Parabéns pra todo mundo que monta e mostra.
Infelizmente não são todos os membros do LUG Brasil que mostram aqui no fórum o que montam. Na minha opinião, a sessão MOCs & MODs poderia ser muito mais rica e movimentada do que ela é. Minha parte é despertar a vontade, organizar o canal, inovar na medida do possível, mas muito mais do que estou fazendo não tem como.
Houve um tempo que isso era "legal de fazer" - montar, fotografar, editar, organizar o tópico, contar 'historinha'
Mas parece que perdeu-se a graça, o foco ou o ânimo; Montar código html é meio chato mesmo, e assinar um provedor de imagens, copiar links, etc
Eu lembro que o pessoal gostava mais de postar inclusive fotos de "minha cidade" "minha rua modular"
Não precisavam ser assim umas "fotos de alto nível", mas havia um quê de diversão e troca de ideias nisso
Hoje a galera quer instagram, facebook. Quer "curtidas" e "emoticons". Não me parece que se leva críticas muito bem, mas na verdade as vezes isso não é desejado - crítica construtiva.
Até porque todo mundo tem o direito de se divertir no 'nível' que quiser, com os recursos que tiver e as ideias que elaborar.Os "críticos" se tornaram lentamente
persona non grata. Em vários círculos dá-se o parecer de que o crítico está a "bancar o metido" ou "querendo aparecer"; Para não acumular desafetos melhor ficar calado.
Vejo que hoje as comunidades 'engajantes' voltadas para 'Montar e Mostrar' saíram dos Forums. FBTB e Classic Castle também estão 'mortos'. Eurobricks ainda tem movimento, talvez por ser o maior da categoria. Alguns LUGs virtuais e Comunidades como Forbidden Cove e Mythron estão oficialmente falecidos. LUGnuts também oficializou seu encerramento há alguns meses. MOCPages após milhões de quebras e quedas está quase que totalmente esvaziado.
Eu ainda não tive experiências mas o Brickly vem aí em todas as plataformas para reavivar as interações. A possibilidade de tirar uma foto no smartphone e postar diretamente no app deve aumentar o número de 'expositores virtuais'.
O único local que ainda pega fogo é o Flickr, mas é necessário garimpar os endereços; A maior parte dos grupos não são participativos nem interativos - apenas grandes depósitos de fotos.
Edit: Só um "PS" importante. Os Fóruns têm (tinham) uma "Qualidade" de interação que as comunidades modernas na minha opinião nunca terão. Essa é a maior perda, a redução das interações. Os meios modernos também são interativos, mas pra quem gostar de ler e escrever, e debater, os Forums eram os melhores locais de encontro. Como todo bom boteco de vez em quando sai briga, alguém liga pra polícia, e tem gente que nunca mais se fala.