Autor Tópico: POOL DE DESAFIOS E FESTIVAIS DE MONTAGENS  (Lida 7672 vezes)

07 de Março de 2012 - 21:17:31 pm
Lida 7672 vezes

Felipe Avelar

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • Tenhamos Fé, no que quer que seja!
    • facebook-fpavelar
    • flickr-felipedescomplicado
    • mocpages-57741
    • brickshelf-114008
(Esse tópico pode acabar eventualmente sendo movido para local mais apropriado, mas quero disparar o processo)

Como organizador do Desafio Castle, sempre recebi vários pedidos e sugestões para Desafios de Montagem. Tenho certeza que o Super-Éver também já recebeu vários!

Assim, eu gostaria de instituir esse tópico como um espaço para os Membros e Usuários manifestarem suas idéias para realização de Desafios e Festivais de MOCs!

Para a gente fazer isso de forma organizada, gostaria que as sugestões fossem feitas observando estes quatro ítens:

1. TÍTULO DO DESAFIO EM CAIXA ALTA E NEGRITO - POR FAVOR, ALGO QUE SEJA BEM DIRETO AO TEMA DO DESAFIO

2. Descrição sucinta do que seria o Desafio, e por quais motivos você acha que ele seria interessante de realizar.

3. Temas existentes da LEGO possivelmente envolvidos (em caso de dúvidas, dê uma circulada no Brickset)

4. Alguma fonte imagética que passe a idéia: Preferencialmente um MOC, mas também pode ser uma foto, desenho ou imagem digital.
*por favor só incluir imagens menores do que 800 x 600 para não deixar o tópico pesado nem avacalhar a visualização!

Lembrem-se de não envolver o tema Castle, pois já realizamos um Desafio deste tipo, cujas discussões de 'próximo tema' são feitas sempre logo que um Desafio é encerrado.
Não precisam esmiuçar as regras, porque isso a gente resolve depois!

Eu vou dar uma olhadinha melhor no que já me foi proposto e depois retorno aqui!

Espero as sugestões da galera  :)

08 de Março de 2012 - 01:17:02 am
Resposta #1

rrctelles

• **
  • Information
  • Quatro
1. DESAFIO MECHS ( :D)

2. Descrição: Montar uma máquina tripulada que tenha partes móveis e pernas como meio de locomoção, bélica ou não. A idéia é explorar as diferentes técnicas de juntas móveis, levando em consideração o peso e equilibrio do MOC. Para o segundo caso, seria interessante limitar a mechs bípedes, que são mais dificeis de equilibrar.

3. Temas: Bionicles e Exoforce me vem a cabeça, e também dois sets do life on mars (7313 e 7314). Por outro lado, as ball joints e peças de click do exoforce talvez facilitariam muito o trabalho, proibir ou liberar dependeria da dificuldade que o desafio pode apresentar. Eu acho mais interessante limitar, por dois motivos: Exoforce não parece ser muito comum nas coleções do LUG e facilitaria demais o trabalho, dando vantagem pra quem tiver, e também forçaria a criatividade na hora de fazer juntas.

4. Vou dar um moc meu como exemplo de como juntas podem ser resistentes e ao mesmo tempo simples. Muitas vezes basta um encaixe de um unico stud, que da um eixo de liberdade:

Outro exemplo, um pouco mais complexo, mas muito resistente e talvez um pouco inesperado:

Mas como exemplo de simplicidade, podem-se usar três peças 1x4, e fazer o encaixe de um stud com uma entre as outras duas, que ficam paralelas. coloque mais uma peça 1x1 na outra ponta e pronto, uma junta resistente com amplitude de uns 270 graus.

Dificil de explicar sem fotos, mas se rolar o desafio, eu me comprometo a compartilhar algumas técnicas de juntas que eu conheço  :)

08 de Março de 2012 - 11:26:28 am
Resposta #2

lcpulv

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-luispulvino
    • flickr-lcpulv
    • brickshelf-lcpulv
    • brickset-lcpulv
    • twitter-luispulvino
1. DESAFIO PIRATA

2. Desafio de construção de MOC's relacionado ao tema Pirata. Subtemas: Barcos, ilhas, fortes, esconderijos, balsas, etc).

3. A linha Pirata(classico) e Piratas do Caribe seria as principais fontes de informação.

4. Abaixo, exemplos de como MOC's piratas podem envolver ou não barcos, sendo o primeiro, um barco que eu já fiz, e os outros, MOC's alheios!

Abraço a todos!

08 de Março de 2012 - 15:19:38 pm
Resposta #3

ichitani

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
    • Blog Ichitani
MOD do MOC

A ideia do concurso é que cada um escolha um MOC próprio já postado e fazer um MOD dele. O MOD deve ganhar uma função totalmente diferente da original. Ex: se o MOC for um caminhão para cointeiners ele pode virar um caminhão lança com lança misseis... Ou uma casa de família ser adaptada e se tornar um comércio. Vale tudo, desde que o MOD ainda guarde alguma semelhança com o MOC original.
 O tema pode gerar duas competições distintas dentro da mesma pois pode se deixar tema livre e também determinar um tema especifico.

08 de Março de 2012 - 18:49:46 pm
Resposta #4

thiagoigomes

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-thiagoigomes
    • brickset-thiagoigomes
1. JOGOS OLÍMPICOS

2. Descrição: Construções ou vignettes relacionadas com esportes olímpicos. Em ano de Olimpíadas, acho que não tem melhor justificativa.

3. Temas existentes da LEGO possivelmente envolvidos: Já teve Futebol e Basquete (NBA), para esses esportes é mais fácil achar peças especificas, como as bolas..

4. Alguma fonte imagética que passe a idéia: Essa pasta do Brickshelf, com MOCs relacionados as Olimpíadas de 2008, é uma ótima fonte de inspiração.
Apenas mais um Amante de Lego...

12 de Março de 2012 - 21:54:45 pm
Resposta #5

Stonir

• Information
  • Technic
    • facebook-Caio Mendonça
    • flickr-Stonir!!
    • brickshelf-stonir
    • brickset-stonir
    • Stonir
Iria até fazer minha sugestão aqui... mas... sou mal e vou guardá-la para mais tarde fazer o "Desafio Stonir", pro blog, com direito a prêmio! ;)

13 de Março de 2012 - 14:41:55 pm
Resposta #6

Van.

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO nunca me cansa!
    • facebook-/vanpajarocantora
    • brickset-van-pajaro
    • Site
1. Desafio Motorizado

2. Descrição: Construções que utilizem de sistemas motorizados, com um ou mais motores especificados no próprio desafio, com a finalidade de aperfeiçoar as técnicas: velocidade, força, precisão...(regras serão esmiuçadas depois)

3. Temas existentes da LEGO possivelmente envolvidos: Não necessariamente deverá ser um automóvel, ao menos que o desafio peça o mesmo. Poderão ser construções com peças system ou technic, ou até mesmo algum pequeno projeto de GBC “egocêntrico” (em que ele não depende de outro módulo para funcionar)

4. Alguma fonte imagética que passe a idéia:

Iria até fazer minha sugestão aqui... mas... sou mal e vou guardá-la para mais tarde fazer o "Desafio Stonir", pro blog, com direito a prêmio! ;)
E você só postou aqui para deixar o pessoal curioso? :-X
Quando tiver com tudo pronto, nos avise!  ;)

Abraços

Van.

13 de Março de 2012 - 18:51:27 pm
Resposta #7

Stonir

• Information
  • Technic
    • facebook-Caio Mendonça
    • flickr-Stonir!!
    • brickshelf-stonir
    • brickset-stonir
    • Stonir
Quando tiver com tudo pronto, nos avise!  ;)

Abraços

Van.
Para isso mesmo. Não teria postado se já não estivesse com o projeto em curso. Só esperando minha deixa para postar!

14 de Março de 2012 - 00:24:29 am
Resposta #8

Van.

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO nunca me cansa!
    • facebook-/vanpajarocantora
    • brickset-van-pajaro
    • Site
Quando tiver com tudo pronto, nos avise!  ;)

Abraços

Van.
Para isso mesmo. Não teria postado se já não estivesse com o projeto em curso. Só esperando minha deixa para postar!
Sua deixa? ???
Mas eu quis dizer que você pode simplesmente vir e postar... ::)
 ;)
Só o que eu acho... :-X
Ficamos no aguardo então...
Abraços
Van.

14 de Março de 2012 - 08:53:55 am
Resposta #9

Stonir

• Information
  • Technic
    • facebook-Caio Mendonça
    • flickr-Stonir!!
    • brickshelf-stonir
    • brickset-stonir
    • Stonir
Sua deixa? ???
Mas eu quis dizer que você pode simplesmente vir e postar... ::)
 ;)
Só o que eu acho... :-X
Ficamos no aguardo então...
Abraços
Van.
Émais ou menos assim:
Eu tenho o plano, que queria que fosse postado no LUG. Porém, penseiem fazero desafio para meu blog. :)
Com direito a premios! ;D

11 de Maio de 2012 - 10:22:24 am
Resposta #10

lcpulv

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-luispulvino
    • flickr-lcpulv
    • brickshelf-lcpulv
    • brickset-lcpulv
    • twitter-luispulvino

11 de Maio de 2012 - 10:31:27 am
Resposta #11

Felipe Avelar

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-fpavelar
    • mocpages-57741
    • brickshelf-114008
O Pool morreu??? :/

Muita calma nessa hora  ::)

Aqui era um lugar para as pessoas se pronunciarem sobre que tipo de Desafio elas queriam fazer, eu não prometi realizar nenhum  ::)

11 de Maio de 2012 - 13:29:04 pm
Resposta #12

wcavalli

• Information
  • UCS
  • Administrator

Aqui era um lugar para as pessoas se pronunciarem sobre que tipo de Desafio elas queriam fazer, eu não prometi realizar nenhum  ::)
Era não, ainda É!

Neste fim de semana será aberto um dos desafios aqui apresentados.  ;)

Dê LEGO aos seus filhos, netos, sobrinhos e amigos. Nunca é tarde demais, nunca é cedo demais e nunca é demais.

11 de Maio de 2012 - 17:15:17 pm
Resposta #13

Felipe Avelar

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-fpavelar
    • mocpages-57741
    • brickshelf-114008

Era não, ainda É!

Opa, leve problema com os tempos verbais  ::)

Neste fim de semana será aberto um dos desafios aqui apresentados.  ;)

Aí, Luís, não perca as esperanças! Sempre pode acontecer!

Agora, pra você que tá louco por um desafio Pirata, o Jolly Roger foi adiado em mais alguns dias: http://forbiddencove.com/parlay/viewtopic.php?f=6&t=1227

11 de Maio de 2012 - 18:41:23 pm
Resposta #14

Stonir

• Information
  • Technic
    • facebook-Caio Mendonça
    • flickr-Stonir!!
    • brickshelf-stonir
    • brickset-stonir
    • Stonir
Bacana! As regras tão prontas e já enviei para o Felipe para ver se tem algum detalhe que seria legal mudar! 8)