Autor Tópico: trial truck com nxt como fazer??  (Lida 9889 vezes)

09 de Novembro de 2010 - 21:52:30 pm
Lida 9889 vezes

guhzantut

• *
  • Information
  • Primo
  • Membro LUG Brasil
chegaram minhas peças q comprei do tom. achei que com elas completaria meu trial truck mas quando percebi eu nao consegui ajeitar os motores pra faze ele andar :( . alguem tem alguma sugestao de como posicionar os motores ???tenhp 3 motores do nxt e 1 PF Medio

10 de Novembro de 2010 - 00:15:42 am
Resposta #1

Pedro A. Santos

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • LUG é o + legal da LEGO
    • brickset-Pedro Abrantes dos Santos
    • Compartilhado com os amigos do LUG
Olá???

Para ajudar você melhor Guhz, seria bom saber que peças comprou do Tom e quem sabe colocar umas fotos para ajudar a entender melhor suas dificuldades!!!

10 de Novembro de 2010 - 10:58:08 am
Resposta #2

Clayton

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • "Tenha fé" - Marcus Weber
    • l%65go
Parabéns pela aquisição!

A pegunta do Pedro é pertinente, mas vou expandir um pouco...

Imagino que tu compraste o processador NXT também, certo? Sem ele não tem como controlar os motores NXT.

E para controlar esse motor [wiki0937]PF[/wiki0937] médio que tu tens aí vais precisar também de um cabo conversor NXT/[wiki0937]PF[/wiki0937].

Supondo então que tu tens: 1 processador NXT, 3 motores NXT, 1 motor PF M e todos os cabos (vou desconsiderar os sensores NXT), segue outra dúvida: Como tu pretendes fazer o controle remoto? Via PC, celular bluetooth, joystick bluetooth ou outro NXT?

E sobre os motores, já adianto que pra "pegar o jeito" do NXT, antes de partir pra um super trial truck 4x4 completo é melhor comçar com humildade e aprender a controlar um veículo simples, como um tanque com 2 motores. (Motor 1: avançar/retroceder, Motor 2: avançar/retroceder).

Boa sorte!

10 de Novembro de 2010 - 11:23:39 am
Resposta #3

ildefonso

• Information
  • Mindstorms
  • Administrator
    • facebook-ildefonso.zanette
    • flickr-duduzanette
    • mocpages-586
    • lugnet-1144
    • brickshelf-izanette
    • brickset-izanette
Imagino que tu compraste o processador NXT também, certo? Sem ele não tem como controlar os motores NXT.

Dá para usar os motores do NXT normalmente como se fosse um motor 9V comum usando o cabo NXT<->9V 8528.
Se quiser controlá-lo usando um receptor IR Power Function, você ainda precisa dos cabos 8871 ou 8886.
Surrender! I have flick missiles.

10 de Novembro de 2010 - 11:59:23 am
Resposta #4

Clayton

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • "Tenha fé" - Marcus Weber
    • l%65go
Dá para usar os motores do NXT normalmente como se fosse um motor 9V comum usando o cabo NXT<->9V 8528.
Se quiser controlá-lo usando um receptor IR Power Function, você ainda precisa dos cabos 8871 ou 8886.

Verdade, dá pra fazer assim também! E é um cabinhos desses (8528) que ele tem que ter pra poder usar o motor M com o NXT... brigado, tava com preguiça de procurar o código.  ;D

Mas ainda tô achando que ele comprou o kit NXT completo, inclusive sensores... Vamos aguardar ele dizer  :)

10 de Novembro de 2010 - 12:07:03 pm
Resposta #5

Van.

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO nunca me cansa!
    • facebook-/vanpajarocantora
    • brickset-van-pajaro
    • Site
estou acompanhando este tópico porque me interessa também  ::)
mas uma coisa sempre me atrapalha na montagem não só de RCs como de trials...
é o controle  :o
Toda vez tenho este impasse... :-\
gostaria de saber se alguém sabe onde encontro Esta interface

sei que aí no amazon eu encontro, mas não sei comprar de fora ainda  :-[ :-[

O controle sem fio eu já tenho... 8)

10 de Novembro de 2010 - 12:12:18 pm
Resposta #6

M. Raus

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-marcelo raus
    • brickshelf-http://www.brickshelf.com
Bem, não entendo patavinas de Ntx :P Qdo a duvida chegar  outras partes do truck poderei ajudar. Tem um kra que só monta com ntx
http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?m=yoraish
boa sorte
TECHNISTA

10 de Novembro de 2010 - 12:36:41 pm
Resposta #7

Pedro A. Santos

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
estou acompanhando este tópico porque me interessa também  ::)
mas uma coisa sempre me atrapalha na montagem não só de RCs como de trials...
é o controle  :o
Toda vez tenho este impasse... :-\
gostaria de saber se alguém sabe onde encontro Esta interface

sei que aí no amazon eu encontro, mas não sei comprar de fora ainda  :-[ :-[

O controle sem fio eu já tenho... 8)

encontra aqui http://www.hitechnic.com/ e aqui http://www.mindsensors.com/

10 de Novembro de 2010 - 12:41:32 pm
Resposta #8

Pedro A. Santos

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
E aqui pode haver muitas outras dicas aos interessados http://www.extremenxt.com/lego.htm

10 de Novembro de 2010 - 13:08:08 pm
Resposta #9

guhzantut

• *
  • Information
  • Primo
  • Membro LUG Brasil
Olá???

Para ajudar você melhor Guhz, seria bom saber que peças comprou do Tom e quem sabe colocar umas fotos para ajudar a entender melhor suas dificuldades!!!
tenho o nxt completo . não pretendo usar o motor pf justamente porque eu nai tenho o controle  queria so fazer o truck andar controlado pelo nxt
as peças do tom q eu comprei foram  juntas universais molas(2 amarelas e 1 cinza) diferenciais(não vou usar)  e cremalheira e tambem o set 4957 mais umas peças avulsas que ganhei
ps:o nxt não comprei do tom ja tinha faz um tempo
« Última modificação: 10 de Novembro de 2010 - 13:21:34 pm por ildefonso »

10 de Novembro de 2010 - 13:10:09 pm
Resposta #10

guhzantut

• *
  • Information
  • Primo
  • Membro LUG Brasil
Parabéns pela aquisição!

A pegunta do Pedro é pertinente, mas vou expandir um pouco...

E para controlar esse motor [wiki0937]PF[/wiki0937] médio que tu tens aí vais precisar também de um cabo conversor NXT/[wiki0937]PF[/wiki0937].

Supondo então que tu tens: 1 processador NXT, 3 motores NXT, 1 motor PF M e todos os cabos (vou desconsiderar os sensores NXT), segue outra dúvida: Como tu pretendes fazer o controle remoto? Via PC, celular bluetooth, joystick bluetooth ou outro NXT?

E sobre os motores, já adianto que pra "pegar o jeito" do NXT, antes de partir pra um super trial truck 4x4 completo é melhor comçar com humildade e aprender a controlar um veículo simples, como um tanque com 2 motores. (Motor 1: avançar/retroceder, Motor 2: avançar/retroceder).

Boa sorte!
os contoles basicos do nxt eu ja aprendi tenho ele a 1 ano e meio ja fiz alguns veicolos com ele inclusive o tanque mas todos que fiz tive dificuldade de onde encaixar os motores ficam sempre desajeitados

10 de Novembro de 2010 - 13:15:53 pm
Resposta #11

guhzantut

• *
  • Information
  • Primo
  • Membro LUG Brasil
o eixo da frente é P.A.R.E.C.I.D.O  com esse muda alguma coisa pois não tinha certas peças
ps: é um eixo com aquelas rodas inclinada q não sei como chama

10 de Novembro de 2010 - 13:45:58 pm
Resposta #12

Pedro A. Santos

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
tenho o nxt completo . não pretendo usar o motor pf justamente porque eu nai tenho o controle  queria so fazer o truck andar controlado pelo nxt
as peças do tom q eu comprei foram  juntas universais molas(2 amarelas e 1 cinza) diferenciais(não vou usar)  e cremalheira e tambem o set 4957 mais umas peças avulsas que ganhei

Guhz, quando você diz "controlado" pelo NXT, o que exatamente passa pela sua cabeça?? você por acaso quer que o bloco NXT além de fornecer energia para os motores, possa controlar a direção do seu modelo??? Se for isto, o controle pode Autônomo (via programação do NXT usando os sensores como auxílio) ou Remoto (você controla). Se for Remoto pode ser via, Bluetoth ou Infra Red. E aí? o que vai ser?

10 de Novembro de 2010 - 13:55:54 pm
Resposta #13

Pedro A. Santos

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
Olha este site aqui com algumas idéias sobre o que você quer construir...http://www.bricktrucktrial.com/spip.php?page=recherche&lang=en&recherche=nxt

Espero estar conseguindo te ajudar...

10 de Novembro de 2010 - 16:10:30 pm
Resposta #14

guhzantut

• *
  • Information
  • Primo
  • Membro LUG Brasil
tenho o nxt completo . não pretendo usar o motor pf justamente porque eu nai tenho o controle  queria so fazer o truck andar controlado pelo nxt
as peças do tom q eu comprei foram  juntas universais molas(2 amarelas e 1 cinza) diferenciais(não vou usar)  e cremalheira e tambem o set 4957 mais umas peças avulsas que ganhei

Guhz, quando você diz "controlado" pelo NXT, o que exatamente passa pela sua cabeça?? você por acaso quer que o bloco NXT além de fornecer energia para os motores, possa controlar a direção do seu modelo??? Se for isto, o controle pode Autônomo (via programação do NXT usando os sensores como auxílio) ou Remoto (você controla). Se for Remoto pode ser via, Bluetoth ou Infra Red. E aí? o que vai ser?
eu pretendia fazer pre-programado . tem como controla ele direto sem programar antes?se der eu faço isso
ops eskeçi da imagem   http://www.brickshelf.com/gallery/nico71/Trial-Truck/Unimog-V2/Instructions-Unimog/imgp0023.jpg
« Última modificação: 10 de Novembro de 2010 - 16:14:53 pm por guhzantut »