O dia em que a LEGO piscou

Versão original da Loja do Ferreiro, como era vendida no Brickmania

A LEGO reconhece e dá suporte para a comunidade de fãs adultos de seus produtos, mas nem sempre foi assim.  O projeto CUUSOO, através do qual os fãs podem submeter propostas de novos conjuntos LEGO, acaba de ser repaginado como LEGO Ideas. Antes destas iniciativas, vieram o LEGO Design byME e LEGO Factory, em que podíamos criar algo usando um software fornecido pela LEGO e encomendar o conjunto de peças.

Nos idos de 2001, nada disso existia. A loja online da LEGO – Shop@home – tinha alguns produtos exclusivos não disponíveis nas lojas físicas, mas nada como o que apareceria em dezembro daquele ano: o set 3739 Blacksmith Shop (Oficina do Ferreiro).  Esse produto era diferente de tudo que a LEGO tinha lançado até o momento, a começar por uma discreta inscrição na caixa: “Original Design by Daniel Siskind” (Criação Original por Daniel Siskind).

Conjunto 3739 - Blacksmith Shop: o primeiro e único da linha My Own Creation
Conjunto 3739 – Blacksmith Shop: o primeiro e único da linha My Own Creation

Naquele dia, os corações de fãs e colecionadores de LEGO de todo o mundo se iluminaram.  Daniel era, e ainda é, muito ativo na comunidade. Dono do site Brickmania e um dos membros da “Guild of Bricksmiths” www.bricksmiths.com, ele já era conhecido por criar e vender conjuntos originais – mas até então, sem o envolvimento direto da LEGO.

Esse produto, da nova linha “My Own Creation” (minha criação) foi lançado assim, de sopetão sem nenhum aviso.  Foi o primeiro conjunto oficial LEGO criado por um fã.  Outros viriam nos anos que se sucederam, mas nesse dia a LEGO piscou para os fãs adultos de LEGO (conhecidos também como AFOLs – Adult Fan of LEGO).

Todo mundo comentou, especulou e claro, perguntamos ao Daniel o que tinha acontecido e ele teve a gentileza de explicar:

“Olá a todos! 

Eu fiquei  tão surpreso de ver esta postagem noite passada. Eu, obviamente,

sabia deste conjunto , mas eu não acho que assim é como a Lego Direct tinha a intenção de revelar o seu primeiro produto MOC . Eu não estou repreendendo as pessoas da Lugnet por anunciar tão rapidamente, mas este post tirou o impulso de qualquer anúncio oficial à ser feita por Lego Direct, o que eu presumo foi marcado para hoje …

De qualquer forma, obrigado por todos os elogios e mensagens no que diz respeito ao lançamento deste kit. Eu fiz um acordo com a Lego não discutir detalhes específicos, mas eu gostaria de abordar alguns das perguntas que foram levantadas:

Como meu projeto foi escolhido?

Eu não apresentei o meu projeto por meio de qualquer tipo de concurso ou mesmo contatei a Lego sobre os meus kits. Posso dizer que um certo Vice-presidente da Lego comprou uma cópia do meu kit na Brickmania e obviamente, gostou muito. Como aconteceu a idéia de fazer sua própria versão é puramente especulação da minha parte, mas fui abordado cerca de um ano atrás.

Alguém pode ter o seu MOC  transformado em um kit?

 Acho que a resposta é sim, mas eles não querem ser inundados com sugestões de kits. Meu conselho é não envie suas propostas para eles,  é pouco provável que eles tenham tempo para lidar com isso. Desde o meu kit levou mais de um ano no processo, eu especulo que eles já tenham ideias sobre o que vão fazer em seguida, eu suponho que este vai ser mais do que um lançamento isolado.

Quem detém os direitos sobre o kit?

A Lego. Eu concordei em desistir dos direitos de quaisquer vendas de meus próprios kits Blacksmith Shop quando autorizei a Lego a reproduzi-los. Eles têm sido muito legais, me deixaram manter as fotos dos meus kits originais no meu site, mas não é mais o meu conjunto.

Eu fui pago?

Sim. Quanto, não é da sua conta!

Quais são as diferenças entre o meu kit e deles?

Esteticamente, o exterior da loja é mais ou menos o mesmo. Tanto quanto eu posso dizer a partir das imagens que eu vi, as pequenas diferenças do lado de fora são um arranjo diferente da hera, uma possível janela adicional na parede de trás, e uma substituição de peças redondas em vez das octogonais na chaminé. O interior tem mais mudanças, como a adição do espaço do sótão, que eu entendo torna mais fácil de construir o telhado. Eles também omitiram a roda de fiar (e me deram o OK para usá-la novamente em um kit no futuro) e mudaram o mobiliário.

As minifigs também são diferentes, o que, como os tijolos octogonais, foram provavelmente mudadas devido às peças que não são mais disponíveis (pura especulação aqui).

Versão original da Loja do Ferreiro, como era vendida no Brickmania
Versão original da Loja do Ferreiro, como era vendida no Brickmania

 

Tenho certeza de que há outras perguntas que eu esqueci, por isso vou fazer o meu melhor para responder o que eu puder. Eu gostaria de dizer que sim, este é um passo louvável e importante por parte da LEGO na direção certa, em atender os construtores adultos. No entanto, isso não significa que o apoio aos construtores de kits personalizados deva ser diminuído, pois não há nenhuma maneira da Lego suprir a demanda de todos os modelos personalizados que são oferecidos nos dias de hoje. Continuem a apoiar os construtores de kits personalizados e talvez, de vez em quando, algum de nós pode ser recompensado pela publicação de um de nossos projetos. Isto não teria acontecido se não fosse por todas aquelas pessoas que pagaram US$ 150 ou mais pelo meu kit.

Pessoalmente, eu agradeço a todos aqueles que me apoiaram. 

Dan”

 

Apenas mais dois conjuntos da linha MOC (Minha Criação – My Own Creation) seriam lançados, mas o Blacksmith Shop foi apenas o primeiro conjunto criado por fãs.  Se você tem uma idéia genial de um novo conjunto LEGO entre no lego.cuusoo.com e cadastre sua criação,  o site é em inglês, tem várias regras sobre o que pode ou não ser apresentado.  Complicado, talvez, mas mais eficiente do que ser descoberto por um caçador de talentos da LEGO.