Autor Tópico: MOC: Trator Steiger QuadTrac com plantadeira de grãos de 5 linhas  (Lida 17666 vezes)

11 de Agosto de 2008 - 15:32:50 pm
Lida 17666 vezes

SUPER EVER

• Information
  • System
  • Moderador Global
  • Oficina LUG Brasil
    • facebook-Super.Ever.Lego.Machines
    • flickr-superever
    • SUPER EVER
MOC: Trator Steiger QuadTrac com plantadeira de grãos de 5 linhas

Nome da máquina: Trator Steiger QuadTrac
Nome do implemento: Plantadeira de grãos (soja, milho, feijão...) de 5 linhas com distribuidor de adubo integrado.

Características: O Trator Steiger QuadTrac é usado na agricultura para operar implementos agrícolas robustos e de sistemas complexos. Sua maior característica é a força e tração. “QuadTrac” é uma referência ao conjunto de quatro esteiras. A principio eu iria mostrar apenas o trator, mas achei viável acompanhá-lo de algum implemento, afim de dar maior ilustração. Em pauta, está a plantadeira de grãos. Há 5 depósitos azuis para distribuição de adubo e 5 depósitos de sementes. Ela trabalha injetando grãos a e adubo ao mesmo tempo no solo. O modelo em LEGO foi confeccionado inspirado nas plantadeiras mais modernas, que possuem sistema hidráulico automático, que reconhece o solo e posiciona a semente na profundidade certa.

Dificuldades na construção do MOC: O conjunto de esteiras, por incrível que pareça foi a parte mais fácil e a primeira a ser montada. O que mais deu dor de cabeça foi encontrar a peça certa para dar o ângulo rebaixado que o capô do motor possui. O trator ficou bastante resistente e firme. Da pra pegar na mão com tranqüilidade sem se preocupar com peças se soltando. Já a plantadeira ficou mais sensível e vulnerável, devido a alguns detalhes. 

Observações: Embora o MOC tenha ficado bastante semelhante ao modelo real da Case IH, alguns detalhes foram modificados ou melhorados (em alguns casos por ausência de peças e em outros por questão de estética). Todas as funcionalidades foram preservadas, inclusive a flexibilidade das esteiras independentes de se adaptarem a qualquer tipo de declive.

Curiosidades: O Trator Steiger nasceu nos EUA em 1950, na cor verde, com 4 rodas e articulação no meio. Com o seu sucesso, a Case IH comprou os direitos e tomou posse de sua fabricação, modernizando seu designe e trocando a cor para vermelho. Posteriormente, o modelo Steiger com esteiras surgiu como alternativa para maior flutuação e menor compactação do solo, maior flexibilidade e tração, oferecendo assim dois modelos (rodas e esteiras) para os clientes. O modelo mais moderno possui GPS, câmbio e piloto automático, sistema computadorizado de gerenciamento de forças tracionadas, oscilações das esteiras e estabilidade do tandem. Já tive a incrível e única experiência de pilotar por alguns minutos essa máquina, e posso dizer que é mais fácil do que um carro, a cabine possui isolamento acústico (e por fora, o motor lembra uma nave prestes a decolar).

Espero que gostem. Estou feliz por tê-lo construído, já que há tempos me prometia isso. Qualquer dúvida que tiverem sobre as técnicas de construção com o LEGO ou sobre a máquina real, basta perguntar.

MAIS FOTOS EM: http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=335795

VIDEO DA MÁQUINA REAL NO YOUTUBE:
feature=related

Abraços a todos!
:)

« Última modificação: 11 de Agosto de 2008 - 15:49:06 pm por Super Éver! »

11 de Agosto de 2008 - 17:24:33 pm
Resposta #1

lbaixinho

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • LegOficina dos Baixinhos
Parabéns por mais um excelente trabalho!

Gostei dos vários pormenores incorporados, principalmente a inclinação de algumas partes do tractor e do resultado final ter ficado quase todo em SNOT. Gostei também da distribuição dos cabos na plantadeira!

Estás a ficar craque nas máquinas :)
Leg Godt
Luís Baixinho

11 de Agosto de 2008 - 18:06:50 pm
Resposta #2

ildefonso

• Information
  • Mindstorms
  • Administrator
    • facebook-ildefonso.zanette
    • flickr-duduzanette
    • mocpages-586
    • lugnet-1144
    • brickshelf-izanette
    • brickset-izanette
Olá Super Éver!

Sua coleção de MOCs de máquinas está ficando excepcional. Mais um modelo de cair o queixo :o

Adoro quando se consegue unir peças Technic e System de uma forma tão elegante como nos seus modelos. Parabéns!
E ai? Vai trazê-las para a Expo de Setembro?

Leg Godt,

Dudu

Surrender! I have flick missiles.

11 de Agosto de 2008 - 19:10:47 pm
Resposta #3

Twilight

• Information
  • Mindstorms
  • Moderador Global
  • tenha fé!
    • brickshelf-mwhf
    • Bricks & Cia Ltda
quando eu crescer quero ser igual a você !!!

cara...
simplesmente demais esse novo trator !!!  :o

você tem um dom !!
parabéns !

;)

11 de Agosto de 2008 - 20:22:35 pm
Resposta #4

laureano

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
Muito bom seu Steiger, parabéns
Manteve o seu alto padrão e a esxelencia de sua linha de construção.
show!
Já perguntei pro lugSP o Everton vai a exposição ? e seus MOCS ?
abraço
Rodrigo

11 de Agosto de 2008 - 21:53:54 pm
Resposta #5

SUPER EVER

• Information
  • System
  • Moderador Global
  • Oficina LUG Brasil
    • flickr-superever
    • SUPER EVER
Manteve o seu alto padrão e a esxelencia de sua linha de construção.
show!
Já perguntei pro lugSP o Everton vai a exposição ? e seus MOCS ?

Pretendo ir sim Rodrigo... há 50% de chance de eu ir! rs. Gostaria muito de encontrar todos vocês... seria um imenso prazer. Obrigado por seu elogio! :)

quando eu crescer quero ser igual a você !!!
você tem um dom !!
parabéns !

Preciso comentar da Axial Flow?! rs. Hã! rs.
Valeu por sua admiração companheiro! Você já é igual a mim: moramos com a familia, entupimos a casa de lego e a única coisa que o correio sabe nos entregar, é sedex (com lego!!! rs).
Obrigado por elogiar!!!! :)

Adoro quando se consegue unir peças Technic e System de uma forma tão elegante como nos seus modelos. Parabéns!
E ai? Vai trazê-las para a Expo de Setembro?

Obrigado por chamar meus modelos de elegantes..rs. Meu ego deu piruetas! :)
Pretendo sim... Se der certo de eu ir, montarei algo especifico para a ocasião...
Cade o teletransporte que não inventaram ainda hein?! Que falta que faz!! rs.
Obrigado pelo reconhecimento! :)

Parabéns por mais um excelente trabalho!
Gostei dos vários pormenores incorporados, principalmente a inclinação de algumas partes do tractor e do resultado final ter ficado quase todo em SNOT. Gostei também da distribuição dos cabos na plantadeira!
Estás a ficar craque nas máquinas :)

Sabe que deixar quase todo em SNOT não era uma intenção... ocorreu durante a montagem, enquanto escolhia as peças... e acabou dando um bom efeito com os plates lisos. A escada inclinada foi fácil fazer. Mas o capô deu trabalho. Usei aquela peça articulada que caminhões basculantes antigos traziam nos sets da lego. Ela deu o grau certo e tornou a tampa do motor móvel. Fico feliz por ter gostado. E claro, obrigado pelo elogio e admiração! :) :)
Estou muito contente.

11 de Agosto de 2008 - 22:21:25 pm
Resposta #6

Saulo

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
Como disse Twilight:
"Você tem um Dom!!"

ha...ha... é... hummm, éééé... veja bem... rsrsrs...  :)
Quando meu queixo voltar ao normal e as palavras voltarem pra minha boca eu farei o elogio devido à sua construção...
Cresci vendo este tipo de máquina, então ficou excepcionalmente demais!!

Parabéns!!

Abraços!
Saulo Jr.

12 de Agosto de 2008 - 07:17:57 am
Resposta #7

SUPER EVER

• Information
  • System
  • Moderador Global
  • Oficina LUG Brasil
    • flickr-superever
    • SUPER EVER
Cresci vendo este tipo de máquina, então ficou excepcionalmente demais!!
Parabéns!!
Abraços!
Saulo Jr.

Valeu doutor! Obrigado por seu elogio!!!
Tu morava próxima do campo?
Eu sempre tive contato com máquinas... tá no sangue rs.
Grande abraço pra ti!!! :) :)

12 de Agosto de 2008 - 07:37:36 am
Resposta #8

ussnegreli

• Information
  • Mindstorms
  • Moderador Global
  • Lego never stops
    • facebook-Thiago Negreli
    • flickr-ussnegreli2
    • mocpages-20699
    • brickshelf-ussnegreli
    • brickset-ussnegreli
    • twitter-ussnegreli
    • My blog Town Truck Brick
Mais uma criação de tirar o chapéu  8)

A criatividade e a riqueza nos detalhes são impressionantes!! Sem falar da fidelidade ao original!

A sua idéia de colocar um acessório, no caso a plantadeira deu mais realismo ainda ao trator!!!

Meus partabéns!  ;)
Town truck Brick - em pausa
http://ussnegreli.blogspot.com

12 de Agosto de 2008 - 08:01:50 am
Resposta #9

SUPER EVER

• Information
  • System
  • Moderador Global
  • Oficina LUG Brasil
    • flickr-superever
    • SUPER EVER
Mais uma criação de tirar o chapéu  8)
A criatividade e a riqueza nos detalhes são impressionantes!! Sem falar da fidelidade ao original!
A sua idéia de colocar um acessório, no caso a plantadeira deu mais realismo ainda ao trator!!!
Meus partabéns!  ;)

Valeu amigo!!! Que bom que você gostou!!! Fico muito feliz! :)
Precisando plantar, conta comigo! heheheh.

12 de Agosto de 2008 - 08:22:42 am
Resposta #10

ussnegreli

• Information
  • Mindstorms
  • Moderador Global
  • Lego never stops
    • facebook-Thiago Negreli
    • flickr-ussnegreli2
    • mocpages-20699
    • brickshelf-ussnegreli
    • brickset-ussnegreli
    • twitter-ussnegreli
    • My blog Town Truck Brick

Valeu amigo!!! Que bom que você gostou!!! Fico muito feliz! :)
Precisando plantar, conta comigo! heheheh.

Plantar  ??? Está falando a minha língua adoro implementários agrícolas, meu pai já teve uma granja para 20000 frangos e não sei quantos hectares de plantação de mangas, então tenho uma queda enorme para estes assuntos! ;) ::)
Town truck Brick - em pausa
http://ussnegreli.blogspot.com

12 de Agosto de 2008 - 09:25:58 am
Resposta #11

Rose

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
Obá, então vou me juntar ao grupo.
Apesar de ter nascido na capital sempre tive contato com a natureza, sitios,chácaras, fazendas da família. Gosto dessas máquinas poderosas e adoraria poder vê-las todos os meus dias... mas fico por  aqui com carros, ônibus e, agora com o rodízio,  com menos caminhões.

Voltando ao que interessa... Parabéns pelo MOC !
Sua plantadeira está linda!
Bem estruturada; a inclinação fez a diferença; bom acabamento e a criatividade no uso das peças, bem elaborado.
Muito bom!
Rose
"A imaginação é mais importante que o conhecimento."

Albert Einstein

12 de Agosto de 2008 - 09:46:46 am
Resposta #12

SUPER EVER

• Information
  • System
  • Moderador Global
  • Oficina LUG Brasil
    • flickr-superever
    • SUPER EVER
Está falando a minha língua adoro implementários agrícolas, meu pai já teve uma granja para 20000 frangos e não sei quantos hectares de plantação de mangas, então tenho uma queda enorme para estes assuntos! ;) ::)

Obá, então vou me juntar ao grupo.
Gosto dessas máquinas poderosas e adoraria poder vê-las todos os meus dias... Sua plantadeira está linda!
Bem estruturada; a inclinação fez a diferença; bom acabamento e a criatividade no uso das peças, bem elaborado.
Muito bom!
Rose

Ora, ora, ora... E a lego esta perdendo uma bela fatia de mercado deixando de lado os sets agrícolas! rs. Não imaginava que haviam tantos admiradores assim. E sabe até que eu me sentia meio recluso as vezes... achando que só eu gostava de máquinas... e até suspeitei que poucos fossem dar olhos pra minha plantadeira..rs. Fico imensamente grato pelos elogios, Negreli e Rose! A cidade do LUG terá que ter uma estrada rumo a fazenda agora! rs. (E olha que antes eu ia trabalhar no porto...rssss).

12 de Agosto de 2008 - 12:03:07 pm
Resposta #13

vulcao

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • brickshelf-http://www.brickshelf.com
    • brickset-http://brickset.com/searc
Grande Éverton!

Matando a pau como sempre, parabéns!!
Um MOC muuuito bem elaborado, e com ótimas soluções (passei uns 40 minutos babando na tua pasta do BS....)

[]´s vulcao

12 de Agosto de 2008 - 13:14:58 pm
Resposta #14

Colares

• Information
  • System
  • Moderador Global
    • facebook-fcolares
    • flickr-fernandocolares
    • brickshelf-colares
    • brickset-Colares
    • twitter-fcolares
    • Fernando Colares
Depois de tanto elogios extremamentes pertinentes fica difícil comentar.

Conversei com você pelo MSN enquanto estava elaborando a montagem e te digo que você superou minha expectativa!
O trator ficou excelente, eu realmente quase não acreditei ao ver aki no fórum com tanta semelhança ao que você me tinha mostrado.
As técnicas utilizadas foram um espetáculo a parte.
Além de caprichar no SNOT, acredito que as trocas de ângulos foi a técnica mais feliz de todas.

Dar os parabéns é a forma mais fácil e possível de premiar esse seu bom trabalho.

Só pra ser completo, a semeadeira tbm está ótima! Quanto aos detalhes principalmente. Mas achei que ela ficou desproporcional. Tem o encaixe muito longo em se comparando ao tamanho do trator e da propria semeadeira. Mas não posso insistir nesse comentário pois conheço pouco desses maquinários para dizer que ta grande, proporcional ou não.

Novamente parabéns! Uma montagem de alto nível Everton!