Autor Tópico: Review do set 7961 - Sith Infiltrator  (Lida 3581 vezes)

17 de Setembro de 2011 - 23:16:52 pm
Lida 3581 vezes

rushiosan

• **
  • Information
  • Quatro
Review do set 7961 - Sith Infiltrator

Referência: 7961
Nome: Sith Infiltrator
Tema: Star Wars
Ano de Edição: Junho/2011
Número de Peças: 479
Preço LEGO®: US $69.99 / €69.99 / R$ 359.90 (RiHappy)
Instruções:  Sim (2 folhetos)
Adesivos: Sim
Minifigs: 4
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim, ao final do manual de instruções

As peças
Excelente sortimento de peças cinza e cinza escuro para seus MOCs, além de blocos Technic e algumas peças raras, como sabres de luz (02 sabres e 03 lâminas), pistolas (02) e os próprios bonecos exclusivos da linha "Episódio 1", que andavam meio desaparecidos da franquia. O Captão Panaka (d) faz sua primeira aparição neste set, 12 anos após o lançamento da primeira linha LEGO Star Wars. Qui-Gon Jinn (a) e Padmé (c) ganharam um novo design de uniformes e espressões faciais. Padmé é a única figura do set que possui dois tipos de rosto - um sorridente e outro zangado. Darth Maul (b) não presensicou tantas mudanças desde sua última versão. Seu uniforme e rosto mudaram pouco em relação ao Darth Maul do set homônimo de 2007 (7663 - o segundo Sith Infiltrator da coleção). Contudo, temos uma novidade: o personagem agora possui chifres! Similar aos "cabelos" de minifigs, a peça encaixa-se na cabeça do bonequinho e, surpreendentemente (por ser feita de material emborrachado), mantém-se firme lá, ao contrário daqueles cabelos infames da linha Exo Force... Além dos 4 bonecos citados anteriormente, o set ainda traz dois dos dróides espiões de Darth Maul (senti falta de um deles, pois todos os sets traziam o trio de dróides, como no filme) e uma nova speeder bike, agora muito mais fiel em termos de design. No mais, não tenho a reclamar sobre este quesito. São 479 peças valiosas e excelentes figuras, sendo uma inédita e 3 raras!

(frente e verso da caixa)

(Qui-Gon Jinn [a], Darth Maul [ b], Padmé [c] e Captain Panaka [d])

A construção
O manual de instruções vem dividido em 2 folhetos. Como já de praxe, o primeiro detém-se a detalhar a construção dos bonequinhos e acessórios secundários (speeder do Darth Maul e a primeira parte da nave). O processo de montagem tornou-se mais auto-explicativo com a adição daquele sistema que mostra, em uma caixinha no topo da folha, que peças são necessárias durante a etapa e sua quantidade. As peças também vêm divididas em saquinhos enumerados, solicitados antes de cada nova construção no manual. A parte complexa da montagem está nas seções da nave que utilizam peças Technic, pois existe uma variedade muito grande de comprimentos de blocos, eixos e peças articuladas. Mas repito: sem pânico! O manual especifica tudo direitinho para que nenhum construtor inexperiente encontre dificuldades. A nave é subdividida em 5 partes (ver imagens abaixo) que se encaixam ao final das instruções. Levei em torno de 1 hora para finalizar a montagem, que embora muito simples, apresenta uma certa dificuldade em separar as peças.

(manuais de instrução)

(componentes da nave)

O desenho (design)
O design deste set conseguiu superar, na minha opinião, o Sith Infiltrator anterior (7663, de 2007). A nave está mais próxima, em termos de escala, do modelo original. Algumas curvas foram remodeladas e corrigidas (como o desenho da cabine, que agora é quase uma esfera perfeita). A parte posterior da nave também ganhou ajustes positivos: o cockpit está mais amplo, permitindo que o bonequinho possa ser encaixado sem problemas (nos modelos anteriores era necessário colocá-lo montado na speeder bike) e possui uma espécie de depósito para o sabre de luz, guardado sob o assento do piloto. Uma articulação que imita aquela rampa característica do Sith Infiltrator enriquece o design da nave e favorece a jogabilidade do modelo.

A parte frontal é usada como depósito para os acessórios Sith do Darth Maul. A speeder bike encaixa-se perfeitamente em um dos lados, e os dróides espiões ficam guardados em pequenas câmaras, algo muito similar ao design original da nave. Adesivos representam a bateria de motores e mecanismos vitais do Sith Infiltrator. A escolha de cores, neste quesito, foi muito bem explorada na minha opinião. O único ponto negativo é a ausência de acabamento na parte inferior da nave. Como os blocos Technic ficam aparecendo, isto chega a incomodar um pouco, fazendo o modelo parecer meio "grosseiro" de certos ângulos.

(nova speeder bike)

(detalhe do acessório para guardar o sabre de luz do Darth Maul)

(compartimento de carga e dróides espiões)

Jogabilidade
O maior problema que encontrei foi o fato do mecanismo que suspende a coberta da parte posterior da nave não possuir nenhuma trava enquanto ela fica fechada. Isso pode fazer com que, por exemplo, todas os acessórios guardados no compartimento frontal caiam caso a nave seja colocada de ponta-cabeça. Os clássicos "flicking missiles" (aqueles mísseis disparáveis) aparecem neste set também, só que em apenas um par (poderia ter mais deles). Os trens de pouso são retráteis e evitam aquele incômodo de ter de removê-los cada vez que se queira brincar com a nave.  :P A variedade de acessórios do set possibilita múltiplas possibilidades para equipar o Darth Maul: com ou sem seu speeder, com capuz ou chifres, sabre de luz com uma ou uas lâminas, com ou sem capa (já que ele e Qui-Gon possuem pintura em ambos os lados do corpo), com pistolas etc.

(algumas das funcionalidades do modelo)

Conclusão
O set possui um bom potencial se consideradas as opções de montagem de modelos alternativos (use sua imaginação - infelizmente, nenhuma sugestão vem inclusa na embalagem :(). Os bonecos, como já dito anteriormente, são exemplares raros, totalmente remodelados e que estão incluídos exclusivamente neste set dessa nova geração "Episódio I". O único problema ainda é o preço - bem salgado, sobretudo se adquirido aqui no Brasil, com as taxas de importação e adicionais que as lojas sempre empurram no valor final. O preço de importação deve sair, no máximo, entre 250 e 300 reais (isso já com frete e possíveis despesas incluídas). Como todo set da linha Star Wars, o que infelizmente prejudica a compra é a alta taxa cobrada por direitos autorais da Lucas Arts (incluída no preço estipulado pela LEGO), fazendo com que saiam bem mais caros que temas não-licenciados que contém o mesmo número e sortimento de peças.

Em relação aos outros modelos de Sith Infiltrator lançados anteriormente, este é, de longe, o melhor. A variedade de detalhes, minifigs e acessórios permite recriar a épica batalha em Tatooine com fidelidade pra fã nenhum botar defeito! Que a força esteja com vocês...  8)

"Você foi bem treinado, meu jovem aprendiz. Eles não serão páreo para você"
---Darth Sidious

17 de Setembro de 2011 - 23:47:26 pm
Resposta #1

leo

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • may the brick be with you!
    • facebook-leocnasc@hotmail.com
    • flickr-leogostarwarsbr
    • brickset-leocnasc
    • twitter-@leonaci
muito bom set!!
eu estou pensando em comprar ele mas o bolso não é muito fundo aqui não(limitado) ;D
gostei muito!
parabéns pelo review!
até!

18 de Setembro de 2011 - 00:33:09 am
Resposta #2

rushiosan

• **
  • Information
  • Quatro
muito bom set!!
eu estou pensando em comprar ele mas o bolso não é muito fundo aqui não(limitado) ;D
gostei muito!
parabéns pelo review!
até!

Obrigado! Na verdade este é meu primeiro set da "nova" linha Star Wars, e só tive condições de adquiri-lo porque foi presente. Os preços subiram bastante desde 2005 (quando saiu a coleção do ep. 3), daí fica praticamente inviável adquirir qualquer set dessa linha, já que os mais baratos estão custando em torno de 60-70 reais. :(

18 de Setembro de 2011 - 12:03:50 pm
Resposta #3

leo

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
    • flickr-leogostarwarsbr
    • brickset-leocnasc
    • twitter-@leonaci
é verdade...
como fã de star wars estou sofrendo muito com isso!
mas a culpa é da Lego,que cada ano vem fazendo sets melhores e melhores e nós passando vontade!! ;D
os que vou adquirir certamente vão vir do exterior ano que vem se tudo der certo!! ::) ::)

20 de Setembro de 2011 - 10:51:05 am
Resposta #4

Stonir

• Information
  • Technic
    • facebook-Caio Mendonça
    • flickr-Stonir!!
    • brickshelf-stonir
    • brickset-stonir
    • Stonir

20 de Setembro de 2011 - 11:53:41 am
Resposta #5

Nando

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • "Só o melhor é bom o suficiente"
    • facebook-nando_tjn@hotmail.com
    • flickr-nando_tjn@hotmail.com
Muito bom o review! Quero muito esse set mas a millenium falcon, e a repubic frigate são minhas prioridades :)

Edit: mensagem número 500!! ;D
« Última modificação: 20 de Setembro de 2011 - 11:55:53 am por Nando »

20 de Setembro de 2011 - 21:25:54 pm
Resposta #6

Gottsfritz

• Information
  • System
Muito bom o review! Quero muito esse set mas a millenium falcon, e a repubic frigate são minhas prioridades :)

Tá ai um cara com boas prioridades, esses dois sets na, minha opinião, são os melhores da linha star wars.

20 de Setembro de 2011 - 21:35:43 pm
Resposta #7

leo

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
    • flickr-leogostarwarsbr
    • brickset-leocnasc
    • twitter-@leonaci
estou na mesma que o nando!

16 de Novembro de 2011 - 18:32:28 pm
Resposta #8

gcavassani

• **
  • Information
  • Quatro
    • facebook-glauber.cavassani
    • brickset-gcavassani
    • twitter-gcavassani82
    • Portifólio 3D
Quero pegar ao menos um Lego este fim de ano. Estou em dúvida em pegar um da linha City ou Star Wars... este Review me fez querer Star Wars agora.. hehe.  :)
Nossos hobbies são também, nossos objetivos de vida, nossos meios de sobrevivência.

18 de Novembro de 2011 - 09:37:33 am
Resposta #9

Panzer

• **
  • Information
  • Quatro
  • LEGO Fan!
    • mocpages-82777
Eu particularmenete não gosto de Sets montados com Plates apesar de já ter comprado muitos assim.
Eles posteriormente restrigem a possibilidade de criação de outros MOC's. A não ser que sejam baseados em Placas.

Mas o sete parece ser bom. Não ótimo porque pelo tamanho eu achei que veio poucos minifigs...

I LOVE LEGO!