Autor Tópico: Review do set 10230: Mini Modulars  (Lida 5369 vezes)

20 de Março de 2012 - 22:05:47 pm
Lida 5369 vezes

Conrado PLG

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-conradoplg
    • flickr-conradoplg
    • brickset-conradoplg
    • twitter-conradoplg
    • Brick Stack

Review do set 10230 - Mini Modulars

Referência: 10230
Nome: Mini Modulars
Tema: Modular Buildings
Ano de Edição: 2012
Número de Peças: 1356
Preço LEGO®: $79.99 - EUR 67.18 BrickLink (BRICKSHOP Holland)
Instruções: Dois cadernos
Adesivos: Não
Minifigs: Não
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim, na caixa e no manual

As peças

Apesar de parecer pequeno, o número de peças é bastante grande, praticamente metade de um modular tradicional! Contudo, vale notar que a maior parte das peças é pequena. Há uma boa coleção de cores não tradicionais (Dark Blue, Dark Green, Dark Red, Dark Tan, Medium Blue, Reddish Brown, Sand Green, Tan).
Cada módulo é montado em plates 8 x 8 (duas dark bley, duas green, uma tan). Um toque especial é o tile branco 1 x 6 com "HOTEL" impresso, dispensando o uso de adesivos. As peças de cada modular vêm em saquinhos separados e numerados.

O set pode ser um pouco caro, mas acredito que é uma excelente fonte de peças sortidas "miúdas". A questão é se você vai ter coragem de desmontá-lo...

E é claro, destaque para o novo Brick Separator: 96874! Suas maiores inovações são a presença de um axle Technic embutido, que ajuda bastante a desmontar Technics; um separador de tiles na outra ponta; e um "buraco" central para encaixar o separador em tiles. Ele tem um tamanho menor do que os separadores antigos, o que pode ser um problema para mãos grandes.

A construção

Um caderno cobre três modulares e o outro cobre dois. A construção é tranquila, o único ponto meio chato é o uso extensivo de plates e bricks 1 x 1, o que requer que você fique ajustando as peças para ficarem alinhadas. Fora isso, é uma construção divertida.

Um detalhe interessante que notei, mas não sei dizer se é novo, é que nas instruções a cor preta ficou muito mais forte, e para poder diferenciar as peças eles usam contornos brancos (só nas pretas). Assim fica muito mais fácil diferenciar preto de dark bley.

O desenho (design)

A melhor palavra para descrever o set é "fofinho". A miniaturização é bem feita, e naturalmente muitos detalhes se perdem, mas o charme de cada modular é mantido. Vou falar um por um:

Cafe Corner

Na minha opinião, o melhor dos minis. Ele sacrifica um pouco a escala na construção do arco em cima da porta, que no mini fica muito maior, mas não prejudica a aparência final (quase lembrando uma "caricatura" do set original). O arco em si é muito bem bolado, usando pernas de esqueleto. A construção da torre é genial, assim como os toldos (com plates 1 x 1) e o primeiro andar utilizando SNOT. O plate escrito "HOTEL" finaliza o modular de forma totalmente justificável, já que seria impossível escrever com peças nesta escala.

Market Street

Bastante fiel ao original, considerando a escala. Também usa SNOT de forma bastante interessante para construir os andares superiores, e repete a técnica do toldo. A única coisa estranha é o uso de round plates 1 x 1 na calçada, numa tentativa frustrada de tentar representar o vaso de flor.

Green Grocer

Escalas coerentes, embora perca (talvez inevitavelmente) a aparência simpática do original, ficando um pouco mais sério na versão mini. Os cestos com produtos são construídos de forma bastante interessante, mas no final acabam parecendo um banco. De novo uma tentativa frustrada de usar round plates na calçada, desta vez para retratar o hidrante. No demais, uma construção harmoniosa. Não deixaram escapar nem as escadas no fundo do prédio.

Fire Brigade

Uma miniaturização incrível, muito parecido com o original. A construção do sino em cima do prédio é brilhante, usando um tile with clip 2555 e um signal paddle 3900 para sustentar o sino. A única coisa que não convenceu foi a bandeira, que com plates 1 x 1 fica "grossa" (só fui entender o que era quando fui comparar com o set original), mas não saberia fazer melhor.

Grand Emporium

Um pouco mais estilizado devido ao grande número de janelas (que no mini utilizam SNOT), mas ainda bastante fiel ao original. O letreiro "SHOP" dá lugar a apenas um arco amarelo, mas colocado de forma bastante inteligente. Na calçada, um pouco mais de esforço em tentar retratar o carro de sorvete e a caixa de correio, apesar de ficar difícil reconhecer sem ver o set original. O outdoor no topo ficou bastante estilizado, mas bem feito. Destaque para o andaime, com cordinha e tudo.

Jogabilidade

Praticamente nula, visto que é um set voltado mais para colecionadores, e a escala diminuta impede muitas brincadeiras... mas nunca vamos subestimar a imaginação das crianças :)

Conclusão

Um set charmoso, com uma ótima variedade de peças, e uma grande pedida para aqueles (como eu) perderam a oportunidade de ter os modulares (o Green Grocer agora custa R$ 2000!) ou para quem já os tem e gostaria de uma versão pequenina.

Este set provavelmente dará origem a MOCs seguindo padrão Mini Modular (já vi alguns, inclusive dos modulares que faltaram, o Pet Shop e Town Hall). Quem sabe podemos ter uma estação deles na Expo de fim de ano? :)

Brickset: 10230 10230

20 de Março de 2012 - 22:38:49 pm
Resposta #1

João Paulo

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
    • brickshelf-joaopaulo
    • brickset-joaopaulo
Todos ficaram ótimos, mas na minha opinião o Grand Emporium ficou mais legal que todos! As janelas e todos os demais detalhes estão fantásticos.
Ótimas sacadas para remontar tudo nessa escala. Tem que ter a mente bem aberta para pensar como usar peças de outras formas além da "principal".

Só fica a dúvida se terão "atualizações" para os mini modulares, já que temos o PetShop e o TownHall. Eu que não me atrevo a Mocar eles para por do lado dos originais e passar vergonha.  ;D ;D

Ahh, já ia esquecendo. Um separador de peças é mesmo uma boa pedida. Ainda mais do novo! O set deve ter muitos plates e, se montar errado, deve ser meio frustrante ficar separando. :P

Parabéns pela compra. Ótimo set. :)

20 de Março de 2012 - 23:02:57 pm
Resposta #2

l.ego mendes

• Information
  • Duplo
  • MOCar é arte,desmontar faz parte
    • facebook-leonardo mendes
    • flickr-lego_mendes
    • brickset-l.ego mendes
    • twitter-@ziks mendes
uau,esse set supera todas as expectativas  :o

21 de Março de 2012 - 00:16:26 am
Resposta #3

wcavalli

• Information
  • UCS
  • Administrator
Muito bom o review e o set.
Tive a oportunidade de estar no lançamento deste set na Dinamarca em setembro do ano passado, me apaixonei.
Meu filho mais novo, queria por que queria um. Disse até que ia começar a montar em micro scale.
Já comprei, mas ainda não chegou.
Creio que este set será novo marco para a LEGO.

Quem sabe podemos ter uma estação deles na Expo de fim de ano? :)
Não tenho dúvida.

Dê LEGO aos seus filhos, netos, sobrinhos e amigos. Nunca é tarde demais, nunca é cedo demais e nunca é demais.

21 de Março de 2012 - 00:19:20 am
Resposta #4

Twilight

• Information
  • Mindstorms
  • Moderador Global
  • tenha fé!
    • brickshelf-mwhf
    • Bricks & Cia Ltda
O review é está muito bom, mas...

não me convenceu de que este set realmente é um "must have"
no início eu até queria comprar um, mas acabei desistindo.
para mim, ele não é prático.

gosto é gosto...  :P

21 de Março de 2012 - 00:39:43 am
Resposta #5

ildefonso

• Information
  • Mindstorms
  • Administrator
    • facebook-ildefonso.zanette
    • flickr-duduzanette
    • mocpages-586
    • lugnet-1144
    • brickshelf-izanette
    • brickset-izanette
O review é está muito bom, mas...

não me convenceu de que este set realmente é um "must have"
no início eu até queria comprar um, mas acabei desistindo.
para mim, ele não é prático.

gosto é gosto...  :P
É, também sigo a sua linha de pensamento. Ainda não consegui me convencer a comprá-lo e acho que vou acabar não comprando.
Surrender! I have flick missiles.

21 de Março de 2012 - 10:34:43 am
Resposta #6

Roberta Rocha

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
    • brickset-vendas+lego
Excelente review, parabéns!

Comentando sobre as expectativas: Ele ainda não me convenceu também, mas ainda não montei...

Assim que tiver uma folga na faculdade, vou montá-lo.

Confesso que não curto micro escala e que gosto de sets grandes, mas esse é bonitinho e novidade, então tinha que tê-lo.  ::)
Wish List: 10177

21 de Março de 2012 - 11:40:13 am
Resposta #7

Clayton

• Information
  • Technic
  • Moderador Global
Review legal! O set dá uma ótima decoração de mesa ou pra quem gosta dos modulares clássicos e não tem espaço para deixar exposto.

Eu compraria se houvessem também micro-trilhos, micro-motores de trem e micro-baseplates. Ia resolver vários problemas de espaço para montar leiautes de ferrovias! :)

23 de Março de 2012 - 21:02:19 pm
Resposta #8

KursK

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
Excelente review!
Muito legal você passar as impressões que os sets passam pra quem olha e não só os aspectos técnicos. Tenho o 10121 e tenho vontade de ter outros modulares. Mas apesar de "fofinho", como você mesmo disse, concordo com o Twilight que não é um must have.

26 de Março de 2012 - 11:48:07 am
Resposta #9

Conrado PLG

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-conradoplg
    • flickr-conradoplg
    • brickset-conradoplg
    • twitter-conradoplg
    • Brick Stack
Obrigado pessoal, fico feliz que tenham gostado do review. Pelo visto é um set que divide opiniões  ;)

27 de Abril de 2012 - 16:33:12 pm
Resposta #10

wcavalli

• Information
  • UCS
  • Administrator
Esse pessoal que só gosta de coisa grande é mal humorado.  he he

Já montei o mini-Green Grocer e adorei.

Achei bem legal e quando disse que seria um marco, foi no sentido de mostrar "oficialmente" ao consumidor comum estas possibilidades.
Foram poucas as iniciativas neste sentido em sets regulares, mesmo considerando os Arquitetures como regulares.

Dê LEGO aos seus filhos, netos, sobrinhos e amigos. Nunca é tarde demais, nunca é cedo demais e nunca é demais.

30 de Abril de 2012 - 17:21:00 pm
Resposta #11

Roberta Rocha

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
    • brickset-vendas+lego
Ufa, encontrei um tempo pra postar aqui...

Eu me surpreendi, muito boa montagem, levei mais tempo do que achei que levaria e me surpreendi de verdade com o resultado.

Uma boa diversão e ótima pra montar em família... e os óuns são inevitáveis!

Fica tão fofinho... óun! Coisa do tipo, rs!  ::)

30 de Abril de 2012 - 18:58:00 pm
Resposta #12

Twilight

• Information
  • Mindstorms
  • Moderador Global
  • tenha fé!
    • brickshelf-mwhf
    • Bricks & Cia Ltda

Eu me surpreendi, muito boa montagem, levei mais tempo do que achei que levaria e me surpreendi de verdade com o resultado.

os gatos da Van estão por aí?    óunnnn     ;D  :P

30 de Abril de 2012 - 21:19:41 pm
Resposta #13

Roberta Rocha

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
    • brickset-vendas+lego

os gatos da Van estão por aí?    óunnnn     ;D  :P

Van?

Rs... nem sei por onde anda!

Ok, não entendi a piada... sono as 21:19 de uma linda segunda véspera de feriado.  8)

30 de Abril de 2012 - 21:37:01 pm
Resposta #14

Twilight

• Information
  • Mindstorms
  • Moderador Global
  • tenha fé!
    • brickshelf-mwhf
    • Bricks & Cia Ltda

Van?

Rs... nem sei por onde anda!

Ok, não entendi a piada... sono as 21:19 de uma linda segunda véspera de feriado.  8)

óunnnn lembra o som do gato...a Van tem gatos...vocês são amigas...  ;)