Autor Tópico: Review do set 8690 - Toa Onua (Mistika)  (Lida 7593 vezes)

08 de Outubro de 2008 - 17:24:04 pm
Lida 7593 vezes

Guiler

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • ? ? ?
    • brickshelf-Guiler717
    • Minha galeria no deviantArt
Review do set 8690- Toa Onua

Referência: 8690
Nome: Toa Onua
Tema: BIONICLE
Subtema: Mistika
Ano de Edição: 2008
Número de Peças: 62
Preço LEGO®: 12,99 dólares no S@H dos Estados unidos e 7,99 libras no S@H do Reino unido
Preço no Brasil: R$39,90 (Loja do Sr. Morio), R$49,90 (Mpbrinquedos) e R$54,90 (Rihappy e PBKids)
Instruções:  sim
Adesivos: não
Minifigs: não
Modelos alternativos: não
Lista de peças: sim, nas últimas páginas do manual de instruções, porém não no peeron. É um pouco visível no site oficial de BIONICLE
(ver na última página das instruções)

""Minha armadura é preta. Mas isso não quer dizer que o meu coração também é."
   Onua, no livro "O pântano dos segredos" (da série "lendas BIONICLE").

A caixa

Como os outros sets de porte médio do tema BIONICLE, este também tem uma caixa (pacote) de plástico, que possui vários detalhes e textura diferentes de uma caixa comum. Como os outros sets da série (subtema) Mistika, esta caixa tem uma característica marcante que é a sua tampa em formato da máscara Kanohi Ignika (máscara da vida, que vem com o set Toa Ignika, embora já tenha aparecido na história Bioicle desde o período de 2006). Esta máscara é muito bem detalhada, e mostra na frente um formato humanóide (os braços da figura humanóide tem dois orifícios, para servirem de "olhos" para a máscara). De um lado, a máscara está com alguns "arranhões", e marcas. Do outro, está normal. Na frente da caixa dos Toa Nuva da série Mistika (na série Mistika, há três Makuta e três Toa Nuva), a tampa que ilustra a máscara está normal. Mas na caixa dos três Makuta, a tampa aparece com umas marcas (atrás da tampa dos Toa Nuva é o mesmo que a frente da tampa dos potes dos Makuta). É claro, além da tampa, a caixa de plástico tem outros detalhes, e algumas texturas dos lados. Na frente há a ilustração do produto (Toa Onua, que está com a sua arma no Pântano dos segredos, onde se passa a hisória BIONICLE da segunda parte do ano de 2008) o logotipo BIONICLE, a indicação para a idade (7 a 16 anos), o logotipo da LEGO (é claro) e o logotipo da série Mistika, de BIONICLE.

Atrás, há novamente o logotipo de Bionice, Mistika, o B.I.O Code (que se usa no
Kanoka club para ganhar pontos no site) e uma imagem mostrando como utilizar a arma de disparo incluída, o Nynrah ghost blaster. Há ainda uma nítida imagem que mostra a "fusão" sugerida entre o Toa Onua (8690) e o pequeno Matoran de luz Photok (8946). Além disso, a caixa na parte de trás mostra as informações básicas em diferentes idiomas e o endereço do site oficial de BIONICLE.   
Eu gostei muito do design da caixa, é bem interessante. O maior problema foi mesmo abrir a caixa, pois a tampa é bem firme, e não só ocupa uma parte de cima, mas uma pequena parte do lado da caixa. Mas depois que se acostuma, não há problemas em abrir.

As peças

As peças incluídas neste set (62 peças) podem ser utilizadas principalmente em BIONICLE e Technic. Mas já que este set é um set de porte médio, a maioria dos membros (braços e pernas) não tem muitas incrementações e nem muita construção involvida quanto um set grande, como o 8699, o que faz do set um pouco simples.
As peças ainda sim são muito interessantes, pois esta segunda parte de 2008 foi a primeira vez em que apareceram peças de membros (braços e pernas) para as figuras BIONICLE na cor prateada. Não é uma cor que eu apóie muito se for utilizada nos membros, mas é muito legal.

Há peças novas sim, e várias, como as peças das asas pequenas, do escudo multi-resistente, da máscara, do Nynrah ghostblaster, dos pequenos jatos das pernas e da pequena armadura do torso.
Mas de peças exclusivas deste set, há poucas, apenas duas. Uma é a máscara Pakari Nuva (na segunda forma, a máscara de força adaptada para o ambiente pantanoso), e a outra é uma "proteção" (ou equipamento) adicional para o Nynrah Ghostblaster. Este equipamento tem o encaixe para uma peça que é também usada como a "luz" do sabre de luz vermelho.

As peças novas incluídas com o set

As peças exclusivas deste set

As peças mais comuns entre technic, por exemplo:, por serem muito pequenas, vieram em um saquinho. Os sets BIONICLE de porte médio e pequeno não incluem saquinhos em suas caixas, na maioria das vezes, pelo fato de que a caixa de plástico e a tampa bem encaixada já guardam muito bem as peças. Este é senão o primeiro BIONICLE de porte médio dos que eu teho que incluiu um "saquinho" com estas peças.

Este set veio com uma peça a mais (não utilizada na construção), que é muito útil:

A construção

Já que é um set de porte médio, a construção não é o seu forte. É uma construção fácil, mas não tem nenhum problema com o set depois de montado. Se ver no manual de instruções, dá para fazer fácil, até mesmo quem nunca teve um BIONICLE antes, basta se acostumar com as conexões technic e balljoints.

As pernas são simples, mas diferente de alguns outros sets de porte médio, tem algumas
incrementagens. Os dois jatos vermelhos (uma cor estranha para este set, achei) ficam atrás das pernas através de umas peças com encaixes em forma de '+' e 'o', como visto na imagem:

ou na página 3 das instruções. O Torso também é bastante simples, a armadura central, que é nova, é muito pequena embora tenha um design bem detalhado. Além desta armadura central preta no torso, há uma armadura ("armadura" é um modo de falar, por que na verdade são apenas incrementagens no corpo) prateada um pouco abaixo, mais ou menos no quadril, ara não deixar o set com um design estranho. Os braços também são fáceis de montar. O direito não tem basicamente nada de novo a não ser a cor prateada do membro, e de uma pequena asa vermelha (mais uma vez, esta cor que não sei o que está fazendo neste set). No braço esquerdo, a novidade além da asa vermelha é o escudo multi-resistente que fica encaixado ao lado. Mas tirando isso, o braço é simples.

A cabeça do Onua tem o mesmo molde dos demais Toa Nuva de 2008, e tem a mesma cor dos olhos, verde translucente. A máscara não involve construção, embora, diferente das máscaras anteriores, já não tem o mesmo encaixe já na máscara. Esta peça é que conecta a máscara á cabeça.

A máscara e a peça necessária para encaixá-la

Onua com a sua arma em mãos

A única arma (além do escudo multi-resistente) do Onua é o Nynrah ghostblaster, que tem neste set uma pequena incrementagem, que é aquela nova peça preta. Os encaixes de tal peça permitem que ele segure a arma com duas mãos, fazendo uma boa posição de ataque.

Essa arma é o Nynrah ghost blaster

A arma Nynrah ghostblaster também involve construção, para encaixar a peça que bombeia ar, são necessários dois eixos technic de tamanho 3. Depois de conectado, basta colocar o tiro na boca da arma, e pressionar para atirar depois. Por envolver uma bomba de ar, o ar não pode sair, e por isso o tiro precisa estar muito bem encaixado e a "bomba de ar" também. Não é uma arma que atire tão bem quanto o Midak skyblaster ou quanto o Zamor launcher, mas se pega o jeito, dá para atirar bem, só não tão fortemente, pois o tiro não é de plástico, é de borracha um pouco dura.

Como a maioria dos sets de 2008, o Toa Onua pode se "fundir" com os pequenos matorans de luz ou com os matorans de sombras, lançados neste ano. O set que se recomenda a fundir com este é o Photok, o mesmo que se funde como Toa Pohatu da linha anterior, Phantoka. A peça que contribui para esta união é esta:

Esta peça fica nas costas do Toa Onua, e se encaixa no corpo do Photok.

Onua e a peça para conectar o Photok

A construção no geral, é boa, mas simples. É claro, isso só se deve ao fato de que este set é uma figura de porte médio, não podemos comparar uma figura de porte médio com uma pequena ou com uma grande. Por isso, é um bom modo de construção, aliás, muito divertido até, embora não seja o melhor possível.   

O desenho (Design)

O design deve ser um ponto forte para qualquer set BIONICLE. Neste caso, eu achei bem legal e interessante o design em geral. A máscara é mesmo muito diferente em comparação com a máscara do Onua original e com a do Onua Nuva original. Parece mais quadrada, mas está ainda muito bem detalhada e de um bom padrão, fazendo o set todo ter um bom desenho.
O esquema de cores é muito bom, mas as peças vermelhas fazem ele parecer um pouco estranho. No torso há espaços cinzas que ficam á mostra, e isso interfere um pouco no design também. O único problema então, é a cor das peças vermelhas. Há dois tons de vermelho em BIONICLE, um é um vermelho claro, que há desde 2001, mas não apareceu por volta de 2004 até 2006, a não ser em peças de conexão. O outro, que há desde 2004 a 2008 (e 2009 provavelmente), já é mais escuro. O tom de vermelho das peças vermelhas incluidas são o vermelho mais claro, e por mais que sejam poucas as peças vermelhas, o tom claro é um pouco contrastante com a cor preta, que é suposto de ser a cor principal do personagem.   

Jogabilidade

Toa Onua vs. Makuta Bitil, uma batalha que apareceu na revista em quadrinhos Swamp of shadows (segunda das revistas em quadrinhos "BIONICLE: Battle for power")

A jogabilidade  de qualquer set, independente do tema é ótima se formos ver em questão de peças. Mas em questão do set ser jogável, com funções e com uma certa resistência do próprio set, ou no caso de figuras de ação montáveis (BIONICLE), poseabilidade sem problemas, nem todos são bons. Este eu achei muito bom, é uma figura de ação muito útil para poseabilidade, movimentação e sem problemas como desmontar no meio da brincadeira ou como articulações emperradas. Por mais que ele tenha apenas uma arma, não é um problema, pois não afeta muito na jogabilidade.

Outros

Este set, o Toa Onua, é um personagem da série BIONICLE que já teve duas formas anteriores á esta, como um Toa Mata e como um Toa Nuva original, primeiro em 2001 e depois em 2002. Atualmente, em 2008, os seis Toa Nuva estão de volta (nas séries Phantoka e Mistika), batalhando contra seis novos Makuta. Por mais que as personalidades e características de cada personagem tenham mudado tanto, a sua forma e portanto sets mudaram e muito. Antes, o canisters eram menores e haviam engrenagens em cada lado do torso das figuras, que faziam os braços se movimentarem para a frente e para trás, mas os braços também possuiam articulações para as mãos, através das peças com conexões em forma de "balljoints". Mas desde 2005 os sets já não tem mais engrenagens nos torsos para mover os braços, e a partir daí, as articulações começaram a crescer nos sets. Por isso, o Toa Onua atual é bastante diferente em questões de tamanho, poseabildade, design e até mesmo em construção. Para verem as mudanças, vejam o link.
Eu pessoalmente acho que não dá para comparar se há um set melhor do que o outro, visto que os mais antigos eram mais baratos, ao mesmo tempo que tinham uma construção diferenciada, e jogabilidade também. Até o tom das cores mudou.

Segundo a história de BIONICLE, essas mudanças nos Toa Nuva se deve ao fato de que eles utilizam armaduras adaptáveis, que lhes adaptam de acordo com o ambiente em que estão. No caso, o Toa Onua está no ambiente pantanoso, e por isso está desta forma.

Comparação dos pacotes do Onua atual (de 2008) e do Onua Nuva original (de 2002).

Comparação da máscara Pakari Nuva original (de 2002) e a atual (de 2008). As máscaras tem até encaixes diferentes.

Conclusão

Eu pessoalmente acho que o Toa Onua é o melhor set da série dos Mistika. Como toda figura de ação montável BIONICLE, com porte médio (não é grande como o 8699 - Takanuva), este set é muito jogável, detalhado e divertido de construir. Recomendo para fãs e colecionadores de BIONICLE, e para quem nunca teve um BIONICLE, este também pode ser muito legal.

Referências

Folder no Brickshelf

Obrigado pela atenção, e se tiverem qualquer dúvida ou comentário, sintam-se livres para postar aqui.
Espero que tenham gostado do review  :)

Abraços,
Guilherme

Edição: correção do primeiro link do Onua no Biosector01, link do BZPower adicionado, correção dos links das imagens 4 e 5 e ligeira correção ortográfica
« Última modificação: 13 de Outubro de 2008 - 16:56:14 pm por Guiler »

08 de Outubro de 2008 - 19:42:15 pm
Resposta #1

Twilight

• Information
  • Mindstorms
  • Moderador Global
  • tenha fé!
    • brickshelf-mwhf
    • Bricks & Cia Ltda
excelente review Guilherme !!!

seus comentários ajudam a manter o interesse pelos Bionicles  8)

09 de Outubro de 2008 - 15:30:12 pm
Resposta #2

~Ian

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart
quando eu vi o folder no BS vim correndo ver o review aqui xD

ok, vamos aos comentários...

grande review guiler, eu adoro seus reviews, são muito bem explicados e você expõe suas idéias de uma forma bem legal... o único problema é que achei que você repetiu muitos termos, por exemplo, dizendo que não gostou das peças vermelhas lá, e dizendo que é um set de porte médio :B

sinceramente, o Onua de 2008 é um set bonito até, mas não sei se compraria... ele realmente tem muitas peças boas, mas são poucas eu acho... talvez as peças do tahu sejam melhores... não sei...

e eu concordo, o que a cor vermelha está fazendo nele? nada a ver! ah! eu jurava que as pernas fossem aquele cinza claro sem ser metálico :B

e o braço direito dele é feio >.<

eu não tenho nenhum mistika, por isso, não tenho um nynrah ghost blaster. mas olhando assim, na minha opinião, foi mais um "fracasso" da lego, depois do Cordak Blaster. minha nossa, é uma arma muito grande e mal desenhada! isso tudo foge ainda mais dos padrões de BIONICLE (o que já fugiu há muito tempo, infelizmente), mas isso tudo, porque a lego quer a grana e faz isso pelas crianças. porque as crianças gostam de bonecos de ação que atiram e fazem 1001 coisas. BIONICLE deveria ser só para jovens adolescentes e/ou adultos, mas nããão... eu lembro quando era legal...

isso até mesmo nas caixas... como eu gostava de entrar numa loja e ver aqueles cilindros de tampas coloridas nas prateleiras... era emocionante xD
até mesmo nas tampas, que é biofan sabe, elas tinham até encaixes! e agora? nada disso. a única excessão é a tampa da caixa dos toa mahri de 2007, mas eu não fui com a cara delas...

eu praticamente só compro pelas peças... mas esses mistika já me deixaram com dúvida quando a isso. o krika por exemplo, é bem bonito...

eu duvido que alguém tenha lido esse comentário(isso é um comentário? deve ser um tcc...) mas de qualquer forma, eu precisava descontar minha raiva da lego nessa caixa de texto do fórum.

tenham um bom dia =)

Afastado sim, mas jamais numa Dark Age!

09 de Outubro de 2008 - 19:48:58 pm
Resposta #3

Guiler

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • ? ? ?
    • brickshelf-Guiler717
Obrigado pelos comentários e críticas, Marcus e Ian.

É realmente, repeti algumas coisas, mas isso é normal para mim  :D , não há muito o que dizer a respeito, e eu queria passar a idéia de que este set não pode ser comparado com um set grande (por exemplo o Takanuva), por isso falei tantas vezes sobre o porte médio. Há muitas críticas de que este set vem com poucas peças, mas é que não podemos esperar algo como um set de 100 reais em um de 40, é mais ou menos isso que quis dizer repetindo a mesma idéia  :P

As cores vermelhas também me pareceram estranhas, mas servem como peças para as criações, se usadas em sets BIONICLE com esta cor (por exemplo, Hakann, Maxilos e Spinax, Tahu...). Eu acho que no set mesmo ficou esquisito, mas não é um problema tão grande, pois não é a cor principal.

O Nynrah ghostblaster não é a melhor arma de disparo mesmo, atira até que bem ás vezes, mas isso depende do jeito, e do ar contido na arma, pois ás vezes atira a uma curta distância, e um tiro só.

Mas a vantagem disso, eu acho, é a cor prata, que fica bem na maioria dos sets BIONICLE atuais, e o peso da arma é leve, fazendo a encaixar bem em sets pequenos/médios. Mas de certeza, não é a melhor arma de disparo.

A cor prateada não me parece muito boa para os membros, eu acho que na armadura (dos antebraços, antepernas e até do torso) a cor ficaria melhor. Mas agora, os três Toa Nuva Mistika tem membros prateados, e isso não vai ser tão ruim para certas coisas.

E, realmente, as "armas gigantes" (como li em alguns comentários no Lego club) foram feitas pela Lego voltadas para as crianças. As articulaões começaram a aparecer mais, as engrenagens desapareceram dos sets, os sets ficaram mais caros, mais altos, e alguns até com menos peças. Outros já passaram a ter mais. E a cor prateada começou a aparecer mais nos sets, principalmente nas armas para ter um design mais realista, que chama mais a atenção.

Eu gosto muito dos sets de 2001-2004, os potes cilíndricos com ilustrações e cores sempre me chamaram a atenção também. As coisas de 2003 para 2008 já mudaram bastante, que já não dá mais para comparar, pois são muito diferentes. Não acho que um Onua seja melhor que o outro, pois há muitos critérios para avaliá-los, e os dois já são muito diferentes, um não tem engrenagens, o outro não move os joelhos e a cabeça, um tem duas "lâminas", o outro tem apenas uma arma de disparo com um equipamento, já não dá para saber se há um melhor ou pior.

Eu comprei este set junto com o Bitil e com o Tahu, e gostei muito da jogabilidade e design dos três, que na minha opinião, são os três mehores Mistika. As peças são úteis, mas ainda é claro que faltam coisas nos sets. O Bitil tem poucas armaduras, o Onua não tem arma de "lâmina", e o Tahu não tem uma arma semelhante á sua anterior, e não tem também muitas armaduras. Todos os sets tem seus problemas, mas tem muitas coisas boas que ás vezes contam mais do que as ruins.

E realmente, a caixa dos Toa de 2001, 2003 e 2004 tinham encaixes, mas esta não. O design é muito bom, uma máscara serve de tampa! Mas as caixas de antes poderiam ilustrar mais o cenário, já que tinham encaixes, até para máscaras.
Agora, já há partes que não são tão compatíveis com as partes anteriores, por exemplo, a jogabilidade dos sets já está diferente, e até as máscaras antigas ficam estranhas em sets novos  :(

Mas isso já acontece mais ou menos, desde 2005-2006. É claro que os Toa Nuva atuais não tem muitas semelhanças com os originais, são muito diferentes (principalmente a Gali, Pohatu e Onua), tem cores diferentes, máscaras muito diferentes e articulações já distantes das formas originais.

Mas para quem gosta de colecionar BIONICLE, este set não necessariamente é ruim. Se desde 2006 os sets já são muito diferentes dos  de 2001, não era de esperar que os novos Toa Nuva seriam diferentes dos originais também.

Não vejo muitas semelhanças entre ele e o Onua original, mas mesmo assim gosto deste set. Não quer dizer que por não ter uma arma de "lâmina" (armas com cor prateada, que não disparam, como espadas, machados e etc.), este set tem uma jogabilidade ruim. Pelo contrário, eu gostei muito da jogabilidade.

O design é também muito bom, mas algumas coisas na construção fazem faltar no design, como por exemplo alguma incrementagem a mais nos braços, no esquerdo e no direito.

Os Mistika são muito bons em design, eu acho, embora alguns já nem sejam muito bons também (por exemplo a Gali. Aquelas asas na cabeça e a máscara asismétrica são desnecessariamente feias). Mas se formos ver em questão de peças, o Tahu é o set de canister (set de porte médio) com mais peças já feito (73 peças), mas isso não faz dele o melhor. Por outro lado, o Krika, que é muito bem desenhado, tem apenas 40 peças. Sim, as patas dele são úteis para incrementar o design, e servem também de lâminas, mas são só 40 peças. E o mesmo com os Matorans de Karda nui, tem poucas peças e um preço maior do que os matorans anteriores.

Mas a idéia deles se fundirem com os Toa e Makuta serviu de impulsão e marketing para a Lego. Há colecionadores de BIONICLE que só começaram a comprar matorans quando vieram estes, e eles tem cerca de 14 peças, menos do que os anteriores, que tinham cerca de 30 (Matorans, para quem não sabe, são na maioria das vezes, os sets de porte pequeno da série BIONICLE).

Isso é mesmo um marketing para a Lego, o mercado das crianças parece querer mais articulações, armas de disparo, cores chamativas e funções para o set, por isso que os sets atuais são bem distantes dos originais. Mas eu gosto de ambos, nenhum set é perfeito, todos sets tem algo que deixa a esperar, mas há fatos que lhes fazem bons, melhores do que esperava, certas vezes.

Desde que apareceram as primeiras imagens dos Mistika, eu planejava saber como era o Onua para ver se eu ia pensar em comprá-lo ou não. Eu achei um pouco estranho, sim, mas gostei muito. E as peças já me pareceram legais a partir daí. Essas mudanças fazem muitas vezes os fãs se adaptarem a novos sets.

Espero que tenham entendido o que quis dizer.
E mais uma vez, obrigado pelos comentários  ;) 

10 de Outubro de 2008 - 14:43:41 pm
Resposta #4

Gus

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
  • Do what thou wilt shall be the whole of the Law
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ
Um ótimo review, parabéns!  :o

Eu gostei deste set, embora não seja o meu preferido da série Mistika. As cores não me parecem muito boas assim, mas pelo menos, a máscara é muito legal.  :D
Realmente, os sets BIONICLE tiveram muitas mudanças em cores, construção, design e compatibilidade de peças "antigas" (são de 2001, por isso não são tão antigas) com as novas. Mas é isso mesmo, quem é fã de BIONICLE tem que se adaptar a essas mudanças voltadas para o mercado mais jovem (crianças), se quiser continuar colecionando BIONICLE.

10 de Outubro de 2008 - 21:17:44 pm
Resposta #5

wcavalli

• Information
  • UCS
  • Administrator
Caramba, apenas quatro posts no tópico, mas ao todo é uma bíblia.
Depois que conseguir digerir todas as informações eu comento.
Por enquanto apenas o comentário de que gostei muito da máscara e dos pés deste Toa.

Dê LEGO aos seus filhos, netos, sobrinhos e amigos. Nunca é tarde demais, nunca é cedo demais e nunca é demais.

10 de Outubro de 2008 - 22:34:21 pm
Resposta #6

~Ian

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart
a gente vai escrevendo, escrevendo, e se empolga e empolga...
xD
Afastado sim, mas jamais numa Dark Age!

11 de Outubro de 2008 - 16:07:27 pm
Resposta #7

Guiler

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • ? ? ?
    • brickshelf-Guiler717
Por enquanto apenas o comentário de que gostei muito da máscara e dos pés deste Toa.

Eu sei como é, ás vezes eu não chego a ler muitos reviews em alguns sites de outros países por questão de paciência, quando há muita informação, ás vezes fica pra depois  :P Mas pode deixar, pode comentar quando quiser.

a gente vai escrevendo, escrevendo, e se empolga e empolga...
xD

Pois é, ainda mais quando o pessoal quer comentar as próprias opiniões, sobre um assunto como as mudanças de um tema de LEGO, se piorou, se melhorou, se não mudou muito e etc  :D , é assim mesmo.

11 de Outubro de 2008 - 20:27:44 pm
Resposta #8

Twilight

• Information
  • Mindstorms
  • Moderador Global
  • tenha fé!
    • brickshelf-mwhf
    • Bricks & Cia Ltda
reparando com um pouco mais de cuidado...

essa nova arma é realmente "meio" estranha.
me diga, a intensidade do tiro depende da pressão utilizada ou tanto faz ?

11 de Outubro de 2008 - 21:19:54 pm
Resposta #9

Guiler

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • ? ? ?
    • brickshelf-Guiler717
reparando com um pouco mais de cuidado...

essa nova arma é realmente "meio" estranha.
me diga, a intensidade do tiro depende da pressão utilizada ou tanto faz ?

Eu costumo atirar quando a parte de trás (aquela peça transparente onde o ar fica contido) está "cheia" de ar (costumo puxar a parte de trás, e depois, a aperto). Após puxá-la levemente para trás, logo a empurro para frente rapidamente.

Ás vezes, o tiro não sai muito bom, acho que devido a qualquer espaço que permita o ar sair (o tiro, antes, deve estar totalmente encaixado na boca da arma). Mas quando me certifico de que o tiro esteja completamente encaixado, e que a "bomba de ar" (aquela parte de trás), e aperto a bomba, o tiro usualmente alcança uma boa distância, pois o tiro em si é leve, não é de plástico totalmente, parece de uma borracha dura.

Ou seja, acho que depende mais é do ar contido na arma, se não houver nem um pouco de ar que possa "sair" da arma, o tiro usualmente alcançará um distância consideravelmente boa.

Ao menos é isso que eu considero antes de atirar, não sei se há modos mais eficientes. 

12 de Outubro de 2008 - 09:14:14 am
Resposta #10

ussnegreli

• Information
  • Mindstorms
  • Moderador Global
  • Lego never stops
    • facebook-Thiago Negreli
    • flickr-ussnegreli2
    • mocpages-20699
    • brickshelf-ussnegreli
    • brickset-ussnegreli
    • twitter-ussnegreli
    • My blog Town Truck Brick

Digo o mesmo, e quero ler com calma para conher mais sobre BIONICLE!  ;)

PS: vai ser difícil para mim fazer uma pergunta BIONICLE na gincana.... ::)
Town truck Brick - em pausa
http://ussnegreli.blogspot.com

13 de Outubro de 2008 - 15:19:46 pm
Resposta #11

Johann

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-http://www.facebook.com/p
    • flickr-http://www.flickr.com/pho
    • mocpages-http://www.mocpages.com/h
    • brickset-http://www.brickset.com/p
    • twitter-http://twitter.com/Johann
Eu particularmente me decepcionaei muito com esse novos Toa...quero dizer, se fossem sets separados, outros personagens , eu aceitaria mais, mas sãoos Nuva, poxa! E ele não têm absolutamente nada a ver com os Nuva! Os únicos que me lembram um poouco os antigos são o Kopaka(pela máscara, mas lembra mais o Nuju que o Kopaka) e o Pohatu(por ser mais atarracado e a máscara tem certa semelhançla), mas os outros s]ao nada a ver com suas fomas antigas! Eua cho é que a Lego poderia ter pelo menos a DECÊNCIA de fazê-los mais parecidos, nada muito drástico, pelo menos no visual das máscaras...

se quer saber, acho que os Makuta ficaram bem mais legais que os Toa, disparado...o que ´pe bem triste, do ponto de vista de um fã...que compra BIONICLE desde seus primórdios, e que agora vê os mesmos personagens que o atraíram para o mundo de BIONICLE serem transformados em meros bonequinhos de ação...realmente, depois de acompanhar BIONICLE por tanto tempo, deu pra notar que a Lego se preocupa mais com o bolso do que com os fãs...

agora, como sets isolados, ignorando a história, a Lego deu uma relachada no visual dos sets...essas asas e turbinas ficaram feias esteticamente, em todos os sets...parece que eles fizeram os sets às pressas, de qualquer jeito...falta aquele capricho, aquela limpeza do visual dos sets mais antigos...bem, pelo menos eles não têm a mesma montagem(quer dizer, quase), e comparados com algumas coleções estão bons até...mas acho que a Lego ta precisando é de um bom rombo no bolso pra tomar vergonha na cara...

Tem razão Ian, a gente se empolga...eu ia escrever só algumas frases breves, mas olha o que deu...
Eu não sei...

13 de Outubro de 2008 - 16:55:02 pm
Resposta #12

Guiler

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • ? ? ?
    • brickshelf-Guiler717
Eu sei, eles não tem semelhanças com os Toa Nuva originais, muito menos em forma de construção do que em design. Os que me lembram mais os originais são o Tahu e o Kopaka (e o Kopaka aida tem um olho destacado no mesmo lugar do que o do Nuju, em vez de ser no mesmo lugar do que o do Kopaka).

Mas eu não os considero como os Toa Nuva enquanto estou brincando, pois eles são mesmo diferentes. E, por mais que diferentes, não é necessário dizer que são ruins. Também não são meras figuras de ação, embora tenham mais articulações do que os originais, são legais, e diferentes dos anteriores. Por serem diferentes, não costumo comparar entre melhor ou pior.

E não vejo muitos detalhes faltando não, as máscaras continuam bem detalhadas, e em alguns casos, o set em si, ao todo,  já é bem detalhado.

Eu sei que estéticamente parece que os sets foram feits de qualquer jeito, mas não é bem assim. Eu acho que o número de peças para os sets não é o mais importante para os designers da Lego, e sim, a disponibilidade de peças para o próximo set que farão, ainda sim, com peças novas. Se não, eu acho que eles poderiam muito bem reparar alguns problemas estéticos em sets como os novos Toa Nuva.

E eu acho que há certos "problemas estéticos" que eles podem ter notado, mas por questão de peças disponíveis para fazer em grande escala, não repararam tais "problemas". E uma espécie de jogada de marketing, é "dispersar" peças interessantes em sets diferentes. As peças vermelhas do Onua podem ficar estranhas nele, mas ajudariam qualquer um a incrementar sets com esta cor vermelha. E poderiam despertar o interesse sobre estes sets.

Eu não acho que estejam fazendo um trabalho folgado, só estão fazendo coisas diferentes. É claro, eu adoro os sets antigos de BIONICLE, assim como estes. A diferença entre 2001 e 2008 para mim não faz de um melhor que o outro. Para falar a verdade, eu não vejo muitos problemas com a qualidade e design das peças e do set ao todo.

07 de Novembro de 2008 - 17:56:53 pm
Resposta #13

Gus

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
  • Do what thou wilt shall be the whole of the Law
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ
Já postei no tópico, mas alguns outros assuntos foram colocados, então também colocarei a minha opinião sobre estes  ;) 

Eu particularmente me decepcionaei muito com esse novos Toa...quero dizer, se fossem sets separados, outros personagens , eu aceitaria mais, mas sãoos Nuva, poxa! E ele não têm absolutamente nada a ver com os Nuva! Os únicos que me lembram um poouco os antigos são o Kopaka(pela máscara, mas lembra mais o Nuju que o Kopaka) e o Pohatu(por ser mais atarracado e a máscara tem certa semelhançla), mas os outros s]ao nada a ver com suas fomas antigas! Eua cho é que a LEGO poderia ter pelo menos a DECÊNCIA de fazê-los mais parecidos, nada muito drástico, pelo menos no visual das máscaras...
Eu ao menos sempre vejo os sets como se fossem personagens novos, não os mesmos, até por que os toa Nuva são bem mais diferentes do que os novos, parecem mais throwbots do que os novos, portanto, não é de se esperar que fossem diferentes.

E sobre as cores, é preciso primeiro saber se está disponível com a Lego, por exemplo, o preto é uma cor muito usada, tanto que os technic axles até mudaram de cor e os sets médios pretos possuem mais cinza. Com exceção dos Makuta, que por serem das "sombras", até perdem um pouco da cor original.

Concordo com o assunto das máscaras, poderiam ser parecidas, mas nem castanho existe mais em BIONICLE, portanto não haveria como relembrar o Pohatu  >:( E o design, acho que fizeram mais para figuras novas do que as anteriores, mas mesmo assim, são encaradas de uma boa forma por muitos fãs, e se isso rende, nem se importam muito em mudar :(.

Mas uma fração de cores clássicas em BIONICLE voltará em 2009, com os Glatorian

(...)
se quer saber, acho que os Makuta ficaram bem mais legais que os Toa, disparado...o que ´pe bem triste, do ponto de vista de um fã...que compra BIONICLE desde seus primórdios, e que agora vê os mesmos personagens que o atraíram para o mundo de BIONICLE serem transformados em meros bonequinhos de ação...realmente, depois de acompanhar BIONICLE por tanto tempo, deu pra notar que a LEGO se preocupa mais com o bolso do que com os fãs...
(...)
Compro desde os primórdios, sabia que algo assim podia acontecer, praticamente os últimos BIONICLE foram os Nuva, os outros substituiram o tema, mas a estória não fazia os fãs verem isso. Até aceito as mudanças destes temas, por exemplo, admiro bastante os Toa Metru, que são bem diferentes em comparação com os mais novos e os mais antigos. E outra questão é  que a lego se preoucupa com fans, mas eles representam o bolso. Se algo render, continuarão fazendo, se não, tentarão ver as idéias mais populares, como figuras de ação, armas em quase cada set, etc... Pegando outros temas como exemplo, gosto de Castle mas não muito dos novos, por isso não compro, prefiro mais knights diferentes do que criaturas dos mitos, mas nada fizeram quanto a isso por que a idéia mais popular é de luta, fantasia, etc.. Mesmo assim, a Lego fez um set para 2009 com menos fantasia e luta, portanto agrada quem gosta de fantasia ou nem tanto (como eu). Com BIONICLE, sempre existe um set que em alguma coisa agrade, outra nem tanto, ou um que agrade mais que outro.

agora, como sets isolados, ignorando a história, a LEGO deu uma relachada no visual dos sets...essas asas e turbinas ficaram feias esteticamente, em todos os sets...parece que eles fizeram os sets às pressas, de qualquer jeito...falta aquele capricho, aquela limpeza do visual dos sets mais antigos...bem, pelo menos eles não têm a mesma montagem(quer dizer, quase), e comparados com algumas coleções estão bons até...mas acho que a LEGO ta precisando é de um bom rombo no bolso pra tomar vergonha na cara...

Sobre os Mistika, penso que a Lego não fez diferente... :o
Analisando bem, cada um tem seus prós e contras:
-Gali
Prós: Armaduras; Contras: Design...
-Onua
Prós: Cores clássicas escondidas e boa quantidade de peças technic; Contras: Cor, design de um braço em relação ao outro (mas já é oferecido um armadura e um escudo)...
-Tahu:
Prós: Maior número de peças, design; Contras: Poucas armaduras...
-Gorast:
Prós: Mais conexões para Ball joints; Contras: Braços pequenos
-Krika:
Prós:Design; Contras: Pouquíssimas peças, membros pequenos
-Bitil:
Prós: Design, jogabilidade; Contras: Poucas armaduras, corpo não muito útil

Vendo isso, acho que a Lego pensa, que se alguém quiser uma figura de ação média melhor, terá de obter a coleção inteira. Por isso, não acho que o que o Onua tem de "estéticamente feio" não pode ser arrumado, mas pode se com alguns sets, como por exemplo, mais um escudo e mais uma armadura, e ao invés de vermelho, prateado. Mas se não houvesse vermelho, não haveria outro que tivesse, por isso a lego "misturou" as coisas interessantes em sets diferentes, se não fizesse isso, o que tivesse mais ultrapassaria o número de peças e renderia menos, e os outros, nem teria muita graça em comprar, reclamariam mais. :o

Portanto este assunto de tomar um rombo no bolso pioraria, talvez nem fizessem mais BIONICLE. :-\ Eu entendo que tudo isso parece um problema, mas não é culpa da Lego, nem sei o que pensam, mas sim, das idéias populares, que rendem e mantém a Lego firme. ;)

isso até mesmo nas caixas... como eu gostava de entrar numa loja e ver aqueles cilindros de tampas coloridas nas prateleiras... era emocionante xD
  Também gosto dos potes antigos, mas não sei se caberiam os Mistika nestes potes, por isso o estilo mudou, o tamanho, e portanto, para não gastar muito, acho que usaram de novo o material dos potes dos Inika nos Mistika.

23 de Outubro de 2009 - 11:23:32 am
Resposta #14

irnakk piraka

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • Sou lego, mas acima de tudo sou BIONICLE!
    • bionicle news pt-br
Ótima review! Não comentarei uma bíblia inteira como todo mundo aqui!  ;D Só vou falar que sua review está ótima, e que eu mais gostei do onua novo foi um escudo no braço, mas o outro braço fica feio por causa disso....(assim não dá!)
Viva a imaginação fértil da Van! Quem gosta da Van coloque esta assinatura.
ENTREM NO MEU FÓRUM: http://lifemask.forumeiros.com/forum.htm