Autor Tópico: Review do Set 9398 4x4 Crawler  (Lida 12684 vezes)

29 de Dezembro de 2012 - 03:04:42 am
Lida 12684 vezes

Van.

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO nunca me cansa!
    • facebook-/vanessapajarooficial
    • brickset-van-pajaro
    • Site
:)

Review do set 9398

Referência: 9398
Nome: Crawler (modelo principal) e Off Road Truck (modelo alternativo)
Tema: Technic
Ano de Edição: 2012
Número de Peças: 1327
Preço LEGO®: 189.99 EUR
Instruções: Sim (impresso somente o modelo principal; para o modelo alternativo, encontra-se Aqui)
Adesivos: Sim
Minifigs: Nenhum
Modelos alternativos: Sim = 1
Lista de peças: Sim, nas últimas páginas do manual 3
Cores predominantes: Em sua maioria na cor preta e branca e outras laranja

A Caixa
-> Eu amo as caixas Technic por causa da abertura, demonstrando as funções do modelo principal:

As peças
-> Como já montei alguns outros modelos grandes da mesma linha, achei as peças suficientes, nem muito nem pouco.
Embora a quantidade de peças seja grande, dá a impressão que tem menos peças que o8297; bem menos. Mas isso será explicado na categoria construção mais abaixo.
A quantidade de engrenagens é boa também, contando com 2 diferenciais e 4 suspensões  :)
Peças novas não tem muita novidade, mas nos motores que a coisa fica mais interessante  8)
Eu gostei muito desses novos motores, não pela força, nem velocidade (isso também) mas pela forma e encaixes. Eu que sempre fiz construções com motores, sentia dificuldade em obter um encaixe rígido para uma estrutura mais sólida. Eles têm bastante opção de encaixe!  :)
Nenhuma é desenhada, porém há adesivos, e este é o único technic que resolvi colar para dar mais "realismo" ao modelo.
Porém achei sem necessidade a criação de adesivos, uma vez que a peça preta tem adesivo branco. Poderia ser pintado!  :-X

O Inventário completo das peças você pode encontrar Aqui

Foto das peças:

Pacotes número 1:

Pacotes número 2:

A construção
-> Não achei a montagem tão difícil, pois no chassi, a parte da frente é o espelho da parte de trás. Se eu soubesse ia montando espelhado desde o início. A parte que monta as portas do veículo também é legal já ir montando espelhado. Fiz isso e creio que "economizei" uns 30 minutos (percebe-se no vídeo). ::)
Agora vou comentar sobre o modelo aparentar que tem menos peças que outros do mesmo nível em quantidade de peças. Quando você vê as peças technic que vêm, acha que não irá sair nada de "carcaça", ou que será um modelo "pelado". Engano. logo no início da construção você percebe que a estrutura é espaçosa, e o pouco de peças Liftarm já vai dando tamanho. A construção não é difícil e achei bacana a diferenciação de cores dos pinos 32054 para não confundir os encaixes próximos foi bastante inteligente. Não senti dificuldade em nenhum momento.
No começo pensei que seria difícil por causa das trações independentes, achei que a estrutura ficaria "mole", mas é bem firme a montagem.
Na parte estrutural (chassis) levei exatas 2:20 para montar; utilizando o manual 1 e 2. A carcaça demorei 1:20h.
Gostei da construção e até achei a finalização rápida. 3 horas e 40 minutos aprox. Talvez eu montasse mais rápido, se eu não tivesse vendo TV e mexendo no cel...  :D
Fotos:

O desenho (design)
-> O desenho me surpreendeu! Achei que seria menos "real" do que ele é. Eu não consigo parar de olhar, de ficar apertando pra ver as suspensões em "ação". :o
Foi bem desenhado e aparenta um veículo de controle remoto muito "chique".  8)
Gostei das cores também, e com os adesivos fica bem "radical"!
Se colocar os pneus do 8110 deve ficar legal, mas eu gosto das rodas pretas; vi umas fotos com as rodas cinzas e não gostei. Ponto para a Lego, neste sentido.  8)
Ele é bem proporcional e atende o que se propõe!

Jogabilidade
-> 8) 8) 8) 8)
Não preciso nem comentar né?  ::)
Creio que era o modelo de controle remoto mais esperado pelos Tecnicistas de plantão. E para aqueles que acharam o modelo devagar... ::)
já fiz uma pequena modificação, sem forçar muito o motor; sem acrescentar, nem tirar as peças originais do modelo. Fiz algumas mudanças que poderão ser conferidas no vídeo a seguir.
O bom é que ele não perde a força, mesmo um pouco mais rápido. ADOREI brincar com este modelo, fazer manobras, estacionar... 8)
Talvez o modelo B seja mais rápido, pois parece que ele não utiliza todas as peças.  ::)
Vídeo da modificação de velocidade:

Outros
-> Uma observação que vale ser ressaltada, é que se você tem crianças que irão brincar com seu modelo, tire os eixos que ligam o motor às rodas, ou seja, desabilite os motores, pois o veículo não se movimenta ao ser empurrado. Também achei que eles poderiam ter caprichado no controle IR, poderia ser como Este  :-X :-[

Conclusão
->Set ótimo para todos que curtem motorização, pois vem com motores, receptor e controle IR para motorizar qualquer veículo. Ótimo desenho e jogabilidade.
Se a Lego queria um 4x4 e com força, ela conseguiu!  8)

Agora, segue o vídeo da montagem.

Espero que tenham gostado, assim como eu fiquei satisfeita com meu novo SET!  8)

Abraços e ótimo Ano Novo para todos!

Van.

29 de Dezembro de 2012 - 08:58:35 am
Resposta #1

Adolfo

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • A criatividade vem das estrelas
    • facebook-https://www.facebook.com/profile.php?id=100009300680421
    • flickr-adolfolugbrasil
    • mocpages-113982
    • brickshelf-Adolfo
Mais um belo review. Deve ser o máximo colocar essa pick up em um circuito de terra batida e enfrentar os obstáculos com essas rodonas!

29 de Dezembro de 2012 - 09:47:03 am
Resposta #2

ildefonso

• Information
  • Mindstorms
  • Administrator
    • facebook-ildefonso.zanette
    • flickr-duduzanette
    • mocpages-586
    • lugnet-1144
    • brickshelf-izanette
    • brickset-izanette
Ótimo review Van. Quando montar vou me lembrar dos seus conselhos e montar o chassis espelhado para agilizar.

Só uma observação, a sua modificação deixa o modelo mais rápido mas ele perde torque sim. Na física, não existe nada de graça :(

Você trocou a posição das engrenagens de 12 e 20 dentes, logo ele ficou 20/12 * 20/12 = 2.78 vezes mais rápido e 2.78 vezes mais "fraco".
Surrender! I have flick missiles.

29 de Dezembro de 2012 - 09:53:21 am
Resposta #3

yuri_sw_tech

• **
  • Information
  • Quatro
  • Star Wars e Technic!!!
Valeu pelo review Van! Parabéns!
Só pra ter certeza... Pra aumentar a velocidade, você só trocou as engrenagens de redução né?

29 de Dezembro de 2012 - 10:52:53 am
Resposta #4

lcpulv

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-luispulvino
    • flickr-lcpulv
    • brickshelf-lcpulv
    • brickset-lcpulv
    • twitter-luispulvino
Muito bom o review Van! Mal posso esperar para montar um desses!
A idéia do crawler é realmente ser um carro para obstáculos, logo o que o Dudu disse é o que acontece: Para o aumento de velocidade, você tem o "preço" da perda de força. Mas no meu caso, eu faria o mesmo que você fez, pois pra mim interessaria mais velocidade do que torque. :)
Um abraço,
Luís.

29 de Dezembro de 2012 - 11:01:26 am
Resposta #5

Van.

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO nunca me cansa!
    • brickset-van-pajaro
    • Site
Obrigada pessoal!  :)
[...] Deve ser o máximo colocar essa pick up em um circuito de terra batida e enfrentar os obstáculos com essas rodonas!

Não tenho coragem  :-[
Mas tenho MUITA vontade!  ::)

Ótimo review Van. Quando montar vou me lembrar dos seus conselhos e montar o chassis espelhado para agilizar.

Só uma observação, a sua modificação deixa o modelo mais rápido mas ele perde torque sim. Na física, não existe nada de graça :(

Você trocou a posição das engrenagens de 12 e 20 dentes, logo ele ficou 20/12 * 20/12 = 2.78 vezes mais rápido e 2.78 vezes mais "fraco".
Obrigada Dudu!

Então, quando eu disse que ele não perdia a força, não que ele não perde a força original, mas ele continua com força, não a mesma, mas consegui subir nas pernas do Rogério  ::)  ;D

Valeu pelo review Van! Parabéns!
Só pra ter certeza... Pra aumentar a velocidade, você só trocou as engrenagens de redução né?

Então, são essas que o Dudu falou, 32270 e 32269 Eu fiz só pra saber se ele ainda ia conseguir andar, pois tem muitos que gostam de velocidade, mas não percebem que acaba gastando as engrenagens, ou então ele só consegue girar o motor enquanto o veículo não está no chão, quando é colocado, nem sai do lugar.  ::)

Tem uma outra modificação que pretendo "testar", mas isso talvez eu não faça tão já. Achei que ficou legal dessa maneira, pois dá pra brincar e manobrar sem ficar babando no sofá, e sem que ele corra muito e saia batendo nos móveis  ;D

Muito bom o review Van! Mal posso esperar para montar um desses!
A idéia do crawler é realmente ser um carro para obstáculos, logo o que o Dudu disse é o que acontece: Para o aumento de velocidade, você tem o "preço" da perda de força. Mas no meu caso, eu faria o mesmo que você fez, pois pra mim interessaria mais velocidade do que torque. :)
Obrigada Luís! Então...não é que ele ficou rápido rápido...mas eu prefiro assim. Se um dia formos brincar de obstáculos, só trocar as engrenagens, é fácil! Já fiz até um videozinho pra vocês!  :P

Mas é isso...qualquer dúvida, estou à disposição  ;)

Abraços

Van.

29 de Dezembro de 2012 - 13:44:55 pm
Resposta #6

Van.

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO nunca me cansa!
    • brickset-van-pajaro
    • Site
Alguém falou em mais velocidade?  ::)
 8) 8) 8)

Está aí, mas acho que vou voltar na velocidade média, pois sinto que gasta BEM mais bateria, pois o torque demora mais, mas a velocidade final é maior.
Mas vale a pena testar  ;)

Abraços e espero que gostem! =)

29 de Dezembro de 2012 - 14:09:42 pm
Resposta #7

Adolfo

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • A criatividade vem das estrelas
    • facebook-https://www.facebook.com/profile.php?id=100009300680421
    • flickr-adolfolugbrasil
    • mocpages-113982
    • brickshelf-Adolfo
Alguém falou em mais velocidade?

O bichinho até ficou tonto de tanto que rodou na sala. rs
Isso que eu chamo de um up grade!

29 de Dezembro de 2012 - 14:23:45 pm
Resposta #8

fabiano

• Information
  • Duplo
    • facebook-fabianoaa
    • twitter-fabianoarruda
Muito bom! parabéns pelo review. Fiquei com vontade de comprar um também! Mas tem uma coisa que estranhei: o angulo de esterçamento das rodas não é muito pequeno? ou é impressão minha?   ???

29 de Dezembro de 2012 - 14:42:10 pm
Resposta #9

lcpulv

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-luispulvino
    • flickr-lcpulv
    • brickshelf-lcpulv
    • brickset-lcpulv
    • twitter-luispulvino
Muito bom! parabéns pelo review. Fiquei com vontade de comprar um também! Mas tem uma coisa que estranhei: o angulo de esterçamento das rodas não é muito pequeno? ou é impressão minha?   ???
É pequeno, mas o esterço é no eixo dianteiro E no eixo traseiro. Daí, compensa, né?! Auxilia na dirigibilidade, nas curvas, e inclusive, na "escalada" de objetos, que é a função original do Crawler! :)

29 de Dezembro de 2012 - 15:38:31 pm
Resposta #10

Van.

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO nunca me cansa!
    • brickset-van-pajaro
    • Site
É pequeno, mas o esterço é no eixo dianteiro E no eixo traseiro. Daí, compensa, né?! Auxilia na dirigibilidade, nas curvas, e inclusive, na "escalada" de objetos, que é a função original do Crawler! :)

Obrigada meu "porta voz"  ;D ;D ;D
É isso mesmo que o Luís falou!E ele ainda volta ao centro sem nenhuma peça específica!  ;)

Abraços,

Van.

20 de Janeiro de 2013 - 14:17:02 pm
Resposta #11

Diego Rosso

• *
  • Information
  • Primo
  • Technic!
    • brickset-http://www.brickset.com/s
Nossa, eu não tinha noção do tamanho dessas coisas... muito legal. Não vejo a hora de ter o meu pra passar um tempo montando!!!

24 de Janeiro de 2013 - 18:56:29 pm
Resposta #12

Van.

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO nunca me cansa!
    • brickset-van-pajaro
    • Site
Nossa, eu não tinha noção do tamanho dessas coisas... muito legal. Não vejo a hora de ter o meu pra passar um tempo montando!!!
Esse vale a pena, viu?
 8)
Bom, eu sou suspeita para falar sobre Sets Technic grandes... ::)
Mas eu gosto sim!  ;)

25 de Janeiro de 2013 - 08:47:25 am
Resposta #13

Diego Rosso

• *
  • Information
  • Primo
  • Technic!
    • brickset-http://www.brickset.com/s
Esse vale a pena, viu?
 8)
Mas eu gosto sim!  ;)

Eu estou em dúvida entre 3 modelos, não sei qual escolher ainda, pra começar nos "grandões"
9398
8043
8110

Qual deles tu acha que seria melhor?
Como não conheço nenhum deles, estava optando pelos 8110 que vem mais peças.

26 de Janeiro de 2013 - 00:52:47 am
Resposta #14

Van.

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO nunca me cansa!
    • brickset-van-pajaro
    • Site
Esse vale a pena, viu?
 8)
Mas eu gosto sim!  ;)

Eu estou em dúvida entre 3 modelos, não sei qual escolher ainda, pra começar nos "grandões"
9398
8043
8110

Qual deles tu acha que seria melhor?
Como não conheço nenhum deles, estava optando pelos 8110 que vem mais peças.

Então... ::)
Não vá muito pelo "vem mais peças", pois muitas vezes vem uma quantidade enorme de pin. Dentre os 3 que você citou, ficaria com o set 8043, pelo simples fato de vir uma quantidade legal de PF (Power Functions); pois isso é que me atrai para montar veículos motorizáveis.

Porém, o 9398 é o que gosto mais, só que não penso em desmontá-lo para criar outros veículos triais - Ele é perfeito! Só o tornei mais rápido... :D

Creio que você tem que escolher, dependendo do seu propósito. Para uns, é pelas peças... Para outros, é pelo modelo... Outros para brincar...
Até hoje não desmontei nenhum desses, e o único que não mondei os modelos alternativos, foram 8110 e 9398.
Os outros, montei sempre o modelo 2, brinquei um pouco e desmontei para montar o original.
Eu achava que ia usar as peças, para criar outras coisas, porém somente minha Bulldozer, meu Super Car e Bucket Truck estão desmontados. Mas só o Bucket Truck gosto de mexer mais...então ele está sempre pela metade por aí... ::)

Muitos sets compro pelas peças, mas nem chego a desmontá-los...Quem sabe um dia  ::)

Espero ter ajudado.

Abraços,

Van.