Autor Tópico: Review do set 21005 - Fallingwater  (Lida 5183 vezes)

16 de Novembro de 2009 - 14:47:22 pm
Lida 5183 vezes

jsosse

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
Review do set 21005 - Fallingwater

Referência: 21005
Nome: Fallingwater
Tema: Architecture
Ano de Edição: 2009
Número de Peças: 811
Preço LEGO®:  -
Instruções:  Sim
Adesivos: Não
Minifigs: Não
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim

As peças

->Como este é um set de arquitetura e relativente grande (é o maior da linha Architecture), ele tem uma infinidade de peças, mas todas elas tradicionais bricks e plates. Não há nenhuma peça especial, à exceção da única 30414 incluída no set. Ainda assim, as cores das peças fazem toda a diferença. Pelo menos 70% das peças são na cor cáqui (tan), sendo que há 31 bricks 1x1 e 38 plates 1x6 na cor verde escuro (dark green), embora o Peeron as liste como sendo verdes (green). E, claro, há ainda as inúmeras peças transparentes (clear). Para qualquer um querendo fazer um MOC na cor cáqui, esse set aqui é uma mina de ouro. Embora, pessoalmente, eu acredite ser uma lástima comprar esse modelo apenas para canibalizar suas peças.

A construção

->A construção é bastante simples, apesar da aparência complexa da casa. Na verdade, era algo de se esperar, quando se utiliza apenas brikcs e plates tradicionais. Nem por isso a construção fica monótona. Como a casa é dividida em partes encaixadas - sem nenhuma conexão entre bricks - é bastante interessante seguir as instruções pensando como o designer desse set chegou no resultado final. Realmente é uma obra de arte, especialmente quando se comparada a Fallingwater real.

O desenho (design)

->Aqui é preciso se estender um pouco. Até para contar um pouco o que é a Fallingwater. Esse é o nome de uma casa de campo projetada e construída em 1934 pelo arquiteto americano Frank Lloyd Wright, no interior do estado da Pennsylvania, para Edgar Kauffmann, um rico comerciante da cidade de Pittsburgh, no mesmo estado. A casa é considerada a moradia particular mais famosa do mundo, pois é um enorme feito de engenharia e estética. Com linhas muito além de seu próprio tempo, a principal característica da casa é estar construída exatamente acima de uma cascata. A idéia do arquiteto era integrar harmoniosamente a casa ao que havia de melhor no terreno: o pequeno riacho, sua cascata e o bosque ao redor. Dentro da residência, o som do riacho e da cascata estão sempre presentes, criando um ambiente de relaxamento natural. Construída em concreto e revestida em partes com pedras semelhantes às do riacho, a casa se integra completamente à paisagem, embora seja obviamente obra humana.

Aqui vão duas imagens da Fallingwater real:

Tudo isso para dizer que o design elaborado pela LEGO faz juz a toda a história da Fallingwater. Estão ali quase todos os elementos que fazem da casa o monumento arquitetônico que ela é. Senti falta, é verdade, da diferença de cores nas estruturas verticais da casa. Mas, como o projetista usou a mesma cor de bricks no "chão", a harmonia foi mantida (embora não custasse atentar a esse detalhe). No fim, comparando o modelo LEGO com o edifício real, há mais semelhanças do que diferenças. E, em se tratando de um marco arquitetônico mundial, com toda a complexidade e inovação de design que isso implica, o resultado é dos melhores o possível.

Jogabilidade

->Esse set foi desenhado especificamente como uma peça de arte. Por isso, não tem jogabilidade - o que, dada sua proposta, não me incomoda de forma alguma. Ele, inclusive, e apesar disso, vai ao ponto de oferecer segmentos modulares da construção, o que é interessante.

Outros

->Tenho uma ligação bastante pessoal com a Fallingwater, muito por causa de meu pai. Quando fazia intercâmbio nos EUA, em 1969, ele foi visitar a Fallingwater e, segundo ele, foi o que o fez escolher sua profissão: a arquitetura. Embora nunca tenha sido muito atraído pelas matemáticas, o fato é que cresci na casa de um arquiteto e, naturalmente, tenho um interesse por esse assunto, mesmo que diletantemente. Quando saí de minha Dark Age, vi que a LEGO tinha iniciado uma linha Architecture. Minha primeira reação foi procurar Fallingwater, da qual ouvi histórias, li livros e vídeos vários quando pequeno e adolescente. Embora naquele momento o set ainda não tivesse sido anunciado, fiquei exultante quando ele finalmente foi. Assim que ela começou a ser vendida nos EUA, não hesitei em comprar dois sets, um para minha já considerável coleção mas, mais importante, um para meu pai. Hoje, sinto orgulho do fato de meu pai ter esse modelo montado e como uma das peças centrais em sua sala. Esse é o tipo de coisa que faz LEGO uma coisa tão sensacional. Nesse caso, ele é muito, muito mais do que um brinquedo ou um jogo de montar. Nesse caso, LEGO foi o veículo perfeito para demonstrar para meu pai o quanto sou agradecido pela formação cultural e intelectual que me deu.

Conclusão

->Voltando ao review propriamente dito, acho que tudo está dito: é um set com enorme apelo para quem precisa de peças na cor cáqui para MOCs, e uma sensacional obra de arte para quem gosta de arquitetura.

« Última modificação: 12 de Agosto de 2010 - 19:46:41 pm por ildefonso »
JS

20 de Novembro de 2009 - 17:48:17 pm
Resposta #1

br3nn0 GD

• Information
  • Duplo
  • voltei
belo set como a belissima arquitetura, uma obra de arte assim como sua review
...

20 de Novembro de 2009 - 17:53:50 pm
Resposta #2

irnakk piraka

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • Sou lego, mas acima de tudo sou BIONICLE!
    • bionicle news pt-br
Este set é praticamente uma obra de arte. Ótima review!
Viva a imaginação fértil da Van! Quem gosta da Van coloque esta assinatura.
ENTREM NO MEU FÓRUM: http://lifemask.forumeiros.com/forum.htm

21 de Novembro de 2009 - 11:00:52 am
Resposta #3

panda

• Information
  • System
  • panda é o nome do meu cachorro
    • facebook-Mateus Stavis
    • brickshelf-panda1
ótimo review parabens!
adorei esse set
2013

01 de Janeiro de 2010 - 22:21:01 pm
Resposta #4

~Ian

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart
Que review incrível, parabéns!

Eu sempre tive vontade de ter um set Architecture, mas o preço me impossibilita de realizar esse sonho  :'(

É realmente uma obra de arte, tanto o Fallingwater real, quanto o modelo em LEGO.

O parágrafo do item "outros" está sensacional, adorei.
Afastado sim, mas jamais numa Dark Age!

05 de Janeiro de 2010 - 00:53:33 am
Resposta #5

jsosse

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
Obrigado, Ian!

Realmente foi uma grande emoção presentear esse set tão significativo para o meu pai. E achei que era uma história particular que valia a pena contar, até mesmo para exaltar ainda mais para fãs de LEGO que ele é muito mais que um brinquedo.

E é uma pena, mesmo, que os sets Architecture sejam tão caros... Até mesmo os primeiros, que têm até que poucas peças, são bem salgados no preço...

Abs!
JS

05 de Janeiro de 2010 - 11:21:19 am
Resposta #6

neno_vts

• *
  • Information
  • Quatro
  • Membro LUG Brasil
  • neno, o chato!
eu acho esse set incrivel, desculpa da pergunta, mas quanto você pagou?

05 de Janeiro de 2010 - 12:01:29 pm
Resposta #7

jsosse

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
eu acho esse set incrivel, desculpa da pergunta, mas quanto você pagou?

Sem problemas, Neno. Paguei bem caro: US$ 190, mais US$ 35 de postagem (na verdade, foram US$ 70, mas para o envio de dois sets iguais). Fora o ridículo imposto de 60%, que é revoltante.
JS

06 de Janeiro de 2010 - 22:51:00 pm
Resposta #8

luisrizzo

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
José,

Parabéns pelo review!!!  8) Esse é um set que eu pretendo comprar também!  ;D Adoro desenho, fiz escola técnica de Edificações porém não segui na área.
Quero comprar toda a linha Architecture e deixar os sets expostos em algum lugar de destaque aqui em casa.

Um abraço
Luis

06 de Janeiro de 2010 - 23:09:35 pm
Resposta #9

ildefonso

• Information
  • Mindstorms
  • Administrator
    • facebook-ildefonso.zanette
    • flickr-duduzanette
    • mocpages-586
    • lugnet-1144
    • brickshelf-izanette
    • brickset-izanette
Eu estudei toda a vida e todas as fases da carreira do FrankLW e a Fallingwater foi sempre uma das minhas construções preferidas.

Seu review ficou muito bom e me deu muita vontade de comprá-lo.

abraços,

Ildefonso.
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2010 - 09:33:53 am por ildefonso »
Surrender! I have flick missiles.

11 de Fevereiro de 2010 - 22:56:30 pm
Resposta #10

FranciscoC.

• *
  • Information
  • Quatro
  • Membro LUG Brasil
    • página mocpages
Eu não gostei muito desta Fallingwater, não... merecia um 6 ou 7 na minha opinião. Acho que a idéia foi boa, mas a execução... Não sei explicar, talvez.
:) Sempre LEGO. Minha mente é uma eterna construção, e meus pensamentos são minhas peças. Algumas são raras, outras não, mas todas são importantes e servem para montar algo novo.