Autor Tópico: Review do set 4559 - Cargo Railway  (Lida 6092 vezes)

13 de Janeiro de 2011 - 19:53:51 pm
Lida 6092 vezes

KursK

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
Review do set 4559 - Cargo Railway

Foto da caixa, seguindo o padrão de outros trens 9v. Fundo azul e o trem saindo de túnel com luz vermelha e amarela

Display arrumado às pressas, mostrando o trem com o 10211, 6525 e o baseplate do 6381

Referência: 4559
Nome: Cargo Railway (Curiosamente, no catálogo brasileiro de 1996, este set tem o nome de Shuttle Service)
Tema: Trains 9v
Ano de Edição: 1996
Número de Peças: 842
Preço LEGO®: US$130 (MSRP) / US$98 a US$380 (Bricklink em jan/2010)
Instruções: Sim
Adesivos: Sim. Mas são apenas a logo do trians e não atrapalham em nada o uso posterior das peças
Minifigs: 7 (2 mulheres)
Modelos alternativos: 2 modelos alternativos, sem instruções, apenas fotos na caixa e no manual
Lista de peças: Não

Introdução
Mês passado voltei a me apaixonar por LEGO, depois de um hiato de 12 anos (mais detalhes na minha apresentação), com a compra do Grand Emporium 10211.
Vou começar a fazer aqui alguns reviews de sets mais antigos de início a meados da década de 1990, que aos poucos vou tentando remontar.
Ao fim de todos pretendo trazer a lista de peças faltantes e o link para o tópico de compra delas, caso alguém tenha interesse em me vendê-las.

Este foi o maior set que tive na minha infância, dado de presente de aniversário atrasado (meu aniversário é em dezembro e ganhei em junho) por um amigo da família que trouxe da europa.

A caixa
A caixa é enorme, de paredes duplas de papelão, dando muita resistência à caixa, oferecendo total segurança para as peças, já que muitas merecem cuidados especiais (as elétricas). Como as peças vêm na embalagem eu não sei dizer, afinal faz muito tempo que ganhei o set e a caixa só sobreviveu 14 anos por conta se sua resistência.

A caixa desgastada com os anos

Traseira da caixa mostrando um dos modelos anternativos

As peças
Predomínio de preto e amarelo.
Chama a tenção a boa quantidade de bricks 1x2 com grelha 2877 tanto pretos (x19) quanto amarelos (x18), que dão textura e uma aparência mais detalhada ao trem.
A quantidade total de tiles também impressiona, são ao todo 50, já muitas partes do trem são móveis e os tiles são necessários para o deslize das peças, permitindo fazer várias configurações diferentes.

Na época a LEGO começava a fazer experimentos com veículos de 6 studs de largura, então ainda temos a windscreen 4176. A LEGO já fabricava esta peça desde o início da década de 1980, mas era usada principalmente nas locomotivas dos trens daquela época.

Uso de algumas peças únicas para o design do trem, como a base dos vagões 2972 e as da frente da locomotiva, 2916, 2917, 2918, 2919 e 2876. Além, é claro, das peças típicas dos trens: trilhos retos 2865 (x2) e curvos 2867 (x16), motor 590 e peças de detalhes 2871 e 4022. E também as peças 2868b e 5306a e 70931 para as conexões elétricas e controle do trem.

Os minifigs vêm em boa quantidade (x7) e permitem uma jogabilidade muito boa, pois vem um para cada função dentro do conjunto (maquinista, motorista do veículo de transporte de vagões, funcionário Octan, operário da linha férrea e policial) e ainda 2 mulheres, passageiras (talvez uma seja bancária, pelo que sugere a imagem da capa).

Devido à grande quantidade de peças específicas e da baixa quantidade de peças básicas, fica difícil de usar as peças deste modelo em outras construções que fujam da linha trains. Por isso, a nota final é:

A construção (em negrito)
Embora a maioria das peças estivesse dentro da caixa ainda, eu perdi muito tempo procurando no meu caixotão as peças faltantes, fazendo com que eu gastasse em torno de 6 horas pra montagem total do trem, divididos em 3 dias.

O manual é bem explicado, não havendo dúvidas durante a montagem. Ele segue a ordem lógica de montagem do trem. Primeiro locomotiva, seguido por 1º vagão, cabines do 1º vagão, carga do 1º vagão e depois repetindo para o segundo vagão.
Ao fim do manual existem 4 páginas mostrando fotos dos dois modelos alternativos e mais 3 páginas com sugestões de montagem da ferrovia utilizando os suplementos 4520, 4515 e 4531, além de procedimentos e cuidados em 19 idiomas, inclusive português.

Vi que o motor possui contatos elétricos na parte superior. peguei um fio 5306b e uma lâmpada 4767 do set 735 e fiz uma adaptação pra acender os faróis da locomotiva.

A montagem do vagão é simples, porém engenhosa, permitindo que as vários componentes (cabines e cargas) possam ser dispostos em várias configurações diferentes, por exemplo, colocar em cada vagão uma cabine dormitório e uma refeitório ou colocá-las aos pares. As cargas (combustível, dinheiro, carga geral e correios) também podem ser colocadas da maneira que se queira nos vagões.

O veículo (não sei se chamo de caminhão ou caminhonete) possui suporte para cargas e encaixe para transporte de cabines, podendo transportar um de cada por vez.

A plataforma possui um engenhoso mecanismo de cancelas, que não giram livremente, mas em etapas de 90°, utilizando peças 2605c01, que até então eu só tinha visto como suspensão nas rodas do Spectral Starguider 6933.

Sugestões de circuitos

O outro modelo alternativo. Repare no teto da plataforma seguindo o mesmo design do 4532
Passei muitas horas da infância quebrando a cabeça pra montar essa locomotiva

Locomotiva. O engate segue o padrão de outros trens e também de caminhões

Detalhe da adaptação para acender os faróis

O mecanismo das cancelas

O technic brick para o engate da caminhonete e os headlights com tiles para travar o giro

O vagão sem os módulos de carga e cabines

Pelo fato de serem dois vagões muito parecidos e as cargas e cabines possuirem design parecido, a construção, acaba sendo um pouco repetitiva. Nada, porém, que estrague o encanto e as engenhosidades deste set. Nota:

O desenho (design) (em negrito)
Design extremamente elegante em linhas gerais. A metade (ou o terço?) inferior na cor amarela e a parte superior em preto. As linhas da locomotiva continuando pelo resto do trem, o slope brick 2875, as windscreens 2582 com o chanfro no mesmo ângulo dos slopes e também os slopes invertidos 2449 do fim do vagão paerando com os slopes 4460 do início do outro e ainda os bricks 1x2 com grelhas horizontais 2877 dão uma fuidez única à composição. É muito admirável o trabalho que os designers tiveram ao construir este set.

Sei que não é intenção dispender muitos bricks nisso, mas o único ponto em que o set peca é na plataforma, que acaba sendo muito simples.

o Set combina bem com a estação 2150, lançada no mesmo ano. Embora, pelo design mais moderno deste set e pelas cores, acho que combine mais com a Grand Central Station 4513 de 2003.

Caminhonete transportanto cabine e carga

Caminhonete com 6 studs de largura

Slopes normais e invertidos dão fluidez e sensação de velocidade ao design

Cabines abertas e carga sendo retirada

A plataforma de carga e descarga

Enfim, design nota 10 para este set!

Jogabilidade
O circuito oval tira um pouco da jogabilidade deste set, te forçando a comprar mais trilhos ou sets complementares, como a estação. Infelizmente eu não tive a oportunidade na época de tê-los, então eu me virava fazendo ferrovias abertas, com começo e fim, que andavam pelo quarto e eu simplesmente virava o trem quando chegava a uma extremidade.

Conclusão
Um lindo set, com mecanismos muito engenhosos para os módulos dos vagões e outros detalhes interessantes. Combinado com mais trilhos e outros complementos, fazem uma ferrovia fantástica!

5306a depois de 14 anos na caixa

Faróis acesos. A foto mais difícil de tirar.
Apoia a câmera na plataforma, põe no temporizador, espera dar o tempo e aciona o trem e torce pra sicronizar a passagem do trem com a foto...

15 de Janeiro de 2011 - 21:18:52 pm
Resposta #1

ussnegreli

• Information
  • Mindstorms
  • Moderador Global
  • Lego never stops
    • facebook-Thiago Negreli
    • flickr-ussnegreli2
    • mocpages-20699
    • brickshelf-ussnegreli
    • brickset-ussnegreli
    • twitter-ussnegreli
    • My blog Town Truck Brick
Excelente review!

Muito bem detalhado e com várias fotografias que ajudam e muito em uma melhor compreensão do set.
Town truck Brick - em pausa
http://ussnegreli.blogspot.com

28 de Janeiro de 2011 - 20:56:07 pm
Resposta #2

pedro380085

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
Bom review, gostei mesmo! Muitas fotos (de boa resolução) e o estado de conservação da caixa não está tão mal assim... O meu TRAIN de 99 está um pouco melhor, mas é porque eu cuido mesmo.
Volte a reviver esses momentos, bons demais!

28 de Janeiro de 2011 - 22:22:24 pm
Resposta #3

Rihioba

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
    • brickshelf-http://www.brickshelf.com
    • brickset-rihioba
Prezado KursK,

Excelente review, muito detalhado e explicativo. Já tive a oportunidade de possuir um modelo deste, e realmente é fantástico.
Por coincidência, minha estação de trens era a amarela 4513 e combinou muito bem.
Infelizmente pelo difícil acesso e o auto custo de se comprar trilho 9v na época, optei por vender a um grande amigo (o qual prometeu cuidar bem dele).
Caso tenha mais set's antigo, será um prazer apreciar futuros review's.

Abs,

Ricardo Obara.
Lista de desejos: 10228 10235 10245  10251 10181 71006 71016 75827

01 de Fevereiro de 2011 - 19:05:03 pm
Resposta #4

KursK

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
Ei pessoal!
Valeu pelos feedbacks! Eles incentivam a fazer mais reviews!
(inicialmente achei que na quantidade de fotos e informações não tinha agradado...)

Assim que tiver um tempinho farei mais uns reviews de sets da década de 90
 :)

31 de Maio de 2011 - 13:34:34 pm
Resposta #5

melissa city

• Information
  • Estou me adaptando.
ola...
meu nome é Melissa,e gostaria de saber como eu fasso para conseguir uma cópia do manual do terceiro andar e do telhado do lego:
grande emporium.
se souber favor me responder via imail:
melissabalzan@yahoo.com
Obrigada

31 de Maio de 2011 - 16:01:30 pm
Resposta #6

Rihioba

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
    • brickshelf-http://www.brickshelf.com
    • brickset-rihioba
Ei pessoal!
Valeu pelos feedbacks! Eles incentivam a fazer mais reviews!
(inicialmente achei que na quantidade de fotos e informações não tinha agradado...)

Assim que tiver um tempinho farei mais uns reviews de sets da década de 90
 :)

Sou muito fã desta época da Lego, tenho muitos set´s da década de 80 e 90, ficarei ansioso por mais review´s.

Ricardo Obara.
Lista de desejos: 10228 10235 10245  10251 10181 71006 71016 75827

01 de Junho de 2011 - 17:47:34 pm
Resposta #7

Felipe Avelar

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • Tenhamos Fé, no que quer que seja!
    • facebook-fpavelar
    • flickr-felipedescomplicado
    • mocpages-57741
    • brickshelf-114008
Nunca tinha lido na íntegra este review!

Deixo meu cumprimentos: belo review, belo set!

17 de Setembro de 2011 - 09:43:11 am
Resposta #8

Marchioretto

• Information
  • Duplo
Excelente review! Faz a gente admirar mais ainda essa linha.
Meu 7939 está para chegar e não vejo a hora de montá-lo. Será meu primeiro de muitos trens (se o $$$ permitir!).
Abraços!

17 de Setembro de 2011 - 15:36:16 pm
Resposta #9

Marilia

• Information
  • Duplo
    • mocpages-http://www.mocpages.com/h
Adorei o review, explica tudo. O set é lindo e eu nunca tinha visto um review de trens.
Parabéns

17 de Setembro de 2011 - 17:32:55 pm
Resposta #10

Gottsfritz

• Information
  • System
Otimo este review, muito bem detalhado. E ainda mais por ser sobre esse set especifico que sempre foi um dos meus sonhos quando criança, sempre quis um desses, mas por diversos motivos nunca consegui ter um. Parabens pelo set.