Autor Tópico: Review do set 8093 - Plo Koon's Jedi Starfighter  (Lida 4088 vezes)

26 de Setembro de 2010 - 00:36:09 am
Lida 4088 vezes

~Ian

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart
Review do set 8093 - Plo Koon's Jedi Starfighter

Referência: 8093
Nome: Plo Koon's Jedi Starfighter
Tema: Star Wars
Ano de Edição: 2010
Número de Peças: 175
Preço LEGO®:  - 24,99 USD - R$129,90~130,00 no Brasil
Instruções:  sim
Adesivos: Sim
Minifigs: Sim, dois
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim, no final do manual

A caixa do set é bem bonita, com detalhes azuis espalhados por ela, combinando perfeitamente com a imagem ilustrada, tornando ela uma das caixas mais bonitas dos sets do segundo semestre de 2010. Destaque para a imagem do capitão Rex, na parte superior.

Atrás, temos mais ilustrações da nave e suas funções, bem como os outros sets da coleção.

O set apresenta um bom acervo de peças predominantemente brancas e azuis, possibilitando alguns MOCs. Entretanto, não são aquelas peças únicas e diferentes. São comuns e bem básicas, portanto, como fonte de peças, este set apenas atuaria como um complemento para os "MOCistas".

Embora o set venha com uma cartela de adesivos, ele possui uma peça pintada: a 4150ps6. Isso sem falar do dróide astromecânico R7-D4.

A construção do modelo é bem simples, nada desafiadora, nem sequer exige tanta atenção como outros sets. É simplesmente olhar o manual e montar. claro, se a pessoa for leiga, inevitavelmente sentirá dificuldade, mas nada que atrapalhe um novato.

Gostei de como foram feitas as listras do caça, sem o uso de adesivos (com exceção da parte frontal). Isso torna a construção bem criativa. Se você comparar uma foto da nave original com este set, irá confundir um pouco as listras, mas se você analisar com muito cuidado, verá que a disposição das peças azuis foi feita com bastante precisão e fidelidade.

Achei interessante também, a construção das asas, que são ligadas ao corpo da nave através de dobradiças, para que se inclinem e fiquem como a nave original.

Um detalhe é um clipe que segura o sabre de luz do minifig. Não sei se isso foi realmente necessário, pois não fica esteticamente muito bom. Por outro lado, seria ruim deixar o sabre solto...

O design, como falei no final do tópico anterior, ficou bem fiel à aeronave original, tanto na forma, como nas listras que a caracterizam. O único problema, que na minha opinião foi uma falha que quase chega a ser grave, foi a tonalidade de azul usada. As cores do modelo original são escuras. Não sei porque a LEGO decidiu fazer com o azul claro. Isso me decepcionou um pouco.

E quanto às 2412, achei que ficaram um pouco fora do lugar. Deveriam ter ficado um pouco mais para trás.

Vale ressaltar que a cabine e o painel de controle ficaram impecáveis.

Com uma montagem bastante sólida, o set permite aquele tipo de brincadeira que envolve velocidade e movimentos rápidos, sem balançar as estruturas ou soltar as peças.

Mas o melhor do set é a função de assento ejetável que ele traz. Melhor ainda é como ele funciona: o minifig não é encaixado na nave, apenas colocado na cabine, e o "vidro" dela é encaixado diretamente no corpo da nave, sem dobradiças, para que assim, ganhe a função. Então, pressionando uma 6587 (conectada a uma balljoint) na parte de baixo da nave, o piloto empurra o vidro para fora e salta junto com ele.

E os trens de pouso são aquele charme...

O nome desta aeronave é "Blade of Dorin", dado carinhosamente pelo mestre Plo Koon. Dorin é o nome de seu planeta natal e sua espécie é Kel Dor.

Aqui, uma imagem para comparar com o set:

É um set que mais merece ser deixado exposto numa prateleira, do que desmontado numa caixa de peças. Sim, não é uma fonte de peças rica (a não ser pelas cores, se é o que você procura). Vale mais a pena deixá-lo num cantinho dedicado, para mostrar para alguém ou para enfeitar.

« Última modificação: 26 de Setembro de 2010 - 00:41:24 am por ~Ian »
Afastado sim, mas jamais numa Dark Age!

26 de Setembro de 2010 - 11:11:59 am
Resposta #1

FlickBlick

• Information
  • Duplo
  • Yeah!
Nossa! Você tem um dom para colar os stickers, sempre quando eu colo eles ficam tortos.  :P

26 de Setembro de 2010 - 14:20:52 pm
Resposta #2

Stonir

• Information
  • Technic
    • facebook-Caio Mendonça
    • flickr-Stonir!!
    • brickshelf-stonir
    • brickset-stonir
    • Stonir
Nossa! Você tem um dom para colar os stickers, sempre quando eu colo eles ficam tortos.  :P
Quando eu colo isso acontesse, mas eu não gosto dos adesivos!

26 de Setembro de 2010 - 16:11:00 pm
Resposta #3

Mauricio

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
    • mocpages-73406
    • brickshelf-MauricioVollu
    • brickset-MauricioVollu
Belo review, representou bem o set com as mesmas opiniões que eu quando montei ...
Parabéns Ian!

16 de Novembro de 2010 - 16:37:04 pm
Resposta #4

Breno - bbc

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • URL sub: l%65go
    • facebook-breno.b.chaves
    • flickr-2204bbc
    • brickset-rokrbbc
Gostei muito do review.
Essa é a segunda vez que leio esse review e sempre encontro algum detalhe ou função da nave que me deixa impressionado.
A aparência dela é muito bonita, agradável.
As asas fazendo ângulo são um charme. A impressão que tenho é que o ângulo na nave da LEGO é um pouco mais aberto (ou é fechado?) que na do filme. Olha como era feia a asa reta no conjunto 7143:P
Não encaro isso com uma falha, acredito que a nave do filme também deveria ser assim!  :D :P

Apesar de achar esse conjunto muito bonito e com muitos pontos positivos, eu não acho que ele "segue" muito bem o desing da nave original. Não sei bem como explicar, mas comparando as duas, o contorno é muito diferente.
A cor realmente foi uma falha grave, mas não ficou mal, só perdeu um pouco a fidelidade.

Notou a semelhança dessa nave com as 7669, 7751 e a mais nova 7868?!

Parabéns pelo review!  :)

17 de Novembro de 2010 - 14:07:02 pm
Resposta #5

Johann

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-http://www.facebook.com/p
    • flickr-http://www.flickr.com/pho
    • mocpages-http://www.mocpages.com/h
    • brickset-http://www.brickset.com/p
    • twitter-http://twitter.com/Johann

(...)Notou a semelhança dessa nave com as 7669, 7751 e a mais nova 7868?!(...)

Na verdade, é a mesma nave. Acontece que cada Jedi a personaliza à sua maneira, mas isso é um detalhe pra fãs mesmo...

E muito boa review, apesar de ter achado a minifig do Plo Koon um tanto ruinzinha, a nave é muito bonita.
Eu não sei...