Forum LUG Brasil

Geral => Criação do Mês => MOCs & MODs => Criação do Mês - 2014 => Tópico iniciado por: Adolfo em 31 de Janeiro de 2015 - 23:27:35 pm

Título: MOC do mês - Análises e gráficos do ano de 2014
Enviado por: Adolfo em 31 de Janeiro de 2015 - 23:27:35 pm
Olá, pessoal!

Ao longo do ano de 2014 prestigiamos nossos colegas aqui no fórum votando em suas belas criações na seção de MOC do mês. Abaixo, seguem alguns gráficos e informações gerais sobre o projeto que servirão para reflexões e ações futuras do LUG Brasil. Estejam à vontade para discutir o conteúdo no tópico. Novas análises serão sempre bem-vindas!


Gráfico 1 - Total votante MOC do mês 2014

(http://www.brickshelf.com/gallery/Adolfo/Instructions/total_votante_moc_do_mes_2014.jpg)

Fonte: Fórum LUG Brasil - MOCs & MODs


Analisando o gráfico 1, é interessante destacar três aspectos:

1 - O número de membros registrados no fórum que costumam votar varia bastante, mas mantem uma média entorno de 28 votos para cada enquete gerada. Pouco para o potencial do LUG Brasil, mas satisfatório em comparação com outros LUGs pelo mundo que adotam o mesmo projeto;

2 - Todas as vezes que o botão de alerta na parte superior direita do fórum não funcionou, o montante final de votos foi prejudicado;

3 - O efeito Expo LUG Brasil através de artigos e chamadas nos nossos canais de comunicação impactam fortemente os números totais.


Gráfico 2 - Total de votos 1º lugar MOC do mês 2014

(http://www.brickshelf.com/gallery/Adolfo/Instructions/total_de_votos_1_lugar_moc_do_mes_2014.jpg)

Fonte: Fórum LUG Brasil - MOCs & MODs


Já no gráfico 2, a principal conclusão que podemos chegar é que para ser eleito como MOC do mês, em média, o vencedor deve obter aproximadamente 17 votos. Talvez o número de votos para o vencedor dos desafios diversos gerados pelo LUG Brasil também siga esse total.

A título de curiosidade, o ranking de mocadores, ou seja, aqueles que venceram as disputas de votos geradas nas enquetes de MOC do mês ao longo do ano de 2014 ficou assim:

Pedro Ivo - 3
Adolfo - 3
Mercedes - 1
Ian - 1
Pulvino - 1
Júnior - 1
Guilherme Lima - 1
Gotts - 1
Gil Chagas - 1

No mais, o LUG Brasil agradece a todos os seus membros, sempre muito criativos e talentosos e incentiva cada vez mais a mocarem e postarem as fotos de suas criações no fórum para que possamos sempre gerar mais diversão. Afinal, o que conta mesmo é a prática saudável do hobby.

Que venha 2015!  ;)
Título: Re: MOC do mês - Análises e gráficos do ano de 2014
Enviado por: wcavalli em 01 de Fevereiro de 2015 - 14:08:46 pm
Interessante a análise Adolfo.
No passado eu fazia análises assim, mas pouco publicava.

Há muito acredito que o grupo perde alguma motivação sem as votações e sem os comentários nos MOC´s, o Gil Chagas chegou a sugerir que era obrigação dos moderadores comentar todos os MOCs.

Por isso, resolvemos colocar de forma experimental a premiação aos MOCs vencedores.

Há tempos que avaliamos algo a respeito, sempre defendido por alguns como Colares, Éverton, Paolo, muitos outros e também o Sr Adolfo, atual gestor do Criação do Mês.
Mas antes não víamos a possibilidade de tornar este processo sustentável.
Com a última edição da Expo LUG Brasil e o apoio oferecido por alguns parceiros, acreditamos que agora será possível.

Também resolvemos premiar os votantes.

Mais detalhes neste tópico (http://lugbrasil.com/forum/index.php?topic=10862.0).

É interessante perceber que o Fòrum tem ganho cada vez mais clicks de consuta e bate recordes de visualização, mas está cada vez mais com menos tópicos e menos mensagens, mas isso já fica para outro tópico da série "Análises e gráficos".