Review – 51515 Robot Inventor

Nesse último trimestre de 2020 a LEGO irá lançar oficialmente em suas lojas oficiais o kit 51515 – Robot Inventor. Esse kit, segundo a companhia não será o substituto ao EV3 (31313) porém será mais uma adição à família de blocos programáveis da série MINDSTORMS. Durante esse processo, nós membros do grupo ROBOTMAK3RS tivemos acesso antecipado ao kit e pudemos verificar as possibilidades e diferenças em relação aos seus antecessores. Acompanhe comigo alguns pontos interessantes sobre esse kit e o público alvo nesse review.

CAIXA

À começar pela caixa, temos algumas informações importantes e interessantes. De cara a LEGO já mostra que será possível construir pelo menos 5 robôs com seu manual inicial. Ela apresenta a frase mais importante de todas “BUILD CODE PLAY REBUILD“, por tradução literal seria “construa, programe, brinque e reconstrua” que é exatamente o foco desse set. Também nos indica que poderemos controlar pelo telefone, tablet ou computador utilizando uma programação por blocos (baseado em scratch) ou por linha de código em python. O ícone de controle indica que temos novidades por aí também. Além desses detalhes, temos informações sobre as cores das peças que virão nesse kit e a idade que é indicada para acima de dez anos.

No verso da caixa, temos os nomes dos 5 robôs (MVP, GELO, TRICKY, CHARLIE e BLAST). Cada um com seus anexos e no centro o Brick principal onde faremos as programações e controle dos robôs, um sensor ultrassom, um de luz/cor e motores. Cabe lembrar que por causa desse novo formato, mais de 50 atividades são previstas para esse “primeiro contato”.

ROBÔS

Para cada robô proposto na caixa existe uma série de atividades separadas passo à passo. Pra começar, não existe mais manual físico. Se quiser montar esse robô você deverá baixar o app no seu telefone, tablet ou pc. Uma vez instalado, será apresentada a tela de boas vindas indicando os robôs disponíveis para montagem. Selecione um, e será direcionado para a construção, conexão para comunicação via cabo usb ou bluetooth, atualização do hub (se necessário) e programação. Tudo com poucos cliques.

Como dito anteriormente, temos 5 robôs principais, todos poderão ser montados utilizando esse mesmo esquema, porém, um por vez, já que eles utilizam das mesmas peças, motores e hub. Cada robô possui sua característica, programação e construção, veja abaixo.

CHARLIE

Esse robôzinho super bem humorado, usa e abusa da matriz de leds do seu hub para mostrar expressões, sons engraçados e suas habilidades de dançar e interagir com os recursos ao seu redor. Na construção principal não são utilizados os sensores, mas assim que as atividades adicionais são iniciadas ele já receberá um sensor de ultrassom e um de cor para reagir de acordo com o que é identificado. Durante essa fase, utilize das telas de programação para entender o que está acontecendo e alterar também!

TRICKY

Nosso segundo robô é o mais versátil de todos, muito parecido com a construção básica do kit educacional 45560. Com ele poderemos aprender a desenhar, jogar basquete, destruir uma estrutura em cadeia, jogar boliche e aprender a seguir linhas. Nesse robô teremos também a primeira interação entre telefone e o hub, para que você possa controlá-lo diretamente.

BLAST

Esse gigante é o maior robô até então, utiliza uma gama gigante de peças e é muito parecido com o set 31313 construção principal. Nele você poderá brincar de mover coisas ao redor, usá-lo como um sentinela, praticar tiro ao alvo e também controlá-lo por aí utilizando o seu celular.

M.V.P.

Esse veículo de multi propósitos foi criado para desafiar seu desejo de velocidade, investigação e tiro ao alvo e organização. Com ele poderá testar suas habilidades como motorista, alcançar e mover objetos pela sala, acertar alvos à uma grande distância controlado ou não remotamente, engolir peças espalhadas por aí e muito mais. O nome dele é ou não é bem aplicado?

GELO

Há muito tempo espero ver um robô que possa andar e interagir com o público durante exposições e esse é o caso. Esse pequeno quadrupede tem uma construção inovadora, movimentos bem alinhados e lembra um pouco aquele robô famoso da Boston Dynamics. Com ele poderá passear pela sala pelo seu telefone, mover e destruir objetos ao redor além de fazê-lo seguir qualquer objeto que encontre.

PROGRAMAÇÃO

A nova versão de programação da LEGO por bloquinhos foi baseada em Scratch desde a sua versão educacional (SPIKE PRIME 45678) e poderá ser controlado pelo PC, tablet e telefone celular. O único porém, até a versão atual é que se você salvar a programação pelo telefone, ela não estará disponível no PC e tablet, mas aguardamos que isso seja uma feature liberada em breve. Para os amantes da programação, será possível fazer a programação do robô utilizando a linguagem Python. Ela funcionará da mesma forma e é super simples de ser fazer seu robô funcionar já que ele conta com um manual para ensinar à como executar cada uma das atividades do hub.

CONTROLE

Uma novidade nesse kit é que poderemos conectar um controle de PS4 ou de XBOX One para controlar o seu robô. Você poderá criar programações específicas indicando quais botões ou direcionais quer que sejam reconhecidos e quais ações quer que sejam realizadas ao serem pressionados. Particularmente eu amei essa opção.

PEÇAS

Imagem gentilmente cedida pelo autor

As peças desse kit são em sua maioria comuns porém possuem cores novas. A cor predominante é o preto, mas contrasta muito bem com o branco e o turquesa que não é apresentada desde 1998. A escolha do turquesa trouxe um ar de inovação e criatividade além de ser bem diferente das cores vibrantes do kit educacional. Alguns destaques são os quadros negros que aparecem em ótima quantidade, uma base em turquesa para uso em construções fixas, para-lamas na cor branca (nova), a bola do kit duplo que não aparecia desde o NXT (Set 8547), as novas rodas que ajudarão a ter controle e aderência sobre o robô e o biscoito na cor turquesa que ajudará muito nas construções futuras. Abaixo apresento sobre os componentes eletrônicos, mas é preciso ressaltar que os cabos deles não são mais substituíveis, ou seja, são fixos à cada componente.

HUB

LEGO Mindstorms 51515 Roboter-Erfinder ab 15. Oktober im Handel

O Hub do kit é bem menor que o seu antecessor EV3 e não possui mais uma tela, mas sim uma matriz de 5×5 leds. À partir desse novo conceito, escrever mensagens ficou um pouco diferente, podendo escrever apenas uma letra ou número por vez. Os leds tem controle de brilho e poderão variar de 0 à 100, mas prefiro dizer de 0 à 9 já que a diferença é muito sútil. Ele possui entrada para cabo USB para carregamento e comunicação com o computador. Possui 6 portas que servirão como entrada e saída reconhecendo automaticamente qual o tipo de componente foi acoplado. Ele já vem com comunicação bluetooth 4 e por meio dos três botões da frente poderá trocar, iniciar ou parar as programações. Uma grande conveniência é que ele já vem com bateria, o que ajudará muito já que o EV3 não possuía e o uso de pilhas era algo fora do normal. Cabe comentar que ele possui um giroscópio e acelerômetro podendo identificar a posição em que se encontra (cima, baixo, topo, costas, lado direto e lado esquerdo) e ações como toque, queda e balançar.

MOTORES

Com 4 motores nesse kit, a habilidade de construir novos robôs aumenta consideravelmente. Esse novo motor possui um reconhecimento de ponto 0, ou seja, um fim de curso. Com ele você poderá executar funções e voltar sempre ao mesmo ponto de início. Esse recurso é utilizado em todos os robôs. A construção da caixa é muito boa, possui acesso de pinos por todos os lados. O giro do motor é muito bom, e acessível dos dois lados, porém não é possível transpassar um eixo por ele, você deverá utilizar um eixo de cada lado.

SENSOR DE ULTRASSOM E COR/LUZ

Ambos tiveram seus recursos atualizados e agora possuem diferenças significativas. O Ultrassom tinha um reconhecimento de distância de até 2,5m em sua versão anterior e agora de apenas 2m. Ele possui 4 leds na sua parte frontal e que podem ser utilizados independentemente. O sensor de cor/luz foi agora possui um anel de leds que ajudará a reconhecer as cores ao dobro da distância do antepassado. Ambos possuem acessibilidade para construção pelas laterais e por trás. Eles possuem uma parte mais cavada para a passagem e dobra do cabeamento que agora é fixo.

Conclusão

O kit é direcionado para crianças à partir de dez anos, diferentemente do seu antecessor, foi criado para proporcionar uma experiência mais completa utilizando de um manual já integrado ao sistema de programação facilitando o processo de aprendizagem. As peças que integram o kit são uma cartela de cores belíssima e deixará qualquer construção super bonita. Por possuírem cabos já fixados aos motores e sensores, e por serem um pouco mais maleáveis, me levanta a suspeita de cabos estragarem mais facilmente ao longo prazo. A troca da tela por uma matriz de leds foi ousada e poderá ser um novo meio de proporcionar interação. A falta de um sensor de toque foi perceptível mas por possuir esse recurso no hub, não fez tanta diferença. O que posso dizer é que com esse kit a diversão é garantida.

VALORES:
PEÇAS: 5/5
MOTORES: 4,5/5
SENSORES: 4,5/5
HUB: 5/5
DIVERSÃO: 5/5

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*