Forum LUG Brasil
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registe-se.
Perdeu o seu email de activação?
21 de Setembro de 2014 - 07:05:16

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Pesquisa:     Pesquisa avançada
Votação: CRIAÇÃO DO MÊS
Agosto de 2014
Participe.
151.027 Mensagens em 8.828 Tópicos por 2.516 Membros
Membro Mais Recente: Leonardo86antunes
* Home Ajuda Pesquisa Login Registre-se
Forum LUG Brasil  |  Geral  |  MOCs & MODs (Moderadores: ussnegreli, SUPER EVER)  |  Tópico: MOC: Jow o Lutador de Sumô « tópico anterior tópico seguinte »
Páginas: [1] Ir para o Fundo Imprimir
Autor Tópico: MOC: Jow o Lutador de Sumô  (Lida 2246 vezes)
Nazgulzeh
Membro LUG Brasil
Primo
*

« : 13 de Julho de 2008 - 21:36:36 »

Parti do regulamento da OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica);

-Dohyo

É a arena onde é disputado o Sumô de Robôs, consiste de uma plataforma circular com 120 cm de diâmetro e 3 cm de altura com um pino cilíndrico de 15 cm de altura (pode ser usado um pedaço de cabo de vassoura) fixo no centro. Suas margens são delimitadas por uma faixa preta de 2 cm de largura.
•   O dohyo deve ser feito em madeira, compensado ou material similar com espessura de 3 cm.
•   Diâmetro: 120 cm;
•   Altura: 3 cm (aproximadamente);
•   Delimitação das Margens: fita preta (fita isolante) com aproximadamente 2 cm de largura.
•   O pino cilíndrico deve ser fixado no centro do Dohyo.

Alterações
1)A impressora só alcançava 1m, então fui forçado a diminuir o diâmetro para 100cm
2)Não vi em nenhum vídeo no youtube um pino central, então não o coloquei em meu projeto

-Yokozuna

a. Yokozuna – A mais alta posição que um competidor pode chegar. Normalmente são chamados como lendas vivas do Sumô e ganham fortunas (o robô da Equipe Campeã).
b. Cada Escola Sede é responsável por confeccionar um Yokozuna que será usado na primeira fase da modalidade prática;
c. O Yokozuna deve ser representado por uma caixa de sabão em pó de 1kg, nas dimensões aproximadas de 19cm de comprimento, 14cm de largura e 7cm de espessura;
d. O Yokozuna deverá ser encapado lateralmente e em sua parte superior, com a imagem que estará disponível para download no site da OBR (a parte inferior não precisa ser encapada);
e. Para os desafios ao Yokozuna, o mesmo (caixa de sabão em pó) deve ser colocado deitado (com a base maior como apoio), estando ao lado do oponente (lado maior voltado para a lateral do oponente).

Alterações
Não encontrei a imagem no site da OBR, por conseguinte só embrulhei a caixa de sabão para não fazer propaganda. Ahuahuauhauhaua

-Robô

Os robôs poderão ser construídos com qualquer tipo de material, sucatas, kits encontrados no mercado ou construídos com produtos próprios para robótica, tais como os kits educacionais.

4.1. Dimensões e Peso
As medidas dos robôs devem ter no máximo:
•   Comprimento: 40 cm
•   Largura: 40 cm
•   Altura: 20 cm
•   Massa: 1,5 kg

4.2. Sensores e Atuadores
Serão permitidos apenas 02 (dois) motores e 06 (seis) sensores, sendo exemplos de sensores os sensores de luz, de toque, de rotação, de ultra-som ou câmeras de qualquer tipo. Não é permitido o uso de sensores de som. Motores dotados de sensores de rotação serão contados como um motor e um sensor.

Comentário
   O robô esta dentro de todas as regras citadas. Usando 2 motores, 4 sensores contando com os dos motores.

-Quanto à montagem e programação
   A montagem não foi muito complicada, várias horas mais nenhum desafio a ser considerado, apesar da roda mais externa não esta bem fixa. Um ponto importante do projeto foi a quantidade de pneus, pois quanto mais, mais atrito, maior a dificuldade de ser empurrado e diminui a “patinação” das rodas. Se eu fosse competir adicionaria umas 200~300 gramas em cima dele para diminuir a “patinação”.
   A programação eu considero até que complicada. Um dos motivos é por não esta abtuado a tal atividade. Mas acabei gostando. É algo a mais para pensar e da vida ao seu robô. Depois vou postar o arquivo aqui, mas não sei onde hospedar ele.

-Quanto ao desempenho
   Achei satisfatório, visto que é meu primeiro projeto com a interface NXT. A qual estou maravilhado. Ele venceu o Yokozuna tranqüilamente e o outro robô que eu controlava ele conseguiu segui-lo bem.

Links:
Vídeo -  http://www.youtube.com/watch?v=G5eZYvBdNuE
Programa – Onde posso postar???
« Última modificação: 14 de Julho de 2008 - 00:31:53 por Nazgulzeh » Registrado

A vida é como andar de bicicleta, para manter-se em equilíbrio é preciso manter-se em movimento. (Albert Einstein)
wcavalli
Administrator
UCS

« Responder #1 : 14 de Julho de 2008 - 00:13:06 »

Thiago legal que você tenha aceito a minha sugestão do Sumô.

Por enquanto coloque aqui mesmo como MOC , apenas ajuste o Título para algo como "MOC: Jow o Lutador de Sumô", para ficar claro que é um MOC e para diferenciá-lo dos demais que possam a vir.
Havendo mais desafiantes e o Sumô passar a ser um tema bem procurado, criamos um quadro só para a discussão e apresentações desta modalidade de peso. Wink

Em relação ao pino central, concordo com você, não vi em nenhum vídeo.

Você foi rápido na sua construção e ficou bem legal.
Só não sei como fica em relação a largura e os sensores, pois quando o Jow segue para a linha limite do ringue um pouco de lado, ele acaba ficando com boa parte do "corpo" fora da linha antes do sensor de luz identificá-la. Mas vamos esperar o parecer do Mestre Molina.

Parabéns, "show de bola".

Dê LEGO aos seus filhos, netos, sobrinhos e amigos. Nunca é tarde demais, nunca é cedo demais e nunca é demais.
wcavalli
Administrator
UCS

« Responder #2 : 14 de Julho de 2008 - 00:29:02 »

Me desculpem o OT, mas é necessário um comentário em relação à observação feita no final do vídeo acima.
O que seriam os filmes de Steven Spielberg e George Lucas sem a música de John Williams? Com certeza seriam outros filmes, bem inferiores. Vai aqui minha homenagem ao grande John, me desculpem a intimidade.
Fim do OT.

Dê LEGO aos seus filhos, netos, sobrinhos e amigos. Nunca é tarde demais, nunca é cedo demais e nunca é demais.
Nazgulzeh
Membro LUG Brasil
Primo
*

« Responder #3 : 14 de Julho de 2008 - 00:43:18 »

Pronto, arrumei o título e coloquei alguns comentários no vídeo.
Me desculpem o OT, mas é necessário um comentário em relação à observação feita no final do vídeo acima.
O que seriam os filmes de Steven Spielberg e George Lucas sem a música de John Williams? Com certeza seriam outros filmes, bem inferiores. Vai aqui minha homenagem ao grande John, me desculpem a intimidade.
Fim do OT.

Concordo plenamente  Wink
A vida é como andar de bicicleta, para manter-se em equilíbrio é preciso manter-se em movimento. (Albert Einstein)
Guiler
Membro LUG Brasil
Legoland
*

? ? ?

Guiler717
« Responder #4 : 14 de Julho de 2008 - 21:22:40 »

Eu não entendo muito de NXT, apesar de que eu sempre quis um, mas tenho alguns outros planos com quais outros sets gastar. Mas mesmo assim, assistindo o vídeo, concluí que este ficou muito bom, se locomove bem e portanto "luta" bem, o sumô é mesmo um bom quadro para robótica, eu acho.  No geral, acho que está bom mesmo.  Wink

E é claro,  concordo plenamente de que a música do John Williams e a orquestra sinfônica de Londres foi algo de grande contribuição para o que a saga de Star Wars e Indiana Jones são hoje,  Sorridente as músicas são ótimas (as que mais gosto são Battle of the Heroes e Duel of the fates, mas todas tem o seu "clímax" que enfatiza ambos os fimes de Star Wars e Indiana Jones).
Twilight
Moderador Global
Mindstorms

tenha fé!

mwhf
« Responder #5 : 15 de Julho de 2008 - 01:04:22 »

o robô ficou bem robusto.
acho que dá conta do recado.

concordo com o Wagner quanto ao fato do robô ficar "meio" pra fora do círculo dependendo da posição na qual ele se dirige à borda da arena. isso não seria prejudicial ?

no mais, o conjunto ficou muito bom.

ah... o adversário poderia ter sido um pouco mais "bravo"  Wink

parabéns !
Nazgulzeh
Membro LUG Brasil
Primo
*

« Responder #6 : 15 de Julho de 2008 - 10:49:14 »

ah... o adversário poderia ter sido um pouco mais "bravo"  Wink

A função do adversário ali, não era competir e sim mostrar a capacidade do robô de encontrar o adversário. Eu não teria peças para construir um oponente à altura. =//

Quanto a ele sair do dohyo: A arena oficial deveria ter 3 cm de altura, caso o robô caia dos 3 cm é considerado que ele saiu do dohyo, se ele sair mas não chegar a tocar o plano abaixo acho que não considera-se que ele caiu. Essa minha interpretação não sei se é assim que funciona.
« Última modificação: 15 de Julho de 2008 - 23:51:32 por Nazgulzeh » Registrado

Twilight
Moderador Global
Mindstorms

tenha fé!

mwhf
« Responder #7 : 15 de Julho de 2008 - 19:22:32 »

Quanto a ele sair do dohyo: A arena oficial deveria ter 3 cm de altura, caso o robô caia dos 3 cm é considerado que ele saiu do dohyo, se ele sair mas chegar a tocar o plano abaixo acho que não considera-se que ele caiu. Essa minha interpretação não sei se é assim que funciona.

você não quis dizer "...mas não tocar o plano..." ?
Nazgulzeh
Membro LUG Brasil
Primo
*

« Responder #8 : 15 de Julho de 2008 - 21:23:45 »

auhauhauhauahuahauhauhauauha
issu issu issu =P
Twilight
Moderador Global
Mindstorms

tenha fé!

mwhf
« Responder #9 : 15 de Julho de 2008 - 23:39:29 »

agora sim !  Wink
Harry Potter
Membro LUG Brasil
Primo
*

« Responder #10 : 18 de Julho de 2008 - 12:47:47 »

Oi Nazgulzeh,

Achei impressionante a sua idéia, achei muito realista e bem elaborada.

Tchau!!
Moderador Global
Mindstorms

tenha fé!

mwhf
« Responder #11 : 18 de Julho de 2008 - 22:10:14 »

olha que legal que o César me mostrou:

>>> vídeo <<<

edit: acabei de ver todo o vídeo... ainda estou me recompondo de tanto rir !!! é mais engraçado que "os 3 patetas"  Grin
« Última modificação: 18 de Julho de 2008 - 23:20:05 por Twilight » Registrado

luisrizzo
Membro LUG Brasil
Technic
*

« Responder #12 : 18 de Julho de 2008 - 23:13:56 »

Nazgulzeh,

Parabéns!!!  Cool Impressionante o que se pode fazer com o NXT!!!  Chocado

Depois de ver os dois vídeos eu estou considerando comprar uma caixa... Rolar os olhos

Um abraço
Luis
Membro LUG Brasil
Primo
*

« Responder #13 : 19 de Julho de 2008 - 21:14:15 »

Estou fazendo um novo robô. Agora desrespeitando a regra da quantidade de motores. Ainda são 2 para movimentação, o terceiro terá outra função. Estou com dificuldade para programá-lo, entretanto isso é apenas uma questão de tempo. Receio que só em outubro voltarei a ter tempo para tal. =/ Estou esperando oponentes =PP
Twilight
Moderador Global
Mindstorms

tenha fé!

mwhf
« Responder #14 : 19 de Julho de 2008 - 21:17:45 »

Estou fazendo um novo robô. Agora desrespeitando a regra da quantidade de motores. Ainda são 2 para movimentação, o terceiro terá outra função. Estou com dificuldade para programá-lo, entretanto isso é apenas uma questão de tempo. Receio que só em outubro voltarei a ter tempo para tal. =/ Estou esperando oponentes =PP

eu ainda não descartei a possibilidade de fazer um, mas com certeza o César aceitará seu desafio!
seria legal estabelecer as regras para um eventual duelo, assim todos já trabalhariam com as
condições reais do torneio.
Páginas: [1] Ir para o Topo Imprimir 
Forum LUG Brasil  |  Geral  |  MOCs & MODs (Moderadores: ussnegreli, SUPER EVER)  |  Tópico: MOC: Jow o Lutador de Sumô « tópico anterior tópico seguinte »
Ir para:  

LEGO®, a configuração dos tijolos e a minifigura são marcas registradas do grupo LEGO® que não patrocina, autoriza ou apoia este web site.