Autor Tópico: Direitos autorais - Cuidados necessários  (Lida 10337 vezes)

02 de Setembro de 2008 - 22:54:48 pm
Lida 10337 vezes

Colares

• Information
  • System
  • Moderador Global
    • facebook-fcolares
    • flickr-fernandocolares
    • brickshelf-colares
    • brickset-Colares
    • twitter-fcolares
    • Fernando Colares
Lembro-te uma coisa Tuái, se você não vai ganhar dinheiro ou gerar renda com musica, imagem e/ou trecho de filme, pode usar sem medo viu?

03 de Setembro de 2008 - 19:25:26 pm
Resposta #1

Twilight

• Information
  • Mindstorms
  • Moderador Global
  • tenha fé!
    • brickshelf-mwhf
    • Bricks & Cia Ltda
Lembro-te uma coisa Tuái, se você não vai ganhar dinheiro ou gerar renda com musica, imagem e/ou trecho de filme, pode usar sem medo viu?

bom saber !

valeu !

04 de Setembro de 2008 - 18:53:54 pm
Resposta #2

ildefonso

• Information
  • Mindstorms
  • Administrator
    • facebook-ildefonso.zanette
    • flickr-duduzanette
    • mocpages-586
    • lugnet-1144
    • brickshelf-izanette
    • brickset-izanette

Colares,

Gostaria de saber onde você leu sobre isso, pois pelo que sei não é bem assim não.

Existem diversos tipos de copyright e cada um limita o uso da música/imagem/filme de forma diferente.
Minhas fotos, por exemplo, estão no mais restrito dos copyrights. Ele não permite que você faça nada com elas a não ser vê-las. Eu posso processar qualquer um que usá-las em qualquer tipo de meio, comercial ou não, sem a minha autorização por escrito. O copyright mais restrito, o "all rights reserved", é na realidade o padrão caso você não atribua explicitamente um outro tipo de copyright a sua obra.

Existe um copyright chamado "Creative Commons" que permite que você use as fotos/vídeos/sons sem precisar pagar nada por elas. Existe outro ainda mais "aberto" que permite que você altere ou use partes da imagem para realizar trabalhos derivados.

Aqui você pode encontrar informações sobre copyright. O texto é baseado nas leis americanas, mas elas não divergem muito das de outros países nesse assunto.

Então, é bom se preocupar sim quando se está usando uma imagem/vídeo/som de alguém. Mesmo que não esteja ganhando dinheiro nenhum com isso.

abraços,

Dudu.
Surrender! I have flick missiles.

04 de Setembro de 2008 - 20:38:58 pm
Resposta #3

Colares

• Information
  • System
  • Moderador Global
    • facebook-fcolares
    • flickr-fernandocolares
    • brickshelf-colares
    • brickset-Colares
    • twitter-fcolares
    • Fernando Colares
Opa... isso não sabia. A informação que eu recebi foi de um editor de revista da fotografia Photos.
Vou ler para saber mais sobre isso...

Desculpe a informação enganosa então.

04 de Setembro de 2008 - 20:59:04 pm
Resposta #4

Colares

• Information
  • System
  • Moderador Global
    • facebook-fcolares
    • flickr-fernandocolares
    • brickshelf-colares
    • brickset-Colares
    • twitter-fcolares
    • Fernando Colares
Acabei de ler a nossa legislação de direitos autorais.
O que quis dizer era mais baseado nisso:

"Capítulo IV
Das Limitações aos Direitos Autorais

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:
(...)
VIII - a reprodução, em quaisquer obras, de pequenos trechos de obras preexistentes, de qualquer natureza, ou de obra integral, quando de artes plásticas, sempre que a reprodução em si não seja o objetivo principal da obra nova e que não prejudique a exploração normal da obra reproduzida nem cause um prejuízo injustificado aos legítimos interesses dos autores. "

Novamente, desculpe por generalizar e passar informação enganosa.

Ah! E fim do OT! hihihihi

05 de Setembro de 2008 - 07:28:06 am
Resposta #5

Rose

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
Olá pessoal.
Quanto a esse assunto, não sei se aplica a material vinculado via net mas no que se refere a material escrito, no meu caso foi o livro didático, existe uma porcentagem possível de ser usada, sem o pagamento dos direitos autorais. Não me falha a memória (coisas da idade) é de 10%. POrém, mesmo assim é necessário confirmar o uso do material. Pelo menos foi assim que o pessoal de direitos autorais nos falou. Muitas vezes tivemos que mudar o foco do assunto pois contávamos com o uso de determinada letra de música e a mesma não era autorizada.
Algumas fotos/imagens, músicas e letras já estão na lista de domínio público, podendo ser usada sem grandes problemas.
Não ajudei muito mas...

Um abraço,
Rose
"A imaginação é mais importante que o conhecimento."

Albert Einstein

05 de Setembro de 2008 - 09:19:43 am
Resposta #6

ildefonso

• Information
  • Mindstorms
  • Administrator
    • facebook-ildefonso.zanette
    • flickr-duduzanette
    • mocpages-586
    • lugnet-1144
    • brickshelf-izanette
    • brickset-izanette
Acabei de ler a nossa legislação de direitos autorais.
O que quis dizer era mais baseado nisso:

"Capítulo IV
Das Limitações aos Direitos Autorais

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:
(...)
VIII - a reprodução, em quaisquer obras, de pequenos trechos de obras preexistentes, de qualquer natureza, ou de obra integral, quando de artes plásticas, sempre que a reprodução em si não seja o objetivo principal da obra nova e que não prejudique a exploração normal da obra reproduzida nem cause um prejuízo injustificado aos legítimos interesses dos autores. "

Novamente, desculpe por generalizar e passar informação enganosa.

Ah! E fim do OT! hihihihi

Legal Colares,

Então, as leis brasileiras são um pouco mais "abertas" do que a americana nesse quesito. Pois pelas leis americanas, você só pode usar material alheio sem a necessidade de pagar direitos autorais para fins educativos, de crítica ou de paródia.
  A dúvida fica no caso de você pegar a foto de um americano e usá-la em um site brasileiro. Qual lei que vale?

abraços,

Dudu.
Surrender! I have flick missiles.

05 de Setembro de 2008 - 09:26:48 am
Resposta #7

Rose

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
Imagino que se leva em consideração a origem, logo, cabe a legislação de lá, não?
No caso do Brasil, mesmo sendo material pedagógico, no caso livro, eles não liberam o material, sem a autorização. Por exemplo, eu queria ter usado um trecho da letra de Vinícius de Moraes e as filhas não autorizaram o uso, a não ser se pagassem, mas era muito caro e a editora pediu para trocar. Já outros autores, como o Gil, autorizou o uso de qualquer obra dele para o material didático e mandou um e-mail dizendo se houvesse qualquer problema que lhe escrevesse.
Posso estar procurando com o pessoal da Editora do Brasil, na área de direitos autorais, para ver como fica o uso de imagem mas lembrei que o Carlos, da Gazeta, possa ter alguma informação mais prática de como isso fuciona.
abraços,
Rose
"A imaginação é mais importante que o conhecimento."

Albert Einstein

07 de Setembro de 2008 - 21:27:36 pm
Resposta #8

Colares

• Information
  • System
  • Moderador Global
    • facebook-fcolares
    • flickr-fernandocolares
    • brickshelf-colares
    • brickset-Colares
    • twitter-fcolares
    • Fernando Colares
Dudu,

Li seu link e realmente é bem diferente as leis. Só que observando as leis Brasileiras tbm levam em consideração as leis internacionais.
Então será preciso uma melhor pesquisa pra tentar "esclarecer" essas dúvidas.

Abraço!

07 de Setembro de 2008 - 21:31:30 pm
Resposta #9

Twilight

• Information
  • Mindstorms
  • Moderador Global
  • tenha fé!
    • brickshelf-mwhf
    • Bricks & Cia Ltda
só para complementar, no próprio site do YouTube tem uma página explicando o assunto.
eles consideram que tudo que não seja original "seu" é infração de direitos autorais.
contudo, só tiram o video do ar se o dono reclamar.

eu usei o tema "Carruagens de Fogo"... recebi um e-mail dizendo que a música tinha dono.
mas o dono "liberou" o uso da música no youtube, com exigências: notem que tem propaganda.

e por aí vai...