Blog: lego.do.rafa.zip.net

25 de Fevereiro de 2012 - 23:38:56 pm
Resposta #4

Pedro Henrique

• Information
  • Legoland
    • flickr-70313131@N07/
    • mocpages-93805

Tá muito bom. Gostei demais.

Vou dar uma sugestão, se for possível você encontrar aquelas peças Panel 1 x 6 x 5 59349 na cor branca, acho que você vai conseguir fazer o mesmo modelo ainda mais leve e mais parecido. Não que este esteja ruim, está ótimo, mas com elas vai ficar perfeito.

Rafael

Muito obrigado! :)

Infelizmente não possuo estas peças, e este moc foi desmontado há 4 anos atrás, seria bem complicado remontá-lo...

26 de Fevereiro de 2012 - 08:56:03 am
Resposta #5

thiagoigomes

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-thiagoigomes
    • brickset-thiagoigomes
Depois que eu conheci o 10124, uma das minhas metas a médio prazo é fazer um 14-Bis em iguais proporções.

Mas o seu Pedro está (estava) muito bom, cheio de detalhes (alguns que eu não entendi, como aquela turbina tan  ???).

Como foi dito, um MOC um pouco "gordinho" (com certeza mais pesado que o ar  :D) e um pouco desproporcional (repare na foto do original o tamanho do Santos Dumont dentro da aeronave).

Se algum dia for possível reconstruí-lo, o faça por favor.
Apenas mais um Amante de Lego...

26 de Fevereiro de 2012 - 11:15:35 am
Resposta #6

Pedro Henrique

• Information
  • Legoland
    • flickr-70313131@N07/
    • mocpages-93805
Depois que eu conheci o 10124, uma das minhas metas a médio prazo é fazer um 14-Bis em iguais proporções.

Mas o seu Pedro está (estava) muito bom, cheio de detalhes (alguns que eu não entendi, como aquela turbina tan  ???).

Como foi dito, um MOC um pouco "gordinho" (com certeza mais pesado que o ar  :D) e um pouco desproporcional (repare na foto do original o tamanho do Santos Dumont dentro da aeronave).

Se algum dia for possível reconstruí-lo, o faça por favor.

Muito obrigado pelos elogios ao moc!

O 14-bis de fato possuía uma turbina, naquele exato local, na época eu não queria deixar este detalhe ficar faltando, e eu só possuía a peça na cor tan, se fosse hoje provavelmente eu teria mais recursos em termos de peças para aumentar a asa e arranjar outra solução para a turbina, mas meus recursos de peças brancas eram bastante limitados.

Nestas fotos você consegue perceber a presença de uma turbina no exato local:

Este moc não foi feito para ser uma maquete com proporções perfeitas, diferentemente dos meus UCS que postei recentemente aqui no fórum, nestes 4 anos aprendi muitas técnicas novas e com certeza mudaria algumas coisas nele. :)

Novamente, muito obrigado!

26 de Fevereiro de 2012 - 13:27:06 pm
Resposta #7

AMGC

• **
  • Information
  • Quatro

O 14-bis de fato possuía uma turbina, naquele exato local, na época eu não queria deixar este detalhe ficar faltando, e eu só possuía a peça na cor tan, se fosse hoje provavelmente eu teria mais recursos em termos de peças para aumentar a asa e arranjar outra solução para a turbina, mas meus recursos de peças brancas eram bastante limitados.

Essa peça elevada no 14bis é na verdade um tanque aparentemente feito em cobre. Ela estava bem acima do motor o que indica que não havia uma bomba para esse líquido porisso a pressão seria conseguida pelo desnível.

Como o motor Antoinette do 14Bis tinha uma bomba de combustível para dar pressão para a gasolina, não acho que fosse o tanque de gasolina, mais provavelmente um tanque de água, pois como era um motor de barco que podia obter água a vontade do meio onde trabalhava, tinha um sistema de resfriamento por spray de água diretamente sobre os cilindros, acredito que Santos Dumont precisou criar uma solução para fornecer água de resfriamento para uma motor de barco que não estaria sobre a água, então criou esse tanquinho elevado e tubos desciam dele até onde estavam os cilindros e provavelmente após o motor ser ligado um válvula deveria ser aberta para iniciar um spray de água sobre os cilindros. Outro indício de que seria projeto dele é o formato aerodinâmico tipo dirigível para esse tanque, ele se preocupou em diminuir o arrasto dele, se fosse uma parte original da mecânica do motor não teria esse formato.

A criação de Santos Dumont que mais admiro não é o 14bis, é o Demoiselle, primeiro avião de verdade a voar alto, rápido, com o piloto sentado usando os pés e as mãos para o controle, não deitado ou em pé como as primeiras tentativas (para controlar o 14Bis ele usava um casaco com cabos costurados nele e inclinava o corpo, dá para acreditar?  :o :o E os Wright ficavam deitados sobre a asa ::) ), e sem dúvida o primeiro a voar para a frente com a cauda e o leme para trás, os outros voavam de ré ;D ;D ;D entào para mim o primeiro avião de verdade foi o Demoiselle, o resto é baboseira sobre o mais pesado do que o ar ??? ??? ??? 

Tenho a mesma opinião de Salvador Nogueira que escreveu o livro "Conexão Wright - Santos-Dumont - A verdadeira história da invenção do avião" o avião foi uma criação coletiva, sem a invenção da asa não existiria avião, e nem foram os Wright nem Santos Dumont que a inventaram, a primeira asa fabricada que podia ser usada foi inventada por Otto Lilienthal (um ilustre desconhecido) e todos os primeiros aviões copiaram seu projeto.

Tenho os planos do Demoiselle e pretendo fazer uma réplica motorizada em Technic, é um dos meus projetos.

Antonio
Wishlist: 9398, 8043

Antonio

26 de Fevereiro de 2012 - 13:40:01 pm
Resposta #8

Pedro Henrique

• Information
  • Legoland
    • flickr-70313131@N07/
    • mocpages-93805
 Apoio completamente o seu projeto de montar o Demoiselle, ficaria muito interessante. :)

Essa discussão sobre quem foi o verdadeiro inventor do avião já causou muita confusão, eu também concordo que o avião foi uma criação coletiva :)

Realmente não se trata de uma turbina, afinal, é necessário estudar em detalhes o projeto para termos certeza do que se trata. ;)
 Sua teoria é muito interessante, muita coisa que você disse eu nem imaginava que fosse assim... :o

26 de Fevereiro de 2012 - 14:48:42 pm
Resposta #9

AMGC

• **
  • Information
  • Quatro

Sua teoria é muito interessante, muita coisa que você disse eu nem imaginava que fosse assim... :o

É incrível, mas não se encontram detalhes do projeto mecânico do 14 Bis, principalmente o motor. Sabe-se que era 3.2 e o primeiro V8 da história, tinha 50 HP e acredite, em 1900 já tinha cárter de alumínio, injeção direta de combustível, bomba de óleo e de gasolina, e magnetos sincronizados por engrenagens. Só que não tinha nenhum circuito fechado de resfriamento (radiador, bomba d'água), era refirgerado por spray de água direto sobre os cilindros, uma coisa natural para o projetista Léon Levasseur já que tinha sido pensado para barcos.

Santos Dumont comprou um e fez as modificações para adaptar ao 14Bis e essa foi sua grande vantagem, porque o modelo 14 com o motor de 24 HP, não decolava e só funcionava atrelado a um balão. Com esse motor o 14Bis pode decolar e subir 2 metros de altura, poderia voar mais rápido, mais alto e por mais tempo se Santos Dumont tivesse estudado melhor as hélices, aqueles remos que ele colocou no 14 Bis foram uma porcaria.

As hélices dos Wright eram bem melhores, desenhadas com perfil de asa, mas aquele motor de fundo de quintal foi o principal problema deles, tinha só 12 HP. O projeto dos Wright era superior em sustentação ao 14Bis, porisso melhor, muito ruim nos controles mas o 14Bis também não era melhor que ele nesse item, e o Flyer não era um planador motorizado como costumam alegar os ufanistas detratores deles, isso é forçação de barra pra ganhar o argumento, muitos biplanos voam longo tempo com o motor desligado e nem porisso são chamados de planadores motorizados, era justamente porque tinha mais sustentação que o Flyer era melhor que o 14Bis, o que faltou foi motor, tivessem colocado o V8 Antoinette do Santos Dumont e não teriam precisado de catapulta. Ponto a favor do café que pagou esses luxos para nosso rico compatriota que pôde comprar aquela jóia da mecânica. Quando os Wright arrumaram um motor suficientemente potente superaram o 14Bis em altitude e distância de vôo e foram fazer demonstrações na Europa sendo elogiados pelo próprio Santos Dumont.

Agora chega de Off-topic.

Meu projeto do Demoiselle em princípio não terá RC por causa do peso dos compontes para isso, e é um tanto fora dos padrões porisso não sei se poderá ser considerado um MOC LEGO, porque terá de usar seda de verdade e para economizar peso não usará a enorme caixa de 6 pilhas da LEGO, pretendo usar uma ou duas pequenas baterias de 12 V, a idéia é sim que ele voe alguns metros.

Antonio
Wishlist: 9398, 8043

Antonio

26 de Fevereiro de 2012 - 16:17:15 pm
Resposta #10

Pedro Ivo

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
Ficou bem fiel ao original na minha opinião!
Muito bacana, Pedro!  :)
Another head aches, another heart breaks
I am so much older than I can take
And my affection, well it comes and goes
I need direction to perfection, no no no no

26 de Fevereiro de 2012 - 20:46:10 pm
Resposta #11

Pedro Henrique

• Information
  • Legoland
    • flickr-70313131@N07/
    • mocpages-93805
Ficou bem fiel ao original na minha opinião!
Muito bacana, Pedro!  :)

Muito obrigado! :)