Forum LUG Brasil
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registe-se.
Perdeu o seu email de activação?
02 de Setembro de 2014 - 01:12:57

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Pesquisa:     Pesquisa avançada
Votação: CRIAÇÃO DO MÊS
Julho de 2014
Participe.
150.573 Mensagens em 8.800 Tópicos por 2.500 Membros
Membro Mais Recente: rogerio bento
* Home Ajuda Pesquisa Login Registre-se
Forum LUG Brasil  |  Geral  |  MOCs & MODs (Moderadores: ussnegreli, SUPER EVER)  |  Tópico: MOC: Tombador Lateral Hilo para descarregar caminhões de cana « tópico anterior tópico seguinte »
Páginas: [1] 2  Todas Ir para o Fundo Imprimir
Autor Tópico: MOC: Tombador Lateral Hilo para descarregar caminhões de cana  (Lida 10152 vezes)
SUPER EVER
Moderador Global
System

Oficina LUG Brasil

superever Super.Ever.Lego.Machines
« : 17 de Novembro de 2009 - 22:58:08 »

O Tombador Lateral Hilo, também conhecido por "Guincho Hilo", é um equipamento usado nas usinas de açúcar e álcool para descarregar os caminhões de cana. O princípio de funcionamento é muito simples: o caminhão estaciona ao lado do tombador e um operador engata as correntes ou cabos do caminhão aos ganchos do tombador Hilo. O guincho sobe, içando e transbordando o reboque de cana picada... despejando a carga na mesa alimentadora onde todo o processo de fabricação de açúcar e álcool irá começar.

Observações úteis para melhorar o entendimento:

01 -  Os cabos ou correntes passam por baixo do reboque quando é cana picada. No caso de cana inteira, os cabos passam por dentro e o reboque fica fixo, apenas a cana inteira que transborda para fora com a força dos cabos subindo.
02 -  Tanto para cana picada, quanto para cana inteira, as pontas dos cabos ou correntes possuem argolas, cujo operador prende aos ganchos do pente do tombador para içar. No MOC, como este detalhe ficaria muito inviável do ponto de vista funcional, reproduzi apenas o pente com ganchos do Hilo com fidelidade. Já os cabos da carreta eu prendi a um único pente, formando um dispositivo fácil e seguro para encaixar e içar com tranquilidade e praticidade.
03 -  O caminhão do MOC foi feito respeitando a funcionalidade real. Para o cavalo mecânico, usei como referência alguns conceitos do set 7990 para montar a cabine. O restante são detalhes do tema e algumas idéias do momento da montagem.
04 -  Os encanamentos cinzas que passam atrás do tombador no MOC, são apenas figurativos... para tematizar... já que nas usinas há tubos e encanamentos por todos os lados. O que diz respeito a motorização do equipamento é o motor, o redutor e os tambores com os cabos.
05 -  Última observação importante: como poucos vêem esta máquina de perto, vale lembrar o seguinte: o tombador lateral é um equipamento fixo, preso ao chão com uma casa de máquinas ao lado ou no subsolo, as vezes possui apenas o motor e o redutor com uma cabine simples. Tudo depende do tamanho e da sofisticação da máquina. Em frente ao tombador existe a mesa alimentadora onde cai a cana. Por isso o operador do caminhão sempre irá parar no mesmo lugar... e atrás dele forma uma fila de caminhões esperando a "vez" para descarregarem suas cargas. Parece repetitivo, mas estou explicando para facilitar o entendimento dos mais leigos e levar conhecimento para todos.

O MOC foi feito com Power Fuctions. Para vê-lo em movimento, segue o link do video:

VIDEO DO MOC >>>>>>: http://www.youtube.com/watch?v=7REliPEjMiA

Como de costume, alguns links de videos com imagens da operação do tombador funcionando:

Video da máquina real 1 - http://www.youtube.com/watch?v=eDg5wdLCZG4
Video da máquina real 2 - http://www.youtube.com/watch?v=NLcOw7NXUpI

Álbum com mais fotos: http://www.flickr.com/photos/superever/sets/72157622826052382/

Espero que gostem!
Sorridente

Edit inclusão de link a pedido do autor
« Última modificação: 18 de Novembro de 2009 - 07:52:00 por ussnegreli » Registrado

Evandro
Membro LUG Brasil
Legoland
*

desmontando e construindo...

« Responder #1 : 17 de Novembro de 2009 - 23:00:03 »

simplesmente FANTÁSTICO  Chocado Chocado Chocado

Parabéns Super Éver pela criatividade e inspiração...
Twilight
Moderador Global
Mindstorms

tenha fé!

mwhf
« Responder #2 : 17 de Novembro de 2009 - 23:40:11 »

que coisa de louco !!!

de onde você tira essas máquinas Éverton ?

aprender com seus MOCs é quase como assistir ao programa "O Mundo de Beakman"  Grin  Língua

obrigado por reduzir nossa ignorância !

não é exagero!
existem tantas coisas importantes que nem imaginamos...

parabéns pela montagem, sempre inovadora e surpreendente.
você está sempre nos tirando do lugar comum.  Wink

Antonio Carlos
Membro LUG Brasil
System
*

antonio.lsantos
antonio.lsantos
« Responder #3 : 18 de Novembro de 2009 - 02:42:30 »

Éver, mais uma vez um super MOC!!!! parabéns...

Moderador Global
Mindstorms

Valeu Twilight.

ussnegreli ussnegreli 20699
ussnegreli2 ussnegreli ussnegreli
« Responder #4 : 18 de Novembro de 2009 - 07:14:32 »

Finalmente este moc saiu da toca  Grin Wink

Fabuloso! Você consegiu realmente um fazer um moc do jeito que gosto, peças system com PF  Cool

A funcionalidade está show e o caminhão claro também!

Parabéns por mais esta criação!  Sorridente
panda
System

panda é o nome do meu cachorro

panda1
Mateus Stavis
« Responder #5 : 18 de Novembro de 2009 - 08:21:48 »

Chocado  fantástico!!!
muito bom mesmo,uns dos melhores MOCs  que já vi!
parabens
2013
SUPER EVER
Moderador Global
System

Oficina LUG Brasil

« Responder #6 : 18 de Novembro de 2009 - 08:32:55 »

simplesmente FANTÁSTICO  Chocado Chocado Chocado
Parabéns Super Éver pela criatividade e inspiração...

Muito obrigado Evandro!!!  Wink

você está sempre nos tirando do lugar comum.  Wink

Esse é um dos meus objetivos. Eu monto máquinas com lego desde pequenininho. Mas quando cirança, tudo era meio repetitivo... desengonçado... semi caracterizado. Aos poucos a gente vai absorvendo conhecimento e as coisas encorpam. Quando entrei para o LUG, mentalizei este conceito: expôr MOCs de máquinas... e agregar ao meu trabalho algum tipo de conhecimento, mesmo que inútil para 99% dos admiradores, mas que seja o suficiente para tirá-los momentâneamente do lugar comum... como você mencionou. Ler seu comentário foi um atestado para mim de que vale muito a pena todo o processo de pesquisa, estudos e montagens que há pro trás de cada MOC.
Muito obrigado pelos elogios e por sua admiração!!! É importante pra mim.

Éver, mais uma vez um super MOC!!!! parabéns...

Obrigado Antonio!!!  Wink  Wink  Wink

Finalmente este moc saiu da toca  Grin Wink

Fabuloso! Você consegiu realmente um fazer um moc do jeito que gosto, peças system com PF  Cool

A funcionalidade está show e o caminhão claro também!

Parabéns por mais esta criação!  Sorridente

Valeu amigo!!!
Devo dizer que para mim foi muito gratificante construir este MOC, e graças ao seu blog, pude fazer algumas pesquisas para trabalhar minha inspiração ao montar o caminhão, já que neste aspecto você é líder no LUG. E ter seus elogios me fortifica muito.

Muito obrigado!!!!

Chocado  fantástico!!!
muito bom mesmo,uns dos melhores MOCs  que já vi!
parabens

Obrigado Panda!!! Valeu pelo super elogio!  Wink
xikin
Membro LUG Brasil
Quatro
*

« Responder #7 : 18 de Novembro de 2009 - 10:37:36 »

Sempre gostei de suas criações, mas agora virei seu fã. Parabens !!!
Zers ( Mario )
Membro LUG Brasil
Quatro
*

« Responder #8 : 18 de Novembro de 2009 - 10:59:33 »

O ever esse sim ! Ficou bem da hora
parabéns ! Mas quantas peças amarelas, será que tem alguma minha ali ?
rsrs... Continue assim...

Oque eu acho mais legal é que as criações funcionam.
Moderador Global
System

Oficina LUG Brasil

« Responder #9 : 18 de Novembro de 2009 - 13:14:47 »

Sempre gostei de suas criações, mas agora virei seu fã. Parabens !!!

Uai... agora ficou melhor ainda! rs.
Muito obrigado por acompanhar meus trabalhos e demonstrar reconhecimento viu!
Um grande abraço! Sorridente

O ever esse sim ! Ficou bem da hora
parabéns ! Mas quantas peças amarelas, será que tem alguma minha ali ?
O que eu acho mais legal é que as criações funcionam.

rss... peças suas tem sim, 2 brancas... uma em cada ponta da carreta para dar apoio a gaiola que vira! rs. Amarela, nenhuma!
Obrigado pelas peças mais uma vez! Sorridente E valeu pelo comentário!
Abraços!
ichitani
Membro LUG Brasil
Legoland
*

« Responder #10 : 18 de Novembro de 2009 - 20:01:44 »

Nossa, simplesmente genial!
Suas criações tem sempre um grau de realismo e funcionalidade perfeitos, eu concerteza sou mais um fã rs... sempre que vejo um post com seu nome ja vou correndo ver  Grin

Parabens por mais um belo moc!
figueifoto
Estou me adaptando
*

« Responder #11 : 18 de Novembro de 2009 - 21:44:02 »

Muito Bom!
Vai ficar muito bem junto a outras construções numa zona de edificios industriais.
Parabens!
Primo
*

« Responder #12 : 19 de Novembro de 2009 - 00:14:34 »

Caramba, muito bom! Como sempre!! Parabéns!! ^^
SUPER EVER
Moderador Global
System

Oficina LUG Brasil

« Responder #13 : 19 de Novembro de 2009 - 07:16:18 »

Nossa, simplesmente genial!
Suas criações tem sempre um grau de realismo e funcionalidade perfeitos, eu concerteza sou mais um fã rs... sempre que vejo um post com seu nome ja vou correndo ver  Grin
Parabens por mais um belo moc!

Valeu Ichitani! Fico muito lisonjeado com seu comentário e sua admiração. É muito bom saber que eu desperto esse entusiasmo com a apresentação de meus trabalhos. Muitissimo obrigado Sorridente Sorridente Sorridente

Muito Bom!
Vai ficar muito bem junto a outras construções numa zona de edificios industriais.
Parabens!

Hehehhehe... se alguém se habilitar em fazer mais partes de usinas, poderiamos fazer a usina LUG...rs.
Valeu pelo comentário!
Grande abraço!

Caramba, muito bom! Como sempre!! Parabéns!! ^^

Obrigado Sandro!!! Valeu! Sorridente

Junior
Membro LUG Brasil
Duplo
*

wellington.amarante.jr wamarantejr
« Responder #14 : 19 de Novembro de 2009 - 18:29:10 »

Super-Éver ... mais uma vez, parabéns pelo seu trabalho !!!

Esse MOC eu tive a felicidade de ver pessoalmente, e realmente ficou muito bom. Seus trabalhos são sempre de alto nível.

Sua dedicação a cada detalhe, desde a pesquisa, passando pela construção do MOC em si e até o modo como você posta aqui no LUG, descrevendo todas as informações e com fotos e vídeos de qualidade, é exemplar.

Grande abraço e continue postando.
Estamos sempre à espera de suas obras-primas.
Páginas: [1] 2  Todas Ir para o Topo Imprimir 
Forum LUG Brasil  |  Geral  |  MOCs & MODs (Moderadores: ussnegreli, SUPER EVER)  |  Tópico: MOC: Tombador Lateral Hilo para descarregar caminhões de cana « tópico anterior tópico seguinte »
Ir para:  

LEGO®, a configuração dos tijolos e a minifigura são marcas registradas do grupo LEGO® que não patrocina, autoriza ou apoia este web site.