Forum LUG Brasil
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registe-se.
Perdeu o seu email de activação?
24 de Julho de 2014 - 21:13:49

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Pesquisa:     Pesquisa avançada
Votação: CRIAÇÃO DO MÊS
Junho de 2014
Participe.
149.268 Mensagens em 8.714 Tópicos por 2.465 Membros
Membro Mais Recente: Charlie
* Home Ajuda Pesquisa Login Registre-se
Forum LUG Brasil  |  Geral  |  Técnicas de Montagem  |  Tópico: Manual de construção de aeroportos « tópico anterior tópico seguinte »
Páginas: [1] Ir para o Fundo Imprimir
Autor Tópico: Manual de construção de aeroportos  (Lida 3806 vezes)
Mathias
Legoland
****
Mensagens: 675


« : 20 de Abril de 2010 - 21:35:26 »

Feito por mim.

Manual de construção de aeroportos  

   Um aeroporto é uma cidade pra falar a verdade.  Possui tudo e mais um pouco que tem em uma cidade: bombeiros, policiais, lojas, fast-foods e alguns possuem até um hospital completo. O aeroporto precisa ser bem localizado, tanto para o fácil acesso de pessoas, como o de cargas e correio. Conheça agora vários exemplos e técnicas para construir um aeroporto.

Parte 1 – Parte de fora (estradas, ferrovias e parte da frente do aeroporto)

1.   A estrada
Para um movimento melhor de seus minifigs, seu aeroporto deveria estar em uma estrada ou avenida. Neste caso, vou indicar uma estrada. Primeiramente, tenha bases 7280, muitas, no mínimo umas seis, e só use a reta, não a do cruzamento (poderemos usar ela mais tarde). Ponha elas juntas, em duplas, até fazer uma estrada com quatro pistas, duas pistas são para a ida e duas para a volta.  Formando isso:

Duas 7280                        Duas 7280

Seis studs                         Seis studs
Faixa 1 volta                      Faixa 1 volta
Faixa 2 volta                      Faixa 2 volta
12 studs                           12 studs
Faixa 1 ida                         Faixa 1 ida
Faixa 2 ida                         Faixa 2 ida
Seis studs                          Seis studs

Pronto, você já tem sua estrada. Agora vamos nos focar em uma questão: O que colocar em uma estrada?
a.   Na parte de 6 studs: O lugar ideal para as árvores que ficam nas laterais da pista. Vale por tudo que é planta, lembre-se que a maioria dos aeroportos ficam afastados das cidades, então quanto mais plantas, mais realista fica seu aeroporto. Não vai me construir uma floresta tropical, use plantas que tem em fazendas.
Reserve dois studs, ou um, e em linha reta construa uma cerca de metal (aquelas que têm em uma estrada), seria legal se ela fosse construída de Technic. Também seria legal uma pequena entrada de uma fazenda ou uma cabine telefônica escrito SOS.
Pronto, você já tem as duas laterais da pista.
b.   Faixas: Deixe as faixas como estão. Você poderá fazer uma alteração se tiver mais peças (veja na parte “d. Pedágios”)
c.   Na parte de 12 studs: Como na parte de 6 studs, reserve uma parte para as duas cercas de metal, uma em cada lateral, iguais às que você construiu. Agora no meio, ponha postes de luz altos, com dois arcos com luzes voltados cada um a uma pista. Faça uma distância equivalente de um para o outro.
Ponha placas. Uma estrada em direção a um aeroporto não é nada sem placas. Vale por de tudo que é tipo, e até apelar fazendo uma cômica, como por exemplo: Terminal 1=40 studs (aí sim um minifig entenderá).
Tente por iluminação nos postes, com as 8870 e cabos 8871 ligando até uma bateria (que pode ficar escondida nas plantas ou dentro da casa principal do pedágio).  Tente também as 7867.
d.   O pedágio: Seria mais complicado, você teria que ter peças de sobra pra fazer um. Recomendo uma mistura dos sets 7638, 7642 e 7686 e mais vários bricks básicos laranja e branco. Pegue uma baseplate, pode ser bem menor que 32x32 e construa uma casa (se preferir ponha as baterias dentro dela). Juntando com uma das pistas, construa duas cabines de cobrança(detalhe: elas pode invadir uma das faixas, deixando somente uma delas liberadas). Junte tudo com um teto bem alto, placas, iluminação e detalhes, e pronto, você tem uma construção adicional que chama atenção na sua estrada.

2.   Ferrovias

Sem uma ferrovia, o transporte no seu aeroporto seria prejudicado. Use um set, você pode ser um grande fã de trens, mas sinceramente, não perca tempo construindo um trem, ainda tem muita coisa para construir em um aeroporto, ao menos que você já tenha ele montado . Compre um set e junte a ferrovia com a estrada, quando o aeroporto chegar, faça os trilhos fazerem uma curva e entrarem por um portão, para a carga ser descarregada dentro do terminal de cargas do aeroporto, faça uma outra curva e retorne o caminho com outros trilhos ao lado dos de ida. Como o esquema abaixo:

Trilhos: volta
Trilhos: ida
Estrada(como visto na parte acima)

Eu recomendo alguns sets, são eles: 7898, 4512, 4514, 4513(fazendo um MOC dela fica legal), 10128 (fazendo um MOC também fica legal). Depois nos aprofundaremos no terminal de carga.

3.   Parte da frente do aeroporto

Agora vem uma das partes que exige mais criatividade de você, pois a parte da frente de um aeroporto , tecnicamente, define como será seu aeroporto, tanto o formato dos terminais, como a sua beleza propriamente dita. Eu escolheria o formato das ruas que ligam os terminais em linha reta, pois é mais fácil de ser construída, mas podemos fazer uma rua em formato de curva. Isso tudo depende também dos baseplates disponíveis. Inventei o formato das ruas no Paint, veja como ficou:


Legenda
Amarelo: Terminais
Verde: Área verde, onde se pode colocar monumentos, chafariz, etc.
Cinza escuro: Ruas dentro do aeroporto
Cinza claro: Estrada

Obs.: A rua se junta com a estrada antes. Não coloquei a parte de onde entram os funcionários, pode ser um portão junto com um estacionamento em algum espaço depois do terminal 3, ou antes do terminal 1, perto da onde entra a ferrovia. Podemos dizer que o estacionamento principal do aeroporto está do outro lado da estrada.
 As ruas dentro do aeroporto podem ser as bases que sobraram das 7280 ou várias retas. Também podem ser colocadas várias 7281(de qualquer jeito vai precisar delas). Ponha os detalhes de uma rua comum em uma cidade, postes, bueiros, faixa de pedestres e na parte de 6 studs, ponha vários carrinhos enfileirados. Podem ser do 4758 ou do set 7567. Lembre-se dos mínimos detalhes: eles fazem a diferença.
Na parte verde invente o que quiser, pode ser um jardim ou um monumento, mas lembre-se, não ponha bancos ou outras coisas para atrair os minifgs, nenhum vai parar lá para ficar sentado. Baseplates verdes, não se esqueça. Pronto, agora você já domina exemplos da parte de fora de um aeroporto e algumas boas técnicas. Vamos para a segunda parte.

Breve a segunda parte: Terminais.


« Última modificação: 20 de Abril de 2010 - 21:42:44 por Mathias » Registrado
Mathias
Legoland
****
Mensagens: 675


« Responder #1 : 22 de Abril de 2010 - 19:57:17 »

Vou começar falando sobre a parte de terminais com alguns pequenos MOCs, mostrando boas técnicas (ao invés de só escrever).

Terminais

Parte 1 - Demarcação de filas

Uma das primeiras coisas que você lembra em um aeroporto são as intermináveis filas. Vou mostrar dois jeitos simples e fáceis de fazer essas "cordas" que dão uma organizada nas filas.



Essa (imagem acima), é feita mais para as filas de raio x e polícia federal, mas nos grandes aeroportos já se está usando as da foto abaixo. Usa-se duas 3957 e uma 208c01,
e pode-se usar um plate 1x1 debaixo da 3957 quando o chão possuir tiles.
_______________________________________________________________________________



Essa é a mais comum, e também é fácil de fazer. Veja que eu pus os tiles com número para facilitar a montagem. Pena que eu não tenho mais desses fios, pois aí eu faria uma completa. Improvisando, o resultado é esse:




Próxima parte: As telas com as decolagens (partidas)
Registrado
weking
Membro LUG Brasil
Quatro
*
Mensagens: 125

Construindo Capela de São Marcelo!!!


« Responder #2 : 23 de Abril de 2010 - 16:12:48 »

haja $$$$$$$$$$$$$.

mas belo trabalho
Registrado
Mathias
Legoland
****
Mensagens: 675


« Responder #3 : 25 de Abril de 2010 - 15:53:28 »

mas belo trabalho

Obrigado. Wink

Gostaria de dar um aviso para quem lê este manual: Vou parar de postar por um tempo para poder criar um manual completo em pdf, ao invés de ficar postando aos poucos. Cool
Registrado
Mathias
Legoland
****
Mensagens: 675


« Responder #4 : 08 de Maio de 2010 - 17:27:10 »

Já comecei a fazer o manual, para vocês terem uma idéia de como será ele, aqui está o índice*:

1.   Livro 1
a.   Arredores de um aeroporto
a¹. Estradas
a². Ferrovias
a³. Estacionamento
b.   Terminais de passageiros
b¹. Parte da frente
b². Design
b³. Check-in
b?. Lojas e atendimentos
b?. Raios X e PF
b?. Asas – Gates – Pescoção
b?. Free shops
b?. Finalizando um terminal de passageiros
c.   Estruturas – tudo que acontece debaixo de um terminal
c¹.  Esteiras
c². Escritórios, vestiários, funcionários
c³.  Ruas
c?. COE e COA - centro de gerenciamento de emergências
c?.  Finalizando totalmente seu terminal
d.   Torre de controle
d¹. Estrutura
d². Sala dos controladores de voo
d³. Finalizando sua torre de controle
e.   Pistas
e¹. Tudo sobre pistas
f.   Estacionamento de veículos
g.   Terminal de cargas e outras estruturas
h.   Finalizando seu aeroporto

Ainda há outros dois "livros" depois, mas só vou mostrar quando estiver tudo pronto. Agora é mãos a obra Contente

*Sujeito a alterações
Registrado
afonso
Membro LUG Brasil
System
*
Mensagens: 1.058


« Responder #5 : 09 de Maio de 2010 - 23:22:22 »

Quando estiver pronto quero dar uma olhada

Afonso
Registrado
Mathias
Legoland
****
Mensagens: 675


« Responder #6 : 17 de Maio de 2010 - 17:17:47 »

Preciso de alguns sets antes de começar com os MOCs.
Registrado
Mathias
Legoland
****
Mensagens: 675


« Responder #7 : 07 de Junho de 2010 - 18:44:09 »

Em julho vou fazer um aeroporto bem legal. Já comecei a planejá-lo e a criar os carros (bagagem, comida, etc.), e em breve postarei alguma foto.
Registrado
Páginas: [1] Ir para o Topo Imprimir 
Forum LUG Brasil  |  Geral  |  Técnicas de Montagem  |  Tópico: Manual de construção de aeroportos « tópico anterior tópico seguinte »
Ir para:  

LEGO®, a configuração dos tijolos e a minifigura são marcas registradas do grupo LEGO® que não patrocina, autoriza ou apoia este web site.
Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.15 | SMF © 2006, Simple Machines XHTML 1.0 Válido! CSS Válido!