Review do set 10219
: Maersk Container Train Referencia: 10219
Nome: Maersk Container Train
Tema: Trens / Maersk
Ano de edição: 2011
Número de peças: 1218
Preço Lego: U$ 119,00
Instruções: Sim, 2 livros, número 1 Locomotiva e o 2 para os vagões, conteiners e caminhão
Adesivos: SIM
Minifigs: Sim, 3
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim, no final do manual 2 na lateral da caixa
Caixa e Manual:A Caixa é bem ilustrativa e não é tão grande. O “espaço vazio” dentro dela não chega a ser a metade.

O Manual veio em um saquinho, amparado por um papelão o que impede que ele amasse. MUITO BOM.

A cartela de adesivos é gigantesca.

No primeiro manual, há uma linha do tempo com os setes Maersk, e uma breve história da parceria Lego/Maersk

Peças:
Peças da locomotivaMuitas. Essa é a primeira impressão que você tem ao abrir a caixa. Você percebe que o set será bem detalhado, pois tirando as bases das locomotivas e vagões, algumas plates e poucos blocos 1x12, as peças em sua maioria são médias e pequenas. São 1218 peças. Só para efeito de comparação, o set
7939
, que é bem grande, tem 822 peças.
Há algumas peças que eu não conhecia, como esta plate modificada, propicio ao [wiki0937]SNOT[/wiki0937]. Alias, falando em SNOT, muitas peças já evidenciam que o uso da técnica será ostensivo. Outro ponto importante a mencionar sobre o set, é que o azul usado (gostei da frase), não é o azul claro padrão da Lego, e sim, como em todo o
set Maesk, é um azul especial.
Peças que já dizem tudo: SNOT a vista.As peças que eu não conhecia:

Sutil diferença: a peça quadrada é o azul claro da lego e a retangular, o Azul Maersk
Construção:Muitas coisas legais. Muito SNOT. Porem, uma montagem simples. O manual é claro e não da chances para erros.

motor a dieselUm ponto que talvez alguns não gostem. O uso de adesivos é massivo, e não colocá-los (pelo menos alguns deles) descaracteriza o set. No meu caso, que não pretendo desmontá-lo para moc´s não vi maiores problemas. Porem não gostei do esquema de colagem de um adesivo em mais de uma peça. Com certeza é ponto negativo do set.

Esquema para avisar os desavisados: Existem dois grupos de adesivos na cartela que são mostrados no manual
Desenho:Extremamente bonito e muito bem detalhado. Provavelmente baseado nos modelos a diesel da GE, mas precisamente em uma
EMD SD40. Os adesivos são extremamente necessários para se atingir o objetivo do set, e conforme fui montando, já fui colando-os. Mas imagino que sem eles, o set ficaria meio apagado.

Jogabilidade:Um trem sempre tem muitas possibilidades. Apesar de não vir motorização nem trilhos, e claramente ter sido concebido se visando mais os colecionadores do que as crianças, existe sempre a possibilidade do movimento, da simulação de carga e descarga, minifgs, e os contêineres com um belo caminhão com portas que realmente abrem .

Na caixa, há a indicação de possibilidade de motorização usando-se os seguintes conjuntos:
8878
8887
8884
8879
88002
, o que deve dar outro status ao set.
Conclusão:
Um set muito bom, muito bem detalhado, com desenho sofisticado e acabamento apurado. Os adesivos, volto a repetir, poderiam, pelo menos, não pegarem mais de uma peça, mas, na minha opinião, é detalhe.

Mais fotos
AQUI (tirei mais de 150 fotos na montagem)
10219
10219
Artur