Autor Tópico: Review do set 9472 - LoTR - Attack on Weathertop  (Lida 2809 vezes)

13 de Setembro de 2012 - 21:07:20 pm
Lida 2809 vezes

Pedro Ivo

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
Review do set 9472 - Attack on Weathertop

Referência: 9472
Nome: Attack on Weathertop (Ataque no Topo do Vento)
Tema: Lord of the rings (O Senhor dos anéis)
Sub-Tema: The Fellowship of the Ring (A Sociedade do Anel)
Ano de Edição: 2012
Número de Peças: 430
Preço LEGO®: US$ 59,99 (Shop@Home - EUA) / R$ 314,91 (Americanas.com.br - Brasil)   
Instruções:  Sim, 1 caderno
Adesivos: Não
Minifigs: 5 (Aragorn, Frodo, Merry e 2 Espectros do Anel)
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim, no final do caderno de instruções

As peças

O set possui uma grande variedade de peças para os entusiastas na construção de modelos voltados para o tema Castelo.  Como podem ver nas imagens, o set possui muitos "slopes" e arcos, nas cores cinza claro e cinza escuro. Alem disso,  possui novos modelos de peças, como o "tijolo" na cor bege (tan), muito interessante para ser usado em MOC's de diferentes  temas. Tambem traz uma grande quantidade de conexões, "hinges", que permitem construir as paredes em angulos diferentes. As peças que formam a escada do set também são uma ótima aquisição para quem gosta de montar cenas e interiores de casas ou  castelos, fortes, etc.  Os cavalos e as minifiguras são um show à parte: o novo modelo do cavalo possui o traço mais caprichado,  dando-lhe  um formato mais real e as patas traseiras agora são flexíveis, permitindo que ele assuma uma posição diferente. As minifiguras são muito bem trabalhadas e detalhadas. Os Hobbits possuem capas e acessórios, como um novo modelo de espada para Frodo, o tão cobiçado Anel (3 unidades), entre outros. Os Espectros do Anel também estão bem detalhados, com capas e espadas longas. E alem de tudo isso, o set ainda vem com o novo separador de peças. Ponto positivo!

Pontos negativo: ausência de uma capa para Aragorn. Poderia vir com mais "cheese slopes" para detalhes de terreno. 

A construção

A construção do set é bem tranquila, com muitos detalhes no manual. O passo-a-passo é bem explicado e ilustrado, e creio que apenas crianças muito novas precisariam de ajuda para a montagem do set (que é recomendado para crianças a partir de 8 anos). Traz técnicas interessantes utilizando as conexões "hinge" para tornar as paredes do set "circular", o que com certeza inspira a pessoa a usar em seu proximo MOC. No geral é um set de montagem rápida e prazerosa.

O desenho (design)

O set é muito bonito, cumpre bem o seu dever dentro do limite de peças. A primeira vista parece simples e "pequeno", mas após montar ele se mostra um set bem completo, detalhado e interessante em termos de jogabilidade (que será falado a seguir). Comparado com o  Weathertop original, ficou muito fiel. Para os fãs, é uma cópia que vale muito a pena possuir. Seria injusto dar uma nota menor que 10  nesse quesito.

Jogabilidade

Alem de possuir um bom número de minifiguras ( o que possibilita o aumento do fator diversão), o set possui outras funcionalidades bastante interessantes. É um set que permite ser explorado tanto o exterior como o interior, devido à abertura que as conexões permitem. Possui um alçapão acionado por uma pequena alavanca que faz com que o personagem caia no primeiro andar. Possui tambem projéteis que podem ser atirados nos Espectros do Anel. As minifiguras dos Hobbits e do Aragorn possuem duple face, aumentando as possibilidades de cenários  criados pela imaginação de quem está brincando. Por não ser um set grande, a jogabilidade poderia ficar prejudicada, porem o que manda aqui é a imaginação de cada um.

Outros

Alem da caixa ser muito elegante, e vir com o nome até em português da linha, o set apresenta outros pontos interessantes.
Possui algumas peças sobressalentes interessantes como uma espada do modelo novo, alguns "cheese slopes" na cor verde escuro e 2 anéis. Além é claro do novo separador de peças, muito bem vindo em qualquer coleção.   Infelizmente para nós brasileiros, que pagamos caro em nossos sets LEGO, a TLG usou a estratégia de colocar personagens chave em todos os sets da  linha e o Attack on Weathertop é o unico que possui os Espectros do Anel e Merry, o que faz dele uma compra (praticamente) obrigatória para os  fãs de SdA.

Conclusão
Um set muito bonito, funcional, com boa jogabilidade, ótima seleção de personagens do universo de TOlkien e um preço razoavelmente acessível para os padrões brasileiros. Vale o dinheiro investido em cada detalhe. Agora, falando como um fã da série, acredito que toda a linha Lord of The rings tem seu espacinho obrigatório em nossa estante, porém esse set deve ser tratado de forma especial, juntamente com o Abismo de Helm (9474) tanto pelo seu valor "sentimental" na história (Passolargo em ação pela primeira vez!) como pela beleza ja mostrada.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Bom, meu primeiro Review pro forum LUG, tentei ser o mais neutro possivel (foi dificil!) e espero que gostem. Por favor, critiquem e deem sugestões para que eu possa melhorar para o próximo. Foi feito de fà para fã, por isso as vezes eu puxo um pouco de sardinha pra linha.
Obrigado e até a próxima!
Another head aches, another heart breaks
I am so much older than I can take
And my affection, well it comes and goes
I need direction to perfection, no no no no

13 de Setembro de 2012 - 21:12:30 pm
Resposta #1

lcpulv

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-luispulvino
    • flickr-lcpulv
    • brickshelf-lcpulv
    • brickset-lcpulv
    • twitter-luispulvino
Ótimo review! Não deixou faltar pra nenhum outro!

Inclusive, passei a querer desesperadamente esse set!!!

Abraço,

Luís!

13 de Setembro de 2012 - 22:25:43 pm
Resposta #2

Tio Gabriel

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
o duro é a facada do preço no brasil!

14 de Setembro de 2012 - 09:00:41 am
Resposta #3

Paolo Enrico

• Information
  • Technic
  • Moderador Global
  • Brincando com Blocos
    • facebook-brincandocomblocos
    • flickr-FantuX
    • brickshelf-Fantu
    • brickset-Fantu
    • Brincando com Blocos
Excelente review Pedro. Você conseguiu inclusive mudar minha opinião sobre o set, pois ele entraria no grupo dos "não comprados" pois eu não conseguirei comprar a coleção completa, e agora tenho que ter o Weathertop!

O set realmente é um show a parte.

Só uma dica futura, no review dedica um parágrafo e algumas fotos mostrando as minifiguras e seus detalhes, acho que pode ter menos fotos da caixa e mais das minifiguras, pos exemplo você elogiou tanto oa cavalos e não tem nenhum close deles. ;D

Mas no geral, parabéns pelo review!

15 de Setembro de 2012 - 03:05:25 am
Resposta #4

danielrezende

• *
  • Information
  • Primo
    • facebook-daniel.rezende78
    • twitter-danielrezende
    • MisterReviewsLego
Ah gostei desse review ein! Parabéns, me deixou com vontade de comprar o set.

Abraço!

15 de Setembro de 2012 - 10:41:44 am
Resposta #5

oliveiracaio

• Information
  • Duplo
    • facebook-oliveiracaio87
    • flickr-oliveiracaio
    • brickset-oliveiracaio
    • My Lego Flickr
Belo review! Como já foi falado faltou só mais fotos dos detalhes e minifigs!

22 de Setembro de 2012 - 12:57:36 pm
Resposta #6

Leandro 2014

• **
  • Information
  • Quatro
    • brickshelf-araujo2014
    • twitter-leandro_jota
Ótimo review, pena que os preços praticados no Brasil são imorais, senão eu compraria pelo menos uns dois sets destes.

25 de Setembro de 2012 - 09:27:43 am
Resposta #7

Stonir

• Information
  • Technic
    • facebook-Caio Mendonça
    • flickr-Stonir!!
    • brickshelf-stonir
    • brickset-stonir
    • Stonir
2 anéis! Já dá para fazer um casamento! ::)
Ótimo Review!

02 de Outubro de 2012 - 19:55:44 pm
Resposta #8

Matheus M.

• Information
  • Duplo
Boa crítica, cara!

Eu gosto bastante desse set, os acessórios são bem legais, há peças muito úteis para mocs, há a adição dos novos cavalos, mas como a galera já comentou, o preço por aqui é alto e não cabe no meu orçamento.