Autor Tópico: O Básico para se motorizar um SET já existente!  (Lida 8483 vezes)

09 de Novembro de 2011 - 23:40:19 pm
Lida 8483 vezes

Vanessa Antonelli

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO nunca me cansa!
    • facebook-/vanessapajarooficial
    • brickset-van_and_beta_collection
    • Site
Pessoal, venho com a finalidade de unir, em um só tópico, os SETs que já foram motorizados (MODs) com resultados satisfatórios (ou não). 8)

O pessoal que já motorizou alguns modelos que já existem, diga o número do modelo (do brickset) e o link para a criação (de preferência daqui do fórum) e, quando houver tópico exclusivo do MOD, favor direcionar as dúvidas específicas do modelo no próprio tópico; quando não, discutiremos aqui sobre o modelo (no caso do 8258, 8287 e outros). Se for o caso, creio que um tópico só com o modelo, caso haja mais dúvidas, abrir um tópico para tutorial só de um modelo.  :-[

Sei que não fui só eu que fiz MODs motorizados aqui, pois o Clayton também já andou motorizando um modelo existente.
Resolvi tomar essa iniciativa (se não for oportuna, por favor, me corrijam), devido ao número de MPs que recebo pedindo reviews ou tutoriais com minhas motorizações. Então, vou tentar resumir ao máximo as instruções básicas que uso para motorizar um modelo já existente. ;)

Vale lembrar que o tópico para RCs em geral continua sendo este outro AQUI, portanto, não vamos confundir tudo, senão teremos que juntar os tópicos e de nada vai adiantar; e depois o pessoal vai ficar com preguiça de pesquisar no imenso tópico o que realmente precisa. ::)

Bom, vou dizer o que seria necessário para motorizar um modelo já existente (apenas a parte elétrica, não as peças); depois, os modelos que motorizei. Vou dizer a dificuldade também.
Assim que o pessoal conseguir realizar experiências novas, postem aqui também. ;)

Bom, primeiramente, precisará de um veículo, depois existem algumas variações...(bem mastigado :D)

- 1 receptor IR 8884
- 1 controle IR 8885 ou 8879
- 1 motor M 8883
- 1 motor XL 8882 ou um Motor 5292
- 1 caixa de bateria 8881, 8878 ou 88000

Para o motor 5292, deverá ser utilizado o cabo 8886 ou 8871, para poder conectar à qualquer caixa de bateria PF
Caixa de bateria poderá ser 8881 que é a mais utilizada, porém, para veículos creator, as mais adequadas seriam as caixas 8878 (bateria recarregável) e a 88000 (pilhas 6 AAA).
Controle IR poderá ser 8885 ou 8879. Este último não achei muito conveniente para o que precisei, pois para a direção, ele fica sempre ligado e não volta ao centro, como o 8885. Ele é bom para a aceleração, pois é gradativa, mas de resto, particularmente não gostei.

A montagem do controle que faço é esta Aqui

Caso queiram colocar as luzes 8870, sempre coloque-as no receptor IR no mesmo encaixe que vai o motor de tração.

Agora os modelos, colocarei no post abaixo:
« Última modificação: 09 de Novembro de 2011 - 23:43:50 pm por Van. »

09 de Novembro de 2011 - 23:41:55 pm
Resposta #1

Vanessa Antonelli

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO nunca me cansa!
    • Site
Continuando...
Agora vamos aos modelos que experimentei motorizar e obtive resultados satisfatórios. Vale lembrar que minhas motorizações sempre são desesperadas... ::) nunca as melhoro, embora eu sei que dá para melhorar...Mas minha pressa é sempre de ver os “bichinhos” correndo... ;D

Minha primeira Modificação, foi a do 8258, Aqui :
Não foi difícil encaixar os motores, pois espaço tinha bastante, mas é preciso algumas reduções para que fique mais veloz. É legal para brincar de manobrar, sem grandes velocidades. (motor para tração XL)

Dificuldade: Difícil

Eu também modifiquei o modelo B do 8258, que está aqui
Este foi bem mais fácil do que o modelo A, com bastante espaço para motores e caixa de bateria. (motor para tração XL)

Dificuldade: Média

Logo, modifiquei o 8297, mas não me lembro se tem tópico dele (eu não achei), mas o vídeo se encontra Aqui

Minhas opiniões sobre o modelo, a princípio foram as mesmas que as do 8258, mas se for se dedicar ao modelo, dá para montar um belo 4x4, como pode ser visto aqui. Mas aí seria uma montagem mais avançada, com a necessidade de mais peças, motores e engrenagens. (motor para tração XL)

Dificuldade: Super Difícil

Depois veio a motorização do 8262, que está Aqui
Particularmente, não achei fácil, mas também não achei difícil, ele fica bem rápido, mas as suspensões o deixa instável, e a direção não volta direito ao centro, pois a maneira que a direção é feita, fica muito mole. (motor para tração 5292)

Dificuldade: Média

Agora uma das modificações que mais gostei. A do 4993, que está aqui
A maior dificuldade foi em mudar (levantar) o chassi, pois no modelo original não existe direção, e se as rodas se movimentassem, bateriam no resto da carcaça. Então, foi um grande desafio fazer com que o volante funcionasse; e ficaria melhor ainda se eu tivesse utilizado a caixa de baterias 88000, pois ela se encaixa melhor em modelos Creator. (motor para tração 5292)

Dificuldade: Hard (pela criação de uma nova frente, sem mudar muito a estrutura original do veículo)

Próximo modelo, 8143, que pode ser vistoAqui
Mais uma vez, as peças system deixam o modelo mais firme e veloz, mas também precisei ter bastante paciência para que tudo coubesse, e para que as rodas da direção virassem, com as mesmas dificuldades que o 4993. Dá para perceber que neste modelo também seria melhor uma caixa de baterias 88000, mas nada que impedisse o desempenho real do modelo. (motor de tração 5292)

Dificuldade: Hard (pelo tamanho reduzido do modelo)

Mais um modelo Creator, agora o 6753, que se encontra Aqui
Não foi difícil, mas tive que “esticar” a parte traseira para encaixar o motor (5292). Foi um modelo rápido e utilizei a peça x928cx1 para a direção retornar ao centro. Mais detalhes no próprio tópico do set.

Dificuldade: Easy

Outra modificação, foi a do 8265, que está Aqui
Esta modificação não digo que é difícil, pois utilizei tutoriais na internet, que disponibilizarei aqui também. Um dos links é este e também tem este Aqui.

Só que necessita o dobro de motores e receptores, o que pode ser visto no vídeo do tutorial.

Uma das minhas recentes modificações, foi a do 8070, que poderão ver Aqui.
Eu achei que era fácil, mas sem tirar as funções originais do set, ele fica muito devagar, e a peça de retorno ao centro não tem efeito neste set, por ele ser muito pesado; os elásticos não fizeram efeito, necessitando de mais tempo e técnica para conseguir resultados satisfatórios. Espaço ele tem bastante, mas não tive coragem (ainda) de mexer em tudo. (motor utilizado para tração XL)

Dificuldade: Expert (devido à velocidade e direção insatisfatórias, mas não impossíveis).

Esta última modificação foi a que mais me agradou, pois consegui um veículo veloz, com boa estabilidade e sem muitas mudanças. É o 8071, que está Aqui.
Este é um bom veículo para aqueles que querem começar a brincar com RCs de LEGO! (motor utilizado para tração 5292, mas creio que dá para utilizar o motor XL - preciso experimentar, caso alguém queira tirar dúvidas)

Dificuldade: Easy

Bom, é isso aí pessoal...
Abraços

Van.

Ufa...esse deu trabalho!
« Última modificação: 09 de Novembro de 2011 - 23:45:04 pm por Van. »

10 de Novembro de 2011 - 00:10:51 am
Resposta #2

yuri_sw_tech

• **
  • Information
  • Quatro
  • Star Wars e Technic!!!
Nossa Van!!! Quero agradecer logo de cara, mas nem olhei tudo ainda! Já vi que vai ser um tópico de grande ajuda pra mim e pra outros que se interessam em motorizações!!!
Obrigado!

10 de Novembro de 2011 - 00:25:13 am
Resposta #3

ferdu

• Information
  • Duplo
Legal a iniciativa Van!

eu to motorizando um 8052... mas tá dificil achar tempo....

achei legal centralizar tudo aqui...

Abs,
Fernando

10 de Novembro de 2011 - 08:08:29 am
Resposta #4

wcavalli

• Information
  • UCS
  • Administrator
Van. Parabéns pela iniciativa.
Creio que será de grande valia para todos e excelente as observações.

Foi meio flood, mas necessário

Dê LEGO aos seus filhos, netos, sobrinhos e amigos. Nunca é tarde demais, nunca é cedo demais e nunca é demais.

10 de Novembro de 2011 - 09:38:12 am
Resposta #5

Felipe Avelar

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • Tenhamos Fé, no que quer que seja!
    • facebook-fpavelar
    • flickr-felipedescomplicado
    • mocpages-57741
    • brickshelf-114008
Não foi difícil encaixar os motores, pois espaço tinha bastante, mas é preciso algumas reduções para que fique mais veloz. É legal para brincar de manobrar, sem grandes velocidades. (motor para tração XL)

Oi Van, infelizmente eu não consigo abrir os vídeos aqui - Internet limitada - então gostaria de saber se na sua Motorização do 8258 você manteve todas as funções originais do guindaste e estabilizadores, e qual eixo foi traçado, já que no modelo original já existe um trem de força para o terceiro eixo.

Abraços e obrigado  :)

10 de Novembro de 2011 - 09:56:30 am
Resposta #6

Vanessa Antonelli

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO nunca me cansa!
    • Site

Oi Van, infelizmente eu não consigo abrir os vídeos aqui - Internet limitada - então gostaria de saber se na sua Motorização do 8258 você manteve todas as funções originais do guindaste e estabilizadores, e qual eixo foi traçado, já que no modelo original já existe um trem de força para o terceiro eixo.

Abraços e obrigado  :)
Olá! Se você está dizendo sobre o modelo A, vamos lá:

A princípio, tentei ser resistente em manter a motorização básica do set, porém, só obtive resultados quando utilizei o mesmo local do motor utilizado para as funções, para colocar o motor de tração. Porém, deixei de uma maneira que pudesse ser revertido facilmente.
Eu conectei o motor no eixo que tem o diferencial, para não mexer muito com a estrutura do set. Mas se caprichar, verá que dá para colocar a tração em todas as rodas - o que pra mim seria o mais viável - pois se o caminhão pega algum tipo de desnível no piso e algumas rodas ficam mais no alto, ele não distribuirá a força nas rodas (devido ao diferencial) e irá girar somente a roda que está no alto, fazendo com que o caminhão não saia do lugar.
Esses diferenciais tem lá suas vantagens e suas desvantagens; por um lado eles distribuem o peso (rotação), e por outro, se você parar uma das rodas e a outra ficar no alto, nada de movimento acontecerá  :-\

Trem de força que você quis dizer = Peça 62821, que eu chamo de diferencial?  ???

Espero ter ajudado

Van.
 ;)
« Última modificação: 10 de Novembro de 2011 - 10:01:34 am por Van. »

10 de Novembro de 2011 - 10:00:19 am
Resposta #7

Vanessa Antonelli

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO nunca me cansa!
    • Site
Van. Parabéns pela iniciativa.
Creio que será de grande valia para todos e excelente as observações.

Obrigada Cavalli, mas... :-[
Eu tentei juntar tudo em um só, pois a dúvida de uns, pode ser a dúvida dos outros. E por MP eu ia ficar doida!  ;D ;D
 :P

Legal a iniciativa Van!

eu to motorizando um 8052... mas tá dificil achar tempo....

achei legal centralizar tudo aqui...

Abs,
Fernando
Que bom! este set eu não tenho, mas com certeza dá para motorizar! Depois nos diga o que conseguiu  ;)
Semana passada eu motorizei o 8081 lá na casa da Roberta, só que ele ficou estranho, pedindo reduções... :-\
Mas como ela não queria que parecesse uma geringonça, brincamos um pouco e logo desfizemos. ::)
 ;)
« Última modificação: 10 de Novembro de 2011 - 10:03:51 am por Van. »

10 de Novembro de 2011 - 10:07:06 am
Resposta #8

wcavalli

• Information
  • UCS
  • Administrator

Obrigada Cavalli, mas... :-[
Eu tentei juntar tudo em um só, pois a dúvida de uns, pode ser a dúvida dos outros. E por MP eu ia ficar doida!  ;D ;D
 :P
Que fique claro: flood foi o meu comentário (Não acrescentei nada) e não o tópico, este está perfeito.

Dê LEGO aos seus filhos, netos, sobrinhos e amigos. Nunca é tarde demais, nunca é cedo demais e nunca é demais.

10 de Novembro de 2011 - 10:14:44 am
Resposta #9

Vanessa Antonelli

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO nunca me cansa!
    • Site
Que fique claro: flood foi o meu comentário (Não acrescentei nada) e não o tópico, este está perfeito.
:-[ :-[
ah! agora entendi  8)
 ;)
Obrigada mais uma vez
Van.  ;)

10 de Novembro de 2011 - 11:00:19 am
Resposta #10

Roberta Rocha

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
    • brickset-vendas+lego
Nossa, até que enfim vejo a minha pupila alçar vôo, é isso aí, bela iniciativa Van!

;D ;D ;D ;D ;D

Ok, deixando a brincadeira de lado... Eu sempre quis entender melhor de motorização, mas eu não possuo muito talento pra isso e paciência, mas vendo esse tópico assim tão organizadinho, dá vontade de tentar mais uma vez!

Amo Technics você bem sabe, mas fico só na montagem sem ousar nada! O 8071 está aqui montadinho ainda e super rápido!!!
Wish List: 10177

10 de Novembro de 2011 - 11:06:39 am
Resposta #11

Vanessa Antonelli

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO nunca me cansa!
    • Site
Nossa, até que enfim vejo a minha pupila alçar vôo, é isso aí, bela iniciativa Van!

;D ;D ;D ;D ;D

Ok, deixando a brincadeira de lado... Eu sempre quis entender melhor de motorização, mas eu não possuo muito talento pra isso e paciência, mas vendo esse tópico assim tão organizadinho, dá vontade de tentar mais uma vez!

Amo Technics você bem sabe, mas fico só na montagem sem ousar nada! O 8071 está aqui montadinho ainda e super rápido!!!

Obrigada Roberta! Não possui talento?  :o É só ter vontade  ;)
E outra, não possui talento, mas possui peças  8) o que para mim já é limitado  :-[
Da próxima vez que eu for aí (semana que vem) vou pegar um daqueles seus 8052 e fazer um "estrago"  ::) 8)
Agora, sobre o 8071, o seu ficou melhor que o meu, reforçando mais uma vez, a ideia de que sempre há melhorias a se fazer  8)
Agora...
Vamos para o UNIMOG 81108)
Abraços e obrigada pelos comentários

Van. ;)

11 de Novembro de 2011 - 08:52:24 am
Resposta #12

Stonir

• Information
  • Technic
    • facebook-Caio Mendonça
    • flickr-Stonir!!
    • brickshelf-stonir
    • brickset-stonir
    • Stonir
Também tenho falta de paciência e de receptores para motorizar...

19 de Novembro de 2011 - 01:25:58 am
Resposta #13

yuri_sw_tech

• **
  • Information
  • Quatro
  • Star Wars e Technic!!!
É impressão minha ou essa peça de retorno ao centro é de sets de hoquei??? Será que perdi alguma coisa?
kkk... com certeza os experientes darão risada da minha dúvida!
Yuri.

20 de Novembro de 2011 - 09:36:32 am
Resposta #14

Vanessa Antonelli

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO nunca me cansa!
    • Site
É impressão minha ou essa peça de retorno ao centro é de sets de hoquei??? Será que perdi alguma coisa?
kkk... com certeza os experientes darão risada da minha dúvida!
Yuri.
Não daremos risadas não (pelo menos eu  ::))
 ;D
Essa peça de retorno ao centro é de sets de hoquei, porém...os viciados em RCs (como eu) adoramos esta peça, quando realmente ela consegue fazer o serviço, o que não é sempre.
Esta peça só funciona bem em veículos pequenos, não muito alto, muito menos largos...
por incrível que pareça, essa peça funcionou no crane truck 8258, mas nem sonhe em colocar no 8297 ou 8070... :-\
Perda de tempo. ao menos que façamos adaptações, o que não acho que adiantaria muito  :-[
Bom, é isso.
Van.

22 de Novembro de 2011 - 17:49:47 pm
Resposta #15

Clayton

• Information
  • Technic
  • Moderador Global
Muito legal a sua iniciativa Van! Demorei pra ver esse tópico  :-[

Que organização, parabéns!
Esse é o tipo de tópico que, se um dia o projeto da revista for adianta, basta recortar daqui e colar lá que está pronta uma matéria  ;)

Sei que não fui só eu que fiz MODs motorizados aqui, pois o Clayton também já andou motorizando um modelo existente.

Eu "motorizei" (ou melhor: controle-remotei  ;D) só o 8960e o modelo B do 4993... e vejam só, nenhum deles é TECHNIC. Até por eu ter notado que os TECHNIC (como tu bem observaste nas tuas avaliações) podem ser extremamente difíceis de serem adaptados para receber um sistema de controle remoto... às vezes para fazer um sistema robusto, pode ser melhor começar do zero.

Esses que MOD-ifiquei foram razoavelmete fáceis. O 4993-B não ficou muito do meu agrado, a carroceria CREATOR de caminhão cara-chata é extremamente pesada e acaba atrapalhando a tração traseira. E como não previ suspensão nem diferencial Torsen, qualquer irregularidade no piso faz ele perder tração... o que acabou deixando-o com apenas o segundo luigar no primeiro grande prêmio de LEGO RC  ;D

Mas eu gostaria demais de ver um 8070controle-remoto (e VELOZ!) ou um 8110full-control!

23 de Novembro de 2011 - 09:59:50 am
Resposta #16

Vanessa Antonelli

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO nunca me cansa!
    • Site
Muito legal a sua iniciativa Van! Demorei pra ver esse tópico  :-[

Que organização, parabéns!
Esse é o tipo de tópico que, se um dia o projeto da revista for adianta, basta recortar daqui e colar lá que está pronta uma matéria  ;)
...
Muito Obrigada Clayton! Deu um "trabalhinho", mas fiz de coração! Até porque eu adoraria que alguém tivesse feito isso logo que comecei com minhas curiosidades no meio technic!  8)
...
Mas eu gostaria demais de ver um 8070controle-remoto (e VELOZ!) ou um 8110full-control!
E você não acha que eu não gostaria?  ;D
o 8070 parece ser muito mais fácil do que o 8110, até porque no 8110, mesmo original ele não é todo motorizado, é uma mistura de ar com motor... :-[
Mas nada que seja impossível para a Van.  ;D ;D
 8)
Abraços e obrigada pelo reconhecimento e elogio  ;)
Van.

24 de Novembro de 2011 - 21:35:02 pm
Resposta #17

LucasAH

• Information
  • Duplo
    • brickset-Darth Lucas AH
8110 motorizado seria genial, vários comandos (precisaria de mais controles); como sempre o problema está no peso da criança. Mas não é impossível ;D

07 de Dezembro de 2011 - 12:49:08 pm
Resposta #18

wcavalli

• Information
  • UCS
  • Administrator
Este tópico leva a uma oficina de vários dias.
Em um evento próximo seria interessante juntar as iniciativas para um grande workshop.

07 de Dezembro de 2011 - 16:10:34 pm
Resposta #19

Vanessa Antonelli

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO nunca me cansa!
    • Site
8110 motorizado seria genial, vários comandos (precisaria de mais controles); como sempre o problema está no peso da criança. Mas não é impossível ;D
Estou montando o UNIMOG e... :o :o :o :o :o

é pesado mesmo, mas não é impossível  8)
 ;)

Este tópico leva a uma oficina de vários dias.
Em um evento próximo seria interessante juntar as iniciativas para um grande workshop.
Eu acho uma ótima ideia! 8)
Pena que eu moro longe  :'(
só se for vídeo aula... ::)
 ;D ;D ;D

Abraços

Van.

23 de Dezembro de 2011 - 12:34:14 pm
Resposta #20

yuri_sw_tech

• **
  • Information
  • Quatro
  • Star Wars e Technic!!!
Talvez seja um pouco off-topic, mas...
Pessoal, quero montar um desse, alguém pode me ajudar???!!!
;D ;D ;D

23 de Dezembro de 2011 - 22:33:39 pm
Resposta #21

Clayton

• Information
  • Technic
  • Moderador Global
 ;D ;D ;D
Tu tá de brincadeira né?
::)

24 de Dezembro de 2011 - 01:47:19 am
Resposta #22

yuri_sw_tech

• **
  • Information
  • Quatro
  • Star Wars e Technic!!!
Claro Clayton! Zueira!!! kkk...
  8)

25 de Dezembro de 2011 - 18:57:54 pm
Resposta #23

Vanessa Antonelli

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO nunca me cansa!
    • Site
 ;D ;D ;D
Tu tá de brincadeira né?
::)
Melhor eu nem comentar  ::)
Mas acho que este post deveria estar aqui  :D
Seria melhor deixar este tópico para os sets existentes (MODs)  ;)

Mas mesmo assim, eu fiquei com vontade de ter um deste  :'(
 ;D ;D

Abraços pessoal

17 de Fevereiro de 2012 - 23:00:56 pm
Resposta #24

Tides

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
  • Technic
    • brickset-http://www.brickset.com/s

17 de Fevereiro de 2012 - 23:17:54 pm
Resposta #25

AMGC

• **
  • Information
  • Quatro
O carro é impressionante no nível de recursos que tem. Não sei o que é melhor, o carro ou a caixa de marchas. (apesar de um carro elétrico não precisar de um câmbio de 7 marchas, sem dúvida é um grande desafio encaixar tudo isso num modelo desse tamanho.

Me inspirou e entrou nos meus planos, não fazer um carro desses mas uma caixa com umas 3 marchas que pudesse ser usada em uma motorização de off-road, em situações que exijam torque e não velocidade.

Antonio

Talvez seja um pouco off-topic, mas...
<vídeo>
 ;D ;D ;D
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2012 - 00:04:21 am por ildefonso »
Wishlist: 9398, 8043

Antonio

18 de Fevereiro de 2012 - 00:01:41 am
Resposta #26

yuri_sw_tech

• **
  • Information
  • Quatro
  • Star Wars e Technic!!!