Autor Tópico: Review do set 8043 - Motorized Excavator  (Lida 7211 vezes)

16 de Novembro de 2010 - 10:31:11 am
Lida 7211 vezes

Vanessa Antonelli

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO nunca me cansa!
    • facebook-/vanessapajarooficial
    • brickset-van_and_beta_collection
    • Site
8)

Review do set 8043

Referência: 8043
Nome: Motorized Excavator (modelo principal) e Tracked Loader (Modelo Alternativo)
Tema: Technic
Ano de Edição: 2010
Número de Peças: 1123
Preço LEGO®: £139.99
Instruções: Sim (impresso somente o modelo principal; para o modelo alternativo, encontra-se Aqui
Adesivos: Sim
Minifigs: Nenhum
Modelos alternativos: Sim - 1
Lista de peças: Sim, nas últimas páginas do manual 3
Cores predominantes: Em sua maioria na cor amarela, algumas pretas e outras cinza escuro/claro

As peças
-> Bom, sei que sou suspeita para falar mas...
As peças são muito boas, tanto para os amantes de technic, como para os que ainda “acham” que não gostam. São peças que permitem criar, motorizar, articular, rastejar...Tudo que você gostaria de fazer. Isso porque conta com um dos melhores kits power fuctions em um só modelo. Acompanha 4 atuadores lineares, 4 motores, 2 receptores IR, 2 controles IR e 1 caixa de bateria. A quantidade e variedade de engrenagens também é grande, são 68 no total. Outra peça importante para fazer outras criações que requerem movimento, são os 76 elos de esteiras grandes. Existe também uma variedade de painéis, que são, em sua maior parte, na cor amarela; há somente um preto que fica embaixo do modelo. Também não podemos esquecer que existem os famosos adesivos; que particularmente, eu não gosto de colar, pois sou adepta aos MOCs; lógico que este set tenho até dó de desmontar, mas assim que der vontade, não tenho os adesivos como empecilho.
Foto das peças:

A construção
-> A montagem é maravilhosa! Com tanta engrenagem, você tem medo de errar a qualquer momento. Bom, demorei 1h e 30m para terminar o 1º manual. Mas foi na metade do 2º manual é que a coisa se torna mais emocionante; não só pelo fato da carcaça do modelo estar praticamente pronta e você começa a ter idéia do tamanho real, ou porque a ansiedade de querer ver o modelo pronto começa a querer atrapalhar a montagem; também porque é o momento em que o braço da máquina começa a ser construído! Todo cuidado é pouco, e se você se distrair, algo pode sair errado; demorei 1h e 25m para terminar este manual (o 2º ). ps.: eu ainda acho que há um problema com a montagem no manual 2, que vocês poderão conferir neste tópico
Os manuais 1 e 2 são praticamente o mesmo tempo de montagem. Já o 3º manual foi em apenas 40 minutos, pois era a parte do acabamento e da cabine de comando. Outra coisa que achei bem prática, foi a maneira com que a caixa de bateria foi colocada; acho que já fizeram pensando que os amantes do set iam brincar muito...Você não precisa se contorcer todo para poder tirar e colocar, você pode fazer isso umas mil vezes, que não vai se cansar, pois a alegria de manuseá-la compensará o desgaste físico...

O desenho (design)
-> Quando vi o desenho deste modelo, mesmo quando ainda não estava acabado, eu ficava de boca aberta, pensando no engenheiro que o criou! O modelo consegue ser tão similar às máquinas verdadeiras que chega a ser até melhor. Isso porque ele gira 360º sem interrupções, e ao mesmo tempo, gira as esteiras para qualquer lado. É fantástico!A máquinas verdadeiras não podem girar sem interrupções por causa das mangueiras; por isso, acho que superou as expectativas de muitos (digo por mim); não sei nem se chamo esse modelo de brinquedo ou não. O modelo é forte e robusto, e todos os cabos Power Functions não ficam expostos, dando melhor aparência ao modelo.

*Material rodante: compreende as 4 rodas dentadas pretas de apoio das esteiras e todos os pequenos roletes cinzas que ajudam a distribuir o peso da máquina.

Jogabilidade
->Como citado anteriormente, é um dos modelos mais completos em funcionalidades, isso porque conta com 2 controles IR em 12 funções diferentes, e conta com o exclusivo sistema de mudança de caixa à distância, que fica no segundo controlador IR, no botão vermelho, à direita! Ou seja, você não precisa sair do lugar para mudar o sistema a ser controlado! Vou citá-las:

Com a Alavanca vermelha impulsionada para frente
1 - Gira a esteira esquerda para frente (alavanca do primeiro controle, à esquerda/cima)
2 - Gira a esteira esquerda para trás (alavanca do primeiro controle, à esquerda/baixo)
3 - Gira a esteira direita para frente (alavanca do primeiro controle, à direita/cima)
4 - Gira a esteira direita para trás (alavanca do primeiro controle, à direita/baixo)
5 - Gira a máquina para a esquerda (alavanca do segundo controle, à esquerda/cima)
6 - Gira a máquina para a direita (alavanca do segundo controle, à esquerda/baixo)

Com a Alavanca vermelha impulsionada para trás
1 - Abaixa o pé do braço  (alavanca do primeiro controle, à esquerda/cima)
2 - Levanta o pé do braço (alavanca do primeiro controle, à esquerda/baixo)
3 - Abaixa o meio do braço  (alavanca do primeiro controle, à direita/cima)
4 - Levanta o meio do braço (alavanca do primeiro controle, à direita/baixo)
5 - Abre a concha carregadora (alavanca do segundo controle, à esquerda/cima)
6 - Abre a concha carregadora (alavanca do segundo controle, à esquerda/baixo)

Além de ser muito realística em sua aparência, ela também não deixa nada a dever nas suas funcionalidades. Você não consegue parar de mexer, por isso, recomendo que usem baterias recarregáveis.
Outro detalhe é sobre os problemas com os atuadores lineares que vieram na primeira remessa do modelo, que tornaram o modelo mais lento e desgastado para a jogabilidade, mas isso trataremos a seguir, em separado.

Outros (Service Pack)
-> Depois da venda de algumas escavadeiras pelo mundo afora, começaram a surgir os problemas com a capacidade de movimento do modelo. Mas o que surpreendeu, foi a rapidez com que a LEGO solucionou o problema.
Como existem muitos apressados como eu, logo que compramos o set já soubemos do possível problema, entramos em contato com a Lego para nos informar sobre o que havia acontecido, e se era verdade ou boato.
Para nossa surpresa, a Lego contatou (e está contatando) as pessoas que compraram o set antes de saberem os problemas reais. Estes problemas incluem os 4 atuadores lineares e a engrenagem da esteira direita.
As peças, uma folha de instruções e uma carta foram enviadas pela Lego uma semana depois do meu contato, e o pacote chegou cerca de um mês depois. Um ponto extra para a empresa!

Agora seguem fotos do pacote, que inclui 4 atuadores novos mais outras peças complementares, além de uma carta (vou enumerá-las, caso alguém queira, na citação, referir-se a alguma foto):
Imagem-1

Imagem-2

Imagem-3

Imagem-4

Imagem-5

Imagem-6

Imagem-7

Imagem-8

Imagem-9

Para ilustrar, deixarei aqui no tópico o link com as diferenças entre os atuadores antigos e os novos, do Technic Bricks, que por sua vez são diferenças internas, nada que dê para diferenciá-los sem abri-los.
Porém, se alguém achar necessário, posso colocar as diferenças aqui no tópico também. ;)

Conclusão
->Indico este set para todos que gostam e para os que estão pensando em começar com a linha Technic! Muitos pontos positivos neste modelo, que incluem variedade e quantidade de peças, bem como qualidade e aspecto! Não tenho reclamações a fazer, e agradeço à Lego por não criar mais que 1 modelo grande como este por ano, pois senão eu já estava falida! A montagem é agradável a todo o momento, pois você não vê a hora de ver o “bichinho” pronto para poder brincar com ele por aí. Garanto que não se cansará tão cedo deste belo modelo cheio de funcionalidades! Mas se enjoar, você pode ter certeza que com as peças e itens PF que a 8043 possui, você poderá montar muitas outras coisas!
E para aqueles que pensaram em não adquirir o modelo por causa do problema dos atuadores lineares, pode inventando outra desculpa (o que será difícil com tantos pontos positivos), pois o modelo é muito bom em qualquer aspecto!

Agora, segue o vídeo da montagem, com qualidade não muito boa, mas acho que dá para ver...
Como vocês podem perceber no vídeo, eu não separei as peças para a montagem, pois algumas já estavam junto com as peças do Crane Truck, Quadricicle, NXT 2.0, entre outras. Acho que se eu fosse separar as peças demoraria muito mais tempo do que o tempo que eu levei para procurá-las durante a montagem.

ah, vale ressaltar que o set está em destaque, agora, na página de Technics da Lego! Vale a pena conferir!

16 de Novembro de 2010 - 10:40:32 am
Resposta #1

Nickie

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
Muito bom o seu Review, Van! Muitos detalhes, muitas fotos, nota 10 pra LEGO pelo design e pela rapidez no atendimento aos clientes.

Mesmo quem não é muito apaixonado por Technic consegue ver no seu entusiasmo o quanto esse set é incrível.

Quero ver um funcionando de verdade.

Vai levar no Encontro?  ;)

16 de Novembro de 2010 - 11:22:16 am
Resposta #2

Vanessa Antonelli

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO nunca me cansa!
    • Site
Muito bom o seu Review, Van! Muitos detalhes, muitas fotos, nota 10 pra LEGO pelo design e pela rapidez no atendimento aos clientes.

Mesmo quem não é muito apaixonado por Technic consegue ver no seu entusiasmo o quanto esse set é incrível.

Quero ver um funcionando de verdade.

Vai levar no Encontro?  ;)
Muito obrigada!!
Então, se ninguém for levar, eu posso levar sim, mas alguém tem que levar uma caixa de pinos technics para nós fazermos uma competição de quem pega mais em menos tempo e consegue levar para o outro lado  8)
 ;D ;D ;D

Brincadeira  :-[

16 de Novembro de 2010 - 11:38:08 am
Resposta #3

Clayton

• Information
  • Technic
  • Moderador Global
Show! Esse set é um "must have" pra qualquer Technicista que se preze. É tão massivo e impressionante quanto o 8421, e ainda por cima é totalmente RC!

Entretanto eu não daria 10 em design devido ao tamanho da pá escavadeira... ainda me parece um tanto fora de escala.

Fazer o braço ser acionado por engrenagens e atuadores lineares foi meio loucura deles, o peso deve levar todos os componentes ao limite (exceto os AL, que já foram modificados)! Já tentou levantar algum peso com a pá pra ver se aguenta? Ou se o corpo da máquina não tomba pra frente?

Eu ainda espero que um dia a LEGO lance um sistema hidráulico, e relance essa máquina com esse sistema.  :)

Recomendo que identifique esses ALs diferenciados quando for desmontar! Pinte eles de amarelo  :D

Como vocês podem perceber no vídeo, eu não separei as peças para a montagem, pois algumas já estavam junto com as peças do Crane Truck, Quadricicle, NXT 2.0, entre outras. Acho que se eu fosse separar as peças demoraria muito mais tempo do que o tempo que eu levei para procurá-las durante a montagem.

Bah, montar um treco desse tamanho sem separar as peças e num tempo curto desses... isso que é valentia!  ;D

Valeu pelo review.  :)

16 de Novembro de 2010 - 11:39:18 am
Resposta #4

Clayton

• Information
  • Technic
  • Moderador Global
Então, se ninguém for levar, eu posso levar sim, mas alguém tem que levar uma caixa de pinos technics para nós fazermos uma competição de quem pega mais em menos tempo e consegue levar para o outro lado  8)
 ;D ;D ;D

Pode ser bolas de GBC? Já temos bastante!  :)

16 de Novembro de 2010 - 11:57:26 am
Resposta #5

Vanessa Antonelli

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO nunca me cansa!
    • Site
olha só!! :o
Então, Clayton...
Vamos por partes...
Gostaria de dizer que dei 10 pelo design, pois achei proporcional o modelo da pá, logo você verá porque... ::)
as escavadeiras profissionais são acompanhadas de vários tipos de pás, e eu pude acompanhar uma de perto aqui ao lado de casa  8)
as verdadeiras empinam quando são expostas à forças brutas.
Eu estou, no momento, brincando com ela na mesa, com duas caixas cheias de grãos de café sem torrar... ;D
dá para perceber o peso dos grãos, mas a máquina não se deixa enfraquecer muito, exceto pelos 2 AL abaixo do braço. Somente eles mostram que estão "sentindo" o peso...mas ela consegue funcionar bem.
Como eu sou muito apressada, não esperei meu marido pegar outro tipo de material para eu poder brincar; então eu fico brincando com ele de apostar quem enche mais a pá! aí está a graça de se ter uma pá relativamente grande.
mesmo com a pá grande, os menos experientes não conseguirão pegar muita coisa (apenas alguns grãozinhos... ;D)
acho que a idéia de se fazer uma pá grande, foi para a maior diversão  8)
se quiserem, eu posso fazer um vídeo com a escavadeira trabalhando  8)
 ;)

16 de Novembro de 2010 - 12:51:30 pm
Resposta #6

João Paulo

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
    • brickshelf-joaopaulo
    • brickset-joaopaulo
Poxa! O set é bem maior do que eu imaginava apenas de olhar as fotos. :o
Não achei a pá tão grande a ponto de prejudicar o design do modelo, concordo que está fora da escala, mas nada que tenha prejudicado ela. :)
Vocês acham que deveria ser uma do tamanho desta, mais ou menos?

De qualquer forma sempre tem como fazer um MOD, talvez até usando a pá de um outro set. ::)

16 de Novembro de 2010 - 14:14:34 pm
Resposta #7

Clayton

• Information
  • Technic
  • Moderador Global
as escavadeiras profissionais são acompanhadas de vários tipos de pás, e eu pude acompanhar uma de perto aqui ao lado de casa  8)
as verdadeiras empinam quando são expostas à forças brutas.
Eu estou, no momento, brincando com ela na mesa, com duas caixas cheias de grãos de café sem torrar... ;D
dá para perceber o peso dos grãos, mas a máquina não se deixa enfraquecer muito, exceto pelos 2 AL abaixo do braço. Somente eles mostram que estão "sentindo" o peso...mas ela consegue funcionar bem.
Como eu sou muito apressada, não esperei meu marido pegar outro tipo de material para eu poder brincar; então eu fico brincando com ele de apostar quem enche mais a pá! aí está a graça de se ter uma pá relativamente grande.
mesmo com a pá grande, os menos experientes não conseguirão pegar muita coisa (apenas alguns grãozinhos... ;D)
acho que a idéia de se fazer uma pá grande, foi para a maior diversão  8)
se quiserem, eu posso fazer um vídeo com a escavadeira trabalhando  8)

Legal, bom saber que ela aguenta bem o tranco! Eu ainda não vi ela "cavando", nem em vídeo. Se puderes fazer o vídeo dela cavocando café verde ;D, então obrigado  :)
Realmente as escavadeiras reais chegam a subir a traseira quando estão cavando, mas elas tem peso suficiente para voltar ao prumo depois que a pá está carregada.

Não achei a pá tão grande a ponto de prejudicar o design do modelo, concordo que está fora da escala, mas nada que tenha prejudicado ela. :)
Vocês acham que deveria ser uma do tamanho desta, mais ou menos? <del img>
De qualquer forma sempre tem como fazer um MOD, talvez até usando a pá de um outro set. ::)

Realmente não prejudica tanto, pois existem escavadeiras com pás largas:

Mas não são tão largas assim, em termos de escala, como a pá da 8043:)

A pá que eles usaram é a 32030, de 10 x 18 studs. Infelizmente não existe uma pá 10 x 9 studs, que seria ideal... a mais próxima é a 4700, que já seria muito pequena (8 x 6 studs).

Essas são as "Technic Digger Buckets" que existem: Bricklink

Outra saída seria fazer uma pá com bricks... mas quem já tentou viu que não funciona bem, pois fica muito pesada nesse modelo de escavadeira.

16 de Novembro de 2010 - 14:57:16 pm
Resposta #8

Vanessa Antonelli

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO nunca me cansa!
    • Site
Eu já fiz o vídeo dela cavocando, e confesso que muitos vão ficar com dó da coitada! ;D ;D
eu utilizei o máximo dela...e estou fazendo novos testes para ela ficar mais rápida ao erguer todo o peso  8)
Aguardem...
em instantes...a "Cavocadora de café!"
 ;D

16 de Novembro de 2010 - 15:15:08 pm
Resposta #9

Vanessa Antonelli

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO nunca me cansa!
    • Site
saindo quente do forno à lenha!... ::)

Espero que ninguém me mate ao ver este vídeo... ;D
abraços

Van

17 de Novembro de 2010 - 11:17:31 am
Resposta #10

Nickie

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
Ok, Technic pode não ser minha área, mas essa máquina é um show!!!!!   :o :o

E gostei do teste com café. Lembra muito as escavadeiras que observava perto de casa, em terrenos para a construção de prédios. Até o balanço dela (quando está se estabilizando?) é semelhante.

Muito legal esse vídeo, Van!  :)

11 de Dezembro de 2010 - 23:58:36 pm
Resposta #11

pedro380085

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
Van,

Excelente review.

Estava em dúvida entre o 8043 e o 8258... Acabei comprando o 8258 pelo número de peças, já que no final o tamanho me influencia muito!
Completou a minha coleção com o 8285 (que aqui para nós, é lindo!).

Mas muito provavelmente comprarei o 8043 para o Natal ou no mais tardar em janeiro. valeu!

20 de Janeiro de 2013 - 18:13:04 pm
Resposta #12

yuri_sw_tech

• **
  • Information
  • Quatro
  • Star Wars e Technic!!!
Pessoal, só uma pergunta boba...
Montei o modelo B e achei as esteiras muitíssimo mais rápidas que as do A.
Porque optaram por fazer uma redução tão grande no A? Apenas pela transmissão ser mais 'indireta' (maior número de engrenagens)? Ou pelo peso (não achei tão grande a diferença de peso para tão grande diferença na redução)?
Não sei se minha pergunta é muito básica, mas realmente sou novato na área... 1o Technic grande que monto!  ;)

20 de Janeiro de 2013 - 18:21:10 pm
Resposta #13

Diego Rosso

• *
  • Information
  • Primo
  • Technic!
    • brickset-http://www.brickset.com/s
Parabéns Van, belíssimo review. Você é responsável pela minha vontade de comprar os Technic. Li todos os seus reviews dessa linha.

20 de Janeiro de 2013 - 20:04:32 pm
Resposta #14

Adolfo

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • A criatividade vem das estrelas
    • facebook-https://www.facebook.com/profile.php?id=100009300680421
    • flickr-adolfolugbrasil
    • mocpages-113982
    • brickshelf-Adolfo
Muito bom o review. Creio que tem motivado muitos AFOLs a se aventurarem na linha technic. Acho esse tema um grande chamariz para as crianças adquirirem LEGO e iniciar suas coleções.
Esse modelo em especial é chamativo por ser a primeira coisa quando se aprende sobre uma obra: cavar. E ele cava pesado pelo que vi!