Autor Tópico: Review do Set 4032 - Passenger Plane (LEGO Air Version)  (Lida 5566 vezes)

22 de Março de 2011 - 16:54:29 pm
Lida 5566 vezes

Daniel_Barros

• **
  • Information
  • Quatro
  • Fã de: Classic Space, Classic Town e Star Wars!!!
    • brickset-Daniel_Barros
Review do set 4032 - Passenger Plane (LEGO Air Version)

Referência: 4032
Nome: Passenger Plane (LEGO Air Version).
Tema: World City.
Ano de Edição: 2003.
Número de Peças: 151 peças.
Preço LEGO®: US$ 70,00 até EUR 99,95 (BrickLink).
Instruções: Sim.
Adesivos: Sim, 2 cartelas.
Minifigs: Sim, são 3 ao todo (1 Piloto, 1 Menino e 1 Mulher).
Modelos alternativos: Não.
Lista de peças: Não.

Introdução:

Quando criança, eu sempre demonstrei muito interesse em aviões. Vivia pedindo para ao meu pai para que ele me levasse ao aeroporto (coisa que era simples, pois meu pai é fissurado em aviação comercial) para ver os aviões no pátio. Com a LEGO não foi diferente. Sem dúvidas os meus sets favoritos da linha Classic Town eram os aviões e aeroporto, onde eu brincava por horas e horas.
Porém, sempre senti falta de um avião que se assemelha-se aos Boeings e aos Airbus. Sentia falta de um avião com as turbinas localizadas na parte inferior da asa, bem como elevadores (aquelas asas pequenas) junto a fuselagem do avião. Naquela época, fiz uma ou outra alteração nos aviões que tinha, bem como tentei criar um ou outro moc. Mas nada que realmente me deixasse satisfeito. E sempre fiquei com isto em mente... "A LEGO poderia ter lançado um avião assim"... Por fim, entrei em minha "dark age", e no meu retorno no ano passado, me deparei com este set!
Até onde pude verificar, a LEGO lançou este set inicialmente em 2003, de forma promocional para companhias aéreas reais. Pode-se inclusive adquirir este set nas versões das companhias SAS, EL-AL, Iberia, JAL, ANA, Swiss Air, KLM, Aeroflot ou a fictícia LEGO Air).
Como não recebo passagens de graça ou qualquer patrocínio destas empresas aéreas, adquiri a versão LEGO Air.  ;D ;D ;D
Finalmente, depois de anos, consegui um avião LEGO do jeito que queria!

As Peças:

Apesar de ser um set da linha World City, as peças em sua grande maioria são comuns em sets da linha aeroporto da era Classic Town. Como fonte de peças para os construtores de mocs, não é um set muito interessante neste sentido, afinal são apenas 151 peças.
É interessante para quem gosta de aviões, espeficicamente aviões da linha Classic Town.
Outra coisa interessante são as perninhas curtas que formam o minifig do menino.

A Construção:

A construção é bem simples, não exigindo nenhuma prática ou técnica mais avançada.

Pude observar em relação aos aviões da era Classic Town, algumas alterações interessantes para o posicionamento das turbinas na parte inferior da asa. Como a asa é posicionada em ângulo em relação á fuselagem, se a turbina fosse então fixada diretamente sob a mesma, ela ficaria em um ângulo incompatível com sua função. A solução, utlizar uma base rotativa 2x2 (turntable) fixa junto pa turbina, para só então fixá-la na asa. Solução criativa, porém infeliz. digo isto pois se o avião está parado, tudo bem, a turbina fica posicionada perfeitamente ou seja, alinhada em relação á fuselagem. Porém, se você inclinar a aeronave (simulando vôo, etc.), a turbina se inclina. Não poderia ser diferente dada a natureza da peça em que a turbina fora fixada, mas para um avião é um tanto estranho...

Outra crítica em relação a fase de construção é em relação aos stickers. Primeiro que não há foto ou ilustração alguma no manual do posicionamento dos mesmos. Tampouco na caixa. Tive que gastar um certo tempinho pesquisando na internet o posicionamento correto, o que foi irritante e frustrante. Por fim, consegui encontrar uma boa e confiável referência.
Pelo que pude perceber, esta mancada só ocorreu com a versão LEGO Air. Para as versões de companhias aéreas reais, há uma folhinha que vem separada do manual, indicando o posicionamento correto de tais stickers.
Todavia, acho uma mancada sem tamanho a LEGO não disponibilizar tal informação no manual, na caixa ou em uma folhinha separada.

Mas, como podem ver, após a aplicação dos stickers, visualmente é um belo set!!!

O Desenho (Design):

Analisando o conjunto, logo chegamos a conclusão de que este set da linha World City é baseado nas aeronaves da linha Classic Town, com a adição de algumas peças novas, mais modernas (pós 2000). Uma união simpática e interessante.
Para os amantes da época Classic Town, é um charme só. Na verdade, eu não gosto da linha City atual, pois eu acho que ficou meio o LEGO descaracterizado. Claro, visualmente os aviões e helicópteros com suas novas cabines, são bem mais próximos da realidade do que este set. Porém, tanto este set como os aviões da linha Classic Town são muito mais charmosos na minha opinião. Vemos aquelas linhas e formas anguladas... diversas peças para se formar a cabine, diferentemente de hoje. Querendo ou não, para aquele como eu que cresceu com LEGO e teve um período de "dark age", imagino que o pensamento não deva ser muito diferente.

Apesar de todo o charme que possui, achei bem infeliz a opção feita pela LEGO no tocante as peças que fazem a parte superior da fuselagem. Neste set foi utilizado a peça Slope 45 4 x 4 Double with Locking Hinge para se fazer a cobertura da fuselagem. Como podem ver, se o avião é visto do lado esquerdo, ele é lindo! Porém, se virarmos e o observarmos do lado direito, vemos esta bizarra junção de peças. Todo este recorte deixa esta lateral da aeronave empobrecida visualmente. Acredito que a escolha por este Slope deva ser pelo fato de que na época quando este set foi lançado, a LEGO não mais produzisse a peça Slope 45 4 x 4 Double with Hinge, iguais á dos sets da linha Classic Town, que eram visualmente muitos mais bonitos pois não tinham este recorte tão aparente que querendo ou não prejudicou muito o visual deste set.

Jogabilidade:

É um avião! A jogabilidade é imensa! A inclusão em um cenário de cidade, fantástica! Possui até um bagageiro separado na parte traseira do avião! Sem contar que o set também tem uma boa higidez, suas peças não se soltam nem se você chacoalhar bem o set.
Porém, tudo que é bom, tem seu lado negativo.
O grande ponto negativo deste set no quesito jogabilidade, mais uma vez é culpa da peça Slope 45 4 x 4 Double with Locking Hinge. Fora a questão visual já citada, ela é uma peça muito dura, impossibilitanto muitas vezes a abertura da fuselagem da forma para a qual fora projetada. Por muitas vezes ao se tentar abrir a fuselagem, soltam-se peças! Se as peças da janela ou a própria parte superior não se solta, a força feita para abrir a fuselagem faz com que outras peças comecem a se soltar. Simplesmente terrível neste ponto.

No geral, a jogabilidade só é prejudicada pelo uso destas peças. Fica aqui a sujestão de modificação, usando-se então as peças antigas (Slope 45 4 x 4 Double with Hinge), o que solucionaria o problema.

Conclusão:

É um set raro que tem o seu charme. Visivelmente foi inspirado na linha Classic Town, o que é uma excepcional adição a um cenário de aeroporto daquela linha!
Entretanto não é um set que eu recomendo a compra. Digo isto em especial pelo preço. Vale se você é um colecionador como eu, ou se sempre achou que faltou um avião no molde dos Boeings ou Airbus em sua cidade Classic Town.
Infelizmente a escolha de determinadas peças faz com que a jogabilidade seja reduzida e até irritante em certos pontos, bem como deixa o set muito mais "pobre" visualmente.
Todavia, basta a simples substituição destas peças, o que deixariam este set lindo, e com sua jogabilidade 100%.

22 de Março de 2011 - 18:19:07 pm
Resposta #1

panda

• Information
  • System
  • panda é o nome do meu cachorro
    • facebook-Mateus Stavis
    • brickshelf-panda1
Gostei do review!
O set parece bom, porém não gostei da cobertura da fuselagem, mas é só um detalhe.
2013

22 de Março de 2011 - 18:46:17 pm
Resposta #2

Daniel_Barros

• **
  • Information
  • Quatro
    • brickset-Daniel_Barros
Gostei do review!
O set parece bom, porém não gostei da cobertura da fuselagem, mas é só um detalhe.

Obrigado pelo elogio Panda!
Sim, certamente este é um ponto onde na minha opinião a jogabilidade fica muito prejudicada, sem contar que empobrece muito o set visualmente. Estas peças deveriam ser iguais as antigas, onde quase não há diferença visualmente, bem como muito mais fáceis de se manusear!
Tirando este detalhe, foi uma bela aquisição para o meu cenário!
Abraço!

22 de Março de 2011 - 19:46:19 pm
Resposta #3

Mathias

• Information
  • Legoland
Uow, queria ter uns 20 desses aí, só tenho três para meu aeroporto :P  :D

22 de Março de 2011 - 20:30:31 pm
Resposta #4

Daniel_Barros

• **
  • Information
  • Quatro
    • brickset-Daniel_Barros
Uow, queria ter uns 20 desses aí, só tenho três para meu aeroporto :P  :D

:D :D :D Realmente seria ótimo!!!
Com este set, já estou no 7º avião para o meu aeroporto! Agora só está faltando o 6615!

22 de Março de 2011 - 20:39:46 pm
Resposta #5

luckferraro

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-Luciano Ferraro
    • brickshelf-luckferraro
Bem legal esse avião. Gosto dessa escala para aviões. A escala nova achei que fica muito grande em relação as casas e veiculos.
Com este set, já estou no 7º avião para o meu aeroporto! Agora só está faltando o 6615!
Eu tenho uns mods que fiz que parecem o 6615 , fica legal esse tipo de avião na cor vermelha
Segue a foto dos meus:

22 de Março de 2011 - 21:01:18 pm
Resposta #6

Daniel_Barros

• **
  • Information
  • Quatro
    • brickset-Daniel_Barros
Olá Luckferraro, tudo certo?
É, realmente a escala dos aviões da linha City são bem grandes! Sem contar que eu não vejo muita graça. Estilo Classic Town é estilo Classic Town!
Para não falar que a linha City é sem graça, tem um ou outro set, especialmente os caminhões que eu gosto, porém nunca compraria um. Primeiro por não combinar em nada com a minha cidade, segundo que seria desvio dinheiro para a compra de um ou outro Classic Town e Classic Space que eu nunca tive, bem como para a minha coleção Star Wars (que ainda está bem longe de ser completa)!
Gostei de ver! É muito parecido com o 6615! E realmente, a cor vermelha cai muito bem! Parabéns!
Abraço!

27 de Março de 2011 - 11:22:36 am
Resposta #7

Johann

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-http://www.facebook.com/p
    • flickr-http://www.flickr.com/pho
    • mocpages-http://www.mocpages.com/h
    • brickset-http://www.brickset.com/p
    • twitter-http://twitter.com/Johann
Não gostei muito do set, não só pelo teto, mas também por causa da escala. Não gosto desses minifigs todos espremidos dentro do avião. E que minifig mais feio esse da criança :o
Mas enfim, boa review, bastante instrutiva :)
Eu não sei...

27 de Março de 2011 - 21:16:38 pm
Resposta #8

luisrizzo

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
Daniel,

Parabéns pelo review! Ótimo set! É um clássico e bem raro. Vale cada centavo!
Esse avião eu ainda não tenho. Também adoro aviões da linha clássica da LEGO. Tenho vários.

Temos muita gente que adora aviões aqui no LUG. Isso é ótimo!
Continue sua coleção e se tiver algum outro set raro, por favor faça um review.

Um abraço
Luis

27 de Março de 2011 - 21:38:06 pm
Resposta #9

Felipe Avelar

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • Tenhamos Fé, no que quer que seja!
    • facebook-fpavelar
    • flickr-felipedescomplicado
    • mocpages-57741
    • brickshelf-114008
Muito bom o seu review, bem detalhado, com ótimas impressões pessoais.

Meu primeiro set 'emocionante' foi um 6375 - veio no natal seguinte após meu primeiro balde azul.
Foi um grande parceiro de brincadeiras, e marcou uma "forma de fazer aviões" que eu ainda faço uso até hoje: corpo 4 studs, bico afunilado-quadrado, windscreen 3x4x1 1/3, e aquelas wedges invertidas atrás. Achei interessantes neste avião do review o formato e peças utilizadas nas asas - classicamente se usava algo como uma wedge plate 3585.

Sob o que comentou sob os hinges rígidos do teto, concordo com você, ficaram feios no avião, e é uma pena que a Lego não use mais as hinge tiles como 4625, que eram peças frágeis com histórico de quebrar, mas muito versáteis. Não tenho mais nenhuma dessas - se perderam com o tempo.

28 de Março de 2011 - 16:55:30 pm
Resposta #10

Daniel_Barros

• **
  • Information
  • Quatro
    • brickset-Daniel_Barros
Olá Johann, tudo certo?
 :o Não gostou?! Esta certo, se for olhar em relação aos sets atuais é sim apertado dentro dos aviões, ainda mais porque na atual eles usam 6 studs de largura e não 4 como este.
Eu particularmente não gosto de nenhum set da linha city atual, acho que não possuem o charme que estes sets tem, porém gosto é gosto!  :D
Obrigado pelo elogio quanto ao review!
Abraço!

28 de Março de 2011 - 17:04:46 pm
Resposta #11

Daniel_Barros

• **
  • Information
  • Quatro
    • brickset-Daniel_Barros
Olá Luis, tudo certo?
Obrigado pelo elogio!
Muito bom saber que tem mais um amante da série clássica por aqui!
Quanto a este set em especial, se quiser adquirir, acredito que ainda tenha 2 nessa loja: http://www.bricklink.com/store.asp?p=legoman_74
Tem um de uma companhia real e mais um LEGO Air. Sei disso pois eu tive que encomendar estes sets e o Sr. Kenneth comprou 3, 1 a meu pedido e mais 2 para venda normal. Acredito que ele ainda os tenha.
Opa, pode deixar! Dê uma olhada na minha coleção: http://www.brickset.com/search/?ownedBy=Daniel_Barros . É só pedir!
Um abraço!

28 de Março de 2011 - 17:09:14 pm
Resposta #12

Daniel_Barros

• **
  • Information
  • Quatro
    • brickset-Daniel_Barros
Olá Felipe, tudo certo?
Obrigado pelo elogio! O legal de fazer review é justamente poder passar todas as impressões do set. Tento ser impessoal, mas as vezes complica, rs...
Sério que você achava as hinges tiles frágeis? As minhas nunca deram nenhum problema! Todas intactas. Peça frágil mesmo eu ainda acho que são os Cabos Flex. Estes detém o recorde de fragilidade...
Mas no geral, tirando este detalhe que empobrece o set, ele ficou lindo no meu aeroporto!  ;D