
Do lado esquerdo, Gilcélio Chagas, defendendo o título. Do lado direito, o desafiante, Evan “Lego Junkie” B!
Não é uma luta de boxe, mas sim o Iron Builder (“Construtor de Ferro”), uma competição de criações LEGO envolvendo alguns dos melhores criadores do mundo. Criada por Nannan Zhang em 2009 e organizada pelo grupo Builder’s Lounge no Flickr, o Iron Builder é um espetáculo onde é possível observar um grande número de criações incríveis.

Em cada round , um desafiante disputa contra um dentre quatro Iron Builders. Se ganhar, ele toma o lugar do perdedor dentre esses quatro. Antes de cada round, os dois participantes recebem um lote de múltiplas cópias de uma mesma peça, o “ingrediente secreto”. Ambos devem então postar criações que utilizem essas peças no espaço de um mês, sendo então julgados em três quesitos: habilidade de construção, apresentação e uso do ingrediente secreto. Além de valer a defesa ou a conquista de um título, o perdedor deve ainda construir um troféu de LEGO para o vencedor!

Os quatro Iron Builders atuais são Sean e Steph Maio (“Siercon e Coral”), Andrew Lee (“onosendai2600”), Matt de Lanoy (“Pepa Quin”) e Gilcélio Chagas. Como é possível conferir nos links, cada um é construtor bastante talentoso.

E sim, um deles é brasileiro! Gilcélio Chagas se tornou um dos quatro Iron Builders após derrotar Pascal (“Pasukaru76”), e há algumas semanas defendeu com sucesso seu título contra Evan B. (“Lego Junkie”). Residente de Vila Velha, Gilcélio entrou para o LUG Brasil em 2010 e logo surpreendeu a todos com o nível de qualidade de suas criações.
Conversamos com Gil depois de sua mais recente vitória para saber como é competir — e vencer — no Iron Builder, além de conhecer um pouco mais sobre ele e sua paixão por LEGO:
LUG Brasil: Como foi seu primeiro contato com LEGO?
Gilcélio: É engraçado dizer isso mas meu primeiro contato com LEGO foi bem recente, acho que tem uns 6 anos no máximo. Não tive muito contato quando criança. Fui na casa de um amigo que tinha o Mindstorms e fiquei bem impressionado com todas aquelas possibilidades, comprei o meu primeiro Set e não parei mais, no incio o foco era a linha Technic, hoje quase não tenho comprado nada dessa linha.
LUG Brasil: Como surgiu a oportunidade de desafiar um Iron Builder?
Gilcélio: A equipe que organiza o desafio Iron Builder me enviou um e-mail perguntando se eu gostaria de participar, fiquei bem feliz com o convite mas também muito preocupado pois acompanhava o desafio e sabia que o nível era muito alto, mas aceitei, felizmente consegui ganhar na primeira edição e também agora na segunda. Quem escolhe os participantes são os organizadores do desafio, através do Flickr.
LUG Brasil: Qual é seu processo de criação para as competições do Iron Builder?
Gilcélio: Primeiro vou contar como funciona o desafio: O organizador do desafio me manda um e-mail informando que o desafio será realizado no mês tal. Ele não diz quem é seu desafiante e nem qual peça será utilizada para aquele desafio, se eu concordar com o mês escolhido ele me envia as peças, na maioria das vezes umas 25 de cada. Quando eu recebo as peças eu tenho instruções de só abrir quando receber a autorização de inicio do desafio.
Aí vem a resposta da pergunta: Eu abro o pacote que foi enviado e fico pelo menos umas 2 horas anotando tudo que eu acho que ficará interessante se montado com aquela peça, muitas coisas são inviáveis de se montar e outras dependem de uma determinada peça ou uma quantidade grande de peças, por isso as vezes são necessários alguns ajustes na foto. Como foi o caso dessa foto:

A mão direita tem 3 peças brancas nos dedos que eu tive que mudar a cor no Photoshop. Muitas coisas surgem também com a combinação da peça escolhida com outras peças, é um outro processo que eu costumo utilizar também.
LUG Brasil: Qual sua criação favorita utilizada numa competição?
Gilcélio: Acho que todas são especiais pois tem todo um processo envolvido, mas se eu tivesse que escolher 3 montagens eu escolheria na seguinte ordem:

Como foi difícil fazer essa teia.

Simples mas muito eficiente.

Tem tudo a ver com meu segundo hobby, o mergulho.
LUG Brasil: Qual criação utilizada por um dos seus adversários você mais gostou?
Gilcélio: Sem dúvida nenhuma foi o portão do Pascal (pasukaru76):

LUG Brasil: Como você adquire suas peças LEGO?
Gilcélio: Eu compro em viagens ou via Bricklink.
LUG Brasil: Como você organiza suas peças LEGO?
Gilcélio: Eu organizo em gaveteiros por tipo de peça.

LUG Brasil: Que dicas você dá para quem quer se tornar um Iron Builder?
Gilcélio: Acho que o principal é estar ativo no Flickr com boas montagens e boas fotos. O grupo que organiza os desafios é o Builder’s Lounge. Não pode ser deixado de lado o fato de ser ter uma quantidade suficiente de peças para o desafio.
Confira algumas outras criações de Gilcélio abaixo e em sua galeria no Flickr!


Faça um comentário