Autor Tópico: Review do Set 8440 - Formula Flash  (Lida 6112 vezes)

18 de Abril de 2011 - 19:15:46 pm
Lida 6112 vezes

Daniel_Barros

• **
  • Information
  • Quatro
  • Fã de: Classic Space, Classic Town e Star Wars!!!
    • brickset-Daniel_Barros
Review do set 8440 - Formula Flash

Referência: 8440
Nome: Formula Flash.
Tema: Technic.
Ano de Edição: 1995.
Número de Peças: 413 peças.
Preço LEGO®: US$ 24,99 (Em 1995). Hoje varia entre US$ 50,00 até US$ 74,95.
*Fonte: BrickLink.com
Instruções: Sim, 1 bloqueto.
Adesivos: Sim.
Minifigs: Não.
Modelos alternativos: Sim, 1 Hot Rod (com manual).
Lista de peças: Não.

Introdução:

Este set juntamente com o 8880 Super Car, provavelmente foram os objetos de desejo de todas as crianças e adultos entusiastas de LEGO no anos de 1995 e 1996 (anos em que foram comercializados no Brasil)!!! Sem sombra de dúvidas, esta geração de Technic foi muito marcante e inovadora. Seja nas peças ou nas técnicas de montagem, esta geração converteu muitas crianças daquela época em amantes desta linha.
Este 8440 em particular é o meu segundo Formula Flash. O meu primeiro 8440 foi adquirido em dezembro de 1995! A caixa deste primeiro Formula Flash era nacional, ou seja, era da época de ouro da LEGO no Brasil. Infelizmente este Formula Flash fora o último set que eu ganhei antes de entrar na minha "dark age" (que durou até o ano passado), porém ele nunca foi desmontado. Sempre ficou exposto no meu quarto, sofrendo com o pó e luminosidade.
Ao sair da minha "dark age", resolvi lavar todos os meus sets, bem como o meu "finado" Formula Flash. Porém ao desmontá-lo, mesmo com todo cuidado, reparei que muitas peças pequenas/médias e mais frágeis estavam quebradas/trincadas/marcadas ou severamente ressecadas (mesmo com este set não sendo exposto á luz direta solar). Bem como uma ou outra que ficou torta, por suportar o peso deste fantástico set durante mais de 15 anos. Após a descoberta do BrickLink, resolvi ir as compras para substituir estas peças bem como comprar uma nova cartela de stickers.
Infelizmente, o preço das peças sem os stickers custaria praticamente a metade do valor de um set novo e lacrado, isto sem o frete. Foi então que eu tomei a decisão de comprar um novo e vender o antigo (para meu primo).
E aqui está, o meu segundo 8440 Formula Flash, novinho e pronto para este review!!!

A Caixa:

A caixa deste set é simplesmente linda! Não só deste set em particular, mas todas as caixas de sets intermediários ou grandes do final da década de 1980 e começo de 1990.

A LEGO sabia como vender e apresentar os seus produtos antigamente. Eles tomavam um cuidado muito grande com a apresentação dos produtos, o que é fácil perceber que não ocorre com a mesma instensidade nos dias de hoje. Se compararmos as caixas antigas com as atuais, fica evidente a queda brutal na qualidade de apresentação dos produtos atuais.
Como podemos observar, podemos ver as peças através da caixa, com destaque para as peças funcionais. Em especial a algumas peças do sistema Flex.

Mais uma vez no quesito qualidade, tenho que evidênciar a qualidade do manual. O papel utilizado nos sets da década de 80, e em especial na década de 90 eram simplesmente fantásticos!!! Se compararmos com os manuais dos sets atuais (que mais parecem folha de jornal em alguns casos), evidência-se novamente a queda de qualidade nestes aspectos.

As Peças:

São peças predominantemente das cores Preta e Vermelha. Muitos bricks technic, peças do sistema Flex, plates, tiles etc.
Para a época possuia uma gama muito variada e grande de peças. Como fonte de peças, recomendo este set por set bem sortido.

Faço uma única ressalva. As peças do sistema Flex, em especial o Flex Cable (6L) é uma peça extremamente frágil e demanda um certo cuidado no manuseio. É uma peça que dependendo da forma como o set é mantido/armazenado, pode vir a ressecar e se partir com o tempo. Não é uma peça barata tampouco comum para reposição. Por ser uma peça rara, o preço é elevavo, ficando na casa dos US$ 10,00 (no BrickLink).

A Construção:

É um set de montagem simples. Apesar das técnicas de montagem inovadoras para a época, não apresenta nenhuma dificuldade.
Neste quesito é um set excepcional para os que ainda não possuem familiaridade com os sets da linha Technic.

Montagem do Chassis.

Motor.

O Desenho (Design):

Fantástico! Realmente o Formula Flash é um verdadeiro carro de F1 da década de 90!!!

O design claramente é fundado na Ferrari F1, modelo 641 de 1990. Veja a incrível semelhança entre o Formula Flash e o carro de Alain Prost:

Outra coisa que adiciona muito em termos de design são os stickers! Afinal, carro de corrida deve ter patrocinadores, etc. O que não falta neste incrível set.

Como podem ver, os stickers deixam este set ainda mais detalhado:

Jogabilidade:

Possui uma belíssima jogabilidade. Inclusive, pode-se motorizar este set, o que torna a sua jogabilidade ainda maior. Observar a movimentação dos pistões e o diferêncial funcionais foi algo muito marcante na época.

Mais uma vez, coloco um porém em função do sistema Flex. Por set frágil, é um sistema que não comporta muito estresse. Então é bom evitar brincar com ele como se simulasse uma corrida.
No mais, é só "brincar" com cautela para evitar os danos ou a quebra dos cabos Flex.

Conclusão:

É um set excepcional em termos de design. Para a época, este era juntamente com o 8880 Super Car um dos sonhos de consumo das crianças e adultos.
Recomendo para todos os amantes da linha Technic pois é um clássico. Certamente teve um valor muito grande na linha Technic pois acabou tornando muitos fãs da linha System da década de 80 e 90, fãs da linha Technic. Isto sem levar em conta o preço!!! Afinal, que set decente atual você consegue comprar com aproximadamente R$ 150,00??? Certamente nenhum que se aproxime deste maravilhoso set!!!
Com toda certeza não pode faltar na coleção de nenhum "Technicista".

19 de Abril de 2011 - 06:23:12 am
Resposta #1

Firestorm

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO Supercars
    • facebook-pietro.perizzollo
    • brickset-firestorm226
muito legal, fiquei com vontade de comprar um, gosto muito dos carros de corrida
apesar de ele realmente ser parecido com a ferrari de 1990 o motor seria da era turbo da F1 ja que tinha 6 cilindros
essa ferrari de 1990 era V12
mas talvez também colocaram V6 so porque nao ia haver espaço para um V12, hehe
Wish list: 10264, 10265

-------------------------------------------------------

19 de Abril de 2011 - 08:15:45 am
Resposta #2

ildefonso

• Information
  • Mindstorms
  • Administrator
    • facebook-ildefonso.zanette
    • flickr-duduzanette
    • mocpages-586
    • lugnet-1144
    • brickshelf-izanette
    • brickset-izanette
Ficou muito bom o seu review Daniel. As fotografias ilustraram bem o modelo e a busca por imagens que serviram de inspiração para o conjunto ajudou bastante na descrição.
Só uma dica para melhorar ainda mais as suas fotografias: Tente utilizar o recurso de balanço de branco de sua câmera ("white balance") pois as suas fotos ficaram ligeiramente amareladas.

abraços,

Ildefonso.
Surrender! I have flick missiles.

21 de Abril de 2011 - 07:05:05 am
Resposta #3

xikin

• *
  • Information
  • Quatro
  • Membro LUG Brasil
Parabéns pelo review, ficou exelente. Concordo com seu comentário sobre o sistema de direção usado, o Flex. Se não tomar cuidado, até mesmo na montagem, ele pode-se danificar.
O modelo 2 (Hot Wheels) também é muito legal, segue uma foto com os dois:

Já tá pensando em um novo review?

22 de Abril de 2011 - 16:41:51 pm
Resposta #4

LucasAH

• Information
  • Duplo
    • brickset-Darth Lucas AH
Parabéns pelo review, os Technic antigos, apesar de peças diferentes já eram bonitos e tinham seu estilo, as "mangueiras" são legais para dar um efeito tuning.

27 de Abril de 2011 - 18:58:37 pm
Resposta #5

Daniel_Barros

• **
  • Information
  • Quatro
    • brickset-Daniel_Barros
Olá Firestorm, tudo certo?
Realmente a F1 daquela época era V12, mas acredito que se fosse para colocar isto neste set, ele ficaria muito maior, por isto fizeram um V6.
E ai, decidiu se vai comprar um?
Abraço.

27 de Abril de 2011 - 18:59:33 pm
Resposta #6

Daniel_Barros

• **
  • Information
  • Quatro
    • brickset-Daniel_Barros
Obrigado pelo elogio Ildefonso!
Valeu pelo toque, nos próximos reviews as fotos estarão melhores!
Abraço.

27 de Abril de 2011 - 19:02:01 pm
Resposta #7

Daniel_Barros

• **
  • Information
  • Quatro
    • brickset-Daniel_Barros
Olá Xikin, tudo certo?
Obrigado pelo elogio! Realmente estes Flex são muito frágeis! A LEGO bem que poderia voltar a utilizá-los mas com uma material muito mais resistente. Acho que seria muito bom para mocs!
Na verdade não tinha cogitado não, rs...
Já que o seu está pronto, porque não faz o review do modelo alternativo?
Abraço.

27 de Abril de 2011 - 19:03:26 pm
Resposta #8

Daniel_Barros

• **
  • Information
  • Quatro
    • brickset-Daniel_Barros
Olá Lucas, tudo certo?
Sim, sim, estes ainda são da época de ouro da LEGO. Se bem que os Technics atuais são lindos! A única linha que eu compraria algo tirando o Star Wars.
Abraço.

28 de Abril de 2011 - 03:45:11 am
Resposta #9

Firestorm

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO Supercars
    • brickset-firestorm226
Olá Firestorm, tudo certo?
Realmente a F1 daquela época era V12, mas acredito que se fosse para colocar isto neste set, ele ficaria muito maior, por isto fizeram um V6.
E ai, decidiu se vai comprar um?
Abraço.

os motores da geração turbo entre 1983 e 1988 na F1 a maioria eram V6, mas dai os carros nao sao tao semalhantes ao formula flash

esta na minha wanted list, hehe
eu recem comprei meu primeiro set depois de 13 anos sem tocar nos meus lego sequer, comprei um technic q nunca tive
gosto bastante de carrros de corrida
uma formula é um carro obrigatório pra ter na coleção agora

30 de Abril de 2011 - 19:25:16 pm
Resposta #10

Daniel_Barros

• **
  • Information
  • Quatro
    • brickset-Daniel_Barros
E ai Firestorm, tudo certo?
Olha, eu dei uma olhada no seu perfil e não achei a sua wishlist, será que você poderia me enviar?
Realmente, acho que estamos na mesma! Eu sai da minha dark age ano passado. Fora os sets Star Wars que estou comprando, a maioria é da era Classic Town e Classic Space! Rs... chega a ser engraçado isto depois de "velho".
Mas realmente um formula é obrigatório para qualquer fã de corrida! Este em especial eu acho fantástico!
Falando em carros de corrida, eu tenho um plano de no futuro fazer  MOCs dos fantásticos Grupo C do Mundial de Marcas! Projeto para daqui uns anos, mas com certeza vou ter que me superar e muito nas técnicas de montagem! Vou fazer em uma escala grande, ao melhor estilo UCS. Estou prevendo ai uma média de 3000-4000 peças por carro. Pretendo fazer 8 deles! Rs... Tempo e dinheiro!  ;D
Um abraço!

01 de Maio de 2011 - 04:56:32 am
Resposta #11

Firestorm

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO Supercars
    • brickset-firestorm226
E ai Firestorm, tudo certo?
Olha, eu dei uma olhada no seu perfil e não achei a sua wishlist, será que você poderia me enviar?
Realmente, acho que estamos na mesma! Eu sai da minha dark age ano passado. Fora os sets Star Wars que estou comprando, a maioria é da era Classic Town e Classic Space! Rs... chega a ser engraçado isto depois de "velho".
Mas realmente um formula é obrigatório para qualquer fã de corrida! Este em especial eu acho fantástico!
Falando em carros de corrida, eu tenho um plano de no futuro fazer  MOCs dos fantásticos Grupo C do Mundial de Marcas! Projeto para daqui uns anos, mas com certeza vou ter que me superar e muito nas técnicas de montagem! Vou fazer em uma escala grande, ao melhor estilo UCS. Estou prevendo ai uma média de 3000-4000 peças por carro. Pretendo fazer 8 deles! Rs... Tempo e dinheiro!  ;D
Um abraço!

grupo c é clássico
meu favorito é o mazda 787 que venceu le mans em 1991, mas tem diversos outros clássicos, o jaguar sik cult, o porsche 962, o sauber/mercedes, uma era de de ouro das corridas de endurance

o que seria wishlist? eu sou novato ainda, hehe, é os conjuntos que eu tenho? se for esta na minha lista do brickset

abraço

16 de Maio de 2011 - 16:47:18 pm
Resposta #12

Daniel_Barros

• **
  • Information
  • Quatro
    • brickset-Daniel_Barros
E ai  Firestorm, tudo certo? Me desculpe pela demora!
Sim, com toda certeza são da era de ouro das corridas! É pelo visto temos o favorito em comum!
Só sei que vão ser carros que darão muito trabalho! Espero que fiquem a altura dos originais! rs...
Wishlist seria uma liste de desejos.
Abraço.

17 de Maio de 2011 - 01:23:39 am
Resposta #13

Firestorm

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO Supercars
    • brickset-firestorm226
E ai  Firestorm, tudo certo? Me desculpe pela demora!
Sim, com toda certeza são da era de ouro das corridas! É pelo visto temos o favorito em comum!
Só sei que vão ser carros que darão muito trabalho! Espero que fiquem a altura dos originais! rs...
Wishlist seria uma liste de desejos.
Abraço.
a sim
aqui nessa lista tem alguns sets que gostaria de ter
http://www.brickset.com/search/?WantedBy=Firestorm226

17 de Maio de 2011 - 21:05:34 pm
Resposta #14

Daniel_Barros

• **
  • Information
  • Quatro
    • brickset-Daniel_Barros
Que lista de Technic hein?! Show de bola!
O dia que você comprar a Williams eu quero ver um review!!!