Review do set 8088 - ARC-170
Referência: 8088
Nome: ARC-170 Starfighter
Tema: Star Wars
Ano de Edição: 2010
Número de Peças: 396
Preço LEGO®: - 59,99 USD - R$ 349,90
Instruções: Sim
Adesivos: Sim
Minifigs: Sim três.
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim, no final do manual



A primeira coisa que me chamou a atenção na caixa foram as fortes e vivas cores da ilustração. Os tons de azul e verde claro do planeta Christophsis, visto ao fundo, constrastando com o branco e vermelho são um belo atrativo da caixa. isso sem falar da imagem do set, que ficou sensacional.
No verso, um esquema mostra suas funções: S-foils móveis, exatamente como o modelo "real", cabines que se abrem (com destaque para a cabine do piloto, que na versão anterior, não era móvel, sendo necessário a retirada da peça transparente para tirar e colocar o minifig) e um atirador de projéteis (que substituiu duas bombas que eram soltas no modelo anterior)
Além disso, mostra também outra imagem da aeronave, com as cabines abertas. Ao lado, três imagens de outros sets da coleção(
8085
8086
8087
).
Tudo isso, claro, sem mencionar os inúmeros avisos e advertências escritos em diversas línguas para deixar tudo bem claro e não haver confusão, além de uma imagem de um minifig em escala 1:1.


O set possui um bom e diversificado acervo de peças, com destaque para os vários tipos de bricks 1x1, plates, algumas peças technic e o novo molde da
30384b
. No entanto, são peças em sua maioria um tanto básicas, que mais desempenham um papel de "reforço" pra sua coleção, do que como uma fonte de peças únicas para mocs, sem nenhuma que mereça uma maior atenção.
Sobre as cores, o branco é inegavelmente predominante, com o vermelho escuro sendo cor secundária.
Diferente de seu antecessor, este set não possui nenhuma peça pintada com imagens (fora os minifigs e dróide, obviamente), sendo necessário o uso de adesivos, o que pessoalmente, não me agrada muito.
Apesar de tudo isso, as peças foram muito bem selecionadas e compõem o set com perfeição.
Na falta de imagens para as peças...

A montagem deste set requer muita atenção, uma vez que ela chega a ser um pouco complexa e alguns passos são sutis.
E toda essa complexidade reside na construção do corpo da nave. sua montagem é bastante interessante, pois no decorrer do processo, você vai descobrindo as funções estruturais de cada peça, além de ver como funciona o sistema de abertura dos S-foils. A única "falha" foi nas cabines, que se abrem individualmente, ao contrário do modelo "real", que abre todas de uma só vez, como se o vidro fosse uma peça única. E sobre o interior delas, acho que poderiam elevar um pouco mais os painéis de contole, que ficaram muito baixos e adicionar um na cabine do piloto, que não possui nenhum.
A respeito das turbinas, a montagem é quase inteiramente technic. é nessa etapa que vemos mais um pouco do funcionamento do sistema das asas, que na minha opinião, é mais uma prova de que com LEGO tudo é possível, pois reproduz fielmente o mesmo sistema visto numa "verdadeira" ARC-170.
As asas são a parte mais fácil da brincadeira. Se resume a encaixar varias plates, montar os atiradores e acoplar no resto do set. Feito isso e colados os adesivos, voilá, temos a nossa ARC-170!
Um pouco do sistema de abertura das S-foils
Turbinas.

O visual do set é impecável. É de longe melhor do que da ARC-170 anterior: esta possuía muitas peças transparentes coloridas, dando um ar, digamos, carnavalesco ao set. Parece que neste novo modelo deram uma limpada nisso.

Outro ponto positivo, foi a abertura da cabine do piloto(a do bico), que era impossível no
7259
, sendo necessário desencaixar a peça do vidro da cabine para colocar ou remover o minifig.

Outro detalhe importante está no bico, que ficou mais fiel à nave original ao invés de ter um buraco horrível, como tinha o outro modelo. No entanto, as cores ficaram muito dispersas, causando uma quebra na harmonia entre elas.

Um elemento que embelezou o set foi a adição de adesivos nos vidros das cabines(que eu ainda preferia que fossem peças pintadas), para ficar mais semelhante à nave "real".
Os motores maiores e corpo melhor acabado(que não se abre, ao contrário do outro set) somaram pontos para a LEGO.
Como ponto negativo, cito o canhão traseiro, que é duplo, ao contrário do outro set, que por sinal manteve esta fidelidade com uma ARC-170 "de verdade". Nesse caso, um grande vacilo da LEGO.
Não entendi. Cada cabine possui seus controles, exceto a do atirador frontal. Isso não me agradou muito, pois com uma ou outra peça e adesivo, dava pra resolver esse problema. Além disso, os controles das outras duas cabines ficaram muito baixos. Novamente, seria possível solucionar isso com poucas peças a mais.

Hum... Uns assentos não seriam má ideia, mas isso é exagero(ou o que eu disse sobre os controles também era?

).
n_9

É um set, como dizem alguns gringos, "Swooshable" (termo derivado da onomatopeia "Swoosh", som produzido quando um objeto sai cortando o ar), ou seja, suporta brincadeiras velozes, sem soltar as peças. Apenas ressalto que as asas balançam, mas isso não as faz cair.
Outro ponto chave da jogabilidade é a função de abertura das asas (S-foils) para a posição de ataque, reproduzindo fielmente o mesma função vista nos filmes. E o melhor, elas se abrem num ângulo maior do que na
7259
.
Os atiradores de projéteis substituíram as bombas do modelo anterior. Outro ponto para a LEGO.

Asas em posição de ataque.

A sigla para ARC-170 vem de "Aggressive ReConnaissance - 170 Starfighter".
Aqui vai uma imagem para comparar com o set:


É um set magnífico, serve como complemento para "MOCistas" e como um belo elemento expositor em uma estante ou prateleira.
Recomendadíssimo!

Mais imagens aqui: