Autor Tópico: MOC: Escavadeira de arrasto - Dragline Bucyrus Erie  (Lida 16295 vezes)

05 de Outubro de 2010 - 11:30:26 am
Lida 16295 vezes

SUPER EVER

• Information
  • System
  • Moderador Global
  • Oficina LUG Brasil
    • facebook-Super.Ever.Lego.Machines
    • flickr-superever
    • SUPER EVER
DRAGLINE BUCYRUS ERIE

Olá pessoal.

Este projeto estava parado há meses e com a chegada das peças pretas da lança, finalmente acabei. Trata-se de uma Dragline (escavadeira de arrasto) da marca Bucyrus Erie, antiguissima e muito comum na década de 60 e 70. Hoje em dia é uma máquina rara, mas nas margens do rio Tietê muitos paulistanos já devem ter visto.

Basicamente é uma escavadeira que trabalha com um conjunto de cabos que puxam a caçamba, executando os movimentos de escavação. Apesar do modelo reproduzido em LEGO ser muito antigo, as escavadeiras de arrasto são produzidas até hoje por outros fabricantes e com tamanhos infinitamente maiores para atuarem em grandes minas a céu aberto. Sua vantagem em relação as escavadeiras hidráulicas muito mais comuns de serem vistas em obras é que as draglines atingem um "campo" de trabalho maior, devido ao comprimento da lança e ao alcance dos cabos. Por isso ela é ideal na limpeza de margens e calhas de rios. Sua desvantagem é não ser muito resistente a trabalhos mais agressivos ou que exijam muita força, devido a vulnerabilidade dos cabos e da lança treliçada, além de ser instável para manobras de precisão!

O Bucyrus Erie foi fabricado para admitir diversas configurações, desde a dragline, passando pelo guindaste (tira-se a caçamba e coloca-se um gancho no lugar) ou para adaptação de bate-estacas para construção de fundações.

A construção do MOC é muito simples, divertida e tem um visual bem realista. Para que as manivelas de controle dos cabos não girassem "loucas" sem a necessidade de uma trava externa, montei internamente um conjunto de correias e engrenagens que oferecem liberdade no movimento com um determinado grau de atrito, o que torna fácil posicionar a caçamba em qualquer ponto.

Espero que tenham gostado!

Mais fotos: Clique Aqui!

Se tiverem dúvidas, é só perguntar!
No álbum há algumas fotos da máquina real.

Um abraço para todos!
Éver!
« Última modificação: 05 de Outubro de 2010 - 11:34:25 am por Super Éver! »

05 de Outubro de 2010 - 12:58:10 pm
Resposta #1

Giovani Bisso

• Information
  • Duplo
    • facebook-giovanipbd
    • flickr-giovanibisso
    • brickshelf-Gii
    • brickset-giovanipbd
    • Let's Go
Super legal, Super-Éver!
Muito jóia mesmo!
E a combinação de cores está excelente!
Abraço
Mas bah, Tchê!
Meus Sets

05 de Outubro de 2010 - 13:08:52 pm
Resposta #2

Felipe Avelar

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • Tenhamos Fé, no que quer que seja!
    • facebook-fpavelar
    • flickr-felipedescomplicado
    • mocpages-57741
    • brickshelf-114008
Imagem da máquina real, só porque eu sou curioso:

Como usual, excelência na representação do modelo. É SUPER!

Gostei muito dos plates marrons (dark red ou brown?) compondo a carenagem do motor, simulou super bem a pintura da escavadeira real. Outro detalhe que ficou ótimo foram os "profile bricks" amarelos que dão uma certa textura na lataria. Pra completar, de muito bom gosto, curved-slopes dark green no 'parachoque traseiro', pra fazer só um pouquinho de inveja...

Destaco também o boom, nada muito complicado, mas super prático na hora de resolver pra escala 'minifig'.
Se eu não me engano, tem como colocar axles entre eles pra garantir mais firmeza no boom, certo?
Aliás, essa peça faz parte daquelas que tem 'vocação' pra ser boom:

Support 2 x 16 x 2 Girder Triangular

Support 2 x 2 x 10 Girder Triangular with Axlehole

05 de Outubro de 2010 - 13:22:34 pm
Resposta #3

SUPER EVER

• Information
  • System
  • Moderador Global
  • Oficina LUG Brasil
    • flickr-superever
    • SUPER EVER
Super legal, Super-Éver!
Muito jóia mesmo!
E a combinação de cores está excelente!
Abraço

Valeuzãoooooooo meu amigo!!!
:) :) :)

Como usual, excelência na representação do modelo. É SUPER!

Gostei muito dos plates marrons (dark red ou brown?)

Dark Red, Amarelo e Dark green! :)

Pra completar, de muito bom gosto, curved-slopes dark green no 'parachoque traseiro', pra fazer só um pouquinho de inveja...

O parachoque (dark green) na verdade é um lastro que serve de contra peso para a máquina não tombar com estiver operando com carga máxima na ponta da lança.

Se eu não me engano, tem como colocar axles entre eles pra garantir mais firmeza no boom, certo?

Sim sim sim! Note nas imagens que há um eixo cinza curto entre todos os suportes para garantir uma firmeza adicional a dos 4 studs de cada junção!! Eu tinha um certo receio de que não fosse funcionar, mas na prática é extremamente resistente. Fica muito firme mesmo. Parece que a lança é uma única peça.

Muito obrigado por seu comentário!
Que bom que tenha reparado em tantos detalhes.
Fico imensamente feliz!!! Mesmo!!!!
Grande abraço Felipe!

Éver!
« Última modificação: 05 de Outubro de 2010 - 13:25:04 pm por Super Éver! »

07 de Outubro de 2010 - 01:42:02 am
Resposta #4

Antonio Carlos

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-antonio.lsantos
    • brickset-antonio.lsantos
Parabéns Éver.

este era um modelo que eu tinha vontade de reproduzir, mas não imaginava como fazê-lo na escala minifig.

Suas soluções para estas limitações foram fantásticas.

Muito bom, mesmo.

Abraço
Antonio

07 de Outubro de 2010 - 06:40:14 am
Resposta #5

panda

• Information
  • System
  • panda é o nome do meu cachorro
    • facebook-Mateus Stavis
    • brickshelf-panda1
Sensacional! gostei muito dela ficou muito parecida com a real até nas cores, parabéns Éver!
2013

07 de Outubro de 2010 - 11:02:15 am
Resposta #6

Twilight

• Information
  • Mindstorms
  • Moderador Global
  • tenha fé!
    • brickshelf-mwhf
    • Bricks & Cia Ltda
mais um projeto que impressiona pela fidelidade e funcionalidade.

especialmente neste caso, o que mais me chamou a atenção foi a simplicidade.

aparentemente não é necessário uma infinidade de peças para reproduzí-lo.
eu diria que é um MOC enxuto (como todos deveriam ser)

parabéns meu amigo!

p.s. ela vai para o evento de fim de ano?

07 de Outubro de 2010 - 11:18:20 am
Resposta #7

Márcio Nascimento

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • Cinho
maneirissima..
ficaria show no meu canteiro
kkk
Att. Márcio Nascimento.

07 de Outubro de 2010 - 12:09:13 pm
Resposta #8

fdavid

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-https://www.facebook.com/RoboticaDavid/
    • francis DAVID
Que linha é esse que você usa  LEGO ou generica ?

07 de Outubro de 2010 - 13:03:56 pm
Resposta #9

federicocg

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
Everton sempre se superando nas engenhocas reais. Bonito de se ver

07 de Outubro de 2010 - 13:17:34 pm
Resposta #10

ciro siebeneichler

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
éver se tivesse dinheiro sobrando iria te fazer uma proposta de compra será que eu gostei ;D

07 de Outubro de 2010 - 13:18:08 pm
Resposta #11

Felipe Avelar

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • Tenhamos Fé, no que quer que seja!
    • facebook-fpavelar
    • flickr-felipedescomplicado
    • mocpages-57741
    • brickshelf-114008
Que linha é esse que você usa  LEGO ou generica ?

Opa! Essa é uma pergunta válida! Já bolei alguns 'guindastes technic (nunca acabei 100% nenhum) e geralmente tenho algum trabalho com as 'cordas', que agarram ou não passam, direito nas "polias":

Everton, vi que neste MOC você utilizou algumas rodas pra esse serviço, e alguns "technic bush" pra fazer o lance da caçamba se mover ao curso da corda e também "para cima e para baixo" sem sair do lugar, certo? Nesse sentido tem o lance de qual o encaixe do eixo da roda, se dá pra passar um axle ou tem que ser aquelas "barras" tipo os "sabre laser" dos Star Wars. Porque de vez em quando a polia fica fixa e funcionar mais como uma 'bucha' de passagem ou só uma guia para as cordas, do que uma polia em si, com a função de reduzir o atrito e as "folgas" do sistema.

As rodas 'modernas' são polias que não deixam as cordas escapar, mas acho que não são muitos estéticas e te obrigam a deixar tudo muito grande, a exemplo do Construction Site 7633 - em que inclusive não ocorre "vantagem mecânica" no levantamento da carga, porque não existe "redução" nas polias, somente mudança da "direção" da força. O que acontece no Crawler Crane 7632-1, que tem uma redução com polia.

07 de Outubro de 2010 - 14:14:36 pm
Resposta #12

SUPER EVER

• Information
  • System
  • Moderador Global
  • Oficina LUG Brasil
    • flickr-superever
    • SUPER EVER
Parabéns Éver.
este era um modelo que eu tinha vontade de reproduzir, mas não imaginava como fazê-lo na escala minifig.
Suas soluções para estas limitações foram fantásticas.
Muito bom, mesmo.
Abraço
Antonio

Valeu Antonio!!! Que bom que gostou e que se identificou com o modelo. Eu sempre tive vontade de reproduzi-lo, mas tinha limitações quanto a peças dark green. Aí com o tempo eu consegui as tais peças e iniciei a montagem. Brequei na construção da lança, que a principio eu faria com outras peças... mas resolvi usar os suportes. O MOC ficou parado dentro de uma caixa por uns 3 meses. Aí consegui comprar os suportes pretos e finalizei o trabalho! Me deu muito prazer. Mais do que a maioria dos que eu já construi. Obrigado por seu comentário! :)

Sensacional! Gostei muito dela, ficou muito parecida com a real até nas cores, parabéns Éver!

Obrigado Panda!! Que bom que gostou.
As vezes eu monto meus MOCs baseado nos conceitos, sem necessariamente obedecer todas as características. E as vezes, como neste caso, gosto de ser bem rígido e fiel na reprodução para alcançar um resultado mais sólido. Muito obrigado por seu comentário! ;)

Mais um projeto que impressiona pela fidelidade e funcionalidade. Especialmente neste caso, o que mais me chamou a atenção foi a simplicidade. Aparentemente não é necessário uma infinidade de peças para reproduzí-lo. Eu diria que é um MOC enxuto (como P.S: ela vai para o evento de fim de ano?

Esperava seu comentário! :)
Realmente, é um trabalho bastante simples, fácil e rápido de fazer. A única parte que realmente demandou um pouco mais de esforço para solucionar os movimentos, foi a caçamba... Já que ela precisa atuar em diversas direções apenas por cabos... sem apoios... Mas o resultado ficou satisfatório. Quanto a levar o MOC no encontro anual, puxa... Não estava nos meus planos, porque eu já tenho três MOCs com a montagem em andamento, exclusivamente para o evento (torcer pra não acontecer dia 11 de dezembro, se não terei que deixar de ir por conta de um casamento  :P ). Se vocês não se incomodarem com a overdose Évertoniana de máquinas, eu conservo a Dragline até lá e levo junto sim!! :)
Muuuito obrigado pelos elogios! Valeu mesmo!!!!

Maneirissima... Ficaria show no meu canteiro... kkk

Minha construtora não tem tempo ruim. Pagando bem, obra feita! rsssss.
Obrigado por comentar!! ;)

Que linha é esse que você usa? LEGO ou generica ?

É linha LEGO mesmo! Algumas vieram no set 8288 e outras vieram em sets menores, normalmente caminhões que tinha guincho acoplado. Já usei linha branca genérica em outro trabalho, mas foi por questões de contraste, já que a preta sumia na combinação. Nos demais projetos, sempre linhas originais! :)

Everton, sempre se superando nas engenhocas reais. Bonito de se ver!

Valeuzãoooo amigo carioca!! Muito obrigado mesmo pelo comentário! ;)

Éver, se tivesse dinheiro sobrando iria te fazer uma proposta de compra será que eu gostei ;D

Ahahahahaha
Puxa cara, eu com certeza ficaria com dó de vender viu. Faria sim uma sob encomenda, sem problemas. Mas essa aí, do jeitinho que está... Nossa, eu olho ela todo dia em cima da minha mesa de montagem... brinco um pouquinho... É um mimo. Seguro ela na mão como se fosse um filhote de cachorro recém nascido. Obrigado por comentar! ;) :)

Geralmente tenho algum trabalho com as 'cordas', que agarram ou não passam, direito nas "polias":
Everton, vi que neste MOC você utilizou algumas rodas pra esse serviço, e alguns "technic bush" pra fazer o lance da caçamba se mover ao curso da corda e também "para cima e para baixo" sem sair do lugar, certo? Nesse sentido tem o lance de qual o encaixe do eixo da roda, se dá pra passar um axle ou tem que ser aquelas "barras" tipo os "sabre laser" dos Star Wars.

Oi Felipe! Então... eu usei em algumas partes a técnica com eixo (axle) para ficar rente a polia pequena e não deixar o cabo deslizar para fora. No entanto em algumas outras partes usei apenas a tração. Se você puder ir ao encontro anual, provavelmente levarei a Dragline e aí te explico pessoalmente os procedimentos, quando e como usar travar ou deixar livre. Como você mesmo mencionou, nem todas as soluções são benéficas: muitas vezes elas comprometem o acabamento... e como o MOC é construido mais para ser admirado do que para ser uitlizado nas brincadeiras, então prevalece o acabamento mais fino e as soluções mais práticas.
Muito obrigado por comentar!! Valeu mesmo!!!

Grande abraço a todos!!!!
Éver!!

07 de Outubro de 2010 - 23:36:06 pm
Resposta #13

Colares

• Information
  • System
  • Moderador Global
    • facebook-fcolares
    • flickr-fernandocolares
    • brickshelf-colares
    • brickset-Colares
    • twitter-fcolares
    • Fernando Colares
Mais um MOC de excelência hein?

Dessa vez me surpreendo com menos peças e mais similiaridade com o real.
Gostei muito da visível funcionalidade, preocupação constante dos seus MOCs né?
Uma coisa que me chamou a atenção foi a comparação que o Felipe achou... se não foi intencional dele, aparentemente ele pegou sua referência, e as cores está sensacionais.

Só acrescentaria um pouco mais de preciocismo (caso fosse possível) na cabine do operador, mesmo que acrescentasse uma linha de bricks a mais de largura.

Super, como sempre! Abs!

08 de Outubro de 2010 - 00:12:53 am
Resposta #14

Conrado PLG

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-conradoplg
    • flickr-conradoplg
    • brickset-conradoplg
    • twitter-conradoplg
    • Brick Stack
Fico até meio sem jeito para comentar, porque vou acabar repetindo o que já disseram: está excelente!

Um MOC enxuto, fiel ao original, e ainda funcional. Ver suas construções é sempre inspirador.