Review do set 8440 - Formula Flash
Referência: 8440
Nome: Formula Flash.
Tema: Technic.
Ano de Edição: 1995.
Número de Peças: 413 peças.
Preço LEGO®: US$ 24,99 (Em 1995). Hoje varia entre US$ 50,00 até US$ 74,95.
*Fonte: BrickLink.com
Instruções: Sim, 1 bloqueto.
Adesivos: Sim.
Minifigs: Não.
Modelos alternativos: Sim, 1 Hot Rod (com manual).
Lista de peças: Não.
Introdução:Este set juntamente com o
8880
Super Car, provavelmente foram os objetos de desejo de todas as crianças e adultos entusiastas de LEGO no anos de 1995 e 1996 (anos em que foram comercializados no Brasil)!!! Sem sombra de dúvidas, esta geração de Technic foi muito marcante e inovadora. Seja nas peças ou nas técnicas de montagem, esta geração converteu muitas crianças daquela época em amantes desta linha.
Este
8440
em particular é o meu segundo Formula Flash. O meu primeiro
8440
foi adquirido em dezembro de 1995! A caixa deste primeiro Formula Flash era nacional, ou seja, era da época de ouro da LEGO no Brasil. Infelizmente este Formula Flash fora o último set que eu ganhei antes de entrar na minha "dark age" (que durou até o ano passado), porém ele nunca foi desmontado. Sempre ficou exposto no meu quarto, sofrendo com o pó e luminosidade.
Ao sair da minha "dark age", resolvi lavar todos os meus sets, bem como o meu "finado" Formula Flash. Porém ao desmontá-lo, mesmo com todo cuidado, reparei que muitas peças pequenas/médias e mais frágeis estavam quebradas/trincadas/marcadas ou severamente ressecadas (mesmo com este set não sendo exposto á luz direta solar). Bem como uma ou outra que ficou torta, por suportar o peso deste fantástico set durante mais de 15 anos. Após a descoberta do BrickLink, resolvi ir as compras para substituir estas peças bem como comprar uma nova cartela de stickers.
Infelizmente, o preço das peças sem os stickers custaria praticamente a metade do valor de um set novo e lacrado, isto sem o frete. Foi então que eu tomei a decisão de comprar um novo e vender o antigo (para meu primo).
E aqui está, o meu segundo
8440
Formula Flash, novinho e pronto para este review!!!
A Caixa:A caixa deste set é simplesmente linda! Não só deste set em particular, mas todas as caixas de sets intermediários ou grandes do final da década de 1980 e começo de 1990.
A LEGO sabia como vender e apresentar os seus produtos antigamente. Eles tomavam um cuidado muito grande com a apresentação dos produtos, o que é fácil perceber que não ocorre com a mesma instensidade nos dias de hoje. Se compararmos as caixas antigas com as atuais, fica evidente a queda brutal na qualidade de apresentação dos produtos atuais.
Como podemos observar, podemos ver as peças através da caixa, com destaque para as peças funcionais. Em especial a algumas peças do sistema Flex.
Mais uma vez no quesito qualidade, tenho que evidênciar a qualidade do manual. O papel utilizado nos sets da década de 80, e em especial na década de 90 eram simplesmente fantásticos!!! Se compararmos com os manuais dos sets atuais (que mais parecem folha de jornal em alguns casos), evidência-se novamente a queda de qualidade nestes aspectos.
As Peças:São peças predominantemente das cores Preta e Vermelha. Muitos bricks technic, peças do sistema Flex, plates, tiles etc.
Para a época possuia uma gama muito variada e grande de peças. Como fonte de peças, recomendo este set por set bem sortido.
Faço uma única ressalva. As peças do sistema Flex, em especial o Flex Cable (6L) é uma peça extremamente frágil e demanda um certo cuidado no manuseio. É uma peça que dependendo da forma como o set é mantido/armazenado, pode vir a ressecar e se partir com o tempo. Não é uma peça barata tampouco comum para reposição. Por ser uma peça rara, o preço é elevavo, ficando na casa dos US$ 10,00 (no BrickLink).
A Construção:É um set de montagem simples. Apesar das técnicas de montagem inovadoras para a época, não apresenta nenhuma dificuldade.
Neste quesito é um set excepcional para os que ainda não possuem familiaridade com os sets da linha Technic.

Montagem do Chassis.
O Desenho (Design):Fantástico! Realmente o Formula Flash é um verdadeiro carro de F1 da década de 90!!!
O design claramente é fundado na Ferrari F1, modelo 641 de 1990. Veja a incrível semelhança entre o Formula Flash e o carro de Alain Prost:
Outra coisa que adiciona muito em termos de design são os stickers! Afinal, carro de corrida deve ter patrocinadores, etc. O que não falta neste incrível set.
Como podem ver, os stickers deixam este set ainda mais detalhado:
Jogabilidade:Possui uma belíssima jogabilidade. Inclusive, pode-se motorizar este set, o que torna a sua jogabilidade ainda maior. Observar a movimentação dos pistões e o diferêncial funcionais foi algo muito marcante na época.
Mais uma vez, coloco um porém em função do sistema Flex. Por set frágil, é um sistema que não comporta muito estresse. Então é bom evitar brincar com ele como se simulasse uma corrida.
No mais, é só "brincar" com cautela para evitar os danos ou a quebra dos cabos Flex.
Conclusão:É um set excepcional em termos de design. Para a época, este era juntamente com o
8880
Super Car um dos sonhos de consumo das crianças e adultos.
Recomendo para todos os amantes da linha Technic pois é um clássico. Certamente teve um valor muito grande na linha Technic pois acabou tornando muitos fãs da linha System da década de 80 e 90, fãs da linha Technic. Isto sem levar em conta o preço!!! Afinal, que set decente atual você consegue comprar com aproximadamente R$ 150,00??? Certamente nenhum que se aproxime deste maravilhoso set!!!
Com toda certeza não pode faltar na coleção de nenhum "Technicista".