Autor Tópico: Review do set 8689 - Toa Tahu (Mistika)  (Lida 7938 vezes)

10 de Outubro de 2008 - 23:47:02 pm
Lida 7938 vezes

Gus

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
  • Do what thou wilt shall be the whole of the Law
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ
Este é o meu primeiro review aqui no fórum, espero que gostem. ;)

Review do set 8689- Toa Tahu

Referência: 8689
Nome: Toa Tahu
Tema: BIONICLE
Subtema: Mistika
Ano de Edição: 2008
Número de Peças: 73
Preço LEGO®: 12,99 dólares no S@H dos Estados unidos e 7,99 libras no S@H do Reino unido
Preço no Brasil: R$39,90 (Loja do Sr. Morio), R$49,90 (Mpbrinquedos) e R$54,90 (Rihappy e PBKids)
Instruções:  sim
Adesivos: não
Minifigs: não
Modelos alternativos: não
Lista de peças: sim, nas últimas páginas do manual de instruções, porém não no peeron. É um pouco visível no site oficial de BIONICLE
(ver na última página das instruções)

A caixa

Como os sets BIONICLE médios (e até pequenos), a caixa vem detalhada. Neste set é praticamente igual ao dos outros do subtema, com o formato da kanohi ignika, com as mesmas informações na frente e atrás (como por exemplo, propondo a "fusão" de um set pequeno com um médio, no caso, Solek "fundindo-se" com o Tahu), e o mesmo material de caixa, semelhante ao dos pacotes dos Toa Inika (Inika é o nome de um subtema BIONICLE de 2006).

As peças:

Este set já é de uma "versão" mais nova de BIONICLE, sem sistemas de engrenagens e com diferentes articulações em comparação com os antigos. Por isso essas peças que formam os membros do set não são comuns em sets technic ou em system como os antigos. Mesmo assim, são bem úteis para BIONICLE e podem se encaixar em qualquer outro set. 8)

Assim como no set Onua, este inclui um saquinho com peças úteis, sendo que uma até sobrou. As cores das peças são grandes influências no set, mas o fato de que há muito prateado no set deixa útil para simbolizar como se fosse uma "armadura" nos sets BIONICLE ou simplesmente para deixar uma cor metálica chamativa. Falando em cores, este set possui a cor rubra (vermelho escuro, porém não próximo de vinho) o que ajuda muito, pois os sets BIONICLE vermelhos atuais têm esta cor.

As peças mais novas em comparação com outros BIONICLE são as asas, os jatos e as três "lâminas" que fazem a arma do personagem. Além da máscara há também o Nynrah Ghost blaster, mais leve que o Cordak, na minha opinião não atira muito bem mas também é melhor que o cordak, não pesa muito (bem menos que o midak skyblater), mas é bem compatível para as figuras médias e lembra mesmo uma arma de tiro. O maior problema é que o tiro não fica muito bem na arma, é muito solto, o que faz ele cair certas vezes.  :-\

A construção:   

A construção do set envolve bem as 73 peças, é simples e não muito inovadora, mas é bom o modo em que se coloca a armadura e a peça para fazer o set Solek se conectar atrás do Tahu, que tem um corpo diferente de qualquer phantoka. Os membros são os mesmos, as pernas e os braços, a diferença é que duas garras foram colocadas atrás das pernas, e é claro, os braços seguram as armas e as pernas têm os dois pés iguais, combinando com a cor e simetria do set.

Os jatos são colocados também da mesma forma, os de cima possuem as duas asas enquanto os de baixo não, assim mantendo a jogabilidade. A cabeça e máscara são como as figuras BIONICLE atuais, mas agora a máscara precisa de uma peça conectora para encaixar na cabeça.

O Design (desenho)

Como o de todos os BIONICLE, é muito importante, e este é muito bom, as asas combinam com a parte de cima da máscara, os braços, pernas e armaduras são os mesmos, mas não precisariam ser diferentes pois o design desta forma já é agradável. As cores também foram boas escolhas pois ajudam no design. 

Jogabilidade
É uma ótima jogabilidade, os membros são colocados de uma boa forma e as armaduras por mais que pequenas, não interferem na jogabilidade em relação aos jatos. Os jatos não ficam muito soltos, mas se movem de boa forma. O nynrah ghost blaster não atira muito bem, mas serve na jogabilidade e aparência do set. E a outra arma sua também ajuda, pois pode girar sobre o escudo central desta. As garras na perna não interferem, não melhoram nem pioram a jogabilidade. Há a sugestão de conectar o Solek com o Tahu, mas não costumo conectar estes novos matorans, e neste caso também pois o Solek teria uma cor que fugiria das cores comuns do Tahu. Mas mesmo assim, não é uma das piores jogabilidades, a de um toa e matoran conectados.

Notem que nas costas do Tahu ele tem uma peça que serve de conexão para um matoran, como por exemplo o Solek

Outros
Este set seria uma nova versão dos outros sets do mesmo personagem, mas o vejo (e também todos os outros novos toa nuva) como um set totalmente novo sem ter alguma coisa a ver com os antigos, pois nem em cores, formato ou em certas máscaras me lembram os antigos. Apesar disto, a máscara me lembra algumas características do personagem e acho que é o Toa Nuva com armadura adaptável que chegou mais próximo das suas primeiras versões.

Outra coisa é o manual de instruções. Este nem a caixa mostram muita informação sobre o BIONICLE.com, sendo que o manual tem menos páginas que o dos primeiros toa nuva e neste não conta com nenhum modelo alternativo ou combinação. Os sets Tahu, Onua e Gali formam uma combinação, chamado Trinuma, mas não achei que foi algo impressionante,  por isso até prefiro ter os modelos originais ao invés de fazer a combinação. :P

Conclusão

É o Mistika com mais peças, na minha opinião o que mais lembra a forma original de toa nuva, e também possui bom design, cores e jogabilidade , darei um 10 em comparação aos sets “irmãos” deste. ;)

Referências
- BricksetPeeronLugnetBZPowerBiosector01

Pasta no Brickshelf

Obrigado pela atenção ;) ,
Podem comentar aqui.

Gus263

12 de Outubro de 2008 - 09:17:21 am
Resposta #1

ussnegreli

• Information
  • Mindstorms
  • Moderador Global
  • Lego never stops
    • facebook-Thiago Negreli
    • flickr-ussnegreli2
    • mocpages-20699
    • brickshelf-ussnegreli
    • brickset-ussnegreli
    • twitter-ussnegreli
    • My blog Town Truck Brick
Excelente review!!

Como sempre muito bem detalhado e com muitas informações!!!
Para mim que sou leigo no tema ajuda em muito a começar a enteder!  ;)
Particularmente neste set gostei bastante da arma no braço direito dele  :)
Town truck Brick - em pausa
http://ussnegreli.blogspot.com

12 de Outubro de 2008 - 12:12:49 pm
Resposta #2

Gus

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ
Excelente review!!

Como sempre muito bem detalhado e com muitas informações!!!
Para mim que sou leigo no tema ajuda em muito a começar a enteder!  ;)
Particularmente neste set gostei bastante da arma no braço direito dele  :)

Obrigado, Thiago  ;)
Sobre a arma no braço direito, não havia especificado muito bem, se chama Rotating blades, o mesmo nome de uma arma diferente de outro personagem (eu acho que esse nome foi falta de imaginação  :D). Também gosto da arma, mas faz ele parecer mais diferente ainda em comparação com suas formas anteriores. :P

12 de Outubro de 2008 - 16:20:13 pm
Resposta #3

~Ian

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart
esse set parece um ninja, tanto pela máscara quanto pela "shuriken" gigante dele. ;D

e sim, grande Review, adorei!

agora só me diga uma coisa: será que ele é bom para MOCs? se não, qual mistika é melhor para MOCs na sua opinião?

porque eu compro Bio praticamente pelas peças... não consigo deixar montado...
Afastado sim, mas jamais numa Dark Age!

12 de Outubro de 2008 - 16:41:40 pm
Resposta #4

Gus

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ
esse set parece um ninja, tanto pela máscara quanto pela "shuriken" gigante dele. ;D

e sim, grande Review, adorei!

Obrigado  :)

agora só me diga uma coisa: será que ele é bom para MOCs? se não, qual mistika é melhor para MOCs na sua opinião?

Eu acho que ele é bom para MOCs sim, pois inclui 4 jatos completos, apesar de que só 2 possuem as asas. Eu também acho que ajuda tanto os sets cinza metálicos pois tem os membros e o corpo desta cor, ou os vermelhos, pois algumas peças que conectam os balljoints e o seu quadril são do vermelho atual. Mas se for para usar em MOCs para deixá-los com armaduras, não sei se é a melhor escolha pois as suas armaduras são pequenas, exceto a de trás. Outra peça útil é o do centro de sua arma, que também é incluída no power lance do Takanuva. Eu acho que é sim uma boa escolha pois é o Mistika com mais peças, mas o que não é muito bom são as armaduras. Para armaduras acho que a melhor escolha seria Gali, mas ainda prefiro o Tahu pois ele tem um design melhor e peças mais úteis, na minha opinião.

porque eu compro Bio praticamente pelas peças... não consigo deixar montado...
Atualmente o meu Tahu "virou" peças para MOCs e MODs  :D

12 de Outubro de 2008 - 17:31:28 pm
Resposta #5

~Ian

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart
beleza,  me ajudou bastante!

12 de Outubro de 2008 - 21:58:17 pm
Resposta #6

Guiler

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • ? ? ?
    • brickshelf-Guiler717
    • Minha galeria no deviantArt
Ótimo review, parabéns!  :o
Embora este set não seja o meu predileto da série Mistika em termos de design e construção, é muito legal mesmo, e um dos melhores sets BIONICLE do ano (entre as linhas Phantoka e Mistika). Tem 73 peças, um esquema de cores e design surpreendentes  8) .

14 de Setembro de 2009 - 23:40:45 pm
Resposta #7

Humber

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • brickshelf-humber1965
    • Brickshelf
Ótimo Review !
Parabéns
Bem detalhado !
Adoro as peças que lembram turbinas e as pequenas asas.

Abraço
Humberto

16 de Setembro de 2009 - 16:18:01 pm
Resposta #8

Gus

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ
Ótimo Review !
Parabéns
Bem detalhado !
Adoro as peças que lembram turbinas e as pequenas asas.

Abraço
Humberto

Obrigado!

Sobre as peças, elas são mesmo muito úteis! As asas já são usadas em System, agora só faltam as turbinas! E na minha opinião, elas tem tudo para aparecer nos novos Space Police  :D!

16 de Setembro de 2009 - 20:47:42 pm
Resposta #9

~Ian

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart
[...]Sobre as peças, elas são mesmo muito úteis! As asas já são usadas em System [...]

Tem certeza? ._.

16 de Setembro de 2009 - 22:52:01 pm
Resposta #10

irnakk piraka

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • Sou lego, mas acima de tudo sou BIONICLE!
    • bionicle news pt-br
Ótimo review! Eu adorei, e tenho o tahu e não faria diferente!Eu também ,em questão de design eu adoro o tahu, e concordo que ele tem um dos melhores designs. Mas ele devia lembrar um pouco mais os originais, mesmo eu não tendo os toa mata(não vendiam no Brasil  :'( ) eu sei como eram e devia ser mais parecido.
Viva a imaginação fértil da Van! Quem gosta da Van coloque esta assinatura.
ENTREM NO MEU FÓRUM: http://lifemask.forumeiros.com/forum.htm

18 de Setembro de 2009 - 16:29:13 pm
Resposta #11

Guiler

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • ? ? ?
    • brickshelf-Guiler717
    • Minha galeria no deviantArt
[...]Sobre as peças, elas são mesmo muito úteis! As asas já são usadas em System [...]

Tem certeza? ._.

Sim, elas estão presentes nos sets:
5974, 5973, 5972, 5971 e até mesmo no 7686 (do tema City)!

Ótimo review! Eu adorei, e tenho o tahu e não faria diferente!Eu também ,em questão de design eu adoro o tahu, e concordo que ele tem um dos melhores designs. Mas ele devia lembrar um pouco mais os originais, mesmo eu não tendo os toa mata(não vendiam no Brasil  :'( ) eu sei como eram e devia ser mais parecido.

Na verdade, alguns Toa Mata foram vendidos. Pelo menos o Kopaka, Lewa, Pohatu e Gali estiveram á venda. Mas o Onua e Tahu, em especial, nunca vi em loja alguma. Quanto lembrar mais os originais, era meio difícil para a Lego reviver as características de um set com tantas funções (Os Toa Mata e os Toa Nuva) em sets baseados no padrão atual de sets médios.

18 de Setembro de 2009 - 17:21:22 pm
Resposta #12

Gus

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ

Obrigado!  ;)
O design dele é muito bom, embora não lembre tanto o original, é um estilo que uma hora ou outra deveria aparecer no tema!  :)

Para parecer com os originais, a Lego teria que relançar uma série de cores. Algumas voltaram com os Glatorian e Glatorian legends (mais nos Glatorian, para falar a verdade). Mas infelizmente acho que não há mais como obtermos as cores cinza do Kopaka e Onua.  :-\

E mesmo assim, acho que os Mistika/Phantoka tinham um bom potencial, mas o tema em que eles se encontravam (pântano e céus) deixava um pouco difícil lembrar suas formas originais  :P. Eu mesmo acho muito estranho considerá-los como os mesmos Toa Nuva de 2002. Por isso, simplesmente ignoro isto na história BIONICLE. Mas eu espero que algum dia façam sets parecidos com os anteriores!  8)

25 de Setembro de 2009 - 20:29:45 pm
Resposta #13

~Ian

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart
Mas eu espero que algum dia façam sets parecidos com os anteriores!

2010  ::)

25 de Setembro de 2009 - 21:04:04 pm
Resposta #14

Gus

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ
Mas eu espero que algum dia façam sets parecidos com os anteriores!

2010  ::)

Parecidos, mas com uma construção decente!  ;D
Sério, a construção de Agori parece uma repetição da construção Inika (só que para sets menores) ... e o pior que já está sendo usada há 3 anos!  >:(
Ah, e para parecer os antigos, prefiro que não haja nada de amarelo...só marrom, bege, estas cores.
Isso sem dizer do verde do Lewa (o original)  :D

É engraçado que o Tahu já tem umas 4 versões, e infelizmente a que mais lembra ele nas versões antigas (que será lançado em 2010) só tem a Hau de interessante. Já a construção.. :P E o número de peças (19) ??? É, sinceramente, muito pouco para custar 7,99 dólares (isso até na minha visão, que sou um grande fã do set original do Tahu  :().