Autor Tópico: 1º LUG Brasil SUMOT - ROBOT COMBAT  (Lida 24678 vezes)

09 de Abril de 2015 - 16:47:12 pm
Lida 24678 vezes

Gui Lima

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Assembling future!
    • facebook-guilhermelimait
    • flickr-guilhermelimait
    • mocpages-guilhermelimait
    • lugnet-guilhermelima
    • brickshelf-guilhermelima
    • brickset-guilhermelima
    • twitter-guilhermelima
    • LEGO MonsteR
Salve salve techniqueiros, NXTzeiros e EV3zeiros! ;D

Como é do conhecimento da maioria, estamos cada vez mais participando de projetos como FLL, ROBOCore e OBR como juízes nas mais variadas categorias. Essa parceria veio trazendo muito aprendizado e principalmente boas ideias para poder aumentar o nosso espaço e conhecimento no mercado. Após várias análises, discussóes e revisões finalizamos as regras para o nosso primeiro evento de sumô nas exposições. Venho então com muito carinho lhes apresentar o:

1º LUG Brasil SUMOT - ROBOT COMBAT;D
Preparem os seus robôs autônomos, suas estratégias de ataque e tragam toda sua concentração pois o evento vai começar!!

Regra oficial do combate está disponível aqui temporariamente: https://legomonsterdotcom.files.wordpress.com/2015/04/regras-sumo-lug.pdf

Abraços a todos e um obrigado especial aos co-elaboradores do projeto: Wagner Cavalli, Guilherme Constantino (guillermo) e Adriano Machado.

09 de Abril de 2015 - 17:01:15 pm
Resposta #1

Intentor

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • Ao infinito e além!
    • facebook-Intentor
    • flickr-intentor
    • twitter-IntentorX
    • from Tatooine
Sensacional! É uma boa "desculpa" para eu voltar a montar Mindstorms!

Lendo a documentação, não encontrei informações sobre uso de firmwares customizados. Haveria alguma restrição nesse sentido?

Haveria também alguma restrição em relação a ter o software de controle em um celular ou tablet (as regras citam que um certo "dispositivo de controle" que deve ficar em posse do juiz - entendo que possa ser algo nesse sentido)?

Programmer, Game Developer and LEGO Engineer on free time.

09 de Abril de 2015 - 17:06:23 pm
Resposta #2

Gui Lima

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Assembling future!
    • flickr-guilhermelimait
    • lugnet-guilhermelima
    • brickset-guilhermelima
    • twitter-guilhermelima
    • LEGO MonsteR
Ótimas perguntas, vou verificar e atualizar a documentação.

Lendo a documentação, não encontrei informações sobre uso de firmwares customizados. Haveria alguma restrição nesse sentido?

Sim, estamos apoiando o uso das ferramentas de programação LEGO, pode ser usada tanto a versão educacional quanto a home edition.

Haveria também alguma restrição em relação a ter o software de controle em um celular ou tablet (as regras citam que um certo "dispositivo de controle" que deve ficar em posse do juiz - entendo que possa ser algo nesse sentido)?

O robô deve ser totalmente autônomo, o uso de controles remotos está proibido, vou atualizar essa parte da regra também, obrigado.

09 de Abril de 2015 - 17:16:07 pm
Resposta #3

Intentor

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • Ao infinito e além!
    • facebook-Intentor
    • flickr-intentor
    • twitter-IntentorX
    • from Tatooine
Obrigado pelas informações, Mr. Guilherme!

Porém, ainda fiquei com algumas dúvidas:

Sim, estamos apoiando o uso das ferramentas de programação LEGO, pode ser usada tanto a versão educacional quanto a home edition.

Seria possível utilizar-se p. ex. de LeJOS como firmware em um NXT? Ou isso seria alguma violação das regras? Particularmente nunca usei os softwares da LEGO no NXT, sempre codifiquei os programas em C# (via bluetooth) ou Java (com LeJOS).

O robô deve ser totalmente autônomo, o uso de controles remotos está proibido, vou atualizar essa parte da regra também, obrigado.

Entendido! Porém, seria possível p. ex. usar um dispositivo externo como controlador autônomo do robô? A ideia seria fazer com que um software rodando em um dispositivo (como um celular) controlasse o robô via bluetooth, sem intervenção humana uma vez que o programa tenha sido ativado.

09 de Abril de 2015 - 17:23:10 pm
Resposta #4

Gui Lima

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Assembling future!
    • flickr-guilhermelimait
    • lugnet-guilhermelima
    • brickset-guilhermelima
    • twitter-guilhermelima
    • LEGO MonsteR
Hahahha, tá ficando dificil editar isso aqui kkkk  ;D

Seria possível utilizar-se p. ex. de LeJOS como firmware em um NXT? Ou isso seria alguma violação das regras? Particularmente nunca usei os softwares da LEGO no NXT, sempre codifiquei os programas em C# (via bluetooth) ou Java (com LeJOS).

Estamos recomendando apenas o uso das ferramentas oficiais LEGO para desenvolvimento dos robôs.

NXT: 

- NXT Firmware Download : http://cache.lego.com/r/www/r/mindstorms/-/media/franchises/mindstorms%202014/downloads/firmware%20and%20software/nxt%20software/firmware131_download1.zip?l.r=798380141
- Download the NXT Fantom Driver : http://cache.lego.com/r/www/r/mindstorms/-/media/franchises/mindstorms%202014/downloads/firmware%20and%20software/nxt%20software/nxt%20fantom%20drivers.zip?l.r=717004469

EV3:

- THE MINDSTORMS EV3 PROGRAMMING SOFTWARE (PC/MAC) : http://www.lego.com/en-us/mindstorms/downloads/download-software

Entendido! Porém, seria possível p. ex. usar um dispositivo externo como controlador autônomo do robô? A ideia seria fazer com que um software rodando em um dispositivo (como um celular) controlasse via bluetooth o robô.

Não, o software de movimentação/ação do robô deverá ser transferido uma única vez antes do lançamento no dojô e todas as ações devem ser controladas pelo bloco Mindstorms / NXT / EV3 apenas.

Abraços!
Gui Lima

09 de Abril de 2015 - 17:38:31 pm
Resposta #5

Intentor

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • Ao infinito e além!
    • facebook-Intentor
    • flickr-intentor
    • twitter-IntentorX
    • from Tatooine
AhAhAAHAh! Realmente fica difícil editar múltiplas citações!

E dessa vez não tenho mais dúvidas (no momento)!

Muito obrigado, caríssimo Guilherme! E talvez seja interessante incluir esses detalhes nas regras também! :)

10 de Abril de 2015 - 06:28:25 am
Resposta #6

Adolfo

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • A criatividade vem das estrelas
    • facebook-https://www.facebook.com/profile.php?id=100009300680421
    • flickr-adolfolugbrasil
    • mocpages-113982
    • brickshelf-Adolfo
Olha, olha...pelo menos todo o stress durante os treinamentos para a FLL serviram para alguma coisa útil. Excelente iniciativa! Não é minha praia e nem tenho vontade de atuar com isso tão cedo, mas desejo a todos muito sucesso e diversão. Parabéns ao grupo!

10 de Abril de 2015 - 15:06:25 pm
Resposta #7

Renato

• *
  • Information
  • Primo
Muito legal Guilherme, essa iniciativa!

Ja existem datas definidas? Seria interessante se fosse durante a proxima Expo.

Abcs,
Renato.

10 de Abril de 2015 - 16:01:01 pm
Resposta #8

Gui Lima

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Assembling future!
    • flickr-guilhermelimait
    • lugnet-guilhermelima
    • brickset-guilhermelima
    • twitter-guilhermelima
    • LEGO MonsteR
Olha, olha...pelo menos todo o stress durante os treinamentos para a FLL serviram para alguma coisa útil. Excelente iniciativa! Não é minha praia e nem tenho vontade de atuar com isso tão cedo, mas desejo a todos muito sucesso e diversão. Parabéns ao grupo!

Sim, ainda bem que com o tempo livre pudemos ter boas ideias, pessoas criativas e com o mesmo objetivo, obrigado pelo apoio!

Ja existem datas definidas? Seria interessante se fosse durante a proxima Expo.
Abcs,
Renato.

Sim, estamos aguardando a data para a primeira TecnoLUG que acontecerá em meados de maio/junho. A segunda data será na ExpoLUG em Novembro.

Abraços!
Gui Lima

10 de Abril de 2015 - 18:48:43 pm
Resposta #9

wcavalli

• Information
  • UCS
  • Administrator
A visão inicial e dar um ar mais LEGO ao evento, incentivamos o uso das ferramentas originais.
Porém eu particularmente acho que dependendo da demanda poderíamos criar duas categorias.
Vamos ver como andam as coisas e pedimos que os demais que desejam usar software não LEGO que se manifeste.
Mas se não houver mais competidores disponíveis com as "customizadas", nada impede de participar como demonstração, sem ranquear oficialmente.

Quanto ao dispositivo externo, para a competição, queremos nivelar um pouco as características técnicas para incentivar a criatividade. Mas novamente, nada impede de fazer algo para demonstração e quem sabe uma categoria a parte no futuro.

Dê LEGO aos seus filhos, netos, sobrinhos e amigos. Nunca é tarde demais, nunca é cedo demais e nunca é demais.

10 de Abril de 2015 - 19:28:09 pm
Resposta #10

Adolfo

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • A criatividade vem das estrelas
    • facebook-https://www.facebook.com/profile.php?id=100009300680421
    • flickr-adolfolugbrasil
    • mocpages-113982
    • brickshelf-Adolfo
Vai ter prêmio aos primeiros colocados? Seria interessante ter para incentivar ainda mais o pessoal a participar.

10 de Abril de 2015 - 19:44:19 pm
Resposta #11

Intentor

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • Ao infinito e além!
    • facebook-Intentor
    • flickr-intentor
    • twitter-IntentorX
    • from Tatooine
A visão inicial e dar um ar mais LEGO ao evento, incentivamos o uso das ferramentas originais.
Porém eu particularmente acho que dependendo da demanda poderíamos criar duas categorias.
Vamos ver como andam as coisas e pedimos que os demais que desejam usar software não LEGO que se manifeste.
Mas se não houver mais competidores disponíveis com as "customizadas", nada impede de participar como demonstração, sem ranquear oficialmente.

Quanto ao dispositivo externo, para a competição, queremos nivelar um pouco as características técnicas para incentivar a criatividade. Mas novamente, nada impede de fazer algo para demonstração e quem sabe uma categoria a parte no futuro.

Havendo quórum, com certeza pode ser interessante haver outra categoria!

De qualquer forma, estou pensando em reservar um tempo ao longo dos próximos meses para criar algo - o tópico reacendeu a chama dos Mindstorms em meu coração! :D

Porém, é muito provável que eu não use o software da LEGO. E, se de fato eu criar algo nesse sentido, não vejo problema algum em apenas levar o modelo em uma expo, até para brincadeiras extra-oficiais. :)

« Última modificação: 10 de Abril de 2015 - 19:46:37 pm por Intentor »

11 de Abril de 2015 - 12:06:06 pm
Resposta #12

ildefonso

• Information
  • Mindstorms
  • Administrator
    • facebook-ildefonso.zanette
    • flickr-duduzanette
    • mocpages-586
    • lugnet-1144
    • brickshelf-izanette
    • brickset-izanette
Muito boa a iniciativa! Vou querer participar, mas como sou da old-school, voto pela liberação do uso de softwares Não-LEGO.
Surrender! I have flick missiles.

22 de Abril de 2015 - 16:18:23 pm
Resposta #13

Gui Lima

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Assembling future!
    • flickr-guilhermelimait
    • lugnet-guilhermelima
    • brickset-guilhermelima
    • twitter-guilhermelima
    • LEGO MonsteR
Olá Pessoal!
Eu comecei a criar o meu robô que participará do desafio, como vocês estão? já procuraram saber sobre as programações e necessidade de cada robô?

Uma noticia muito boa pra vocês que gostam de usar programações paralelas, bem, vocês serão atendidos, faremos uma categoria separada para programadores não-LEGO.
O que acham? gostaram?

Abraços,
Gui Lima

PS.: Vou atualizar o documento de regras do desafio e adicionarei as novas solicitações. ;)

22 de Abril de 2015 - 19:28:30 pm
Resposta #14

Intentor

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • Ao infinito e além!
    • facebook-Intentor
    • flickr-intentor
    • twitter-IntentorX
    • from Tatooine
Uma noticia muito boa pra vocês que gostam de usar programações paralelas, bem, vocês serão atendidos, faremos uma categoria separada para programadores não-LEGO.
O que acham? gostaram?

SENSACIONAL! Excelente notícia!

Eu já pensei e pesquisei um pouco sobre meu projeto. Só ando enrolado com missões corporativas ultimamente...

Porém, pretendo participar na categoria de software custom! Que o tempo me ajude! =D