Autor Tópico: Review do set 8088 - ARC-170  (Lida 8360 vezes)

26 de Setembro de 2010 - 20:02:08 pm
Lida 8360 vezes

~Ian

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart
Review do set 8088 - ARC-170

Referência: 8088
Nome: ARC-170 Starfighter
Tema: Star Wars
Ano de Edição: 2010
Número de Peças: 396
Preço LEGO®:  - 59,99 USD - R$ 349,90
Instruções:  Sim
Adesivos: Sim
Minifigs: Sim três.
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim, no final do manual

A primeira coisa que me chamou a atenção na caixa foram as fortes e vivas cores da ilustração. Os tons de azul e verde claro do planeta Christophsis, visto ao fundo, constrastando com o branco e vermelho são um belo atrativo da caixa. isso sem falar da imagem do set, que ficou sensacional.

No verso, um esquema mostra suas funções: S-foils móveis, exatamente como o modelo "real", cabines que se abrem (com destaque para a cabine do piloto, que na versão anterior, não era móvel, sendo necessário a retirada da peça transparente para tirar e colocar o minifig) e um atirador de projéteis (que substituiu duas bombas que eram soltas no modelo anterior)

Além disso, mostra também outra imagem da aeronave, com as cabines abertas. Ao lado, três imagens de outros sets da coleção( 8085 8086 8087).

Tudo isso, claro, sem mencionar os inúmeros avisos e advertências escritos em diversas línguas para deixar tudo bem claro e não haver confusão, além de uma imagem de um minifig em escala 1:1.

O set possui um bom e diversificado acervo de peças, com destaque para os vários tipos de bricks 1x1, plates, algumas peças technic e o novo molde da 30384b. No entanto, são peças em sua maioria um tanto básicas, que mais desempenham um papel de "reforço" pra sua coleção, do que como uma fonte de peças únicas para mocs, sem nenhuma que mereça uma maior atenção.

Sobre as cores, o branco é inegavelmente predominante, com o vermelho escuro sendo cor secundária.

Diferente de seu antecessor, este set não possui nenhuma peça pintada com imagens (fora os minifigs e dróide, obviamente), sendo necessário o uso de adesivos, o que pessoalmente, não me agrada muito.

Apesar de tudo isso, as peças foram muito bem selecionadas e compõem o set com perfeição.

Na falta de imagens para as peças...

A montagem deste set requer muita atenção, uma vez que ela chega a ser um pouco complexa e alguns passos são sutis.

E toda essa complexidade reside na construção do corpo da nave. sua montagem é bastante interessante, pois no decorrer do processo, você vai descobrindo as funções estruturais de cada peça, além de ver como funciona o sistema de abertura dos S-foils. A única "falha" foi nas cabines, que se abrem individualmente, ao contrário do modelo "real", que abre todas de uma só vez, como se o vidro fosse uma peça única. E sobre o interior delas, acho que poderiam elevar um pouco mais os painéis de contole, que ficaram muito baixos e adicionar um na cabine do piloto, que não possui nenhum.

A respeito das turbinas, a montagem é quase inteiramente technic. é nessa etapa que vemos mais um pouco do funcionamento do sistema das asas, que na minha opinião, é mais uma prova de que com LEGO tudo é possível, pois reproduz fielmente o mesmo sistema visto numa "verdadeira" ARC-170. ;D

As asas são a parte mais fácil da brincadeira. Se resume a encaixar varias plates, montar os atiradores e acoplar no resto do set. Feito isso e colados os adesivos, voilá, temos a nossa ARC-170!

Um pouco do sistema de abertura das S-foils

Turbinas.

O visual do set é impecável. É de longe melhor do que da ARC-170 anterior: esta possuía muitas peças transparentes coloridas, dando um ar, digamos, carnavalesco ao set. Parece que neste novo modelo deram uma limpada nisso.

Outro ponto positivo, foi a abertura da cabine do piloto(a do bico), que era impossível no 7259, sendo necessário desencaixar a peça do vidro da cabine para colocar ou remover o minifig.

Outro detalhe importante está no bico, que ficou mais fiel à nave original ao invés de ter um buraco horrível, como tinha o outro modelo. No entanto, as cores ficaram muito dispersas, causando uma quebra na harmonia entre elas.

Um elemento que embelezou o set foi a adição de adesivos nos vidros das cabines(que eu ainda preferia que fossem peças pintadas), para ficar mais semelhante à nave "real".

Os motores maiores e corpo melhor acabado(que não se abre, ao contrário do outro set) somaram pontos para a LEGO.

Como ponto negativo, cito o canhão traseiro, que é duplo, ao contrário do outro set, que por sinal manteve esta fidelidade com uma ARC-170 "de verdade". Nesse caso, um grande vacilo da LEGO. :P

Não entendi.

Cada cabine possui seus controles, exceto a do atirador frontal. Isso não me agradou muito, pois com uma ou outra peça e adesivo, dava pra resolver esse problema. Além disso, os controles das outras duas cabines ficaram muito baixos. Novamente, seria possível solucionar isso com poucas peças a mais.

Hum... Uns assentos não seriam má ideia, mas isso é exagero(ou o que eu disse sobre os controles também era? ;D).

n_9

É um set, como dizem alguns gringos, "Swooshable" (termo derivado da onomatopeia "Swoosh", som produzido quando um objeto sai cortando o ar), ou seja, suporta brincadeiras velozes, sem soltar as peças. Apenas ressalto que as asas balançam, mas isso não as faz cair.

Outro ponto chave da jogabilidade é a função de abertura das asas (S-foils) para a posição de ataque, reproduzindo fielmente o mesma função vista nos filmes. E o melhor, elas se abrem num ângulo maior do que na 7259.

Os atiradores de projéteis substituíram as bombas do modelo anterior. Outro ponto para a LEGO. :)

Asas em posição de ataque.

A sigla para ARC-170 vem de "Aggressive ReConnaissance - 170 Starfighter".

Aqui vai uma imagem para comparar com o set:

É um set magnífico, serve como complemento para "MOCistas" e como um belo elemento expositor em uma estante ou prateleira.

Recomendadíssimo!

Mais imagens aqui:

Afastado sim, mas jamais numa Dark Age!

28 de Setembro de 2010 - 14:13:28 pm
Resposta #1

Breno - bbc

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • URL sub: l%65go
    • facebook-breno.b.chaves
    • flickr-2204bbc
    • brickset-rokrbbc
Excelente review.
Deu para conhecer bem esse conjunto e revelar alguns detalhes importantes.
Parabéns!

Eu realmente sou fã do LEGO Star Wars, todos os conjuntos são muito caprichados e possui um bom nível de montagem e acabamento.
Infelizmente vacilei por não pegar nenhum de 2008 que foram os que mais me agradaram!

28 de Setembro de 2010 - 15:16:04 pm
Resposta #2

~Ian

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart
A quantidade de detalhes e a fidelidade com os modelos reais que os sets reproduzem é realmente impressionante.
E de fato, 2008 foi um bom ano de SW. o 7674 e 7676 estavam impecáveis.

E muito obrigado!  ;)

28 de Setembro de 2010 - 15:56:24 pm
Resposta #3

Breno - bbc

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • URL sub: l%65go
    • facebook-breno.b.chaves
    • flickr-2204bbc
    • brickset-rokrbbc
o 7674 e 7676 estavam impecáveis.

Realmente! E você acertou em cheio os que eu queria!  :D

28 de Setembro de 2010 - 16:00:43 pm
Resposta #4

federicocg

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
Foi o ano que eu entrei de cabeça nessa serie, os sets do Clone wars chegaram arrebentando, pois eram os principais

10 de Outubro de 2010 - 17:00:56 pm
Resposta #5

ussnegreli

• Information
  • Mindstorms
  • Moderador Global
  • Lego never stops
    • facebook-Thiago Negreli
    • flickr-ussnegreli2
    • mocpages-20699
    • brickshelf-ussnegreli
    • brickset-ussnegreli
    • twitter-ussnegreli
    • My blog Town Truck Brick
Mais um brilhante review, muito explicativo e ilustrado!  :D

Gostei da forma como foram feitas as asas, e do desing em si. Uma pena não poder adquirir esta nave, mas se tiver a oportunidade não pensarei duas vezes!
Town truck Brick - em pausa
http://ussnegreli.blogspot.com

12 de Outubro de 2010 - 23:58:02 pm
Resposta #6

Johann

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-http://www.facebook.com/p
    • flickr-http://www.flickr.com/pho
    • mocpages-http://www.mocpages.com/h
    • brickset-http://www.brickset.com/p
    • twitter-http://twitter.com/Johann
Muito bom review, Ian... Esse set é um dos meus sonhos de consumo... Sempre adorei as linhas do Star Wars, apesar de ter tido apena um (um meio velho, lá de 1999)... Pena que esses sets licenciados são mais caros...
Eu não sei...

29 de Dezembro de 2010 - 13:49:40 pm
Resposta #7

jacozits

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
    • brickset-jacozits
Otimo Review!

Eu já estou querendo este set a um certo tempo, uma vez que quero montar a coleção Star Wars da lego.
E o seu review só me vez querer mais ainda este set. rs

Abraços

31 de Janeiro de 2011 - 13:33:25 pm
Resposta #8

rafamacamp

• Information
  • Duplo
  • "O lado negro do brick é mais forte" Lego Vader
muito bom o modelo ficou muito mais fiel a nave real mas o canhão traseiro  me desapontou muito eles podiam fazer uma coisa bem menos auta como o da nave e foi deprimente o novo canhão traseiro inferior mas contudo um bom mod neste cet fica perfeito afinal se eu tivesse dinheiro eu compraria com certeza.

31 de Janeiro de 2011 - 14:12:19 pm
Resposta #9

Stonir

• Information
  • Technic
    • facebook-Caio Mendonça
    • flickr-Stonir!!
    • brickshelf-stonir
    • brickset-stonir
    • Stonir
Muito bom o modelo. Ficou muito mais fiel a nave real, mas o canhão traseiro me desapontou muito. Eles podiam fazer uma coisa bem menos alta como o da nave e foi deprimente o novo canhão traseiro inferior. Mas, contudo um bom mod deste set fica perfeito. Afinal, se eu tivesse dinheiro, eu compraria com certeza.
Nem uma vírgula, nenhum ponto

Compara o meu com o seu:
muito bom o modelo ficou muito mais fiel a nave real mas o canhão traseiro  me desapontou muito eles podiam fazer uma coisa bem menos auta como o da nave e foi deprimente o novo canhão traseiro inferior mas contudo um bom mod neste cet fica perfeito afinal se eu tivesse dinheiro eu compraria com certeza.
Muito bom o modelo. Ficou muito mais fiel a nave real, mas o canhão traseiro me desapontou muito. Eles podiam fazer uma coisa bem menos alta como o da nave e foi deprimente o novo canhão traseiro inferior. Mas, contudo um bom mod deste set fica perfeito. Afinal, se eu tivesse dinheiro, eu compraria com certeza.

Eu também não sou mito bom no portugues, mas tento pelo menos! >:( E set com 'c' é f&%!

31 de Janeiro de 2011 - 14:24:12 pm
Resposta #10

Emídio

• Information
  • Duplo
    • Space MOCs
Eu tenho esse SET, e quando eu e o Stonir decidimos desmontar, eu comecei minha onda Space, fazendo bons 4, 5 MOCs! :D Muito bom mesmo, para quem compra apenas pelas pecas, é indispenssável!
Onde porcos são carne e Creepers são babacas!

31 de Janeiro de 2011 - 20:16:23 pm
Resposta #11

Daniel_Barros

• **
  • Information
  • Quatro
  • Fã de: Classic Space, Classic Town e Star Wars!!!
    • brickset-Daniel_Barros
Pessoal, eu como fã da série Star Wars, vou ter que discordar de todos vocês que dizem que não existe este canhão inferior na parte traseira da nave!
Ele existe no modelo "real" sim!
Para comprovar o fato eu lhes indico a seguinte fonte (uma das diversas existentes):
http://starwars.wikia.com/wiki/Aggressive_ReConnaissance-170_starfighter
(neste link da Star Wars Wiki, basta ler o disposto nas "especificações técnicas" da nave).

Agora, para sacramentar qualquer ideia equivocada, observem as seguintes fotos:

(Esta primeira foto é do próprio filme! Observem bem o canhão situado na parte inferior da nave).

(Esta segunda foto, foi retirada da página 76 do livro: "Star Wars: Complete Cross-Sections". Um dos livros mais completos e corretos a respeito das naves).

Bom, voltando ao tópico, também tenho este set.
Ele visualmente é muito bonito! Possui uma jogabilidade excepcional!!! Porém o pessoal da Lego pecou em detalhes... Os stickers da parte traseira da nave (nas laterais do "atirador de cauda") são aplicados sobre uma superfície áspera... fatalmente ele irá se soltar pois não é possível uma boa aderência do mesmo no abs. Isto sem contar o fato das cabines serem muito mal acabadas. Com mais algumas poucas peças e já daria outra cara aos cockpits. Mas tirando isto, é um set recomendadíssimo!!!

01 de Fevereiro de 2011 - 10:09:08 am
Resposta #12

~Ian

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart
Pessoal, eu como fã da série Star Wars, vou ter que discordar de todos vocês que dizem que não existe este canhão inferior na parte traseira da nave!
Ele existe no modelo "real" sim!
Para comprovar o fato eu lhes indico a seguinte fonte (uma das diversas existentes):
http://starwars.wikia.com/wiki/Aggressive_ReConnaissance-170_starfighter
(neste link da Star Wars Wiki, basta ler o disposto nas "especificações técnicas" da nave).

Agora, para sacramentar qualquer ideia equivocada, observem as seguintes fotos:
[...]
(Esta primeira foto é do próprio filme! Observem bem o canhão situado na parte inferior da nave).

[...]
(Esta segunda foto, foi retirada da página 76 do livro: "Star Wars: Complete Cross-Sections". Um dos livros mais completos e corretos a respeito das naves).

Bom, voltando ao tópico, também tenho este set.
Ele visualmente é muito bonito! Possui uma jogabilidade excepcional!!! Porém o pessoal da LEGO pecou em detalhes... Os stickers da parte traseira da nave (nas laterais do "atirador de cauda") são aplicados sobre uma superfície áspera... fatalmente ele irá se soltar pois não é possível uma boa aderência do mesmo no abs. Isto sem contar o fato das cabines serem muito mal acabadas. Com mais algumas poucas peças e já daria outra cara aos cockpits. Mas tirando isto, é um set recomendadíssimo!!!

Minha nossa! eu jurava que esse atirador traseiro inferior fosse coisa da LEGO! Neste caso, ignorem qualquer comentário sobre ele feito por mim. E sim, as cabines ficaram mal acabadas =P

05 de Abril de 2011 - 20:52:58 pm
Resposta #13

l.ego mendes

• Information
  • Duplo
  • MOCar é arte,desmontar faz parte
    • facebook-leonardo mendes
    • flickr-lego_mendes
    • brickset-l.ego mendes
    • twitter-@ziks mendes
nossa,eu acho este set muito da hora mas e meio caro pra mim,ja que meu set mais caro custou 100,00 reais :'(

05 de Abril de 2011 - 21:22:21 pm
Resposta #14

LucasAH

• Information
  • Duplo
    • brickset-Darth Lucas AH
muito bom o review, este set é muito bom mesmo, lembro quando passava propaganda dele na tv, muito bacana :D