Autor Tópico: MOC: Mega Windmill Transporter (Dispositivo para transporte de nacelas)  (Lida 5096 vezes)

21 de Dezembro de 2010 - 21:11:04 pm
Lida 5096 vezes

SUPER EVER

• Information
  • System
  • Moderador Global
  • Oficina LUG Brasil
    • facebook-Super.Ever.Lego.Machines
    • flickr-superever
    • SUPER EVER

Apresentado recentemente no Encontro Anual 2010, “Mega Windmill Transporter” é um dispositivo utilizado para transportar nacelas de turbinas eólicas para produção de energia elétrica. Composto por dois módulos hidráulicos, o sistema se fixa às extremidades da nacela por meio de ganchos, sem a necessidade de um guindaste para carregar ou descarregar, reduzindo o custo operacional e aumentando a flexibilidade. Suportando até 100 toneladas, os módulos também podem transportar seções da torre de sustentação.

Esta foi uma das construções que mais me gerou ansiedade. Apesar de uma montagem relativamente simples, demorei cerca de dois meses coletando imagens, vídeos e estudando todo o funcionamento antes de reproduzir qualquer coisa. Valeu a pena acumular tanta expectativa e ver o MOC nascer. Ainda mais prazeroso foi poder levá-lo ao evento e compartilhar com os amigos de pertinho. Para os que não puderam ir em São Paulo dia 5 de dezembro, espero que as imagens traduzam minha felicidade na concepção.

Estou a disposição, caso tenham dúvidas!
Espero que tenham gostado!

ÁLBUM DE FOTOS

Um abraço para todos,

Éver!

21 de Dezembro de 2010 - 21:15:27 pm
Resposta #1

Giovanne

• Information
  • Legoland
  • Já volto!
    • flickr-GiovanneSLima
    • brickshelf-Giovanne
    • brickset-GiovanneSLima
Muito bom seu MOC! ;), devia ser um set LEGO para transportar o 4999 (Já tem o 7747 :))

Parabéns !8)
"Cerrado por vacaciones"

21 de Dezembro de 2010 - 21:54:28 pm
Resposta #2

Breno - bbc

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • URL sub: l%65go
    • facebook-breno.b.chaves
    • flickr-2204bbc
    • brickset-rokrbbc
Máquina incrível, não conhecia.
O sistema é bastante interessante. Nunca imaginei um caminhão de escala city usando atuadores lineares (é assim que se chama?  :-[)!
Isso com certeza resolveria muitos dos problemas de transporte na minha LEGO City.  :P

Detalhes interessantes:
- retrovisores
- a parte de trás da cabine
- carga da Vestas
- realismo (fios, estepe, sistema pneumático)

Muito parecida com uma real:

Parabéns Éver, mais uma vez impecável!!!

21 de Dezembro de 2010 - 22:06:51 pm
Resposta #3

Stonir

• Information
  • Technic
    • facebook-Caio Mendonça
    • flickr-Stonir!!
    • brickshelf-stonir
    • brickset-stonir
    • Stonir

21 de Dezembro de 2010 - 22:24:36 pm
Resposta #4

Felipe Avelar

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • Tenhamos Fé, no que quer que seja!
    • facebook-fpavelar
    • flickr-felipedescomplicado
    • mocpages-57741
    • brickshelf-114008
Como já esperava quem acompanha seu Blog, um MOC fantástico.

Vou pular a parte dos cerimonial  de parabéns pela sua capacidade de criar essas máquinas fantásticas e ir direto para os detalhes!  :D

Gostei do cavalo. O radiador pequeno lembra o de um MAN, mas o desenho mais limpo me parece mais os Mercedes Actross - se fosse preto e vermelho, ficaria a cara da Mammoet. A traseira do cavalo e cabine também é dez, simulando o "torque converter pack", o escapamento duplo, excelente uso de peça technic para fazer a carenagem dos elementos externos do turbo.
O Negreli bem ressaltou no Flickr*: você colocou um clip no final da traseira - fica claro assim que este truck pode ser utilizado tanto pela quinta roda quanto como "puller" numa composição mais longa para cargas extremamente pesadas. A peça usada para a quinta roda também foi muito bem colocada.

Os tiles verde-petróleo (???) pra fazer o acabamento do truck e trailers destacam sem fazer força, quebrando o impacto de cor do vermelho predominante. Boa sacada.

Não entendi uma coisa: o braço dianteiro que segura a nacela vai sobre a quinta roda de um dolly/jeep comum de três eixos, ou o própria jeep é especial também?

Não consegui contar direito, a nacela da turbina tem 'quantos studs' de largura?

Faltou um vídeo para os pobres mortais que não foram ao Encontro  :-\

Fiquei aqui procurando um detalhe negativo pra quebrar a magia dos seus MOCs, mas não achei nada. A coisa beira à perfeição. Para não dizer que não pensei em nada, mudaria só a cor do plate de fundo do radiador - já que os grills brancos ficaram muito bons, sugiro o plate em cinza claro ou DkStone.
Viu que eu tive que fazer força para pensar em algo...  ;D

*Estou trabalhando em uma composição longa para 6 studs 'city' agora! O prime mover já está pronto. Esse MOC seu veio em boa hora, e me deu ótimas idéias... Apesar do meu trabalhar provavelmente como puller, não sei se o clip no final como no seu truck vá funcionar, pois a carga será pesada, acho que a  peça soltaria.

21 de Dezembro de 2010 - 22:46:22 pm
Resposta #5

caetano01

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
  • Amo Technic e Sports.
    • brickset-Caetano01

21 de Dezembro de 2010 - 23:02:24 pm
Resposta #6

SUPER EVER

• Information
  • System
  • Moderador Global
  • Oficina LUG Brasil
    • facebook-Super.Ever.Lego.Machines
    • flickr-superever
    • SUPER EVER
Muito bom seu MOC! ;), devia ser um set LEGO para transportar o 4999 (Já tem o 7747 :))
Parabéns !8)

Valeu Giovanne! Minha nacela é maior qu ea do set 4999. Portanto, dá pra fazer o serviço sem problemas! heheheh.

Máquina incrível, não conhecia.
O sistema é bastante interessante. Nunca imaginei um caminhão de escala city usando atuadores lineares (é assim que se chama?  :-[)!
Isso com certeza resolveria muitos dos problemas de transporte na minha LEGO City.  :P

Detalhes interessantes:
- retrovisores
- a parte de trás da cabine
- carga da Vestas
- realismo (fios, estepe, sistema pneumático)

Muito parecida com uma real.
Parabéns Éver, mais uma vez impecável!!!

Grande Breno! Obrigado por comentar! Pois é, o nome técnico para LEGO é atuador linear mesmo! Quando decidi construir este projeto, não tive dúvida que essas peças seriam revolucionárias na apresentação. Possuem o realismo e a dimensão na medida certa para este MOC. Veio a calhar! Que bom que gostou do meu trabalho. Precisa de ajuda nos transportes da sua Legocity? Chame a Super Éver Heavy Haulage! rs.
Grande abraço. ;)

Muito bacana!

Valeuzão Stonir!

Como já esperava quem acompanha seu Blog, um MOC fantástico.

Vou pular a parte dos cerimonial  de parabéns pela sua capacidade de criar essas máquinas fantásticas e ir direto para os detalhes!  :D

Os tiles verde-petróleo (???) pra fazer o acabamento do truck e trailers destacam sem fazer força, quebrando o impacto de cor do vermelho predominante. Boa sacada.

Não entendi uma coisa: o braço dianteiro que segura a nacela vai sobre a quinta roda de um dolly/jeep comum de três eixos, ou o própria jeep é especial também?

Não consegui contar direito, a nacela da turbina tem 'quantos studs' de largura?

Faltou um vídeo para os pobres mortais que não foram ao Encontro  :-\

Fiquei aqui procurando um detalhe negativo pra quebrar a magia dos seus MOCs, mas não achei nada. A coisa beira à perfeição. Para não dizer que não pensei em nada, mudaria só a cor do plate de fundo do radiador - já que os grills brancos ficaram muito bons, sugiro o plate em cinza claro ou DkStone.
Viu que eu tive que fazer força para pensar em algo...  ;D

*Estou trabalhando em uma composição longa para 6 studs 'city' agora! O prime mover já está pronto. Esse MOC seu veio em boa hora, e me deu ótimas idéias... Apesar do meu trabalhar provavelmente como puller, não sei se o clip no final como no seu truck vá funcionar, pois a carga será pesada, acho que a  peça soltaria.

E aí Felipe! Puxa, obrigado pelos comentários gentis! Vamos as respostas que aguarda:
-> Os tiles verdes são "sand green". Adoro essa cor e repare que de vez enquando uso esses tiles estratégicamente para esta função de "quebra" de cores. Você foi perspicaz!
-> O braço dianteiro apoia-se na base da dolly de três eixos! Ela é fundamental para ampliar o raio de giro de toda a carga e na distribuição do peso! Em alguns modelos reais, as três rodas da dolly esterçam, assim como todas as rodas do módulo traseiro, para facilitar ainda mais as manobras nas curvas!
-> As medidas da nacela: 7 studs de altura x 9 studs de largura x 19 studs de comprimento na base x 20 studs de comprimento no teto. É um pouco maior que a nacela do set 4999!
-> O vídeo! Minha câmera filma com qualidade astigmática! Não rola... :( - Mas assim, acho que no vídeo da Van deve aparecer! Não me recordo. :(
-> Adorei a sugestão de plates DkStone! ;)
-> O detalhe do clip no final, realmente funciona apenas como efeito visual. Na prática, soltaria. Mas existem outras alternativas legais para você usar. Existe um encaixe clássico da LEGO, tipo "bola". Se precisar de mais orientações, mande uma PM que eu explico melhor, caso você não saiba do que estou falando. Tenho um projeto que usa dois caminhões com um sistema similar ao seu projeto, mas esse vai ficar na gaveta por um bom tempo ainda.´

Muito obrigado pelo comentário empenhado! Se tiver mais dúvidas, é só perguntar. Para mim sempre é um prazer colaborar com os amigos.
Grande abraço!

espetacular ;)

Obrigado Caetano!
;)
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2010 - 23:04:57 pm por Super Éver! »

22 de Dezembro de 2010 - 00:40:13 am
Resposta #7

visnadi

• *
  • Information
  • Primo
muito legal mesmo, não conhecia a maquina. ficou bem fiel.
Meus sets: 9604,8048,9665,8547, 8287, 8041, 8051

23 de Dezembro de 2010 - 16:00:40 pm
Resposta #8

ciro siebeneichler

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil

23 de Dezembro de 2010 - 18:59:30 pm
Resposta #9

Emídio

• Information
  • Duplo
    • Space MOCs
Onde porcos são carne e Creepers são babacas!

23 de Dezembro de 2010 - 19:02:47 pm
Resposta #10

ichitani

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
    • Blog Ichitani
Lindo demais, mais um MOC com a aparecencia, apresentação e funcionalidade perfeitos.

24 de Dezembro de 2010 - 18:08:27 pm
Resposta #11

panda

• Information
  • System
  • panda é o nome do meu cachorro
    • facebook-Mateus Stavis
    • brickshelf-panda1
Sensacional, você conseguiu fazer o MOC com muito realismo.
2013

24 de Dezembro de 2010 - 18:31:02 pm
Resposta #12

Stonir

• Information
  • Technic
    • facebook-Caio Mendonça
    • flickr-Stonir!!
    • brickshelf-stonir
    • brickset-stonir
    • Stonir
Agora que tenho mais tempo:
Éver,  seus Mocs sempre são MUITO realistas. Falta mesmo algo pra levar as pás, isso existe?

Viu que eu tive que fazer força para pensar em algo...  ;D
Eu não achava ne se fosse profissional na área!

25 de Dezembro de 2010 - 11:48:20 am
Resposta #13

Nickie

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
Éver, depois de muito tumulto, finalmente estou com um tempinho para poder comentar.

As fotos estão muito interessantes, mas seus modelos são um show a parte quando observados "ao vivo e a cores".  ;)

Acho que é assim que se aprecia melhor cada detalhe, inclusive podendo ler as informações a mais que você disponibiliza em sua apresentação de cada modelo. Não conhecia a máquina até o Encontro Anual e fiquei impressionada com a construção, a harmonia das cores, os mínimos detalhes em que você pensou e o aproveitamento das peças. Ficou claro que você fez todo um estudo e planejamento até alcançar o resultado pretendido. Essa é uma das maiores dificuldades ao fazer um MOC de algo já existente: manter-se o mais fiel que é possível na concepção, nas proporções e nas cores, buscando soluções criativas com as peças disponíveis para que o resultado final remeta o observador ao modelo original. MOCar um projeto que vem da nossa imaginação é sempre algo mais livre e que permite muitos ajustes ao longo do processo de construção. MOCar para reproduzir algo que existe, por outro lado, significa ter que respeitar as limitações desse modelo, pois seu resultado será sempre comparado ao objeto que serviu de inspiração. E você foi muito feliz em seu resultado. Notei apenas algumas variações de cores, que em seu modelo ficaram um charme!

Como bem disse o Felipe, é difícil encontrar algo a comentar que não seja a qualidade de seu MOC!

Agora faltam as fotos dos outros MOCs do encontro!  ;)

26 de Dezembro de 2010 - 23:28:11 pm
Resposta #14

Luiz Marcelo

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
    • Apresentação no LUG Brasil
Éver, fantástico esse MOC. Parabéns!
Desde o dia que me cadastrei no fórum esperava ver um caminhão para cargas especiais como este.
Espero que este não seja o último. Tenho algumas sujestões de cargas: transformadores ou turbinas de hidrelétricas.
Grande abraço,
Luiz Marcelo