Autor Tópico: Review do set 6080 - Castelo do Rei (King's Castle)  (Lida 4996 vezes)

13 de Setembro de 2009 - 10:10:48 am
Lida 4996 vezes

jsosse

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
Review do set 6080 - Castelo do Rei (King's Castle)

Referência: 6080
Nome: Castelo do Rei (King's Castle)
Tema: Castle
Ano de Edição: 1984
Número de Peças: 674
Preço LEGO®:  -
Instruções:  Sim
Adesivos: Não
Minifigs: Sim (11!!)
Modelos alternativos: Sim
Lista de peças: Sim

As peças
-> Como nos sets 6040 (Blacksmith Shop), 6061 (Siege Tower) e 6073 (Knight's Castle), nesse set aparecem pela primeira vez os wall panels (4444). E em enorme quantidade. Só isso já é suficiente para uma boa nota nesse quesito, tão úteis são essas peças. Mesmo os puristas, que não gostam de peças especializadas, tem que reconhecer que essa é uma das peças mais importantes para castelos no portifólio da LEGO. Quanto ao restante das peças, são bem variadas e úteis, com vários plates mais longos.

A construção
-> Deliciosa. Embora não seja difícil, ela é bem interessante. E traz alguns bons detalhes, como a construção do trilho interno do portão gradeado. E, claro, o próprio portão gradeado que, embora pudesse ter uma construção mais simples, a LEGO "complicou" para deixar mais prazerosa.

O desenho (design)
->É, simplesmente, o castelo mais interessante e bonito de todos os que a LEGO já produziu. Claro que tem um certo fator sentimental nessa avaliação, sendo que tive um destes quando criança e era, de longe, eu set preferido. Mas, de qualquer forma, é só dar uma olhada em suas linhas: ele tem cara de castelo, muito mais que os das coleções mais novas de castelo. O mesmo se aplica ao Knight's Castle (6073), ao Black Falcons Fortress (6074) e ao Battering Ram (6062 - quando usados dois sets). Mas, claro, o castelo do Rei tem precedência...

Jogabilidade
-> Lembro que, quando criança, era um enorme prazer brincar com esse set. Até acho que os sets Castle mais novos têm mais recursos de jogabilidade. Mas, como disse, isso tira o realismo do set, e, portanto, não faz muito minha cabeça. E, como ele é bem grande, não há limites à imaginação para a brincadeira.

Outros
-> Infelizmente aqui no Brasil - algo que continua verdade hoje - a coleção Classic Castle não veio toda para o mercado. Esse, o melhor, porém, veio. E, combinado com outros sets que recebemos aqui no País, era possível montar um reino muito bacana e que propiciava horas, senão dias, de brincadeiras.

Conclusão
-> Este foi um dos sets que, quando fiquei mais velho e entrei em minha dark age, acabei doando para caridade. Pelo menos espero que quem recebeu tenha se divertido tanto quanto eu com ele. Mas minha atual e crescente coleção de AFOL realmente só ganhou sua jóia da coroa quando esse set foi entregue, há duas semanas. Para quem não tem, vale a pena comprar. Ou tentar recriar com peças avulsas, pois não é assim tão difícil - embora seja caro, por conta do alto número de peças.
JS

13 de Setembro de 2009 - 10:27:02 am
Resposta #1

luckferraro

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-Luciano Ferraro
    • brickshelf-luckferraro
é o meu set preferido, tenho 4 dele.
os soldados já formam um bom exercito

13 de Setembro de 2009 - 13:51:26 pm
Resposta #2

Twilight

• Information
  • Mindstorms
  • Moderador Global
  • tenha fé!
    • brickshelf-mwhf
    • Bricks & Cia Ltda
Grande review moço!

Até quem não curte Castle passa a gostar.

É um tema extremamente focado e penso que é difícil misturá-lo com outros temas.
Quem curte, vai sempre querer mais Castle...

Eu "ainda" não tenho nenhum, mas acho muito bonito.
Não vejo a hora de termos um grande display onde um castelo na montanha poderá mostrar todo o seu esplendor.

14 de Setembro de 2009 - 14:48:14 pm
Resposta #3

Guiler

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • ? ? ?
    • brickshelf-Guiler717
    • Minha galeria no deviantArt
Parabéns pelo review!
Eu também gosto muito dos castelos clássicos, e este é um dos meus favoritos (assim como o 6085, que possui uma construção ligeiramente semelhante)!
O conceito do desenho é simples, mas é muito eficiente, e até chega a ser mais realista (em relação a alguns castelos lançados posteriormente, no século XXI).

14 de Setembro de 2009 - 18:38:00 pm
Resposta #4

Rihioba

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
    • brickshelf-http://www.brickshelf.com
    • brickset-rihioba
Olá Jsosse,

Muito bom review, sou fã dos Legos Castle desta época. Consegui comprar todos os que vieram oficialmente no Brasil e, recentemente, depois de 10 anos, consegui encontrar um modelo 10000, relançamento do set 6067. O restante foi realizando réplicas dos modelos que não vieram (Veja o que consegui compor www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=294568).
Continue com estes clássico, fico ansioso de ver esses dinossauros por aqui.

Abs,

Ricardo Obara.
Lista de desejos: 10228 10235 10245  10251 10181 71006 71016 75827

15 de Setembro de 2009 - 23:44:55 pm
Resposta #5

jsosse

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
Oi Ricardo,

Obrigado pelo elogio. E, cara, que bacana sua coleção de Castle!! Parabéns! Isso é que é um reino bem montado!! rs... Até me deu mais força para a escolha do próximo castelo no meu reino: o 6074 Black Falcon's Fortress.

Abs,
JS
JS

18 de Setembro de 2009 - 17:28:34 pm
Resposta #6

Gus

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
  • Do what thou wilt shall be the whole of the Law
    • brickset-Gus-263
    • Apkallu HQ
Parabéns pelo review!

Este set é muito bom! Gostaria muito de obter os Castelos clássicos(talvez algum dia  ::)).
Eles conseguiam juntar a simplicidade de construção com técnicas muito interessantes e peças muito úteis. Ao todo dão um ótimo resultado! A jogabilidade parecia bem melhor do que os Castelos atuais (as "dobradiças" possibilitavam a uniião de vários Castelos, algo que falta atualmente), sem dizer na quantidade de minifigs  :o!

24 de Setembro de 2009 - 17:58:16 pm
Resposta #7

Thomas

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
É um dos castelos que eu mais gosto, principalmente pois há bastante soldados, cavalos e bricks 4444 e 3004

31 de Dezembro de 2011 - 11:53:19 am
Resposta #8

lcpulv

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-luispulvino
    • flickr-lcpulv
    • brickshelf-lcpulv
    • brickset-lcpulv
    • twitter-luispulvino
jsosse, tenho um castelo desses e realmente é FORA DE SÉRIE! O castelo mais bonito da Lego, de longe!

Excelente Review! Abraço e Feliz Ano Novo! :)

31 de Dezembro de 2011 - 12:34:59 pm
Resposta #9

ReenanBR

• Information
  • Duplo
  • "Shout, Shout, let it all out"
    • facebook-1000032768
    • brickset-EvanFlew
Ótimo review  :-X que quero muito um set legoland  :'(
Meu bloguinho thururu :D

Rbricksblog.blogspot.com

23 de Março de 2012 - 21:09:26 pm
Resposta #10

KursK

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
Acho que esse foi um dos primeiros sets que tive contato, na infância. Lembro do meu primo mais velho me mostrando como que ele se abria e ficava grande. Era apaixonante!

25 de Março de 2012 - 00:46:22 am
Resposta #11

lcpulv

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-luispulvino
    • flickr-lcpulv
    • brickshelf-lcpulv
    • brickset-lcpulv
    • twitter-luispulvino
Era não: CONTINUA apaixonante! O meu fica sempre aqui do meu lado! hehehe!

12 de Abril de 2012 - 11:31:44 am
Resposta #12

caparica

• Information
  • Technic
  • Moderador Global
  • Minhocossauro
    • facebook-paulo.caparica.junior
    • flickr-caparica
    • mocpages-801
    • lugnet-254
    • brickshelf-caparica
    • brickset-caparica
    • twitter-pcaparica
    • Lego Mundi Steampunk
Excelente review! Nossa, esse set tem 11 minifigs...  :o

15 de Abril de 2012 - 15:44:02 pm
Resposta #13

lcpulv

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-luispulvino
    • flickr-lcpulv
    • brickshelf-lcpulv
    • brickset-lcpulv
    • twitter-luispulvino
Então Caparica, tem que avisar o jsosse que o set tem 12 minifigs... 4 cavaleiros, 4 soldados de infantaria e 4 arqueiros...