Autor Tópico: MOC: Fresadora mineradora de superfície (Surface Miner)  (Lida 11809 vezes)

27 de Maio de 2008 - 08:24:49 am
Lida 11809 vezes

SUPER EVER

• Information
  • System
  • Moderador Global
  • Oficina LUG Brasil
    • facebook-Super.Ever.Lego.Machines
    • flickr-superever
    • SUPER EVER

Este é meu novo MOC.

Nome da máquina: Fresadora mineradora de superfície.

Características gerais: É usada nos setores de mineração e escavação para desmonte de rocha sem o emprego de explosivos, perfurações e pré escavações. Este tipo de equipamento possui uma ferramenta fresadora chamada de tambor de corte localizado no centro da máquina, cuja extensão é dotada de pontas cortantes que “trituram” a rocha conforme a máquina percorre o caminho. Esta é coletada por uma esteira interna primária e em seguida despejada em caminhões pela esteira secundária externa. São equipamentos de baixo custo operacional, bons aspectos ambientais, fácil manutenção, empregados principalmente em minas de calcário, fosfato e carvão. Os principais fabricantes no mundo são: Wirtgen, Man Takraf e Vermeer.

Observações: A construção em LEGO foi baseada no conceito da máquina, e não em uma reprodução fiel de um modelo. O MOC possui todas as funcionalidades da máquina real: tambor de corte giratório, duas esteiras transportadoras (a secundária é articulada), motor, partes hidráulicas e sistema de locomoção por esteiras de níveis.

Dificuldades na construção do MOC: Levei duas semanas para pesquisar artigos, fotos, vídeos e catálogos técnicos. A parte mais difícil foi fazer a estrutura interna para “alocar” as partes sem deixá-las visíveis do lado de fora. Deu muita dor de cabeça! Rs. Inicialmente era para ser nas cores amarelo e preto, mas tive dificuldades no meio da construção com as peças e acabei remontando em branco e azul. As partes que mais gosto neste MOC é o motor e a esteira secundária. Tinha planos de motoriza-la com “power fuctions”, mas para isso teria que tomar uma “neosaldina” a cada minuto...rs!

Espero que gostem. Deu-me muito prazer ver este MOC pronto. Qualquer dúvida que tiverem sobre as técnicas de construção com o LEGO ou sobre a máquina real, podem perguntar. As fotos no brick já estão ativas, com fotos reais inclusas.

MAIS FOTOS EM: http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=320773

Abraços a todos!

27 de Maio de 2008 - 09:46:26 am
Resposta #1

ussnegreli

• Information
  • Mindstorms
  • Moderador Global
  • Lego never stops
    • facebook-Thiago Negreli
    • flickr-ussnegreli2
    • mocpages-20699
    • brickshelf-ussnegreli
    • brickset-ussnegreli
    • twitter-ussnegreli
    • My blog Town Truck Brick
 :o Fantástico!

Muito bom mesmo, gostei dos detalhes, principalmente do motor e da esteira que leva o material até os caminhões.

A descrição ajuda muito na compreenção do moc, pois não é uma máquina muito conhecida!!!

Parabéns pelo excelente trabalho  ;)
Town truck Brick - em pausa
http://ussnegreli.blogspot.com

27 de Maio de 2008 - 13:14:29 pm
Resposta #2

lbaixinho

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • LegOficina dos Baixinhos
Muito bem concebido e descrito. Parabéns, acho que estás a ganhar uma legião de fãs dos teus MOCs industriais! :)

Gostei dos pormenores, como por exemplo o motor!
Leg Godt
Luís Baixinho

27 de Maio de 2008 - 14:39:51 pm
Resposta #3

Colares

• Information
  • System
  • Moderador Global
    • facebook-fcolares
    • flickr-fernandocolares
    • brickshelf-colares
    • brickset-Colares
    • twitter-fcolares
    • Fernando Colares
você trabalha pra alguma mineradora, petrolifica ou algo assim?
Hahahaha cara que fantástica sua montagem, muito boa mesmo!

Conheço bem a máquina pois nasci numa cidade mineradora e acaba q a gente ve essas maquinas la no alto da mina.
Belíssima execução!

27 de Maio de 2008 - 17:25:21 pm
Resposta #4

SUPER EVER

• Information
  • System
  • Moderador Global
  • Oficina LUG Brasil
    • flickr-superever
    • SUPER EVER
você trabalha pra alguma mineradora, petrolifica ou algo assim?
Hahahaha cara que fantástica sua montagem, muito boa mesmo!

Então... atualmente sou gerente em uma metalurgica de usinagem. Não tenho contato direto com equipamentos pesados, mas conheço a fundo o mundo da mecânica. Sou formado em administração, mas na realidade esse "conhecimento" em máquinas e tratores é algo que vem de infância... é um hobbie mesmo. Desde pequeno tenho esse interesse... coleciono fotos, videos, tenho miniaturas de máquinas em escala...e por aí vai...rs. Quando criança, enquanto os outros iam jogar futebol e ver Jaspion, eu ia com meu pai na usina pra ver as máquinas...rs. Pedia pro tiozinho deixar eu subir no trator... eu era um terror! rs. Voltava pra casa cheio de barro e imitando o barulho dos motores...rs.. Ótima fase da minha vida aquela... rs.

Muito obrigado pelos elogios! A todos vocês! Fico muito grato e motivado! :)

27 de Maio de 2008 - 20:34:34 pm
Resposta #5

Twilight

• Information
  • Mindstorms
  • Moderador Global
  • tenha fé!
    • brickshelf-mwhf
    • Bricks & Cia Ltda
Grande MOC !

já vou dizendo que é um sério candidato ao MOC do mês...
parabéns ! ficou muito bom.

não sou um bom exemplo, mas o povo precisa se acertar para não deixar você ganhar todas !

27 de Maio de 2008 - 21:12:50 pm
Resposta #6

pedroagnelo

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
  • Membro LUG Brasil
    • A minha Galeria no Brickshelf
Bom MOC ;)

Conhecia a máquina mas não sabia que era utilizada para mineração, por cá é uma "reclamadora" de alcatrão
Pedro Agnelo

27 de Maio de 2008 - 22:38:59 pm
Resposta #7

SUPER EVER

• Information
  • System
  • Moderador Global
  • Oficina LUG Brasil
    • flickr-superever
    • SUPER EVER
Bom MOC ;)

Conhecia a máquina mas não sabia que era utilizada para mineração, por cá é uma "reclamadora" de alcatrão

Valeu pelo elogio Pedro! Então... Este equipamento possui várias aplicações. A aplicação muda conforme o tamanho do equipamento e o perfil. Existem máquinas iguais a esta, mas de porte bem menor, utilizadas como "recicladoras" de asfalto. É comum vê-las em rodovias, fresando o asfalto velho para que haja um recapeamento da rodovia. Este MOC foi baseado nas fresadoras de grande porte, cuja atuação é mais pesada e voltada para mineração.

Abração! :) :)

28 de Maio de 2008 - 01:38:11 am
Resposta #8

luisrizzo

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
Super Éver!

É de cair o queixo!!!  :o  8)

Depois eu vou ver as fotos com calma e ler o seu depoimento novamente e faço comentários mais específicos.
Logo quando eu vi no Brickshelf, pensei, é "nosso" trabalho, longe de querer levar o mérito, pensei, é um MOC do Éverton e ele está no LUG Brasil!!!

Enfim, como disse o Marcus, você vai ganhar todas!!!
Está excelente!!! Vamos ter que nos esforçar nos preparar muito!!!

Um abraço
Luis

28 de Maio de 2008 - 09:28:51 am
Resposta #9

Colares

• Information
  • System
  • Moderador Global
    • facebook-fcolares
    • flickr-fernandocolares
    • brickshelf-colares
    • brickset-Colares
    • twitter-fcolares
    • Fernando Colares
Depois q o Super Ever ganhar o décimo a gente muda o nome do tópico.
Ao invés de MOC do mês, a gente coloca "Segundo MOC do mês"... o primeiro a gente vota entre as criações do SEver!

Hahahah, brincaderinha... acho que todos nesse fórum são dignos de todos os elogios, e de tbm serem MOC do mês... Parabéns!

29 de Maio de 2008 - 08:03:44 am
Resposta #10

SUPER EVER

• Information
  • System
  • Moderador Global
  • Oficina LUG Brasil
    • flickr-superever
    • SUPER EVER

Enfim, como disse o Marcus, você vai ganhar todas!!!
Está excelente!!! Vamos ter que nos esforçar nos preparar muito!!!

Pô Luis, valeu pelos elogios! Fico hiper contente de poder compartilhar com vocês meus trabalhos. Muito obrigado por seu apoio! :)

acho que todos nesse fórum são dignos de todos os elogios, e de tbm serem MOC do mês... Parabéns!

Concordo Colares! Tem vários caras aqui no fórum que fazem trabalhos excelentes. Acho que o que muda são as atuações. É complicado comparar máquinas com casas e bionicles com carros... Mas todos fazem ótimos trabalhos... cada um na sua área. No fundo não há competição... e sim compartilhamento de realização pessoal, porque a partir do momento que se postam as fotos de uma criação para os outros verem, a pessoa já se sente realizada... já esta feliz com aquilo... já se sente privilegiada. Concorrer não chega nem perto da imensa satisfação que dá ao receber elogios e criticas aqui no fórum.

Obrigado a todos novamente pelos elogios. Meu próximo MOC já está em fase de pesquisa! rs. :) :)
« Última modificação: 29 de Maio de 2008 - 08:06:08 am por Super Éver! »

29 de Maio de 2008 - 09:33:36 am
Resposta #11

Colares

• Information
  • System
  • Moderador Global
    • facebook-fcolares
    • flickr-fernandocolares
    • brickshelf-colares
    • brickset-Colares
    • twitter-fcolares
    • Fernando Colares

29 de Maio de 2008 - 09:38:52 am
Resposta #12

luckferraro

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
    • facebook-Luciano Ferraro
    • brickshelf-luckferraro
tá muito bom , agora junta tudo coloca uns trens e você terá sua propria Vale do Rio Lego !!!

29 de Maio de 2008 - 12:37:46 pm
Resposta #13

SUPER EVER

• Information
  • System
  • Moderador Global
  • Oficina LUG Brasil
    • flickr-superever
    • SUPER EVER
Pô Luck, boa idéia!!

E aí, alguém tem os trens????
Eu colaboro com todo o maquinário! rssss.

Falando em Vale do Rio Lego Luck, você despertou uma idéia antiga minha. Não vou contar. Prefiro montar e mostrar...rs.

29 de Maio de 2008 - 14:53:45 pm
Resposta #14

Colares

• Information
  • System
  • Moderador Global
    • facebook-fcolares
    • flickr-fernandocolares
    • brickshelf-colares
    • brickset-Colares
    • twitter-fcolares
    • Fernando Colares
Desde que você faça um "Electrohall" (caminhao de transporte de minério - grande - estilo bigfoot), pode guardar segredo!! heheheheheh  ;)