Autor Tópico: Sugestão para uma nova e super pesquisa  (Lida 3173 vezes)

19 de Dezembro de 2012 - 18:11:48 pm
Lida 3173 vezes

Adolfo

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • A criatividade vem das estrelas
    • facebook-https://www.facebook.com/profile.php?id=100009300680421
    • flickr-adolfolugbrasil
    • mocpages-113982
    • brickshelf-Adolfo
Olá, pessoal!

Tive uma ideia aqui e gostaria de saber a opinião de todos, principalmente dos moderadores, já que são vocês que dirão se é viável ou não.
Tem um tópico criado no fórum (sets adquiridos recentemente) que recebe sempre muita visitação. Os membros sempre postam os códigos de suas últimas aquisições e o tópico já beira 200 mensagens. Pensei se poderíamos criar uma pesquisa para traçar o perfil de compra dos usuários do site. Para tal, bastaríamos tabular os dados, já que os códigos postados já estão disponíveis, ou criarmos uma pesquisa mais organizada.

Mas para que serve isso? Pode ter várias aplicações! Enriquecer a qualidade da informação oferecida pelo LUG Brasil, facilitando a disponibilização desses dados a quem tiver interesse, desde a LEGO, parceiros, membros, visitantes e possíveis patrocinadores; organizar melhor as futuras EXPO LUG Brasil em stands temáticos com o que os membros do fórum gostam, criando competições, prêmios, matérias exclusivas, utilizando esses possíveis patrocinadores etc, tudo podendo ser disponibilizado online na home page a posteriori; consolidar de uma forma mais organizada o LUG Brasil como líder na América Latina; criar um banco de dados que possibilite novas pesquisas, ideias e ações para fortalecer o grupo, projetando a marca mundialmente e outras mil funções que a pesquisa pode gerar.

Como dizem por aí, fica a dica! Caso a viabilidade seja possível, peço aos moderadores que entrem em contato comigo que posso ajudar nessas ações de marketing. Paixão por LEGO não me falta, mas o tempo esse preciso negociar.

O que me dizem meus queridos companheiros de fórum? Aguardo notícias e muitas postagens!

Abraços de LEGO em todos vocês  :)

Adolfo

19 de Dezembro de 2012 - 20:00:34 pm
Resposta #1

Adolfo

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
    • flickr-adolfolugbrasil
    • mocpages-113982
    • brickshelf-Adolfo
Corrigindo, são quase 3000 mensagens.

19 de Dezembro de 2012 - 20:47:09 pm
Resposta #2

scoobygb

• *
  • Information
  • Quatro
  • Membro LUG Brasil
    • mocpages-96105
    • brickshelf-scoobygb
    • brickset-scoobygb
Acho que seria legal principalmente pra quem tem loja e para as exposições.

Pra quem tem loja focaria mais seu comércio numa determinada área ou tema, mas ai deixaria aquele único cara aqui do fórum que gosta de um tema que muitos não gostam de lado. É muito complexo isso.

Já para as exposições seria legal pois saberíamos qual tema tem mais gente e poderíamos montar lago mais sofisticado.

Sei lá, meu ponto de vista é quem acompanha o fórum a pouco mais de 6 meses, posso estar falando besteira.. rs

Mas minha opinião, acho desnecessário no ponto de vista de consumidor.
Monto e desmonto, minha vida é assim, como um Lego, se acho que não está boa, começo de novo.

19 de Dezembro de 2012 - 23:06:44 pm
Resposta #3

luisrizzo

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
Respondendo de forma rápida.

Tabular todas essas mensagens é insano... A não ser que você tenha uma loja e queira saber mais sobre preferências de compras.
É mais fácil abrir um tópico pedindo para que as pessoas coloquem as suas listas do Brickset (eu mesmo catalogo toda a minha coleção de sets lá).

Com relação as exposições, geralmente são sempre as mesmas pessoas que vão, então mais ou menos já sabemos o que cada um tem montado e o que pode ser disponibilizado. Uma conversa (virtual, via Skype) ou nos encontros mensais resolve esse problema de saber o que cada um tem e o que pode ser feito.

20 de Dezembro de 2012 - 12:24:13 pm
Resposta #4

Adolfo

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
    • flickr-adolfolugbrasil
    • mocpages-113982
    • brickshelf-Adolfo
Só para deixar claro, eu não tenho loja e nem represento nenhum setor. Meu interesse mesmo é enriquecer o site e contribuir de alguma forma com o LUG Brasil. Estou mais interessado nas aplicações que o resultado da pesquisa poderia render aos organizadores das feiras. Facilitaria ações futuras de marketing com possíveis parceiros, assim como fazem as grandes feiras internacionais.

20 de Dezembro de 2012 - 14:14:31 pm
Resposta #5

scoobygb

• *
  • Information
  • Quatro
  • Membro LUG Brasil
    • mocpages-96105
    • brickshelf-scoobygb
    • brickset-scoobygb
Afonso,

Desculpe se em algum momento deixei parecer que fosse vendedor ou algo parecido, não foi minha intensão.

Com relação a marketing que o LUG possa fazer em contato com empresas, qualquer empresa que já tenha ouvido falar em Lego sabe que não é porque eu só tenho Set do Star Wars que eu não possa montar algo para um empresa de segurança por exemplo.

Esse dinamismo que o Lego permite não nos deixa atrás de nada.

Seria sim legal saber o que temos, mas como as pessoas que participam das feiras são sempre quase as mesmas (98% são os mesmos as vezes aparece um como eu) todos já sabem o que tem e o que não tem, sabe a quem pedir o que, como por exemplo, se precisa de um trem para uma exposição, duvido que o Dudu não possa ajudar (só um exemplo), entre outras coisas.
Monto e desmonto, minha vida é assim, como um Lego, se acho que não está boa, começo de novo.

20 de Dezembro de 2012 - 16:37:19 pm
Resposta #6

Adolfo

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
    • flickr-adolfolugbrasil
    • mocpages-113982
    • brickshelf-Adolfo
Afonso,

Desculpe se em algum momento deixei parecer que fosse vendedor ou algo parecido, não foi minha intensão.

Com relação a marketing que o LUG possa fazer em contato com empresas, qualquer empresa que já tenha ouvido falar em LEGO sabe que não é porque eu só tenho Set do Star Wars que eu não possa montar algo para um empresa de segurança por exemplo.

Esse dinamismo que o LEGO permite não nos deixa atrás de nada.

Seria sim legal saber o que temos, mas como as pessoas que participam das feiras são sempre quase as mesmas (98% são os mesmos as vezes aparece um como eu) todos já sabem o que tem e o que não tem, sabe a quem pedir o que, como por exemplo, se precisa de um trem para uma exposição, duvido que o Dudu não possa ajudar (só um exemplo), entre outras coisas.

Imagina, Scoobygb, não precisa pedir desculpas. A não ser por ter errado meu nome rs.
Entendo sua opinião perfeitamente. É que penso que as aplicações de uma pesquisa como essa podem ajudar bastante o movimento, principalmente em novos conteúdos, exposições e novas sessões na home page no LUG Brasil. Foi só por isso mesmo tive a ideia.

Bom, qualquer coisa estou aí para ajudar.

20 de Dezembro de 2012 - 17:13:36 pm
Resposta #7

wcavalli

• Information
  • UCS
  • Administrator
Obrigado pelo interesse Adolfo e uma pequena história...
Também acreditamos em pesquisas e estatísticas, eu mesmo faço várias informalmente, adoro gráficos.
Mas falta um pouco de braço para fazê-las de forma consistente e frequente.
Temos uma grande pesquisa em pauta faz anos, mas pelo tamanho da pesquisa, nos sites que já possuem estrutura para isso (como os usados pela LEGO) não seria coberta pela versão grátis.
Como não temos caixa para isso, estamos tentando fazer por nossa conta mesmo.
Em relação ao uso das pesquisa sobre acervo de sets, a ideia é realmente boa e já pensamos em várias variações.
Mas na prática percebemos que:
- Se a pesquisa for identificada (quem responde não for oculto, como as da LEGO), as pessoas tendem a não colocar todo seu acervo;
- Mesmo alguns membros que têm determinados sets não disponibilizam para exposição ou se disponibilizam, será sob certas condições.
- O set pode não estar montado e não atender a necessidade imediata para alguns eventos.
Sendo assim a pesquisa de acervo só ajudaria para facilitar o trabalho de "quem procurar".
Neste sentido a abertura de um tópico convidando nos pareceu mais adequada, por enquanto.

Em relação aos demais dados estatísticos, aí sim acho mais interessante no momento.
Frequentemente tenho que passar algumas informações à LEGO e sempre é uma ideia do que observo e pesquisas informais.
Nossa ideia é expandir o nosso cadastro e as pessoas manterem os dados atualizados.
Espero que consiga realizar esta parte ainda no primeiro bimestre de 2013.

Dê LEGO aos seus filhos, netos, sobrinhos e amigos. Nunca é tarde demais, nunca é cedo demais e nunca é demais.

20 de Dezembro de 2012 - 17:43:01 pm
Resposta #8

Adolfo

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
    • flickr-adolfolugbrasil
    • mocpages-113982
    • brickshelf-Adolfo
Por falar em pesquisa...

http://www.eurobricks.com/forum/index.php?showtopic=76724

Wagner, eu entendo todas as dificuldades de uma pesquisa e administração de um site grande como este. Fica a ideia para o futuro das tais aplicações quando houver disponibilidade. No mais, se eu puder ajudar em algo, conte comigo!

20 de Dezembro de 2012 - 20:38:52 pm
Resposta #9

wcavalli

• Information
  • UCS
  • Administrator
Wagner, eu entendo todas as dificuldades de uma pesquisa e administração de um site grande como este. Fica a ideia para o futuro das tais aplicações quando houver disponibilidade.
Como eu disse, as pesquisas sairão, mas creio que com objetivos mais "caseiros".

No mais, se eu puder ajudar em algo, conte comigo!
Vamos recrutá-lo com certeza.

Dê LEGO aos seus filhos, netos, sobrinhos e amigos. Nunca é tarde demais, nunca é cedo demais e nunca é demais.