LUG Brasil na feira Construir Rio 2013

Em seu primeiro evento público na cidade do Rio de Janeiro, o LUG Brasil esteve presente com um display na Feira Construir Rio 2013.

Realizada entre os dias 14 e 17 de Agosto último, a Construir Rio 2013 – Feira Internacional da Construção reuniu profissionais do setor em 21 mil m2 em um dos pavilhões do Centro de Convenções Riocentro, apresentando as últimas novidades em materiais, equipamento, maquinários e processos construtivos. A feira é aberta ao público em geral e tem como perfil de seus visitantes lojistas e atacadistas; arquitetos, engenheiros, administradores de condomínio, profissionais da construção em geral, designers de interiores, decoradores e paisagistas; construtores, empreiteiros e estudantes de áreas afins.

Em paralelo à feira e aos stands dos expositores, foi realizado no auditório principal o 1º Fórum de Infraestrutura Urbana com participação de palestrantes internacionais e mais de 400 prefeitos, secretários de obras e empresas de engenharia.

Em meio a este disputado espaço, O LUG Brasil foi convidado a participar construindo um display que representasse algumas das obras de revitalização da região portuária do Rio, no Projeto Porto Maravilha. E para esta representação, nada mais emblemático do ato de Construir do que os blocos de LEGO®.

Assim, em pouco menos de 2 meses foi organizado um display de 10m2 com quarteirões residenciais e comerciais, além das construções específicas solicitadas, como os Armazéns do Cais do Porto, a estação de passageiros do Porto do Rio, o Viaduto da Perimetral sendo desmontado, como no projeto atual e as ruínas do Cais da Imperatriz. E também, o maior dos ícones do Porto Maravilha: o Museu de Arte do Rio – MAR, com seus dois prédios e seu telhado em formato de ondas.

Representação do MAR
Representação do MAR feita por Antonio Carlos Santos !!!!!!!!

Os cariocas foram prestigiados com a participação da Mercedes, de São Paulo, com seus quarteirões de parques e comércio e do Laureano, de Florianópolis-SC, com seu quarteirão de prédios antigos e as ruínas do Cais da Imperatriz, que não mediram esforços para trazer suas construções de tão longe, enriquecendo nossa apresentação.

O display foi um sucesso tamanho que era difícil chegar perto do mesmo durante quase todo o período de visitação. Muitas pessoas ligavam de seus celulares para amigos e familiares, chamando para que estes viessem ver o trabalho. O LUG Brasil acabou por atrair público para feira, como os grandes expositores presentes e, com certeza a grande maioria dos 20.000 visitantes parou por alguns instantes para contemplar as obras do porto na escala minifig. Sorridente

Até a construção do MAR foi parar no segundo caderno do jornal O Globo na edição de 6a.feira, coluna Gente Boa.

O display estava bem ao lado da entrada do Auditório Principal do centro de convenções e recebeu a visita de diversos prefeitos e secretários de obras presentes aos eventos no local. Também foi favorável a presença de um telão de vidro com 60″ exibindo um filme sobre as obras no Porto do Rio.

Pelo público qualificado presente e pelo desafio de se reproduzir construções reais, este foi um evento inédito para o LUG Brasil, iniciando em praias cariocas com o pé direito. A receptividade foi tamanha que os organizadores convidaram para participar das próximas edições do evento.

Parabéns aos membros cariocas do LUG Brasil e seus convidados.

Até breve!

Autor: Antonio Carlos Santos

Comentários

  1. Adorei de participar desta grandiosa exposição no Rio, foi minha primeira participação fora do estado de SP e foi muito gratificante ver o público tão emocionado lembrando quando brincavam de LEGO quando crianças, ou admirados por ver tantos detalhes na nossa cidade. Obrigada pelo convite e estou a dispor para quando precisarem novamente.

    Mercedes Bernal.