Review do set 21103 - The DeLorean Time Machine
Referência:
21103
Nome: The DeLorean Time Machine
Tema: Cuusoo
Ano de Edição: 2013
Número de Peças: 401
Preço LEGO®: US$ 34.99 / US$ 34.99 – Amazon
Instruções: Sim
Adesivos: Não
Minifigs: 2
Modelos alternativos: 3
Lista de peças: Sim
As peçasO set vem com 5 pacotes de peças não numerados e 3 placas 2x16. Não há muitos blocos, e a maioria das peças consiste em placas, partes pequenas e alguns conectores Technic. Na caixa vem também um brick separator. Existem 4 peças exclusivas, todas impressas: a placa “OUTATIME” e sua versão em código de barras (mostrada no final do primeiro filme quando Doc retorna de 2015), o display temporal e o capacitor de fluxo.
Devido à limitação de espaço, no display temporal os meses são representados por números ao invés de letras (01 ao invés de JAN, por exemplo), além de não serem mostrados o campo “LAST TIME DEPARTED” e as indicações de horas e minutos.
Algumas curiosidades: no campo “DESTINATION TIME” do display pode-se ver a data 01 28 1958 (quando foi patenteada a primeira peça LEGO). Já no capacitor de fluxo, há um pequeno erro de soletração: na frase “SHIELD EYES FROM LIGHT”, “shield” está escrito incorretamente como “sheild”. A LEGO está fazendo recall desta peça.
E sobre os adesivos: não existem!
O conteúdo de cada um dos pacotes:
A construçãoA montagem é iniciada pela base, e as peças azuis e vermelhas que orientam a direção do carro facilitam a contrução. A solução encontrada para fazer as rodas girarem 90° na versão hover é bem interessante, assim como a montagem do exaustor do reator (as duas partes semelhantes a propulsores na parte de trás do carro). Recomendo organizar as peças antes de começar a montar, já que a variedade é relativamente grande e há muitas peças pequenas.
Não tenho muita experiência na montagem de sets, mas seguindo o manual não encontrei dificuldades. A construção é divertida e é legal ver o DeLorean aparecer aos poucos. Alguns passos da montagem:
O desenho (design)Quando vi as primeiras imagens do modelo oficial, achei que tinha ficado meio estranho, mas depois que você constrói sua opinião muda. Este é um set que fica bem melhor ao vivo que em imagens. Também é possível montar as versões hover (Mr. Fusion, rodas a 90° e placa “código de barras”) e do velho-oeste (com rodas dos anos 50 e circuitos no capô do carro). Para fazer o carro “voar”, o set vem com peças transparentes que servem como suporte.
Mesmo em versão LEGO, o interior e exterior são repletos de detalhes que nos remetem logo aos filmes.
JogabilidadeEmbora eu consiga ver infinitas possibilidades com o DeLorean (afinal, é uma máquina do tempo que voa

), este é o ponto mais fraco do set. Cada porta tem um ponto de ligação que consiste de um único stud, e é relativamente fácil qualquer uma delas cair do modelo. Além disso, é um desafio colocar Marty ou Doc dentro do DeLorean: às vezes o teto fica mal encaixado ou a porta não fecha direito. E certamente não há espaço suficiente para os dois.
Descontando estes aspectos, é um set divertido, e acho que é um dos poucos que se encaixam simultaneamente nos temas City, Castle, Pirates, Vikings, Western...
Outros (opcional)O manual é na verdade um pequeno livro que tem curiosidades da trilogia De Volta para o Futuro, informações sobre a fundação do ator Michal J. Fox que financia pesquisas sobre o mal de Parkinson e sobre o criador do modelo no site Cuusoo, além das instruções de montagem e lista de peças.
A caixa tem acabamento excelente, e o DeLorean cabe dentro dela montado. Se a caixa fosse 0.5 cm mais larga, daria para colocar também o manual sem nenhuma dificuldade.
Após a montagem do carro e das partes adicionais que são usadas nas outras versões, sobram algumas peças:
ConclusãoUm set excelente, mas que poderia ter sido ainda melhor. Ainda assim, é um item de coleção fantástico para qualquer fã da trilogia Back to the Future!
Prós:
- É possível montar as três versões dos filmes
- O design captura as principais características do DeLorean
- Não há adesivos
- As minifiguras de Doc e Marty são incríveis!
Contras:
- O encaixe das minifiguras dentro do carro não é perfeito, e não há espaço para as duas
- A inclusão de Einstein agregaria ainda mais ao set (o cachorro do Doc, não o cientista

)
- As portas saem com certa facilidade (não é um problema caso o set fique em exposição)
