Autor Tópico: Duvida Controle Remoto  (Lida 4510 vezes)

10 de Março de 2015 - 11:31:55 am
Lida 4510 vezes

Renato

• *
  • Information
  • Primo
Ola pessoal!

Perguntinhas basicas sobre controle remoto :)

Qual seria vantagem e desvantagem das 2 opcoes de controles remotos da Lego? Qual vocês indicariam?

8885: http://shop.lego.com/en-US/LEGO-Power-Functions-IR-Remote-Control-8885

8879: http://shop.lego.com/en-US/LEGO-Power-Functions-IR-Speed-Remote-Control-8879

Para um carro de corrida, que deve ter controle de propulcao e velocidade com 2 motores, e mais de direcao (um L ou um Servo) existe um mais indicado?

E para o IR receiver (8884 - http://shop.lego.com/en-US/LEGO-Power-Functions-IR-Receiver-8884 ) ele seria o mesmo para ambas opcoes de controle?

Valeu! Abcs,
Renato.

10 de Março de 2015 - 13:35:13 pm
Resposta #1

Artur

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • Sempre continuarei tendo Fé!!!
    • facebook-artur.amaralhenrique
    • flickr-artur_ah
    • mocpages-44514
    • brickshelf-arturamaral
    • brickset-artur_ah
    • twitter-Artur_cans
Se você quer controlar a velocidade do motor, tem que usar o 8879. O 8885 até onde sei não faz esse controle!

Artur
Visite nossa página

10 de Março de 2015 - 23:42:13 pm
Resposta #2

Renato

• *
  • Information
  • Primo
Valeu Artur!

Cada um dos tipos de controle (8885 ou 8879) somente controla 2 motores?

Como eu poderia controlar um carro que tem 2 motores a propulsao e 1 para direcao? Teria que ter 2 controles?

Abcs!
Renato.

11 de Março de 2015 - 07:06:58 am
Resposta #3

ildefonso

• Information
  • Mindstorms
  • Administrator
    • facebook-ildefonso.zanette
    • flickr-duduzanette
    • mocpages-586
    • lugnet-1144
    • brickshelf-izanette
    • brickset-izanette
O 8885 é o mais indicado para controlar veículos pois ele retorna para o centro automaticamente e envia um sinal para o receptor parar o motor.

O 8879 tem duas rodinhas, cada uma controla um motor. Se você gira a rodinha para um lado, o motor gira para um dos lados e a velocidade do motor aumenta a medida que você gira no mesmo sentido. Se quiser parar, terá duas alternativas: Girar a rodinha no sentido oposto ou pressionar um botão vermelho abaixo da rodinha. O motor continua girando mesmo depois que você para de dar comando para o receptor. Por essas características, o 8879 é mais indicado para trens.

Para controlar dois motores a propulsão e um para direção, você liga os dois motores de propulsão em um mesmo canal do receptor. Só vai ter um probleminha: Os dois motores irão girar no mesmo sentido. Isso é um problema pois normalmente cada motor será ligado à uma roda do carro e você terá uma roda girando para frente e a outra indo para trás. Para consertar isso, você pode usar uma chave 8869 entre um dos motores.

abraços,

Dudu
Surrender! I have flick missiles.

11 de Março de 2015 - 13:47:37 pm
Resposta #4

lcpulv

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-luispulvino
    • flickr-lcpulv
    • brickshelf-lcpulv
    • brickset-lcpulv
    • twitter-luispulvino
(...) Isso é um problema pois normalmente cada motor será ligado à uma roda do carro e você terá uma roda girando para frente e a outra indo para trás. Para consertar isso, você pode usar uma chave 8869 entre um dos motores.

Ou usar um diferencial. Ou montar os motores na posição longitudinal. Ou ainda, colocar um dos dois um pouco acima e montar um eixo perpendicular, que terá sentido de rotação inverso ao do motor.  ::)

11 de Março de 2015 - 15:59:33 pm
Resposta #5

Renato

• *
  • Information
  • Primo
beleza! Valeu pelas dicas do 8869 e dos diferentes posicionamentos para inverter a rotacao de uns dos motores!  :)

So fiquei surpreso com a sugestao de usar o 8885. Para mim o 8879 seria mais interessante para uma corrida pois você poderia desacelerar antes de uma curva, enquanto o 8885 somente anda em potencia maxima.

Abcs,
Renato.

11 de Março de 2015 - 16:19:19 pm
Resposta #6

lcpulv

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-luispulvino
    • flickr-lcpulv
    • brickshelf-lcpulv
    • brickset-lcpulv
    • twitter-luispulvino
(...)
So fiquei surpreso com a sugestao de usar o 8885. Para mim o 8879 seria mais interessante para uma corrida pois você poderia desacelerar antes de uma curva, enquanto o 8885 somente anda em potencia maxima.
(...)

Ih, renatops... Os carros também não são tãaaaao potentes assim a ponto de precisar desacelerar. Se você perder tempo com isso, vai olhar para o lado vendo todo mundo te passar. Hehehehehe :)

As nossas corridas me lembram um pouco Rock'n Roll Racing. Entende o que digo?

Não detalhe tanto a coisa. Se seu intuito é correr, menos é mais. O simples geralmente é mais eficiente.

Como dizia a ilustre pensadora contemporânea, é tiro, porrada e bomba! HEHEHEHEHEHE! :)
« Última modificação: 11 de Março de 2015 - 16:29:32 pm por lcpulv »

11 de Março de 2015 - 16:25:52 pm
Resposta #7

luizfranca

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
    • flickr-https://www.flickr.com/photos/144286586@N06/albums
    • brickshelf-luizfranca

Você pretende tocar "Born To be wild" durante as corridas!
Arx Vinces!

11 de Março de 2015 - 16:37:46 pm
Resposta #8

ildefonso

• Information
  • Mindstorms
  • Administrator
    • flickr-duduzanette
    • mocpages-586
    • lugnet-1144
    • brickshelf-izanette
    • brickset-izanette
(...) Isso é um problema pois normalmente cada motor será ligado à uma roda do carro e você terá uma roda girando para frente e a outra indo para trás. Para consertar isso, você pode usar uma chave 8869 entre um dos motores.

Ou usar um diferencial. Ou montar os motores na posição longitudinal. Ou ainda, colocar um dos dois um pouco acima e montar um eixo perpendicular, que terá sentido de rotação inverso ao do motor.  ::)

Sim, mas todas essas tem a desvantagem de tornar a parte mecânica mais complexa e ineficiente.

11 de Março de 2015 - 16:56:18 pm
Resposta #9

Renato

• *
  • Information
  • Primo
beleza, nada como pegar dicas com experts! ;)

Como e' a dinamica das corridas da Expo? Pista circular, com chao liso, ou tem obstaculos que o carro nao pode ser tao baixo?
Creio que haja limitacao de 4 carros correndo por vez devido a limitacao dos canais dos receptores infra-vermelho (8884), correto?

A principio esta e' minha listinha de investimento...nao sei qndo saira isso mas...

- 2 motores-L (propulsao)
- 1 motor-M (direcao)
- 1 chave (8869)
- 1 controle remoto (8885)

Valeu!
Renato.

11 de Março de 2015 - 19:02:48 pm
Resposta #10

ildefonso

• Information
  • Mindstorms
  • Administrator
    • flickr-duduzanette
    • mocpages-586
    • lugnet-1144
    • brickshelf-izanette
    • brickset-izanette
A principio esta e' minha listinha de investimento...não sei qndo saira isso mas...

- 1 motor-M (direcao)
- 1 chave (8869)

Faltaram a caixa de baterias e o receptor. Você já tem?

11 de Março de 2015 - 19:41:54 pm
Resposta #11

Renato

• *
  • Information
  • Primo

Perfeito Ildefonso.

Corrigindo...

- 1 motor-M (direcao) (*)
- 1 chave (8869) (*)
- receptor IR (8884)
- batery box (8881) (*)

(*) esses itens vem no set 8293, que o meu filho vai ganhar em 2 meses no seu aniversario ;) ;)

Valeu!
Renato.

11 de Março de 2015 - 20:50:44 pm
Resposta #12

lcpulv

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-luispulvino
    • flickr-lcpulv
    • brickshelf-lcpulv
    • brickset-lcpulv
    • twitter-luispulvino

Você pretende tocar "Born To be wild" durante as corridas!

Gostei da idéia! :) O que acha? Rs

Sim, mas todas essas tem a desvantagem de tornar a parte mecânica mais complexa e ineficiente.
Sim, mas algumas não se perde tanto, podendo compensar o esforço. Como você bem disse, depende das variáveis! Mas eu não excluiria, algumas soluções são bem úteis, em se tratando da mecanica um pouco mais complexa.

Eu diria que não é a mecanica complexa que torna o sistema ineficiente, mas o maior numero de "pontos de contato" dentro de uma transmissão / suspensão.

13 de Março de 2015 - 21:07:01 pm
Resposta #13

Digão_Beard

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
falando em power functions, tem um aplicativo no google play para controlar, mas o celular precisa ter o infra vermelho, no meu s4 funcionou, da pra brincar, mais só brincar pois exite um demora para executar as funções...e o app é pago 3,5 r$..
Technicista AFOL