Autor Tópico: Review do set 8924 - Maxilos & Spinax  (Lida 10080 vezes)

26 de Junho de 2010 - 00:02:38 am
Lida 10080 vezes

~Ian

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart
Review do set 8924 - Maxilos & Spinax

Referência: 8924
Nome: Maxilos & Spinax
Tema: BIONICLE
Ano de Edição: 2007
Número de Peças: 256
Preço LEGO®:  R$ 150,00
Instruções:  Sim
Adesivos: Não
Minifigs: Não
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim, apresentada no final do manual

As cores constrastantes e chamativas são o ponto forte da caixa, uma vez que em Maxilos, seus tons em grafite e vermelho claro se sobrepõem diante do fundo azul. Claro que não basta apenas isso para deixar a caixa mais atraente: as bolhas de ar e a rocha aonde estão apoiados são importantes para não deixar o set, digamos, "solto" no meio da caixa. Os enfeites circulares e cheios de curvas dão um ar moderno ao set, o que contribui ainda mais para a beleza da caixa.
Quanto ao set em si, podemos ver Maxilos numa posição ameaçadora, junto com seu 'cão de guarda', Spinax. Apesar disso tudo, não achei uma boa ideia terem posto a lâmina na frente do set principal, pois como podem ver, esconde grande parte do corpo.

E é claro, as velhas informações técnicas: idade recomendada, número de peças, número de referências, nome do set, logo da LEGO, site da linha... ufa!

Na parte de trás da caixa, a primeira coisa que vemos é o set inteiro visto em outra posição (o que corrige o erro da parte da frente), onde podemos vê-lo com mais detalhes. Em seguida vemos as (quase inexistentes) funções do set: Spinax abrindo e fechando a mandíbula e o sistema de disparo do atirador Cordax.

Após isso, temos algumas imagens dos outros dois sets maiores, o 8923 e 8922, Hydraxonn e Gadunka, respectivamente.
Depois, vemos algumas imagens de Mahri Nui(ilha principal de 2007) e Voya Nui (2006), e mais enfeites para embelezar a caixa, além do B.I.O code para ser usado no site oficial.
não vou entrar em muitos detalhes a respeito das laterais da caixa, afinal, todos nós já sabemos das informações técnicas escritas lá.

No geral é uma caixa bem feita, apesar de, na parte de trás, as patas dianteiras de Spinax estejam posicionadas de uma forma impossível de se fazer no set real. Tirarei um ponto por isso.

Infelizmente eu já me desfiz da caixa (com muita dor) por motivos de organização do meu espaço, rs. Por isso, para quem quiser é só dar uma olhada nas imagens pelo Brickshelf.

Maxilos é uma excelente fonte de peças para aqueles que gostam de fazer MOCs de BIONICLE, pois só na armadura, você vê três peças que servem como pés, duas que servem como garras/arma, e mais duas que servem como máscaras. Tudo isso sem falar de alguns liftarms, beams, axle jointers, e muito mais.
Como peças novas da época, damos destaque à 57571, 57701(que acho muito parecida com a Kanohi Hau), e 53584, recolorida.

o único problema, é que ainda achei que foram poucas peças para Maxilos (possivelmente por causa do Spinax) o que comprometeu o seu design, que comentarei depois.

A construção deste set é incrível porque é um dos poucos sets cujo tronco não leva a peça 53564 ou a 53545.
Ao invés disso, nós o montamos usando liftarms, ball joints e axle jointers. O resultado final é um poderoso tronco com cinco pontos de articulação, coisa raríssima em um set BIONICLE.

A construção das pernas é fácil, sem nenhuma complicação, porém, um tanto pobre, com poucas peças.

Mas o que me chamou atenção foi o uso da 53584, usada originalmente como máscara do set 8764, e agora, como armadura para os ombros. Um uso bem interessante.

A construção de Spinax é bem simples. É muito semelhante à contrução dos sets 8920 e 8916.

Considerando que trata-se de um set duplo, o design de Maxilos não é nada mal. Um ponto forte, como disse antes são as máscaras Ignika (com molde de piraka) como armaduras dos ombros. O maior destaque do set são as articulações do tronco. Poucos são os BIONICLE que possuem cintura articulada. E na minha opinião, é um erro grave porque, se são bonecos de ação, então é necessário ter um tronco bem articulado para que fiquem nas mais variadas posições.
O único problema, e que me frustra muito, são as coxas. Como eu disse no item anterior, a montagem das pernas é pobre, e isso influencia no resultado final: coxas com espaços vazios. A armadura não dá conta de cobrir tudo direitinho, e ficam claramente visíveis estes espaços entre uma peça e outra. É esteticamente feio. Além disso, também as achei um tanto magricelas...

Spinax não deixa de ser um personagem bem desenhado. Suas espículas e mandíbulas dão aquele ar de perigoso e devastador, ideal para um "cão" de guarda e caça.

A jogabilidade do set é muito boa, principalmente pela presença de um tronco articulado, o que aumenta a variedade de possíveis posições, e consequentemente, a qualidade da brincaideira. Um único problema quanto a isso, é a falta de um suporte/reforço para que as pernas não se abram quando o set é posto em pé. Felizmente esse problema foi consertado em 2008 em diante, com o uso de algumas juntas.

Acho importante alertar que com o tempo, algumas juntas enfraquecem, ou perdem a firmeza, deslizando com muita facilidade. Isso é um perigo quando se fala no Maxilos, devido a quantidade de articulações presentes nele. Então, fica a dica.

Maxilos é um set para ser adquirido tanto pela quantidade e qualidade de peças quanto como um set em si. Ele é bonito, tem aspecto imponente e ameaçador e faz uma boa dupla com meu Takanuva (ou com seu titan BIONICLE!) em minha estante, rs

edit: link das notas - veja se ficou certo!
« Última modificação: 26 de Junho de 2010 - 13:13:34 pm por Twilight »
Afastado sim, mas jamais numa Dark Age!

26 de Junho de 2010 - 00:07:46 am
Resposta #1

~Ian

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart
Ah sim, alguém aí poderia consertar as notas de cada tópico? eu nunca acerto isso. :D
Afastado sim, mas jamais numa Dark Age!

26 de Junho de 2010 - 08:07:57 am
Resposta #2

Stonir

• Information
  • Technic
    • facebook-Caio Mendonça
    • flickr-Stonir!!
    • brickshelf-stonir
    • brickset-stonir
    • Stonir

26 de Junho de 2010 - 08:10:25 am
Resposta #3

panda

• Information
  • System
  • panda é o nome do meu cachorro
    • facebook-Mateus Stavis
    • brickshelf-panda1
Review ótimo muito bem detalhado explica muito sobre o set que parece ser ótimo parabéns!
2013

17 de Julho de 2010 - 18:40:21 pm
Resposta #4

Guiler

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • ? ? ?
    • brickshelf-Guiler717
    • Minha galeria no deviantArt
Parabéns pela análise, Ian! Bem detalhada e explicativa sobre um set que na minha opinião é um dos melhores já lançados da linha BIONICLE. O Maxilos & Spinax é um conjunto bem interessante, e no momento em que havia sido lançado no mercado (segundo semestre de 2007), peças BIONICLE do estilo de construção Inika em cor vermelha eram bem difíceis de achar, o que fez dele bem procurado. Além disso, a construção do seu torso é muito bem aplicada, desenvolvendo maior quantia de pontos de articulação em relação a outras figuras humanóides, e ainda uma inovação.