Autor Tópico: Review do set 2147 - Dragon Fly  (Lida 2806 vezes)

16 de Novembro de 2009 - 13:20:10 pm
Lida 2806 vezes

jsosse

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
Review do set 2147 - Dragon Fly

Referência: 2147
Nome: Dragon Fly
Tema: Town
Ano de Edição: 1998
Número de Peças: 183
Preço LEGO®:  -
Instruções: Sim
Adesivos: Não
Minifigs: Sim, duas
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim, no Peeron

As peças

->Essas são peças com as quais estou mais familiarizado, pois eram as que faziam o mundo LEGO quando eu era garoto. Por si só, são peças relativamente comuns. Mas o conjunto da obra mostra o quão LEGO é, foi, e sempre será fantástico: com um punhado de peças "comuns", o resultado é simplesmente sensacional. E isso na década de 1990, que, na minha opinião, agora já como AFOL, foi das mais ruinzinhas em criatividade dos projetistas da LEGO. Para quem quer apenas usar como fonte de peças sobressalentes, tem uma boa variedade de peças "terrestres" e "aéreas". Mas nada de muito especial.

A construção

->A construção, junto ao design, é o que dá o charme a esse set. Ele é pequeno, tem lá suas falhas, mas quando se monta o ultraleve, é fácil esquecer todos os problemas. Ele utiliza de forma muito inteligente várias peças relativamente comuns, para obter efeitos muito interessantes. Caso do uso das peças 2429 e 2430 para formar o mecanismo das asas retráteis. É uma solução que engana por sua aparente obviedade. Realmente é uma solução simples, mas bastante elegante e funcional. Mas, assim como a construção do ultraleve é sensacional, o mesmo não se pode dizer do pequeno carrinho (a caminhonete que puxa o ultraleve é ok, sem grandes novidades para sets daquela época). O carrinho é simplesmente ruim, sem nenhum desafio. E esse não é o único problema dele.

O desenho (design)

->Como já disse, o design do set é um de seus pontos altos. Mas, incrivelmente, isso não é uma verdade completa. Embora o ultraleve tenha um desenho sensacional, e a caminhonete que o carrega seja até que bonitinha (ainda que sem nenhum diferencial para outros sets semelhantes da época), o carrinho menor é simplesmente um zero à esquerda. Não tem escala com nada (nem mesmo com o restante do set), não tem funcionalidade aparente (parece mais um cortador de grama do que um carro utilizado em apoio a aeronaves), enfim, não tem sentido no set. Acredito que o pacote estaria bem resolvido apenas com o ultraleve, a caminhonete e as minifigs. Talvez os barris da Octan poderiam fazer parte, mas certamente não o carrinho, que é inútil. Daí a nota relativamente baixa, embora goste muito do ultraleve.

Jogabilidade

->Jogabilidade é o que há de sobra nesse set. Tirando o carrinho pequeno, todo o resto do set funciona perfeitamente numa brincadeira. Tem toda a pegada de aventura a qual ele se propõe, além de ser prazeroso demais "guardar" as asas do ultraleve para carregá-lo de volta para casa com a caminhonete.

Outros

->Posso estar tremendamente enganado, mas esse set, para um modelo promocional (ele foi distribuído por companhias aéreas como a British Airways e a escandinava SAS - embora tenha sido vendido também no Shop at Home dos EUA), é bastante grande. Claro, ele é pequeno, mas em comparação com outros modelos promocionais que tenho, ele oferece um grande número de peças, o que é muito interessante.

Conclusão

->Definitivamente é um set que recomendo. Ele é bonito, é inteligente, tem uma construção prazerosa e é uma das pérolas em meio à (minha opinião) mediocridade dos sets do final dos anos 1990 (coincidentemente, quando a LEGO enfrentava sérios problemas financeiros). O carrinho menor, no meu modelo, só está montado porque não tenho (ainda) uso para suas peças. Quando tiver, ele simplesmente vai para o espaço. Já o ultraleve e sua caminhonete, esses permanecerão montados.

« Última modificação: 12 de Agosto de 2010 - 19:42:37 pm por ildefonso »
JS

20 de Novembro de 2009 - 15:49:44 pm
Resposta #1

br3nn0 GD

• Information
  • Duplo
  • voltei
otima review ,coitado do carrinho só por que é menor que os tanques que ele  leva e que (concordo) parece com um cortador de grama,me parece um set engenhoso e bem bolado, (bem feito) pelo fato das asas dobrarem e etc

bela review
                                                                                                                                                                                                         abs
...

21 de Novembro de 2009 - 11:08:36 am
Resposta #2

panda

• Information
  • System
  • panda é o nome do meu cachorro
    • facebook-Mateus Stavis
    • brickshelf-panda1
2013

21 de Novembro de 2009 - 14:08:22 pm
Resposta #3

irnakk piraka

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
  • Sou lego, mas acima de tudo sou BIONICLE!
    • bionicle news pt-br
Bela review, parabéns. Coitado do carrinho, mas parece um cortador de grama, parece!  ;D
Viva a imaginação fértil da Van! Quem gosta da Van coloque esta assinatura.
ENTREM NO MEU FÓRUM: http://lifemask.forumeiros.com/forum.htm

26 de Novembro de 2009 - 20:12:00 pm
Resposta #4

ussnegreli

• Information
  • Mindstorms
  • Moderador Global
  • Lego never stops
    • facebook-Thiago Negreli
    • flickr-ussnegreli2
    • mocpages-20699
    • brickshelf-ussnegreli
    • brickset-ussnegreli
    • twitter-ussnegreli
    • My blog Town Truck Brick
Muito bom este review, eu tinha visto este set para vender em uma loja no Bricklink e não havia dado atenção ao modelo, mas agora se tiver a oportunidade acho que vou adquirir um exemplar  :)
Town truck Brick - em pausa
http://ussnegreli.blogspot.com

26 de Novembro de 2009 - 23:33:25 pm
Resposta #5

jsosse

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
Oi Negrelli!

Obrigado! Até pensei em sugerir esse set para o Luís Rizzo, que no tópico "que sets adquiriste recentemente" deixa claro que gosta dessas "pérolas da antiguidade"!!! Apesar de não responder muitos tópicos, tento ler o máximo possível que vocês postam... Mas quando sobra tempo para escrever, me dedico mesmo aos reviews, que acho um barato fazer... Isso realmente acaba me deixando meio "mudo" no fórum, mas certamente não "surdo"!! hehehe

No fim, até que tô indo bem para o primeiro fórum que participo de verdade...

Um abração,
Zé Sergio
JS

27 de Novembro de 2009 - 00:57:15 am
Resposta #6

esouza

• *
  • Information
  • Legoland
  • Membro LUG Brasil
Que legal, jsosse

Não conhecia esse set. Me pareceu bem interessante, além do bonito aspecto. Engraçado, você falou sobre os sets do final da década de 90... eu me lembrei agora que nessa época, e por não gostar dos sets meu interesse por Lego foi ficando um pouco de lado, e acabei entrando na Dark Age... Felizmente, tempos depois, voltaram a lançar modelos bons e eu voltei!  8)

Belo Review, parabéns
The bricks on the table...