Autor Tópico: carros radio controlados RC  (Lida 84454 vezes)

17 de Janeiro de 2010 - 09:52:14 am
Lida 84454 vezes

M. Raus

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-marcelo raus
    • brickshelf-http://www.brickshelf.com
bom dia tecnistas e simpatizantes, estou a fazer um carro technic a controle remoto que possa atingir a maior velocidade possivel.
para isso tem que ser leve, resistente e com poucos elementos mecanicos sem perder a cara de carro. possuo 3 tipos de motores, 1 XL, 2 medios e 1 antigo 9 volts, pretendo usar o medio pois o XL tem muita força e pouco giro e o antigo 9v tem muito giro mas necessita de muita reduçao com engrenagens, alguem fez algo assim?
alguns exemplos...
http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=361329
TECHNISTA

17 de Janeiro de 2010 - 11:04:03 am
Resposta #1

Vanessa Antonelli

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO nunca me cansa!
    • facebook-/vanessapajarooficial
    • brickset-van_and_beta_collection
    • Site
Não fiz, mas pretendo fazer...
tive essa mesma idéia de pegar um veículo leve...
penso em veículos que já existem, e apenas adaptá-los...
ou então, fazer uma carcaça bem simples, bem geringonça, mesmo  ;D
outra coisa que estive imaginando, mas seria impossível, seria motor à combustível...mas ficará pesado para as peças, creio eu... :-\
mas só vou começar a entender de technic depois que chegar meu Crane 8258 e minha Motorized bulldozer.
Esses serão meus primeiros technics, e não comecei com mais simples, pois quero ter a idéia real de veículos com motores...
penso em comprar Technics com poucas peças, mas que sejam de porte médio, tipo este:

Porém também não tenho idéia da possibilidade de cada um de se motorizar...
como eu disse, primeiro preciso montar, observar e pensar...
para depois ver se consigo motorizar sozinha...
e depois disso, fazer com que o mesmo alcance a maior velocidade possível  ;)

Abraços
Van

17 de Janeiro de 2010 - 14:03:39 pm
Resposta #2

Clayton

• Information
  • Technic
  • Moderador Global
Bom dia sras e srs!

Já fiz coisas do tipo mas faz tempo, preciso me organizar e voltar a brincar com controle remooto!  :)

Uma sugestão para começar é este simples chassis de velocidade do Pedro Agnelo, amigo do [wiki0937]0937[/wiki0937]:

Link para o tópico no 0937 [pode precisar de registro lá]

Instruções de construção no Brickshelf do Pedro [PDF]

Com base neste chassis, ele criou o Hunaudières, um autêntico On-road RC:

Outros construtores da comunidade 0937 que podem servir de referência na área Technic e RC são: Américo Verde e o Biczzz (o Bandit também é uma excelente referência).

Abraços!

17 de Janeiro de 2010 - 14:19:31 pm
Resposta #3

Clayton

• Information
  • Technic
  • Moderador Global
...
alguns exemplos...
http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=361329

O chassis "Hypno" no brickshelf da HispaLUG parece muito interessante!

Já o carro no vídeo do Youtube usa motor, bateria, servos e eletrônica de carros rádio-controlados elétricos padrão, não-LEGO. Só o chassis, rodas e engrenagens são LEGO.

Nada contra, claro (não sou tão purista)  ::)

...
outra coisa que estive imaginando, mas seria impossível, seria motor à combustível...mas ficará pesado para as peças, creio eu... :-\
...
Acho que com um motor à combustão teríamos 3 problemas Van:
- O torque gerado é muito alto com um motor desses. Aí toda a parte de tração teria de ser de peças de metal, não-LEGO;
- O calor do motor pode danificar o chassis de ABS próximas, deformando-as;
- O combustível (nitro) pode danificar as partes de ABS se houver contato.

MAs existem motorzinhos de combustão de baixo torque, usados em aeromodelos pequenos e planadores. Talvez um desses não causasse muito dano, mas ia exigir adaptações (motores de aeromodelo não usam filtro de ar, mas de automodelo precisam) -- e motores elétricos sempre são mais seguros para o ABS  :)

...
Porém também não tenho idéia da possibilidade de cada um de se motorizar...
como eu disse, primeiro preciso montar, observar e pensar...
para depois ver se consigo motorizar sozinha...
e depois disso, fazer com que o mesmo alcance a maior velocidade possível  ;)
boa tática!

Abraços!

17 de Janeiro de 2010 - 14:35:35 pm
Resposta #4

Luiz Marcelo

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
    • Apresentação no LUG Brasil
Olá Marcelo

Esses dias eu também comecei a fazer alguma coisa com RC e me deparei com um probleminha: como fazer para a direção (pneus da frente) voltar à posição central após uma curva?
Conversando com o Beyfong, ele me deu uma dica muito interessante.
Existe uma peça que tem exatamente essa função.

Inclusive, ela aparece nessa foto do link que você colocou.

Como eu não tenho essa peça, busquei alternativas e encontrei essa abaixo e outras nesse link.

Abraço,

Luiz Marcelo

17 de Janeiro de 2010 - 15:16:10 pm
Resposta #5

Twilight

• Information
  • Mindstorms
  • Moderador Global
  • tenha fé!
    • brickshelf-mwhf
    • Bricks & Cia Ltda
mas o movimento das rodas não deveria acompanhar o do volante?

17 de Janeiro de 2010 - 15:47:07 pm
Resposta #6

Clayton

• Information
  • Technic
  • Moderador Global
Esses dias eu também comecei a fazer alguma coisa com RC e me deparei com um probleminha: como fazer para a direção (pneus da frente) voltar à posição central após uma curva?
Conversando com o Beyfong, ele me deu uma dica muito interessante.
Existe uma peça que tem exatamente essa função.
...
Inclusive, ela aparece nessa foto do link que você colocou.
Como eu não tenho essa peça, busquei alternativas e encontrei essa abaixo e outras nesse link.
...

Luiz, obrigado pelos links! A questão do auto-retorno para o centro é interessante e favorece a dirigibilidade do veículo...

Mas o que me assusta é como ela deve judiar do motor, nas soluções que usam elásticos! Um motor que é "travado" em uma posição final, como esses exemplos fazem, praticamente transformam ele numa resistência elétrica quando chega ao fim de curso. Em instantes o termistor deve entrar em ação, com o aquecimento, desarmando o motor. E pra rearmar nem sei... será que tem que abrir o motor? Ou esperar esfriar? Fica a dúvida.

Usando a x928cx1 (hockey slap shot springs) já não sei, nunca vi essa peça IRL. Talvez ela tenha um mecanismos de deslizamento (embreagem) interno que poupe o motor de direção.

Na minha opinião, esses designs que usam elásticos tem que prever uma embreagem para poupar o motor no fim de curso. É imprescindível.

mas o movimento das rodas não deveria acompanhar o do volante?
Que volante, Tuái?  ???

17 de Janeiro de 2010 - 16:04:11 pm
Resposta #7

Vanessa Antonelli

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO nunca me cansa!
    • Site
o Tuái quer comparar com um volante de carro normal, onde você é quem vira e desvira o volante...
eu também estive pensando nisso, quando pensei em motorizar, mas vocês foram mais rápidos com essa peça específica  :D
eu sempre desmontei meus carros de controle remoto para limpar, e sempre percebia que havia um elástico, tipo esse da foto que o Luiz Marcelo citou, mas como nunca montei, vou esperar para ver o que eu terei que fazer... ???

Continuando sobre o volante que o Tuái citou, eu tenho um veículo que é assim, quando você vira para a direita, ele continua para a direita, sendo necessário voltar, rapidamente, para ele não sair do trajeto; o que é muito difícil, pois você, na hora da brincadeira, nunca se lembra quantas vezes já virou o volante... :-\
inclusive, em um veículo que tenho, há uma chave, bem onde existe o "elástico" que serve para você deixa-lo mais maleável, ou mais rígido (voltando sozinho)
percebi isso quando vi este vídeo >> http://www.youtube.com/watch?v=WU0sRTorImw
Onde dá para perceber, claramente que o volante não volta sozinho...fazendo com que você tenha que virar o volante primeiro, para depois andar com o veículo. Isso serve apenas para manobrar... :-\

Não sei se me confundi, portando, os veteranos ajudem.... ;D

Abraços
Vanessa
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2010 - 16:09:08 pm por VanChin »

17 de Janeiro de 2010 - 16:06:18 pm
Resposta #8

nelson

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
  • Talk is cheap; bricks cost money.
Usando a x928cx1 (hockey slap shot springs) já não sei, nunca vi essa peça IRL. Talvez ela tenha um mecanismos de deslizamento (embreagem) interno que poupe o motor de direção.

Eu comprei uma peça quando saiu a descrição do mecanismo (no TechnickBricks ou no Sariel). Ela não tem mecanismo de deslizamento.
Hi! I'm a .signature virus! Copy me into your ~/.signature, please!

17 de Janeiro de 2010 - 16:10:54 pm
Resposta #9

Vanessa Antonelli

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO nunca me cansa!
    • Site
Vou aproveitar para tirar outra dúvida: será que dá para fazer algo com os motores da Motorized Bulldozer e o Crane Truck ?  ::)
Creio que sim, né?  ;D

17 de Janeiro de 2010 - 16:37:35 pm
Resposta #10

Breno - bbc

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • URL sub: l%65go
    • facebook-breno.b.chaves
    • flickr-2204bbc
    • brickset-rokrbbc
Vou aproveitar para tirar outra dúvida: será que dá para fazer algo com os motores da Motorized Bulldozer e o Crane Truck ?  ::)
Creio que sim, né?  ;D

Com certeza, se for necessário apenas os PF do chassi que o Clayton mostrou, dá para fazer uns dois RCs!  ;)
Ah, e as peças inclusas nos dois conjuntos dá e sobra!

Já encomendastes a Motorized Bulldozer?

17 de Janeiro de 2010 - 16:39:08 pm
Resposta #11

Clayton

• Information
  • Technic
  • Moderador Global
Creio que sim, né?  ;D

Claro! São motores PF normais.  :)
Com motores não-PF (9V) que a coisa complica.

Eu comprei uma peça quando saiu a descrição do mecanismo (no TechnickBricks ou no Sariel). Ela não tem mecanismo de deslizamento.

Ah, obrigado Nelson!
Então basicamente o x928cx1 é um elástico mais compacto e refinado  :)

o Tuái quer comparar com um volante de carro normal, onde você é quem vira e desvira o volante...
eu também estive pensando nisso, quando pensei em motorizar, mas vocês foram mais rápidos com essa peça específica  :D
eu sempre desmontei meus carros de controle remoto para limpar, e sempre percebia que havia um elástico, tipo esse da foto que o Luiz Marcelo citou, mas como nunca montei, vou esperar para ver o que eu terei que fazer... ???
Continuando sobre o volante que o Tuái citou, eu tenho um veículo que é assim, quando você vira para a direita, ele continua para a direita, sendo necessário voltar, rapidamente, para ele não sair do trajeto; o que é muito difícil, pois você, na hora da brincadeira, nunca se lembra quantas vezes já virou o volante... :-\
inclusive, em um veículo que tenho, há uma chave, bem onde existe o "elástico" que serve para você deixa-lo mais maleável, ou mais rígido (voltando sozinho)
percebi isso quando vi este vídeo >> http://www.youtube.com/watch?v=WU0sRTorImw
Onde dá para perceber, claramente que o volante não volta sozinho...fazendo com que você tenha que virar o volante primeiro, para depois andar com o veículo. Isso serve apenas para manobrar... :-\
Não sei se me confundi, portando, os veteranos ajudem.... ;D

Na verdade, estou pensando que ele viu um daqueles controles PF com um volantezinho (tipo esse), e imaginou que o giro no volante seria o mesmo giro na direção do veículo.

Infelizmente, isso não é possível com o sistema PF, que funciona na base do "tudo-ou-nada", ou "bang-bang": ou o motor está ligado, ou está desligado.  :(

Daí vem a necessidade de colocar um auto-retorno ao centro, para facilitar a direção... senão é como tu disses: tem que ir ajustando a direção do carro no olho e rapidamente, e dificilmente se consegue deixar ele indo exatamente para frente! Éo que se vê no vídeo do 8258 RC.

O sistema em que o giro na direção do controle é idêntico ao giro na direção do veículo é chamado "digital-proporcional", talvez já tenham ouvido falar. É conseguido usando controles remotos por rádio do tipo Futaba ou Ko-propo, com servos, e é o tipo mais usado em modelos rádio-controlados. Com um controle desses, por exemplo, um giro de 3,5 graus em 1 segundo no volante do controle é realizado idêntico na direção do modelo.

Em LEGO, pra se conseguir esse efeito, só usando dois NXT como receptor e emissor  :(

17 de Janeiro de 2010 - 17:36:39 pm
Resposta #12

Vanessa Antonelli

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO nunca me cansa!
    • Site
Nossa! se eu citar tudo isso o moderador me exclui daqui!!  ;D ;D
Mas tudo que falou, faz sentido, e agora lembrei do volante que o Tuái quis dizer...
E obrigada por tirar minha dúvida sobre os motores PF  ;)

Obrigada

Van

17 de Janeiro de 2010 - 21:16:22 pm
Resposta #13

Twilight

• Information
  • Mindstorms
  • Moderador Global
  • tenha fé!
    • brickshelf-mwhf
    • Bricks & Cia Ltda
Na verdade, estou pensando que ele viu um daqueles controles PF com um volantezinho (tipo esse), e imaginou que o giro no volante seria o mesmo giro na direção do veículo.
Infelizmente, isso não é possível com o sistema PF, que funciona na base do "tudo-ou-nada", ou "bang-bang": ou o motor está ligado, ou está desligado.  :(
Daí vem a necessidade de colocar um auto-retorno ao centro, para facilitar a direção... senão é como tu disses: tem que ir ajustando a direção do carro no olho e rapidamente, e dificilmente se consegue deixar ele indo exatamente para frente! Éo que se vê no vídeo do 8258 RC.
O sistema em que o giro na direção do controle é idêntico ao giro na direção do veículo é chamado "digital-proporcional", talvez já tenham ouvido falar. É conseguido usando controles remotos por rádio do tipo Futaba ou Ko-propo, com servos, e é o tipo mais usado em modelos rádio-controlados. Com um controle desses, por exemplo, um giro de 3,5 graus em 1 segundo no volante do controle é realizado idêntico na direção do modelo.
Em LEGO, pra se conseguir esse efeito, só usando dois NXT como receptor e emissor  :(

clareando...

eu usei a palavra "volante" para simplificar o mecanismo de direcionar o veículo.
de fato, é como a Van interpretou.
como em vários sets Technics mais antigos, com um "pole reverser" você pode mudar a direção de rotação do motor e através de um sistema de engrenagens fazer o veículo mudar de direção.

ajustando a sensibilidade desse sistema de direção, o resultado pode ser bem interessante.
infelizmente nunca testei na prática, mas me parece possível.

mesmo carrinhos de controle remoto mais simples usam esse sistema.
a idéia é simplesmente fazer o motor girar para um lado ou para o outro.
o sistema de engrenagens no veículo é que vai dizer o quão violenta vai ser a reação.

17 de Janeiro de 2010 - 21:29:16 pm
Resposta #14

Vanessa Antonelli

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO nunca me cansa!
    • Site
Viu como eu te entendi, Tuái... :)
só não soube dizer detalhadamente...mas...tentei  ::)
eu sempre desmontava meus carros de controles para ver como os mesmos funcionavam...
 ;)