Autor Tópico: Primeiros exercícios da Oficina  (Lida 3970 vezes)

23 de Fevereiro de 2010 - 12:53:21 pm
Lida 3970 vezes

SUPER EVER

  • *****
  • Information
  • System
  • Moderador Global
  • Mensagens: 2.093
  • Oficina LUG Brasil
    • facebook-Super.Ever.Lego.Machines
    • flickr-superever
    • SUPER EVER


:: MURAL ::

Neste tópico estão postadas as imagens dos trabalhos de cada um dos participantes do projeto de testes, entre fevereiro e maio de 2010. O tópico está trancado, no entanto é visível para que todos possam ler e conhecer os MOCs construídos na estréia da oficina.

« Última modificação: 02 de Março de 2013 - 23:21:17 pm por Super Éver! »

13 de Março de 2010 - 17:02:31 pm
Resposta #1

SUPER EVER

  • *****
  • Information
  • System
  • Moderador Global
  • Mensagens: 2.093
  • Oficina LUG Brasil
    • facebook-Super.Ever.Lego.Machines
    • flickr-superever
    • SUPER EVER
EXERCÍCIO 01 - A expressão de uma cor





OLB-01 / Dino / Nota final: 89

Um dinossauro! Muito bom. Apesar do erro discreto de ter usado uma peça azul transparente para conectar a perna ao corpo, toda a concepção está genial. Excelente diversidade de peças, ótimo realismo e muito capricho no emprego das técnicas. Como os detalhes contaram muito neste trabalho, é evidente que a fragilidade veio à tona. Há um bom nível de funcionalidade no MOC, mas que exige cautela no manuseio para não desmontar facilmente. Mas é o preço que se paga por levar uma ousada idéia ao extremo jurássico.





OLB-02 / Escorpião / Nota final: 80

Apesar de a construção ser extremamente frágil e impedir movimentos fáceis sem preocupação com a desmontagem, este MOC é um belíssimo exemplo de como um mesmo tipo de peça pode fazer muito. Também achei ótimo o fato do criador representar a agressividade do “personagem” em um tamanho tão pequeno e simples.




OLB-03 / Batedor azul / Nota final: 79

Gostei da idéia e o acabamento está bom, mas a concepção não foi 100% explorada. Utilizou boa diversidade de peças, respeitou o tema do exercício e fez uso de técnicas comuns. Mas o MOC não está transmitindo muita informação. Talvez seja a foto, talvez o ângulo. O MOC precisa transmitir a mensagem, falar quem ele é. Sem os esquis abaixo do veículo, imagino que o design fique mais atraente. Gostei do acessório rotativo, é um sinal de entusiasmo durante a montagem.




OLB-06 / Helicóptero a estilo mosquito / Nota final: 76

A idéia é muito boa, mas a construção não acompanhou  o mesmo nível. Se tirarmos o rotor típico do helicóptero, restará uma construção pouco consistente e sem uniformidade. Faltou caracterizar mais o MOC e melhorar o acabamento.  Ainda sim a expressão foi bastante válida e esforçada, cumprindo com a regra principal do exercício.




OLB -07 / Dragster do brejo / Nota final: 87

Um MOC clássico. Nada de inovador ou incomum. Mas os detalhes estão super bem concebidos. As portas abrem, o motor é detalhado, as rodas cumprem com o título e o acabamento está muito satisfatório. Há outros detalhes presentes, mas não visíveis na imagem. Minha sugestão para todos os usuários de LDD: Quando salvarem uma imagem de seus MOCs, procure pelo melhor ângulo, aquela vista que valorize o trabalho e exponha o máximo de detalhes. Neste caso, como é um carro, o mais adequado seria salvar a imagem como se estivesse olhando de cima e na diagonal, para que tanto a parte frontal quanto lateral e superior ganhem destaque.





OLB-08 / Hall de entrada / Nota final: 89

Bastante inteligente esta idéia. Concretizou com poucas peças um design simples e um acabamento impecável. Gostaria que a porta tivesse uma sugestão melhor de funcionalidade, que fosse mais atraente. As técnicas visuais estão bem casadas com a robustez. A cor colaborou muito com o tema deste MOC.




OLB-09 / Casa / Nota final: 76

Interessante a construção de um sobrado. Gostei das janelas e da garagem. A funcionalidade está presente apenas nas portas, no entanto é uma construção bastante sólida. A idéia esta longe de ser inovadora, mas a concepção está ótima. Faltaram detalhes marcantes.




OLB-10 / Nave / Nota final: 72

Um MOC bonito e de ótimo potencial desvalorizado pela fotografia de baixa qualidade. Gostei dos detalhes e do empenho em simular a fuselagem da nave robusta.  A idéia é muito boa e poderia ter sido explorada com mais afinco, mais ousadia. Apesar disso e das técnicas rasas, gostei do design promissor.




OLB-11 / Torre / Nota final: 57

Trabalho raso. Faltou empenho na construção, nos detalhes e em toda a identidade do MOC, que está mudo e sem mensagem.





OLB-14 / Lancha espacial / Nota final: 75

Um MOC curioso. Apesar de ter construído algo aparentemente frágil ao toque e de pouca funcionalidade, conseguiu atingir 100% da proposta com uma excelente diversidade de peças. Talvez pudesse ter explorado mais a idéia “espacial”, trabalhando melhor o comprimento da lancha e adicionando mais acabamentos lisos. Sem as peças technic que simulam asas, o MOC facilmente cairia no lado comum. Gostei dos bricks 1x1 posicionados em ângulos diferentes para simular a haste da bandeira. Isso demonstra empenho.





OLB-17 / O Quarto / Nota final: 78

Construção bastante simples e minimalista. Gostei da criação da cama, do criado mudo e da estante, todos bem concebidos e delicados. As técnicas empregadas são fáceis e não há nenhuma funcionalidade. Talvez com um pouco mais de detalhes este MOC ganharia mais expressividade, já que a brilhante idéia abre um leque gigante de possíveis combinações.

 




OLB-18 / Sala de criação / Nota final: 95

Criação fantástica. Muito capricho na construção de todos os elementos da sala de criação, que por sinal consegue facilmente transmitir a sensação de um ambiente tranqüilo. As peças simulando livros foram uma ótima sacada, pois deu vida ao MOC.  A fotografia está ótima e gostei do uso da baseplate invertida como fundo, sem afetar o conceito do exercício. Todo o design está excelente e as técnicas são comuns, sem complicações. Eficaz em todos os aspectos.




OLB-20 / Guarda sol e espreguiçadeira, não poluem visualmente as praias. (Uma nova preocupação de prefeituras beira-mar) / Nota final: 88
Ótima concepção! Utilizou peças estratégicas e alcançou a medida certa. Embora o MOC não tenha nenhuma funcionalidade a não ser o posicionamento livre das duas partes, o design simples e criativo é o que mais chama atenção, além da escala ser minifig e a cor favorecer o tema. Este era um dos objetivos ocultos do exercício: forçar a cor escolhida a transmitir uma mensagem.





OLB-23 / Moai / Nota final: 90

Ótima idéia. Ótima construção. Caprichou no uso das técnicas de montagem e acabamento. A fotografia está impecável. Expressou de forma fiel os monumentos espetaculares feitos de pedra por povos antigos localizados no Chile.

 




OLB-24 / Havaianas / Nota final: 89

Excelente trabalho. A idéia é genial. A concepção, idem. Fotografia impecável e criatividade ao adicionar o logotipo da inspiração na foto. O acabamento está muito bom. A técnica empregada para construir as hastes do chinelo é muito satisfatória, apesar de tornar o trabalho mais frágil ao toque, já que a conexão entre as peças é feita apenas por um stud. A cor trabalhou para o MOC, elevando ainda mais o conceito.  




OLB-25 / Robô / Nota final: 69

A idéia é muito boa e usar peças technic sempre nos guia para um caminho mais ousado. Porém o MOC está magro. Poderia ter explorado mais os detalhes, encorpado mais todas as partes ou de repente sugerir um tema para este robô, tornando sua imagem mais agressiva ou mais amigável para expressar algo, afinal de contas é um personagem. A funcionalidade está presente com alguns movimentos dos braços, pernas e pés.




OLB-27 / Casa / Nota final: 76

Gostei da casa. Embora seja uma construção simples e sem truques, é ampla e possui boa distribuição de características (porta, janelas, quinas das paredes). Faltou um pouco mais de acessórios (poste de iluminação, jardineiras, chaminé, cerca) para enriquecer ainda mais este lar aparentemente robusto e tradicional.

 

 


OLB-28 / O toque amarelo / Nota final: 64

Poderia ter explorado mais a idéia. O título sozinho é bastante criativo e promissor, mas o MOC não acompanha isso. A fotografia está desvalorizando o trabalho. Uma dica: sempre que fizerem fotos, tomem cuidado com objetos ao redor. Eles roubam a atenção. Gostei muito dos pequenos detalhes, mas faltou mais ousadia e modernidade.




OLB-29 / Good Jeeps Go to Heaven, Bad Jeeps Go to London / Nota final: 89

Belo carro, excelente nível de detalhes. A foto ficou razoavelmente prejudicada pelo excesso de luminosidade. Gostei das técnicas utilizadas para alcançar um bom design.  O MOC transmite sua mensagem sem dificuldades. A idéia não é inovadora, mas foi muito bem explorada sem dúvida.




OLB-32 / Arco do Triunfo / Nota Final: 88

Idéia maravilhosa. Apesar de ser construído em LDD, achei bastante promissor construir um monumento histórico. As técnicas empregadas para atingir os detalhes no topo são muitíssimo boas e bastante comuns em sets de modulares lançados pela LEGO. Também gostei da base, valorizou muito o MOC. A cor respeita o padrão real da inspiração e a ausência total de funcionalidade é justificada.





OS DEMAIS TRABALHOS ESTÃO SENDO PROCESSADOS E SERÃO PUBLICADOS EM BREVE.
AGUARDEM!
« Última modificação: 24 de Março de 2010 - 21:30:27 pm por Super Éver! »

23 de Março de 2010 - 22:09:45 pm
Resposta #2

SUPER EVER

  • *****
  • Information
  • System
  • Moderador Global
  • Mensagens: 2.093
  • Oficina LUG Brasil
    • facebook-Super.Ever.Lego.Machines
    • flickr-superever
    • SUPER EVER
EXERCÍCIO 02 - "Não! Não faça isso"





OLB-01 / Não pule! / Nota final: 92

Um ótimo trabalho! Achei as técnicas bem simples, mas a construção é leve e muitíssimo eficiente. Transmite o propósito do exercício sem dificuldades. O detalhe mais charmoso de todos: as pontas da corda! Sem dúvida, um detalhe riquíssimo e cuidadosamente alcançado. Os pilares da passarela (ou ponte!) ficaram bem realistas. Adorei!




OLB-03 / Não pegue esse chocolate Luke! / Nota final: 84

Star Wars presente neste exercício! Gostei da ousadia! Toda a estrutura preta construída para abrigar o dispositivo da jaula amarela ficou um pouco sensível e frágil, sustentado na base apenas por bricks 1x2. Porém, a idéia é excelente e divertida!  E apesar das peças pretas usadas estarem com posicionamento ruim, funcionou de forma positiva no visual “parafernália espacial” típico do tema. O personagem que alerta Luke com os braços erguidos foi uma boa sacada, ótima transmissão de “desespero”.




OLB-06 / Não, essa música não! / Nota final: 81

Não compreendi completamente qual o tema em que os personagens estão inseridos (médico e paciente? Amigos? Um divã, uma cadeira? Uma sala de experiência? Um quarto?). Porém, gostei bastante do acabamento do MOC e me atrai muito o uso de tiles lisos para o chão. O ponto chave da criação é o minifig sentado com expressão de pânico, gritando e com as mãos erguidas. Essa posição é a garantia do trabalho. De repente, por se tratar de som, poderíamos ver uma caixa preta simulando alto falante ou algo do gênero.




OLB-07 / Dinamite / Nota final: 88

O dono da loja que será desativada grita para que o gari xereta não abaixe a alavanca das dinamites e mate ambos. Criativo. Mas faltou mais personalização no aspecto “caído” da loja, já que está esta prestes a desocupar espaço. Mas gostei do toldo listrado. Acho esse acessório super eficiente para simular ambientes comerciais e a montagem da bomba ficou simples e eficiente.  Mais uma vez vemos o minifig expressando pânico. Prático!




OLB-09 / O suicida / Nota final: 87

Idéia ótima. O minifig com óculos e boné prestes a cair do prédio foi uma escolha muito feliz, porque casa perfeitamente a personalidade com o tema. O prédio poderia ter mais detalhes no topo, já que o personagem principal está lá. De repente, poderia trabalhar calhas, outras antenas, detalhes e acabamentos arquitetônicos. Um segundo minifig-bombeiro tornaria a cena ainda mais eficiente. Gostei das peças translúcidas. O prédio, apesar de não corresponder a mesma escala dos bonecos, funciona perfeitamente como símbolo de altura.




OLB-14 / Não queime! / Nota final: 90

Cômico.  A bruxa prestes a jogar um gato na fogueira e o salvador aparece para impedir, armado. Ótima concepção das pedras, do fogo e da bola de cristal (que a meu ver é um símbolo genial combinado com a bruxa). A montagem deste MOC foi muito feliz. Adorei demais o tema e o cuidado com os detalhes simples.




OLB-17 / Nunca tente sair para trabalhar em um sábado de sol / Nota final: 77

A idéia condiz com o tema: o personagem X está quase jogando o personagem Z dentro da piscina, e este segundo pede para que pare o ato, pois está engravatado para ir trabalhar. A idéia está um pouco rasa. Poderia ter sido mais bem explorada. A regra da vignette não foi 100% absorvida, já que temos a presença de um baseplate verde. Mas gostei do posicionamento dos minifigs expressando descontração e alegria em um dia de verão. A pequena piscina também ficou bem conceituada e prática para a cena.




OLB-18 / Mocinho, o que está fazendo? / Nota final: 90

O tema do MOC não é impactante, visto que a ação construída não é muito intensa em seu conceito. O ponto forte deste trabalho é sua montagem bem concebida e a presença de ótimos detalhes (escada bem posicionada, pássaro somando presença a cena, arame farpado, balde, trepadeiras e flores). O trabalho consegue facilmente nos transmitir a imagem de uma casa ou algo assim sofrendo algum tipo de manutenção ou reparo, e um personagem xereta roubando flores. Outra coisa que gostei: peças vermelhas combinadas com a janela alongando a imagem e tornando mais interessante aquela visão comum e batida tradicional das janelinhas de LEGO. A construção das paredes me agradou demais e achei de bom gosto o uso das cores, remetendo a algo europeu, aconchegante no inverno.




OLB-23 / É uma cilada! / Nota final: 90

Senti falta da presença de um segundo personagem vivo alertando o nosso amigo desavisado. O tema não é incomum e cabe direitinho ao exercício. Gostei da concepção “castelo” e dos detalhes viabilizando o lugar misterioso e perigoso. O mecanismo do alçapão não ficou muito claro na foto, mas gostei da visão das engrenagens e principalmente da alavanca, que é o ponto chave. A caveira entre as lanças está bem posicionada e cumpre com o papel de forma simples. Faltou um acabamento melhor no topo da torre e alguns detalhes no fosso para reforçar a idéia de lugar mortal (como aranhas, pedras, plantas escuras).




OLB-24 / Hey! Não piche aqui! / Nota final: 90

Bem construído, ótimo acabamento e boa utilização de cores. A idéia é bem original, apesar de que as cores pichadas na parede poderiam ser mais aparentes (um laranja brilhante, um verde limão, um azul tradicional) para reforçar o conceito de vandalismo e desequilíbrio do ato. Gostei da construção do chão, janelas e teto. A expressão dos minifigs está bem combinada. A fotografia merecia um ângulo melhor, mas a iluminação ficou ótima.  
    



OLB-25 / Para pai, para! / Nota final: 72

A idéia é interessante e divertida. Pena que o MOC está muito raso e sem consistência.




OLB-27 / Volta aqui cachorro! / Nota final: 89

Ótimo trabalho. As cores estão excelentes e os detalhes estão de acordo. Gostei muito da cena toda e achei bem interessante as flores caídas. O gato solto no topo da árvore me incomodou um pouco, mas a cordinha segurando o cachorro salvou o bonde. Bem expressiva a minifig, gostei da posição.




OLB-29 / No, don´t do that, she´s got a pizza! / Nota final: 90

Achei a idéia interessante, mas sem o título ficamos perdidos quanto ao tema real. No entanto, gostei demais dos cuidados com o prédio. Há vários detalhes arquitetônicos valorizando a cena com um acabamento muito bom. Gostei do minifig despretensioso caminhando na rua. O fundo vermelho da foto ajudou a criar um impacto de ambiente ameaçador. Ótimo recurso.




OLB-31 / Emergência? Ok! / Nota final: 80

O MOC está bem trabalho e com ótimos detalhes. O que causa divergência são os dois minifigs bombeiros felizes comemorando enquanto uma chama cresce atrás deles. Um dos dois deveria estar alertando o outro. Gostei da árvore e da lata de lixo com o fone de comunicação jogado, simulando “fim de trabalho”. Faltou bem pouco para a criação tornar-se eficiente no propósito.




OLB-32 / Óóóóh esse meu filho! / Nota final: 92

Uma Idéia bastante divertida. Por se tratar de LDD, gostei dos detalhes alcançados. As cores estão ótimas. Os detalhes estão super bem concebidos e posicionados. É uma cena bem harmônica e eficaz no propósito. Adorei as cores diferentes no chão combinando com a parede azul. O relógio é um símbolo bacana combinado ao tema de uma criança travessa, pois sugere uma ligação entre amadurecimento e tempo.





OS DEMAIS TRABALHOS ESTÃO SENDO PROCESSADOS E SERÃO PUBLICADOS EM BREVE.
AGUARDEM!
« Última modificação: 09 de Abril de 2010 - 21:32:22 pm por Super Éver! »

24 de Março de 2010 - 21:31:19 pm
Resposta #3

SUPER EVER

  • *****
  • Information
  • System
  • Moderador Global
  • Mensagens: 2.093
  • Oficina LUG Brasil
    • facebook-Super.Ever.Lego.Machines
    • flickr-superever
    • SUPER EVER
EXERCÍCIO 03 - Alegria ou dor?





OLB-01 / A primeira experiência com LEGO / Nota final: 98

Excelente MOC! A essência da simplicidade. Uma vignette muito eficaz na transmissão da primeira experiência com LEGO. As cores estão perfeitas: gostei muito da faixa branca no rodapé da parede! O minifig não poderia ser outro! O baú com as peças coloridas nos transporta para uma cena de descoberta, uma infância feliz.




OLB-32 / Natal com a família / Nota final: 94

Colorido e festivo como uma noite de Natal. Belo trabalho. A mesa com comidas ficou bem bacana. Poderia ter abusado um pouco mais do vermelho. Os detalhes no rodapé do chão ficaram excelentes. Ótimo acabamento!




OLB-14 / Ganhei uma bateria Ion Drum Rocker! / Nota final: 94

Uma bateria! Muita alegria ao ganhar o presente e desfrutar da música. Ótima representação dos detalhes! Gostei do piso xadrez, das baquetas e da lâmpada na parede. Uma concepção bem inteligente.




OLB-25 / Foto com 3 anos de idade, em cima do trator / Nota final: 91

Super simples na montagem e com um detalhe maravilhoso: o fotógrafo posicionado no canto e um minifig bem escolhido para representar a criança. Muito boa a concepção do momento. O fundo da foto poderia ser branco para valorizar mais o trabalho apesar do objetivo ter sido 100% alcançado. Gostei demais.




OLB-27 / Um dia de pescaria / Nota final: 90

Família reunida num ótimo dia de pescaria! Adorei a presença das peças brancas ao lado dos minifigs simulando recipientes ou compartimentos. Gostei da forma como a linha foi presa na água. As peças sobrepostas ajudaram a criar a textura de movimento da água. Bem pensado! O vinco do papel branco ao fundo fazendo sombra prejudicou um pouquinho a foto, mas a construção toda está ótima.




OLB-09 / A viagem / Nota final: 90

A primeira viagem para os EUA. O MOC é super simples em sua concepção, sem nenhum grande desafio. Mas gostei bastante da idéia de usar a bandeira. Prático e sagaz.




OLB-17 / Aguardando o nascimento de minha irmã no futuro quarto dela / Nota final: 89

Trabalho sensível. Gostei das cores suaves. Gostei ainda mais do berço e da cômoda com as gavetas e a mamadeira em cima. Só pecou um pouco na fotografia. Faltou mais luminosidade. Uma dica: ao representar uma cena como esta, sempre deixe uma das paredes sem construir para que seja possível tirar fotos melhores e visualizar claramente os detalhes através de outros ângulos. Pense em um teatro: há o fundo, as laterais e o público. O seu MOC é como se fosse o palco. Isso serve para MOCs isolados que representem cenas como a sua. Se fosse um prédio ou algo modular, a história mudaria e o melhor seria construir como fez.




OLB-24 / Pórtico de Entrada – Beach Park / Nota final: 93

Um pedacinho do parque aquático onde houve momentos inesquecíveis de alegria.  Uma réplica bem concebida em escala minifig de um dos monumentos. Gostei das técnicas utilizadas e da aparência simples e muito eficiente. A foto ficou limpa e bem editada. Bom trabalho!




OLB-18 / Alegria é poder compartilhar momentos com os amigos / Nota final: 99

Excelente trabalho, excelentes detalhes! O que mais gostei neste MOC é a utilização de um pano ao fundo, criando (intencionalmente ou não) uma composição montanhosa e noturna que casa direitinho com o acampamento. Além disso, a foto está extraordinária. A luminosidade está exatamente onde deve estar: na fogueira. Muito eficaz na representação.




OLB-07 / Ultra-som / Nota final: 90

O casal no consultório do médico descobrindo o sexo do bebê. Gostei dos azulejos azuis decorando a parede e da simplicidade em representar apenas o essencial. O visor do ultra- som ficou muito prático. Toda a cena esta eficiente e limpa.




OLB-08 / Escritório / Nota final: 86

Pai e filho unidos no trabalho. Um momento alegre em proporcionar uma nova vida para ambos. Gostei da representação, mas a foto e o ângulo não colaboraram. Para cenas assim, o mais adequado é montar com uma ou duas “paredes” ausentes para podermos visualizar melhor o interior. Isso também contribui para uma fotografia melhor e ajuda a trabalhar melhor pequenos detalhes não vistos de cima.




OLB-11 / Perda de alguém / Nota final: 93

Uma cena representando o enterro de um familiar. Os detalhes estão bem feitos. Gostei de tudo na montagem. As flores sem dúvida não poderiam faltar. Foi bastante inteligente e perspicaz ao utilizar minifigs com roupa preta. Isso fortificou ainda mais o drama e a tristeza da cena. Minha única dica é que tome cuidado com os fundos e bases das fotografias. Imagino que sua intenção em usar um fundo aparentemente militar seja para simular vegetação morta e rasteira típica em cemitérios. Mas para este MOC, valeria mais um fundo branco, utilizando uma folha de cartolina. Iria realçar com os personagens.





OS DEMAIS TRABALHOS ESTÃO SENDO PROCESSADOS E SERÃO PUBLICADOS EM BREVE.
AGUARDEM!
« Última modificação: 09 de Abril de 2010 - 21:32:51 pm por Super Éver! »


Sorry, this topic is locked. Only admins and moderators can reply.