Autor Tópico: Review do set 8043 - Tracked Loader (Modelo Alternativo)  (Lida 10189 vezes)

01 de Agosto de 2010 - 21:26:50 pm
Lida 10189 vezes

SUPER EVER

• Information
  • System
  • Moderador Global
  • Oficina LUG Brasil
    • facebook-Super.Ever.Lego.Machines
    • flickr-superever
    • SUPER EVER
Review do set 8043 - Tracked Loader (Modelo alternativo)

Referência: 8043
Nome: Motorized Excavator (modelo principal) e Tracked Loader (Modelo Alternativo)
Tema: Technic
Ano de Edição: 2010
Número de Peças: 1123
Preço LEGO®: £139.99
Instruções: Sim
Adesivos: Sim
Minifigs: Nenhum
Modelos alternativos: Sim (1)
Lista de peças: Sim

As peças
-> Para os que gostam de technic, este set vem recheado com as peças mais importantes para criação de funcionalidades, movimentos, articulações, mecanismos e afins. O kit power fuctions que acompanha as peças possui 4 atuadores lineares, 4 motores, 2 receptores, 2 controladores e 1 bateria. Para quem procurava performance nas motorizações, agora não precisa mais chorar. Além disso, há 76 elos de esteiras grandes, resultando em duas lagartas finais muito eficientes para outras inúmeras aplicações que sua criatividade demandar. Entre as 1.123 peças, a única que realmente não vai fazer sucesso em MOCs é a caçamba da escavadeira, já que ela possui um tamanho relativamente grande, exigindo projetos da mesma proporção (o que acaba sugando muito tempo, muitas peças e muita paciência para levar adiante um projeto de tal porte). Outro ponto bastante forte no set, é a quantidade alta de engrenagens e eixos. Quem precisava de um upgrade dessas peças em sua coleção, ficará satisfeito (apesar de eu achar que ninguém terá coragem de desmontar essa preciosidade depois de pronta!). Há também muitos painéis technic que a primeira vista podem te fazer torcer o nariz, mas é possível reutilizá-los em uma infinidade de situações, basta imaginar. Quanto a cartela de adesivos, apesar de ser bastante uniforme e de não prejudicar "muito" a reutilização das peças, eu sou contra aplicação dos mesmos e prefiro guardar as cartelas para ocasioões especiais, onde eu precise de um adesivo-chave-temático-específico, recorrendo ao estoque. Do contrário, sem adesivos! Em relação as cores, como dá pra ver nas imagens, predomina fortemente o amarelo, o preto e o cinza.

A construção
-> A montagem do modelo alternativo é simples, no entanto exige concentração no posicionamento de algumas peças decisivas para o funcionamento final (algo como por as peças nos buracos certos), bem como ajeitar os cabos dos motores nos seus devidos lugares. Como as cores são poucas, durante a montagem há uma tendência natural de olhar para as instruções e os olhos começarem a embaralhar. Se chegar neste estágio, pare tudo, faça um lanche, vá ao banheiro, e retorne a montagem feliz! rs. Demora um pouco para a pá carregadeira de esteiras (Tracked Loader) dar as caras e ganhar forma. No começo você fica desconfiado se tudo aquilo vai funcionar bonito no final. Mas quando chega o momento de juntar os elos e acoplar as esteiras, bingo! Emoção instantânea! Daí em diante você perceberá que sua montagem ficará naturalmente mais rápida, na ânsia de ver a máquina correndo pela casa. Mas cuidado! Não se deixe levar pela expectativa. Monte com atenção!

O desenho (design)
->O desenho deste modelo alternativo é tão fantástico e realista que me deixa impressionado com a utilização mais do que casamenteira das peças entre os dois modelos propostos. Inclusive, não tenho dúvidas de que o designer criador do set tenha se inspirado na Tracked Loader Caterpillar 793D ou nos modelos Liebherr. Detalhes como o escapamento, as luzes traseiras, os retrovisores (que mereciam um tile 2x2 cinza para um melhor acabamento) são básicos. A caçamba por ser moldada, funciona como uma cereja no bolo. O desenho das lagartas é espetacular, respeitando com muita seriedade o visual do material rodante* das máquinas de esteiras reais! Além disso, há um detalhe s-e-n-s-a-c-i-o-n-a-l muito bem alcançado: o sistema compensador de desníveis conecta as duas esteiras e quando uma sobe, a outra desce. Esse mecanismo favorece a máquina quando ela passa por cima de objetos ou chão desnivelado. O mecanismo do braço de elevação tipo Z não ficou com uma aparência maravilhosa, mas atende bem ao que o brinquedo propõe e não prejudica em nada o visual. Aliás, há tantos "furos" das peças technic expostos, que a chance de melhorar o acabamento do set é muito grande, utilizando plates combinados com tiles e técnicas SNOT, facilitando o surgimento de um MOD  de alta categoria sem muitos esforços. A capota possui uma estrutura bastante rígida e permite que se pegue o trator segurando apenas por ela, elevando com tranquilidade sem que nada desmonte facilmente (só não vá ficar balançando e dando looping, né?!). Com relação aos cabos dos itens power fuctions, eles ficam bem escondidinhos no final da montagem e mesmo que um ou outro dê as caras, não prejudica a imagem, porque acaba fazendo referências a cabos hidráulicos, o que soma valor indiretamente a montagem.

*Material rodante: compreende as 4 rodas dentadas pretas de apoio das esteiras e todos os pequenos roletes cinzas que ajudam a distribuir o peso da máquina, amortecendo os impactos do desnivelamento do solo.

Jogabilidade
->Não dá para ir contra: o modelo possui um kit power fuctions de fazer inveja. Como uma máquina de design tão realista e completamente motorizada não poderia agradar em sua jogabilidade? Qualquer criança ficará hipnotizada ao manobrar esta relíquia! No entanto (é, tá achando que tudo é perfeito!!?? rs), cuidado com a bateria. Explico: não tem como brincar só um pouquinho. Aposto que você vai querer brincar muito com este modelo alternativo (e creio que com o modelo principal também!) e as pilhas não serão suas amigas. Gastei aproximadamente R$ 30,00 (trinta reais) para as pilhas novas da bateria e dos controles remotos. Apenas os pacotes de pilhas AA para a bateria, ficarão em aproximadamente uns 18 reais na próxima compra que será daqui a alguns dias. Resumindo: faça seu estoque de energia, porque os 4 motorzinhos são bem gulosos. Outro detalhe que vale a pena comentar: as esteiras do modelo alternativo funcionam com uma velocidade relativamente alta, bem mais que o modelo principal. Você pode estranhar, mas as pás carregadeiras de esteiras reais também são ágeis desta forma e conseguem correr! Então relaxe e curta, porque essa característica é conveniente!

Outros (Há possibilidade de fazer um MOD com este modelo alternativo?)
->Dá! E como dá! Se você possuir uma boa quantidade de plates e tiles nas devidas cores (além dos Technic Pins 4274 para auxiliar na fixação), é possível melhorar muito o acabamento externo e tornar a máquina mais lisa, com uma "lataria" mais realista. A tampa traseira do motor (peça cinza) possui furos a mostra também. Sugiro a utilização da mesma técnica para a adaptação de uma tampa de motor mais elaborado, com outros detalhes indicativos de luzes. Se você tiver mangueiras da linha pneumática dando sopa, use-as para simular mangueiras hidráulicas prendendo-as no braço de elevação da caçamba. Faça um teto melhor! Coloque um tile 2x2 cinza no retrovisor! Há inúmeras possibilidades para afinar o acabamento deste modelo alternativo e arrancar ainda mais admiração! Use sua criatividade.

Conclusão
->Intimo todos a comprarem este set fantástico. A LEGO está afunilando seu conceito de design e tornando seus modelos cada vez mais elaborados e próximos da realidade. Basta olhar a cronologia e perceber nitidamente a sofisticação crescendo. Se o Buldozzer 8275 fez sucesso com seu lançamento em 2007 devido a motorização, em 2010 o set 8043 marca território com o avanço do realismo. É certo que o preço deste set é elevado, mas creio que não haja nenhum outro brinquedo no mercado que proporcione a mesma experiência vívida e feliz de construir peça a peça e manobrar no final a réplica de um equipamento pesado, que quase sempre não podemos chegar muito perto na vida real, muito menos experimentar controlá-lo de verdade. Além disso, para os loucos-insanos que possuem transtornos psíquicos e que irão desmontar o modelo, a usabilidade e variedade das peças é imensa! Ou seja: vale cada centavo! Parabenizo aqui a LEGO pela excelente concepção deste conjunto, que particularmente estava aguardando com ansiedade e expectativa, sonhando acordado durante o trabalho, durante o banho, durante as refeições, imaginando o modelo montado em minha mesa e o controle remoto nas minhas mãos...

Abaixo, algumas imagens (não reparem a qualidade! Minha câmera esta no conserto e fui obrigado a usar o celular de novo! Sorry!)

Peças que sobraram depois de montar o modelo alternativo

Detalhe do sistema de compensação de desníveis

A seta vermelha indica a barra que une as duas esteiras e se apoia no centro, funcionando como uma balança

Detalhe da traseira e dos receptores. É preciso alojar os cabos com cuidado para melhorar o aspecto visual

Detalhe da estrutura da capota

Minifig na foto apenas para mostrar a relação de tamanho

A bateria fica alojada na traseira. Não fica conectada a nenhuma peça, apenas encosta e fica presa no espaço do
tamanho exato, podendo ser retirada facilmente apenas abrindo a tampa do motor

Detalhe claro do sistema Z que movimenta a pá

Espero que tenham gostado! Obrigado por lerem o review! Comentem o que acharam!
Grande abraço a todos!
Éver!
« Última modificação: 01 de Agosto de 2010 - 21:30:54 pm por Super Éver! »

01 de Agosto de 2010 - 22:54:33 pm
Resposta #1

caetano01

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
  • Amo Technic e Sports.
    • brickset-Caetano01

01 de Agosto de 2010 - 22:59:24 pm
Resposta #2

Conrado PLG

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-conradoplg
    • flickr-conradoplg
    • brickset-conradoplg
    • twitter-conradoplg
    • Brick Stack
Muito bom o review, parabéns! Dá gosto ler reviews tão bem detalhados.

Todo mundo comentou a escavadeira e o alternativo ficou meio de lado, mas ele é um excelente modelo também. Não sei se me atrevo a dizer que prefiro ele ao Bulldozer. Mas eu sou suspeito pra dizer, porque o meu tá vindo  :D

02 de Agosto de 2010 - 00:23:27 am
Resposta #3

afonso

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
Muito bom seu Review Ever

Este é um set maravilhoso

Afonso

02 de Agosto de 2010 - 09:28:36 am
Resposta #4

Van.

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO nunca me cansa!
    • facebook-/vanessapajarooficial
    • brickset-van-pajaro
    • Site
 :o :o :o :o OMG [2]
Bom, eu tive o prazer de ver o Éver com esse modelo na web cam (vantagens dessa tecnologia)  ::)
mas é um belo set, isso não há dúvida...
apesar que sou suspeita pra falar, porque não entendo muito de technic, mas gosto bastante (não sei por que  ::)...)

Parabéns pelo review!
Quem sabe um dia eu faço um review tão completo assim! ;)

02 de Agosto de 2010 - 09:37:27 am
Resposta #5

Tom Kert

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • flickr-TomKert
    • mocpages-30901
    • brickshelf-TomKert
Haha, a Van ta loka por esse, aposto que vai ser umas das primeiras do Lug a comprar... ;D
Eu espero não ficar fora também...ja to juntando no cofrinho ;D ;D ;D ;D
100% Lego Technic

02 de Agosto de 2010 - 09:51:25 am
Resposta #6

Van.

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
  • LEGO nunca me cansa!
    • facebook-/vanessapajarooficial
    • brickset-van-pajaro
    • Site
Haha, a Van ta loka por esse, aposto que vai ser umas das primeiras do Lug a comprar... ;D
Eu espero não ficar fora também...ja to juntando no cofrinho ;D ;D ;D ;D
hahaha... ;D
Lógico que vou ser a primeira, que acho que a última, pois acho que sou unica do sexo feminino daqui do LUG que é fissurada em Technic  :o 8)

Até no youtube é difícil achar mulher montando Technic... ::)

Aproveitando...
nossa! quanta engrenagem que sobrou no modelo B, né?  :o
dá para montar outro technic  ::)
O modelo B da Blldozer também não é grande, e eu montei outras coisas com as peças que sobraram  :D

02 de Agosto de 2010 - 10:05:08 am
Resposta #7

Tom Kert

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • flickr-TomKert
    • mocpages-30901
    • brickshelf-TomKert
Hahaha, uma das primeiras não no sentido de "a", no geral...Ja tem gente daqui que comprou... ;D

Então, eu vi, sobrou bastante painéis também, com as engrenages da até pra montar uma caixa de marchas, sobrou 4 daquelas peças vermelhas de transição e varias engrenagens de transmissão...  ;D ;D ;D
100% Lego Technic

02 de Agosto de 2010 - 14:19:09 pm
Resposta #8

Luiz Marcelo

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
    • Apresentação no LUG Brasil
Éver, parabéns pelo review, ficou excelente!
Não tem como não dizer que este set é fantástico.
Quero ver se vou ter coragem de pagar o preço!  ::)
Esse modelo alternativo ficou bem legal e parece ter uma ótima jogabilidade.
Acho que os "braços" que levantam a pá carregadeira deveriam ser mais grossos (vários liftarms), dando um aspecto de peso e resistência.
Umas das coisas que me chamou a atenção no seu review foi os comentários sobre as pilhas.
Por que você não usa pilhas recarregáveis?

02 de Agosto de 2010 - 15:56:54 pm
Resposta #9

ReenanBR

• Information
  • Duplo
  • "Shout, Shout, let it all out"
    • facebook-1000032768
    • brickset-EvanFlew
Meu bloguinho thururu :D

Rbricksblog.blogspot.com

02 de Agosto de 2010 - 23:24:40 pm
Resposta #10

Twilight

• Information
  • Mindstorms
  • Moderador Global
  • tenha fé!
    • brickshelf-mwhf
    • Bricks & Cia Ltda
"loucos-insanos que possuem transtornos psíquicos e que irão desmontar o modelo"

alguém me chamou?  ::)

poxa Éver... você estava indo tão bem...
brincadeirinha  ;)

um review à altura dos seus MOCs.
com certeza esse set tem lugar na minha mala.
perabéns pelo ótimo review!

03 de Agosto de 2010 - 07:53:31 am
Resposta #11

Tom Kert

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • flickr-TomKert
    • mocpages-30901
    • brickshelf-TomKert
Eu sincera mente não gostei desse alternativo, o modelo A pra mim é bem mais legal que esse ai...Não montaria esse... :-\
100% Lego Technic

03 de Agosto de 2010 - 09:25:18 am
Resposta #12

ildefonso

• Information
  • Mindstorms
  • Administrator
    • facebook-ildefonso.zanette
    • flickr-duduzanette
    • mocpages-586
    • lugnet-1144
    • brickshelf-izanette
    • brickset-izanette
Grande review Éverton! Você escreve muito bem! Seus textos são sempre bem explicativos e feitos de maneira muito clara.

Gostei muito do sistema de compensação de desníveis. Estou montando um robô com quatro esteiras e vou tentar copiá-lo para cada um dos meus conjuntos de esteiras.

Também recomendo que você compre pilhas recarregáveis. Elas são mais caras do que as pilhas normais e você ainda precisará de um carregador (um bom sai por entre R$80 e R$100) mas a médio prazo, o preço mais do que se paga (fora a economia de recursos ambientais). Depois conversamos no MSN e te passo umas dicas de pilhas e carregadores bons (aqui ficaria muito off topic).

abraços,

Dudu
Surrender! I have flick missiles.

03 de Agosto de 2010 - 10:09:36 am
Resposta #13

Tom Kert

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • flickr-TomKert
    • mocpages-30901
    • brickshelf-TomKert
Dudu, esse preço ai deve ser na loja, eu costumo comprar na net ou no camelô, paguei 20 em 2 sony com carregador...
100% Lego Technic

03 de Agosto de 2010 - 10:09:36 am
Resposta #14

Eli

• Information
  • Duplo
    • facebook-stackbrick
    • Stack Brick
Ficou ótimo o seu review. A cada dia que passa e conheço um pouquinho de Technic pelo pessoal daqui do LUG, mais vontade eu tenho de aprender sobre as técnicas e começar minha coleção Technic. Que pena o bolso não anda colaborando. A linha city e a coleção de sets Systems já estão me levam a falência...