Maior maquete de LEGO® já feita na América Latina homenageia o Rio de Janeiro nos Jogos Rio 2016

IMG-20160730-WA0020

Entre agosto e setembro, o Brasil será o primeiro país da América do Sul a sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, e a LEGO®, líder mundial em brinquedos de montar, não poderia deixar de participar do momento, muito menos de homenagear a cidade anfitriã: o Rio de Janeiro, como legítima detentora do Movimento Olímpico durante os Jogos.

Com quase 1 metro de altura, cerca de 20 m², mais de uma tonelada e meia e com 947 mil peças, a empresa montou a sua maior construção já realizada para a América Latina: uma maquete do Rio de Janeiro totalmente feita de LEGO, que reproduz 25* ícones da cidade-sede, escolhidos em conjunto com a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Empresa Olímpica Municipal (EOM).

É a primeira vez que uma construção desse tipo demandou esforços de três equipes de diferentes fábricas da LEGO de forma simultânea, localizadas nos Estados Unidos, Dinamarca e República Checa. Foram necessárias mais de 50 pessoas no projeto, comandado pelos Master Builders Dan Steininger, Chris Steininger e Paul Chrzan. Juntos, os três possuem mais de 50 anos de experiência com LEGO e será a primeira vez que virão ao Brasil. Segundo eles, a inovação do modelo está na visão artística, o que também foi um grande desafio na representação de diferentes ícones da cidade.

IMG-20160730-WA0012
Com quase 1 milhão de peças, é a primeira vez que uma construção em LEGO® é desenvolvida em três países simultaneamente e será doada como legado cultural a uma cidade.

A maquete ficará exposta no Porto Maravilha, dentro do Boulevard Olímpico – Live Site dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos –, no período de 5 de agosto a 21 de agosto* – e será aberta ao público para visitação. Após o encerramento das Olimpíadas, o modelo será doado pelo Grupo LEGO à Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

Segundo Christian M. Petersen, Presidente da LEGO do Brasil, “a cidade que recebe o evento atrai a atenção mundial e se torna a capital guardiã do espírito olímpico durante os Jogos. A LEGO, que promove valores como: imaginação, criatividade, aprendizado e diversão, decidiu materializar tais valores em uma construção, que será doada em prol de um evento que agrega ao local que o recebe tanto ativos tangíveis – ambiental, social, urbano e econômico – quanto intangíveis, como aumento do orgulho nacional e redescoberta dos bens culturais”.

Para o presidente da Empresa Olímpica Municipal, Joaquim Monteiro, a maquete do Rio produzida pela LEGO será uma atração à parte. “Entre as várias atrações que teremos no Porto Maravilha, uma região que passa por uma profunda revitalização, a maquete certamente terá destaque. Muita gente vai querer ver a nossa cidade em miniatura, em uma versão lúdica. Esse trabalho que a LEGO® costuma fazer sempre atrai a curiosidade das pessoas. Trata-se de uma empresa consagrada em seu ramo de atuação e que virou sinônimo de qualidade”, afirma Joaquim.

IMG-20160730-WA0028

 

IMG-20160730-WA0019

Os *25 ícones representados na maquete de LEGO da cidade do Rio de Janeiro:

1. Cristo Redentor

2. Pão de Açúcar

3. Copacabana Palace

4. Calçadão de Copacabana

5. Arpoador

6. Calçadão de Ipanema

7. Lagoa Rodrigo de Freitas

8. Jardim Botânico

9. Floresta da Tijuca

10. Morro Dois Irmãos

11. Pedra da Gávea

12. Parque Olímpico do Rio

13. Parque Radical

14. Parque Madureira

15. Estádio Olímpico Nilton Santos (conhecido popularmente por Engenhão)

16. Igreja da Penha

17. Avenida Brasil / BRT

18. Estádio do Maracanã

19.  Sambódromo da Marquês de Sapucaí

20. Praça Mauá

21. Arcos da Lapa

23. Aterro do Flamengo

24. Comunidade Dona Marta

25. Catedral Metropolitana

Serviço:

Local: Boulevard Olímpico – Avenida Alfred Agache, s/n – Praça do Povo – Centro – RJ.

Data: 05/08 a 21/08/2016 (Jogos Olímpicos). *As datas podem sofrer alteração sem aviso

Endereço: Região Portuária do Rio de Janeiro – Porto Maravilha

Horário: diariamente, das 11h às 21h, fechamento do local às 22h.

Cadastramento: não haverá necessidade de cadastramento antecipado. A entrada de visitantes será feita por ordem de chegada e de acordo com a capacidade do local.

A visitação da maquete terá a duração de 15 minutos para cada grupo de 70 participantes e estará aberta ao público de todas as idades, observado que crianças e jovens de até 14 anos deverão estar acompanhados de um adulto responsável. Poderá ser exigida a apresentação de documento de identidade com foto para comprovação de idade.

Sobre o Grupo LEGO®

O Grupo LEGO® é uma empresa privada com sede em Billund, na Dinamarca. A empresa é de propriedade da família Kirk Kristiansen, que fundou o Grupo em 1932. Atua no desenvolvimento de crianças por meio de aprendizado e diversão, fornecendo brinquedos e materiais de ensino para elas em mais de 140 países.

Conheça o site da LEGO® Brasil: www.legobrasil.com.br.

Sobre o Porto Maravilha

A Operação Urbana Consorciada da Região do Porto do Rio de Janeiro, conhecida como Porto Maravilha, representa mudança estrutural e de longo prazo no tecido urbano do centro da cidade. Para conduzir esse processo de transformação, foi montada uma modelagem institucional e financeira inédita, de modo a permitir estabilidade e a qualidade desejada em termos de desenvolvimento urbano, econômico e social. Para atrair o interesse de investidores e conseguir financiamento para as obras de renovação urbana do Porto Maravilha, foi criada a Lei Municipal Complementar n° 101/2009, que autoriza o aumento do potencial construtivo na região, ou seja, permite a construção além dos limites atuais, com exceção das áreas de preservação, de patrimônio cultural e arquitetônico, e dos prédios destinados ao serviço público. Para explorar este novo potencial construtivo, os interessados deverão comprar os Certificados de Potencial Adicional Construtivo (CEPACs). Todo o valor arrecadado com a venda dos CEPACs é obrigatoriamente investido na melhoria da infraestrutura urbana e em serviços na região.

Dentre as intervenções do Porto Maravilha, estão: a construção de quase 5 km de túneis, a reurbanização de 70 km de vias e 650.000 m² de calçadas e a reconstrução de 700 km de redes de infraestrutura urbana (água, esgoto, drenagem, energia elétrica, gás natural, telecomunicações e iluminação pública). A demolição dos 4,7 km de Elevado da Perimetral abriu caminho à implantação do novo sistema de mobilidade urbana. A construção de 17 km em ciclovias e o plantio de 15 mil árvores trarão nova ambiência. As novas redes e sistemas de abastecimento de água, esgoto, drenagem, gás natural, energia elétrica, telecomunicações e iluminação pública foram dimensionadas a longo prazo tanto para o adensamento de população como para mudanças climáticas. Com a ampliação de calçadas e adoção de vias exclusivas para pedestres, os padrões de urbanização favorecem a mobilidade a pé, não motora e via transporte público não poluente. Serviços de coleta seletiva e gestão inteligente de trânsito, dentre outros, garantem melhora significativa da qualidade de vida no lugar.