5 anos de LUG Brasil… e um pouco da nossa história contada em nossas comemorações.

No dia 25 de janeiro comemoramos o aniversário da cidade de São Paulo, mas também é a data oficial da fundação do LUG Brasil.

Nesse dia, no ano de 2008 (ou será apenas uma lenda?) reuniram-se na cidade de São Paulo 7 membros que são considerados os Fundadores do LUG Brasil: Thiago Negreli, Kenji, Luis Rizzo, Fábio Fiss, Luciano Ferraro, Wagner Cavali e Ildefonso Zanette (tirando a fotografia).

5anos01
Foto: Thiago Negreli/Ildefonso Zanette

Essas pessoas tinham (e ainda têm) um ponto em comum: sua paixão por LEGO! E desde então, decidiram criar um grupo para discutir temas relacionados ao hobby, agregar outros colecionadores e trocar informações a respeito de LEGO.

Já em 2008, o LUG Brasil esteve presente na “LEGO Day”, mostrando sua força em um evento que comemorava os 50 anos de patente do ‘tijolinho’ LEGO, contando com a presença de nada mais nada menos que Kjeld Kirk Kristiansen, presidente da LEGO e neto do fundador da empresa.

Com um ano, em 25 de janeiro de 2009, tivemos nossa primeira festa de aniversário. E em um encontro festivo na casa de um dos membros, ficou claro o avanço do engajamento dos entusiastas de LEGO brasileiros. A comemoração contou com mais de 15 membros, além de ampla divulgação em nosso fórum!

5anos02
Foto: Ildefonso Zanette

Apesar da “festa” de um ano ser realizada em São Paulo, a essa altura já tínhamos o LUG Brasil com vários núcleos pelo país. O Estado do Rio de Janeiro já contava com encontros regulares de AFOL´s.

Em Minas Gerais, Brasília e Santa Catarina (onde aconteceu em 2008 a exposição que se tornaria uma tradição anual do LUG), já se movimentavam e se estabeleciam como grandes forças de entusiastas do hobby LEGO.

Em 2010 foram comemorados dois anos de existência do LUG BRASIL e a festa já tinha muito mais convidados.

5anos03
Foto: Ildefonso Zanette

Com o crescimento do grupo, o currículo de realizações do LUG também já estava bem incrementado a essa altura. Exposições em lojas de brinquedos, inclusive a segunda edição do evento em Balneário Camboriú, uma “convocação” por parte do CREA-RS para a montagem de um estande e vários outros encontros regionais. O ano de 2009 mostrou que a “marca” LUG Brasil já estava bem estabelecida no mundo LEGO.

Veio 2011 e janeiro aconteceu a tradicional festa de aniversário.

5anos04
Foto: Mercedes Bernal Vidal

A “festa” contou com uma presença qualificada, semprebem animada! Isso porque as coisas já estavam muito agitadas no LUG, quase fora de controle, e muita coisa tinha rolado em 2010: No fim dequele ano rolou um grande encontro em São Paulo com vários membros de vários estados do Brasil (uma história que talvez valha uma matéria, quem sabe) e uma pequena exposição em um Shopping Center de São Paulo, que apesar de pequena, abria um novo horizonte para o LUG Brasil ter espaço para a divulgação do hobby.

E o ano de 2011 foi bem intenso: Já tínhamos feito a 4ª exposição de Balneário Camboriú e tivemos em São Paulo a incrível experiência de participarmos da LEGO TOWER, uma torre de 31,19 metros de blocos LEGO, construída pela LEGO em nosso país, num evento onde o LUG Brasil teve ampla participação!.

Mostramos de uma vez por todas que em qualquer evento envolvendo LEGO não estaríamos mais de fora. Além disso, no fim de 2011 também acontecia em São Paulo uma exposição organizada por nós, com vários expositores e que se tornaria um marco para nós, pois nascera naquele momento mais uma tradição do LUG Brasil: As exposições anuais de São Paulo, que ficariam conhecidas como “Expo LUG Brasil”, com participação em nível nacional, com expositores de vários estados brasileiros: Bahia, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais… um sonho que se realizava.

E não podemos deixar de citar, que 2011 foi o ano, que até o momento, mandamos nossa maior comitiva ao LEGO Fan Weekend, o evento que é considerado a Meca dos AFOL´s.

Em 2012, um ano de afirmação e crescimento consolidado do Grupo, com realizações do início ao fim! O LUG passou o aniversário na primeira exposição semi-permanente (uma maquete de cidade) em um Shopping de São Paulo. Não houve comemoração oficial, mas houve uma grande vitória do grupo por esta conquista!

5anos05
Foto: Divulgação Shopping Anália Franco.

Em 2012 foram tantas realizações que temos muito a comemorar: Exposições em Shopping Centers, Grandes projetos em pauta sendo realizados; a realização da nossa 2ª Expo LUG Brasil consolidada em nosso calendário como evento oficial, participação nossa na comemoração da Festa do Chanucá, com esculturas representando símbolos sagrados dos judeus, construídas em LEGO por nossos membros e muitas outras realizações!

Portanto, 25 de janeiro de 2013 está chegando, e o LUG só tem a comemorar!!!

Autor: Artur do Amaral Henrique

Revisor: Luís Pulvino

Compartilhe

11 Comentários

  1. Meu filho ganhou seu 1º Lego de presente de aniversário no ano passado, quando completou 6 anos e se apaixonou!
    Depois deste, vieram muitos outros… rs.
    Acho maravilhoso que tenha se apaixonado por Lego num mundo dominado pela tecnologia.
    Em 23 de fevereiro, completará 7 anos e já fez a lista dos sets que quer ganhar… A nossa sorte, é que moramos perto da loja do sr Morio! E foi ele quem nos indicou o LUG.
    Aonde será a comemoração deste ano? Falta apenas uma semana!
    Parabéns ao Grupo.
    Abraços.

    • Oi Pedro. Ainda não temos uma data específica, mas vamos postar com antecedência aqui no site. Com certeza teremos a exposição anual do fim do ano, mas podemos ter outras antes.

  2. Amigos do LUG, deixo aqui meus parabéns e abraço em nome de toda a família LEGO ZOOM Brasil e IAF – Instituto Aprender Fazendo. Temos o privilégio de ter realizado vários eventos com a participação de vocês que sempre abrilhantou mais ainda nosso trabalho. Espero que nos próximos anos possamos ampliar mais ainda a parceria e a amizade.

    Parabéns LUG Brasil pelos 5 anos. Uma criança com altas habilidades!!!! rsrsrs.

  3. Sou colecionador de LEGO desde o ano passado e gostaria de saber se tem um fã clube oficial!!! Quando terminar minha maquete da cidade que estou fazendo pretendo fazer uma exposição em minha cidade que é na Bahia além de trabalhar com meus alunos, uma vez que sou professor. Quem sabe consigamos fazer uma Exposição Baiana caso ainda não tenha acontecido. Abraço a todos os amantes de LEGO.

  4. Oi!
    Meu nome é Lucas Faria. Tenho 7 anos e moro em Antônio Prado-RS.
    Gostaria de saber se é possível fazer parte do clube do Lego – Brasil.
    Obrigado pela atenção, aguardo retorno.

    • Oi Lucas.Para participar do grupo basta se registrar em nosso fórum e começar a participar virtualmente e, se possível, pessoalmente em nossos eventos.
      Solicite autorização aos seus pais antes e se possível faça uma pequena apresentação no quadro Apresentações!
      Estamos tentando fazer um evento no RS este ano.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*