LEGO e o trem: uma combinação perfeita!

Estação de trem na Expo Lug Brasil 2013

Quem nunca sonhou em andar de trem? Seja a vapor, de alta velocidade, dentro das cidades ou cortando paisagens naturais, esse meio de transporte exerce um fascínio em muitas pessoas. Praticantes de vários hobbies encontram no trem fonte de inspiração para suas obras e campo livre para exercer suas paixões, deixando a criatividade e imaginação fluírem livremente.

Mas talvez seja no LEGO que o trem encontra um vasto cenário de possibilidades. A flexibilidade e o dinamismo que o hobby oferece possibilita a seu praticante criar réplicas de trens reais, maquetes repletas de cenas diversas, estações de todos os tipos, entre outras obras que encantam os olhares de todos, principalmente das crianças.

Ferrovia Alpina exposta pelo americano Brian Darrow inspira fãs no mundo todo
Ferrovia Alpina exposta pelo americano Brian Darrow inspira fãs no mundo todo

É muito comum encontrar em todo grande evento de LEGO uma cidade repleta de construções de sets de colecionadores e criações próprias sempre cercadas por trilhos de trem. O hobby oferece a possibilidade de motorizar locomotivas, fazendo com que elas percorram todo um circuito dentro do layout do evento – como acontece anualmente em nossa Expo LUG Brasil. Isso possibilita infinitos tipos de criação de trens e diversas formas de expor os trabalhos. Afinal, estamos falando de LEGO.

Estação de trem na Expo Lug Brasil 2013
Estação de trem na Expo Lug Brasil 2013

No mundo LEGO existem até grandes eventos exclusivamente voltados para quem coleciona e monta trens com o brinquedo. Geralmente, esses encontros são organizados por fãs do hobby pertencentes a outros LUGs (LEGO User Groups) locais, conhecidos por LEGO Train Clubs. Embora muitos deles façam parte dos LUGs convencionais, estes são especializados em trens de LEGO e responsáveis pela maioria das criações acerca do tema em diferentes países, principalmente EUA e Europa. Uma ótima amostra das criações relacionadas ao tema pode ser conferida no grupo LEGO Trains do Flickr.

Por falar em pistas e trilhos de trem, um recorde sensacional foi batido recentemente. Em maio de 2013, uma centena de fãs do hobby se reuniu na Dinamarca, país de origem do brinquedo e sede da fábrica dos famosos tijolinhos, para montar a maior pista de trem de LEGO feita na história. O traçado de 4 km demorou 6 horas para ficar pronto e consumiu quase 100.000 peças. Ao final da montagem, uma locomotiva motorizada foi posta em circulação e quase 4 horas depois completou todo o trajeto planejado. Um recorde que foi reconhecido internacionalmente e premiado pelo Guinness World Record como a maior pista de trem de brinquedo de plástico do mundo, algo que exigirá muito esforço para ser batido.

Ferrovia com quase 100 mil elementos é recorde mundial
Ferrovia com quase 100 mil elementos é recorde mundial

Mas não são somente as pistas montadas em eventos que chamam a atenção. Os próprios sets da LEGO são belas peças de coleção e podem até mesmo servir de itens de decoração da sua casa. Desde a primeira coleção de trens, em 1966, vários lançamentos, seja de peças ou conjuntos completos, fizeram desse tema uma vedete entre crianças e fãs do brinquedo.

Primeira linha de trens da LEGO foi lançada em 1966
Primeira linha de trens da LEGO foi lançada em 1966

Os grandes destaques são os sets relacionados às linhas City, System, Creator e aqueles que são lançamentos especiais que encaixam em qualquer coleção. Dentre alguns exemplos, podemos citar o 79111, 10194, 10219, 7938, 7939, 3677, 4758 e 10233. Para esse ano, está previsto o lançamento dos sets 60051 e 60052 – respectivamente, um trem de alta velocidade para passageiros e um de carga, com direito até a um vagão para transporte de gado.

Trem de carga 60052 é um dos princiapais lançamentos de 2014 para os construtores ferroviários
Trem de carga 60052 é um dos principais lançamentos de 2014 para os construtores ferroviários

Uma lista completa com todos os sets dentro desses temas pode ser encontrada no Brickset, site especializado sobre LEGO que traz todas as informações e detalhes de todos os produtos lançados pela empresa dinamarquesa desde aquela época até os dias de hoje.

 

Padrão de trilhos e motorização evoluiu com o tempo

Ao longo da história da LEGO outro detalhe também chama a atenção quando o assunto é trem. Desde meados do século passado a empresa testou cinco tipos diferentes de sistema de funcionamento de trilhos até chegar ao formato adotado nos dias de hoje. O caminho passou, inclusive, pela eletrificação dos trilhos de trem e diferentes modelos de peças usadas para compor o traçado dos circuitos.

Atualmente, o sistema de controle é conhecido como Power Functions. Ele permite a motorização das locomotivas, via mecanismo próprio de baterias, fiações e controle de velocidade remoto, aumentando a interatividade entre usuários e a versatilidade dos tradicionais traçados nos eventos sobre LEGO. Um pouco da história mais detalhada dessa evolução pode ser encontrada na Wikipédia.

Conjunto Power Functions permite a motorização dos trens atuais
Conjunto Power Functions permite a motorização dos trens atuais

O encantamento em torno do tema é grande e atrai muitos praticantes de diferentes idades para o hobby. A paixão com o trem não tem limites com LEGO e cada um pode usar toda a criatividade em suas criações. Que tal aproveitar peças de outros sets para criar prédios, vagões, locomotivas, trilhos e traçados em sua casa? Junte-se a nós!