Autor Tópico: Review do Set 7213 - Off-Road Truck & Fireboat  (Lida 4995 vezes)

30 de Janeiro de 2011 - 14:44:51 pm
Lida 4995 vezes

Felipe Avelar

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • Tenhamos Fé, no que quer que seja!
    • facebook-fpavelar
    • flickr-felipedescomplicado
    • mocpages-57741
    • brickshelf-114008
Review do set <7213> - <Caminhão dos Bombeiros Off-Road e Barco dos Bombeiros>

Referência: 7213
Nome: Off Road Fire Truck & Fire Boat
Tema:  City - Fire
Ano de Edição:  2010
Número de Peças: 388
Preço LEGO®:  US$39.99 - £31.99 - R$199,90
Instruções:  Sim, dois livretos - um para o caminhão e outro para o bote e quadriciclo
Adesivos: Sim
Minifigs: Sim, três (3)
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim, no final do livro 2, duas páginas.

Algumas notas antes de começar o review:

Eu montei o set em um dia e o desmontei para fazer o review. Então, não vão ver as peças avulsas nem a emocionante abertura dos saquinhos.
Como precisei de um apoio, além das minhas fotos usarei os links de um review do Eurobricks pelo DarthPineapple, para compor o que faltou.
Tirei as fotos do modelo faltando algumas peças que esqueci, por detalhe, mas garanto que vieram e foram incluídas na montagem. Falha minha, só percebida depois de tudo desmontado. São elas: a antena cinza e um colete salva-vidas.

As peças

Inventório de peças no Bricklink

Esse set é uma excelente fonte de peças. Algumas são  peças novas.

As peças vieram distribuídas em quatro embalagens grandes, cada qual com embalagens menores para peças pequenas, e o bote avulso na caixa:

(imagem retirada do Eurobricks, postada por DarthPineapple)

A paleta de cores é a da linha Fire: vermelho, branco, um pouco de amarelo. A cor neutra no caso é o cinza-escuro moderno, Dark Bluish Gray - são poucas peças pretas no set.

A caixa é bem grande: 28 x 48 x 7 cm; Imendando ao assunto "tamanho das caixas" que vem sendo discutido desde a última pesquisa LEGO, a caixa é bem maior do que necessário. A arte da caixa tem quase o dobro do tamanho do modelo montado. Lindo de se ver, mas quem conhece bem as peças LEGO vê num relance como a caixa é grande demais para o modelo - logo, não tive nenhum desapontamento, já esperava essa conclusão.

No verso da caixa, podemos ver as funcionalidades do modelo ressaltadas, e a ordem de montagem.

CONTEÚDOS POR EMBALAGEM

SACO 1

SACO 2

SACO 3

SACO 4

Alguns destaques:

Peças incomuns ou interessantes:

Essas peças foram algumas das que mais me motivaram a comprar o set, especialmente as 87617 e 87618, e o "atuador linear city".

Alguns bricks grandes para facilitar a montagem:

Peças em quantidades interessantes:

12 bricks 4558955 Dark Bluish Gray
12 plates 366601 Brancos
16 plates (2) tiles (6) cheese slope (3) cone (1) round brick (4) em  trans dark blue
10 'Profile brick' 2877 light bluish gray
8 brick log 30136 dark bluish gray

Tenho alguns contras para salientar no final, e uma pequena mudança nas peças ou método de construção poderia resolver isso, e somente por este detalhe, não dou nota dez às peças do set.

A construção

A montagem é simples. Como é sempre um prazer montar LEGO, tentei ser paciente e não correr para montar tudo de uma vez - o que é mais comum. Montei o caminhão primeiro (livro 2), e após uma breve refeição, montei na sequência o livro 1; Com o intervalo, foram mais de duas horas.

O conteúdo de cada embalagem é dividido pela ordem de montagem. O saco 1 monta o bote e o ATV quadriciclo, além de conter os minifigs. O saco 2 monta metade do chassis e a cabine do caminhão, o saco três a outra metade e a carroceria. O saco 4 monta o conjunto de rodas e suspensão do truck, além da pequeno guindaste.

O livro 2 utiliza três embalagens; Do passo 1 ao 21, usa-se a embalagem 2. Do passo 22 ao 45, a embalagem três. E do passo 46 ao 49, a quarta e final embalagem.

Algumas fotos de detalhe da cabine / embalagem 2 - lembrando que fotografei a desmontagem, e não a montagem do modelo.

Gostei da sequência de montagens, mas acho que seria ainda melhor se o truck fosse montado de forma "modular"; A cabine se destaca com facilidade do chassis, mas o próprio chassis em si não fica completo até o passo 39, e são justamente as "grades" que formam a prancha que prendem oi dois extremos do chassis. O que ressalto é que seria legal se a prancha traseira podesse ser removida por completo, mantendo o caminhão inteiro mas sem carroceria - podendo colocar atrás talvez um box, ou modificar o caminhão para um tender ou engine truck off road - são MODs que já povoam meus sonhos...

O ATV - quadriciclo é montado com plates normais. Achei boa opção ao invés de usar aquele chassi de speederbike que ficou comum nos últimos modelos deste tipo.

O bote é enorme - 16,5 cm - e tem muitas peças envolvidas em sua montagem. Têm dois slopes grandes com "painel de controle": 4261941 "radar" (esse é comum) e 4288083 "painel de aeronave" (esse eu nem tinha), e um canhão de água rotacionável sobre uma turntable 2 x 2 azul (!). A peça 62360 "curved windscreen", é branca - possível falha na escolha da cor, fica bem no modelo, mas acho que seria mais versátil se fosse branca. O piloto fica do lado direito, e o operador do canhão d´água no lado esquerdo.

Se você viu a lista de peças do set e está se perguntando onde vão as quatro 2654 azuis, é no fundo do bote:

Os minifigs são bombeiros city comuns, com cabeças e rostos bem normais, além do uniforme padrão batido com distintivo à direita e rádio à esquerda. Vêm como acessórios

O desenho

Procurei exaustivamente na NET uma explicação melhor para a natureza deste modelo. Já vi imagens de uma máquina real dessas - acho que sueca ou coisa do tipo, são caminhões especiais para resgates ou operações em terrenos de difícil acesso. Parecem-se um pouco com caminhões de resgate de aeroporto, mas são muito maiores, com pneus gigantes e suspensão individual - bem simuladas no nosso brinquedo. Não consegui mais informações, se alguém sabevagamente do que estou falando, poste aqui uma imagem ou explicação sobre estas máquinas.

O modelo da LEGO é uma variação do caminhão ao qual me referi. Apesar dos designs que conheço sejam um pouco diferentes e se pareçam mais com veículos militares, o modelo da LEGO bate mais na aparência off-road. Muitas luzes de sinalização (azuis) e poderosos faróis na frente - amarelos, cobrem uma linha de 8 studs na frente.

O caminhão é muito bonito, e imponente em seus cerca de 34 studs de comprimento. No entanto, é um modelo com linhas bem básicas - como são kits voltados para crianças, o desgin é livre daqueles detalhes que nós montadores de caminhão não abrimos mão: escadas, tanques, retrovisores. Como tem oito studs, cabem confortavelmente dois minifigs lado a lado na cabine.

Vou dar uma nota baixa por que usualmente os caminhões city 6W são pequenos mas muito completos, enquanto este, me parece que sacrificaram os detalhes para facilitar a construção ou reduzir número de peças. Talvez, no final, não é uma coisa tão séria, mas eu sou chato é com os pormenores.

Jogabilidade

Jogabilidade é o ítem mais complicado de analisar do conjunto. Vocês verão:

Para começar, eu não brinco com os modelos, mas tenho um piloto de testes muito eficiente: meu irmão Henrique, de 11 anos.

A idéia do conjunto é ótima: você pula de uma brincadeira sobre rodas para uma aquática, tudo no mesmo set. Três minifigs no caso são a conta exata da brincadeira: um no ATV, um no truck e um no barco.

A suspensão é excelente e super legal. Ajuda a transpor as dificuldades do terreno, e suspende bem cada roda a uma altura de um 'brick e meio' sem forçar. Cada "kit de suspensão" é composto por uma peça technic 4210656 e respectivos pneus, rodas e pinos. O curso da suspensão é limitada pelos pinos das peças 4211752 montada no chassis. As rodas giram bem livres, e como o modelo é bem pesadinho, ele gira bem sobre qualquer superfície - o que é facilitado já que a altura chão ao fundo do truck é grande, passar sobre um brick nx1 deitado sem tocá-lo.

Caminhões 8W teoricamente facilitam a brincadeira por serem maiores, e ter mais espaço para entulhar de coisa. As portas se abrem bem, mas para assentar bem o minifig na cabine deve-se retirar o 'teto'. O minifig cabe lá dentro com chapéu de bombeiro e colete.

Os outriggers, estabilizadores do conjunto quando o guindaste está em operação, foram bem pensados e funcionam bem. O "pé" do outrigger é a corneta vermelha + volante que vemos ao lado do guindaste nas fotos do modelo fechado, devem ser colocados na hora de abrir os estabilizadores.

O barco assenta muito bem sobre a prancha do caminhão. Fica bem firme e seguro, e a não ser que se vire o modelo de ponta a cabeça e balance, não sai facilmente - mesmo não estando preso ao caminhão por nenhum encaixe de studs.

O barco está na piscina neste momento que vos escrevo. O Henrique modificou-o radicalmente, e está lá brincando. Ele boia bem sobre água, mas como é "baixo", naturalmente enche d´água. Mesmo assim, cheio de água, ainda boia bem. Os motores podem ser levantados para transporte, como um motor de lancha de verdade. Segundo o Henrique está super divertido, ou seja, thumbs up para o barco!

O ATV também é bem legal.  Tem clips atrás, onde pode-se prender uma machadinha e a lâmpada de segurança - o que faz perceber que este ATV é usado como 'batedor' para operações noturnas, guiando o enorme off-road para resgates em terrenos complicados. A traseira é mais alta em um plate do que o eixo dianteiro, dá um aspecto bem legal.

O ponto fraco e péssimo do modelo é o guindaste. Tudo nele me pareceu ruim, menos o "atuador" que simula o pistão pneumático. O que é ruim?
- A montagem é fraca, e o guidaste se solta da turntable muito facilmente, atrapalhando a brincadeira.
- Como a nova turntable utilizada gira com uma fricção como a de um hinge - sobre dentes, e não livre - aplica-se mais força para girar o guindaste, e aí que ele solta mesmo.
- Não tem nenhum tipo de sistema de engrenagens - que não seria complicado de incluir - ou seja, deve girá-lo manualmente.
- O curso extensor do braço é muito pequeno, e não são mais que quatro studs de dentro do boom principal. Praticamente inútil. Fora isso, o gancho do guindaste é colocado à esquera na extremidade do braço, e não centrado. Sinceramente, me pareceu muito desleixado, acho que o designer podia ter se dedicado um pouco mais e alcançado maior estabilidade também usando poucas peças.

Notas: 8 para o lindo caminhão, 10 para o barco e ATV, e nota quatro para o lamentável guindaste. 22 divido por 3, pouco mais que 7, logo esta é a nota.

Outros

Acessórios de minifigs:

- Um capacete de bombeiro para cada
- Dois coletes-bóia para quem estiver no bote.
- Uma machadinha presa na traseira do quadriciclo.
- A mesma peça usada como corneta no teto do caminhão, também vem na embalagem do barco para ser usada como binóculos por um dos minifigs.

A cartela de adesivos:

Na desmontagem, essa peça não queria sair nem com exorcismo. Tive que forçar um pouco, e marcou a lateral,  fiquei bem chateado:

(sem notas para esta parte, são apenas detalhes)

Conclusão

Uma confissão para vocês: Este é o set mais caro que já comprei  ;D - correção: a maior quantia de dinheiro que já dispensei por um set.
Nunca gasto muto mais do que R$100 a R$150 por set, já que a renda é curta e sou muito ansioso, gosto de entrar numa loja e sair com a caixa de lá - e preciso repetir a experiência ao menos mensalmente, logo, nunca compro sets caros.

Como sou um fã do tipo "moqueiro", meu interesse em sets é geralmente nas peças, e nisto foi uma compra excelente, as quantidades são ótima e tem várias peças especiais ou raras. Para quem moca em 8 studs como eu, os windshields e as rodas são a conta certa.

Se você tem um layout city com modulares, já adianto: não vai caber na sua Fire Brigade modular - veja aqui - mas provavelmente cabe na garagem do Quartel de Bombeiros 7945. Como o truck tem oito studs, provavelmente vai aterrorizar os caminhões 6W da sua cidade, e vai precisar de escolta especial para sair do centro. Ele é pouco maior que um baseplate normal, então estacioná-lo também não é nada fácil.

Antes da nota final, mesmo com prós e contras, quero ressaltar que o conjunto não me desapontou realmente, apesar da falha do guindaste. É muito bonito tanto para pratileiras quanto na hora da brincadeira, e também chamaria a atenção num layout com minifigs. Se você é fã de Bombeiros, é indispensável ter um destes para completar a frota. O custo benefício das peças a meu ver é fantástico, dadas as quantidas principalmente de plates, peças "snot" e peças funcionais, como os "atuadores", alguns clips e handles e as rodas.

Soma das notas: 9 +8 +7 + 7 = 31 / 4 = 7,75

Dando uma colher de sopa para a falha do guindaste e os detalhes que faltam na cabine, mas ressaltando a nota alta do Bote + ATV e a beleza e imponência do conjunto, a gente dá 0.25 para ficar com nota 8.

* Meu primeiro review, o próximo será melhor  :)
* Fiz o Review a pedido do Negreli. Alguma das luluguetes vai falar: Esses caras realmente só pensam em caminhões...

30 de Janeiro de 2011 - 17:04:55 pm
Resposta #1

Luccas

• Information
  • Legoland
  • estive fora por um longo tempo! Voltei!
    • brickset-Luccas
    • twitter-www.twitter.com/Luccando

30 de Janeiro de 2011 - 21:59:23 pm
Resposta #2

Nando

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • "Só o melhor é bom o suficiente"
    • facebook-nando_tjn@hotmail.com
    • flickr-nando_tjn@hotmail.com
muito bom o review e muito bem fotografado continue assim :)

31 de Janeiro de 2011 - 07:27:02 am
Resposta #3

Emídio

• Information
  • Duplo
    • Space MOCs
Legal o SET, e com um review maracilhoso! Parabéns!
Onde porcos são carne e Creepers são babacas!

31 de Janeiro de 2011 - 08:19:42 am
Resposta #4

ussnegreli

• Information
  • Mindstorms
  • Moderador Global
  • Lego never stops
    • facebook-Thiago Negreli
    • flickr-ussnegreli2
    • mocpages-20699
    • brickshelf-ussnegreli
    • brickset-ussnegreli
    • twitter-ussnegreli
    • My blog Town Truck Brick
Excelente review!

Muito bem detalhado e ajudou e muito a ter uma ótima noção do set!  ;)

Town truck Brick - em pausa
http://ussnegreli.blogspot.com

31 de Janeiro de 2011 - 09:38:28 am
Resposta #5

Stonir

• Information
  • Technic
    • facebook-Caio Mendonça
    • flickr-Stonir!!
    • brickshelf-stonir
    • brickset-stonir
    • Stonir
O set lindo. Nos EUA, quero comprar dois iguais dos bombeiros para fazer mais caminhões.

01 de Fevereiro de 2011 - 23:43:59 pm
Resposta #6

Felipe Avelar

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • Tenhamos Fé, no que quer que seja!
    • facebook-fpavelar
    • flickr-felipedescomplicado
    • mocpages-57741
    • brickshelf-114008
Pessoal, achei em meu arquivo uma foto do provável veículo inspirador deste set!

Sabia que eu tinha porque salvei a imagem quando vi esta máquina  8) É uma beleza!

O nome do arquivo é "abk600", mas não achei nenhuma referência a um veículo com este código - só de componentes eletrônicos fabricados na... China.

Se alguem souber algo, por favor dê idéia!  :)
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2011 - 23:50:15 pm por Felipe Descomplicado »

07 de Fevereiro de 2011 - 18:18:49 pm
Resposta #7

LucasAH

• Information
  • Duplo
    • brickset-Darth Lucas AH
imagina só esse pequeno veículo em Technic, com algumas surpresas :o Coooool

a propósito, review excelente!