Autor Tópico: Detalhes importantes para expor em um leiaute coletivo de cidade  (Lida 2987 vezes)

13 de Fevereiro de 2012 - 22:31:37 pm
Lida 2987 vezes

wcavalli

• Information
  • UCS
  • Administrator
Ainda não criamos um padrão para nossas exposições, mas vou colocar aqui algumas regras que, pela experiência, percebemos ser necessárias para facilitar a montagem de um leiaute coletivo de cidade.

Especificamente sobre os MOCs que farão parte do leiaute, há pelo menos duas regras que já se mostraram necessárias.

- Regra: As extremidades do MOC (últimos studs das esquinas) precisam estar livres para travamento no leiaute.
  Exemplo: Em uma baseplate 32X32 os Studs 1,1; 1,32; 32,1 e 32,32 devem estar livres ou cobertos por uma peça 1x1 (tile, brick, brick round etc) que se retirada não comprometa o MOC.
  Motivo: Todos os modelos precisam ser travados uns aos outros para que o leiaute fique firme e alinhado.

- Regra: Todas as extremidades do MOC (qualquer peça) devem estar dentro da baseplate, mesmo em projeção.
  Exemplo: Se eu tivesse uma caixa de exatos 32x32 studs um MOC 32x32 deveria se encaixar sem problemas, sem derrubar os telhados, por exemplo.
  Motivo: Na necessidade de remanejamento do MOC dentro do laiaute, não haveria problemas.

Estas regras são derivadas de outras duas bem simples que são: "Todos os MOCs precisam estar travados entre si" e "Os MOCs precisam ser independentes".
Se você fará uma casa com telhado que avance da parede (que é o mais normal), a parede não pode estar na extremidade da baseplate. Se estiver, você precisa expandir a base da seu MOC, por exemplo, criando um jardim lateral, para que a projeção do telhado fique dentro do MOC.

Outras pontos interessantes:
- Garanta os MOCs sempre em múltiplos de 32x32, ou seja, se criar um MOC de uma casinha 16x32, já pense em criar dois, nem que seja um jardim.
- Há os travamentos de modulares usando pins, que podem substituir esta regra. Mas no geral, é aconselhável que pelo menos as partes que farão frente às ruas e calçadas estejam nesta regra.
- Nem é preciso dizer que todas as partes do MOC precisam estar travadas entre si, ou seja, se o MOC é composto por 3 baseplates, estas devem estar travadas entre si.
- Crie seus MOCs de forma que possam ser transportados com mais facilidade. O ideal é que seja em partes de 32x32 a 16x16 e facilmente identificáveis.

Dê LEGO aos seus filhos, netos, sobrinhos e amigos. Nunca é tarde demais, nunca é cedo demais e nunca é demais.

13 de Fevereiro de 2012 - 22:38:49 pm
Resposta #1

Twilight

• Information
  • Mindstorms
  • Moderador Global
  • tenha fé!
    • brickshelf-mwhf
    • Bricks & Cia Ltda
No caso do travamento por "pins", existe uma posição obrigatória ?

Já foi definida alguma regulação para as calçadas ?

13 de Fevereiro de 2012 - 22:48:37 pm
Resposta #2

wcavalli

• Information
  • UCS
  • Administrator

Não. Como eu disse, estas são alguns detalhes que nos atrapalharam bastante nas últimas exposições.
São cuidados pequenos, que não demandam muitas mudanças, mas que ajudam muito no processo de montagem de uma exposição.
Estes outros detalhes vamos discutindo.

Dê LEGO aos seus filhos, netos, sobrinhos e amigos. Nunca é tarde demais, nunca é cedo demais e nunca é demais.

13 de Fevereiro de 2012 - 23:06:04 pm
Resposta #3

Felipe Avelar

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • Tenhamos Fé, no que quer que seja!
    • facebook-fpavelar
    • flickr-felipedescomplicado
    • mocpages-57741
    • brickshelf-114008

Não. Como eu disse, estas são alguns detalhes que nos atrapalharam bastante nas últimas exposições.
São cuidados pequenos, que não demandam muitas mudanças, mas que ajudam muito no processo de montagem de uma exposição.
Estes outros detalhes vamos discutindo.

Acredito que todos os modulares utilizam a mesma posição de pinos. Essa provavelmente deveria ser a posição padrão.

13 de Fevereiro de 2012 - 23:12:24 pm
Resposta #4

ildefonso

• Information
  • Mindstorms
  • Administrator
    • facebook-ildefonso.zanette
    • flickr-duduzanette
    • mocpages-586
    • lugnet-1144
    • brickshelf-izanette
    • brickset-izanette
Acredito que todos os modulares utilizam a mesma posição de pinos. Essa provavelmente deveria ser a posição padrão.

Sim, todos usam a mesma posição. Tem um tópico com uma imagem da posição exata deles.
Surrender! I have flick missiles.

14 de Fevereiro de 2012 - 01:09:12 am
Resposta #5

João Paulo

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
    • brickshelf-joaopaulo
    • brickset-joaopaulo
Tem um tópico com uma imagem da posição exata deles.
O tópico é este: http://lugbrasil.com/forum/index.php?topic=3310.0

Porém não sei se esta é a melhor forma. Em alguns casos, este pin atrapalharia o design do modelo. Eu mesmo estou fazendo um MOC de esquina que não terá como colocar 2 pins em cada canto. O ideal mesmo acho que é juntar os MOCs com plates 2x2 nos 4 cantos da baseplate, como o Wagner disse.

14 de Fevereiro de 2012 - 08:58:15 am
Resposta #6

ildefonso

• Information
  • Mindstorms
  • Administrator
    • facebook-ildefonso.zanette
    • flickr-duduzanette
    • mocpages-586
    • lugnet-1144
    • brickshelf-izanette
    • brickset-izanette
Eu mesmo estou fazendo um MOC de esquina que não terá como colocar 2 pins em cada canto. O ideal mesmo acho que é juntar os MOCs com plates 2x2 nos 4 cantos da baseplate, como o Wagner disse.

Se o seu modular é de esquina, você tem que colocar os pinos nos lados adjacentes, como foi feito no café corner.
Surrender! I have flick missiles.

14 de Fevereiro de 2012 - 09:15:56 am
Resposta #7

João Paulo

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
    • brickshelf-joaopaulo
    • brickset-joaopaulo
Eu mesmo estou fazendo um MOC de esquina que não terá como colocar 2 pins em cada canto. O ideal mesmo acho que é juntar os MOCs com plates 2x2 nos 4 cantos da baseplate, como o Wagner disse.

Se o seu modular é de esquina, você tem que colocar os pinos nos lados adjacentes, como foi feito no café corner.
Sim, isso que eu tentei fazer, mas o tamanho do prédio em um dos lados não tem profundidade suficiente para colocá-los, por isso disse que talvez não seja a melhor forma. De qualquer jeito vou tentar reprojetar esta parte. :-X