Autor Tópico: MOC: carro 4X4  (Lida 4833 vezes)

23 de Maio de 2008 - 17:27:16 pm
Lida 4833 vezes

Nazgulzeh

• *
  • Information
  • Primo
  • Membro LUG Brasil
Esse foi um dos mais complexos projetos que já executei. A grande dificuldade que tive foi em achar um modo de as rodas dianteiras tivessem tração e virassem,. Devera gastei alguns neurônios nisso. Entretanto consegui driblar esse problema. Usei uma rosca infinita (não sei se este é o nome, ao menos foi que meu pai me disse), e uma engrenagem, uma posta perpendicularmente a outra, de modo que quando a rosca girasse os dentes que estavam dentro dos sucos da rosca se moviam, deste modo girando. Bom descrever isso será um grande problema para min. Aqui esta o link do vídeo onde vocês poderão observar melhor.

Se dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras, então quanto vale um vídeo? Tendo base que esse vídeo possui 3 min e 16s, 196 s, e que a freqüência do vídeo são 60 Hz. Então são 11760 imagens, o que acarreta num dado monstruoso. Esse vídeo vale mais do que 11760000 palavras !
uauauhauhuauahauuhauah
A vida é como andar de bicicleta, para manter-se em equilíbrio é preciso manter-se em movimento. (Albert Einstein)

23 de Maio de 2008 - 20:22:13 pm
Resposta #1

Colares

• Information
  • System
  • Moderador Global
    • facebook-fcolares
    • flickr-fernandocolares
    • brickshelf-colares
    • brickset-Colares
    • twitter-fcolares
    • Fernando Colares
Muito bom! Inclusive o cálculo que eu achei preciso!
Gostei da forma que implementou a mecanica toda!

Restam apenas os parabéns pela trilha sonora Feuer Frei do Rammstein!

P.s.: você ja se apresentou no fórum?

23 de Maio de 2008 - 22:31:23 pm
Resposta #2

ildefonso

• Information
  • Mindstorms
  • Administrator
    • facebook-ildefonso.zanette
    • flickr-duduzanette
    • mocpages-586
    • lugnet-1144
    • brickshelf-izanette
    • brickset-izanette
É, fazer um sistema de direção sem as peças especiais que a LEGO usa nos seus modelos é bem complicadinho.

Uma peça que ajuda bastante é a Universal Joint. Só não sei se ela tem resistência o suficiente para aguentar grandes forças para mover modelos grandes e pesados.

Gostei do Rammstein ;)
Surrender! I have flick missiles.

24 de Maio de 2008 - 09:06:42 am
Resposta #3

wcavalli

• Information
  • UCS
  • Administrator
Você está de parabéns, a montagem mostrou a dificuldade da proposta.

É, fazer um sistema de direção sem as peças especiais que a LEGO usa nos seus modelos é bem complicadinho.
Uma peça que ajuda bastante é a Universal Joint. Só não sei se ela tem resistência o suficiente para aguentar grandes forças para mover modelos grandes e pesados.
O Dudu como sempre tirando as palavra da minha boca.

Acho que, além do que foi comentado pelo Dudu, o uso de duas Technic Gear 12 Tooth Bevel nas estremidades dos eixos não é muito indicado.
Outra coisa que daria um aspecto melhor, pelo tamanho do modelo, seria o uso de rodas maiores. Também achei interessante o uso de esteira como roda, mas se não tiver peso suficiente ela irá derrapar muito.

Dê LEGO aos seus filhos, netos, sobrinhos e amigos. Nunca é tarde demais, nunca é cedo demais e nunca é demais.

24 de Maio de 2008 - 12:42:05 pm
Resposta #4

Nazgulzeh

• *
  • Information
  • Primo
  • Membro LUG Brasil
Realmente as Technic Gear 12 Tooth Bevel não ficaram muito boas. Quando o modelo precisa de um poço mas de força essas engrenagens pulam. Um dos motivos é por ela estar longe da peça de sustentação, assim dando espaço pro eixo envergar. Meu estoque de peças é bem limitado, ainda mais quando se fala em peças mais específicas. O que achas que eu deveria usar?

E quanto às rodas, realmente eu preciso conseguir maiores. Não só a aparência melhoraria como também a própria funcionalidade, visto que à frente do carro quase toca o chão.Aquelas são as maiores que possuo, e não é a toa que eu estou usando a esteira na roda, foi o meio que encontrei de sobrepor o obstáculo da carência de rodas com pneus. Mas falando em rodas, algo que ainda preciso solucionar é a velocidade dianteira e traseira. A velocidade angular dos eixos é diferente. O traseiro gira mais rápido que o dianteiro. Por meio de engrenagens já não é mais possível solucionar porque a maioria já esta no modelo, o que eu pensei foi em mudar o tamanho das rodas. As frontais maiores que as traseiras para que se igualar, ou aproximar, as velocidades tangenciais delas

Valeu ai galera  8)
A vida é como andar de bicicleta, para manter-se em equilíbrio é preciso manter-se em movimento. (Albert Einstein)

24 de Maio de 2008 - 14:17:55 pm
Resposta #5

pedroagnelo

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
  • Membro LUG Brasil
    • A minha Galeria no Brickshelf
Antes de mais bom MOC! ;)

Vamos lá ver se te consigo ajudar!

As gear bevel se puderes troca por umas double bevel e arranja fora de ficarem o mais próximas possível do apoio. Se utilizares U-joints tenta aplicá-las antes das desmultiplicações porque são algo frágeis. Se tiver que ser numa "linha final" então aconselho a reforçares as pontas encaixando plates 2x2 round.
Outra peça que podes utilizar para transmitir grandes binários em ângulos rectos é a Knob wheel (32072).

Quanto à diferença de relações entre os dois eixos, o melhor que tens a fazer é reconstruir a transmissão para ficar igual em ambos. Igualar as relações com base nas rodas e ainda para mais com a tua limitação de peças é bem dificil.
Continua o bom trabalho!
Pedro Agnelo

24 de Maio de 2008 - 22:29:09 pm
Resposta #6

wcavalli

• Information
  • UCS
  • Administrator
Eu estava discutindo com o DUDU sobre este carro e sugiram algumas dúvidas. Você poderia nos dizer, além do 8275, quais os sets Technic que possui?

Dê LEGO aos seus filhos, netos, sobrinhos e amigos. Nunca é tarde demais, nunca é cedo demais e nunca é demais.

25 de Maio de 2008 - 03:25:33 am
Resposta #7

Nazgulzeh

• *
  • Information
  • Primo
  • Membro LUG Brasil
http://www.peeron.com/inv/sets/8280-1
http://www.peeron.com/inv/sets/8002-1
http://www.peeron.com/inv/sets/8735-1

São antigos, até. A maior parte das peças se perderam com o tempo, pois ficaram mt tempos parados e depois meu irmão ano mexendo. O motorset perdi ele todo, salvo uma ou outra engrenagem, as correias toda ressecaram. Mas isso não ocorre mais, agora organizei as peça em pequeno, médio e grande.

25 de Maio de 2008 - 23:51:27 pm
Resposta #8

Cesar

• *
  • Information
  • Estou me adaptando
  • Membro LUG Brasil
    • MINDSTORMS Brasil
Nazgulzeh,

Exelente MOC ! ! !
Como você viu lá no Marruá, eu também encarei esse desafio de fazer um carro 4x4 cujas rodas virem como um carro de verdade.
Eu já estou na segunda versão do protótipo, e até agora não solucionei completamente o problema. Assim como você, na minha primeira versão, eu abusei no uso de engrenagens e o sistema ficou sobrecarregado, eu resolvi o problema fazendo com que cada um dos dois motores utilizados para a transmissão de movimento, fosse responsável por uma parte do veículo - dianteira e traseira. O problema da transmissão de movimento para a ponta dos eixos que viram foi uma tarefa complicada de ser resolvida, mas que ficou muito boa na versão 2.0, quando utilizei um sistema de engrenagens Knob wheel, assim como o Pedro te sugeriu. O problema com as engrenagens pulando que eu também  havia tido na primeira versão fora resolvido com estas engrenagens que por possuírem apenas quatro dentes, pulam com muito menos facilidade.
Com relação à diferença de velocidade presente na dianteira e na traseira, primeiramente o ideal seria que você utilizasse quatro rodas de mesmo diâmetro, pois tentar corrigir a defasagem entre os dois sistemas utilizando engrenagens é um tanto quanto complicado e lhe causará um estresse adicional sobre o sistema. Eu estou passando por este mesmo problema na minha segunda versão do Marruá. No meu caso o problema é o esforço necessário para movimentar os dois sistemas, o dianteiro e o traseiro. Como na frente existem oito engrenagens Knob wheel que fazem parte do sistema, a força necessária para movimenta-lo é bem maior do que o necessário para girar o sistema traseiro que possui uma ligação do eixo direto na roda. Isso faz com que as rodas dianteiras - quando o veículo se locomove - inclinem a parte superior para o centro do carro e a parte inferior para fora. A perda de rendimento é grande e, aparentemente a única maneira de solucionar isto é interligando o sistema dianteiro com o sistema traseiro, como eu fiz na primeira versão, mas isso tem um custo. O esforço no sistema como um todo cresce, e as engrenagens de dentro do diferencial não costumam segurar a barra.
É um jogo de equilíbrio e precisão, mas vejo que você está no caminho certo. Veremos se juntos não solucionamos este desafio...

Abraços,
Cesar
O mundo maravilhoso das fantásticas pequenas peças de PLÁSTICO!
LEGO MINDSTORMS

Visitem o mais completo portal sobre LEGO MINDSTORSMS em PORTUGUÊS:
http://web.mac.com/cesarcamabars

06 de Junho de 2008 - 01:31:08 am
Resposta #9

yversow

• *
  • Information
  • Primo
  • Membro LUG Brasil
Esse foi um dos mais complexos projetos que já executei. A grande dificuldade que tive foi em achar um modo de as rodas dianteiras tivessem tração e virassem,. Devera gastei alguns neurônios nisso. Entretanto consegui driblar esse problema. Usei uma rosca infinita (não sei se este é o nome, ao menos foi que meu pai me disse), e uma engrenagem, uma posta perpendicularmente a outra, de modo que quando a rosca girasse os dentes que estavam dentro dos sucos da rosca se moviam, deste modo girando. Bom descrever isso será um grande problema para min. Aqui esta o link do vídeo onde vocês poderão observar melhor.

Se dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras, então quanto vale um vídeo? Tendo base que esse vídeo possui 3 min e 16s, 196 s, e que a freqüência do vídeo são 60 Hz. Então são 11760 imagens, o que acarreta num dado monstruoso. Esse vídeo vale mais do que 11760000 palavras !
uauauhauhuauahauuhauah

show de bola ! você acoplou quantos motores , esses motores redondos você encontrou aonde ?parabêns!!!espero um dia ter tantas peças assim e poder montar um parecido ! há e como  você fez esse controle!valeu !

Edit: Yversow, a citação vem primeiro  ;)
« Última modificação: 06 de Junho de 2008 - 07:28:21 am por ussnegreli »

06 de Junho de 2008 - 20:18:41 pm
Resposta #10

Nazgulzeh

• *
  • Information
  • Primo
  • Membro LUG Brasil
Os motores e o controle fazem parte de um modelo recente.... um trator, não lembro-me da referencia agora.
De uma olhada no site da lego que tu acha.

07 de Junho de 2008 - 17:53:23 pm
Resposta #11

wcavalli

• Information
  • UCS
  • Administrator
Os motores e o controle fazem parte de um modelo recente.... um trator, não lembro-me da referencia agora.
De uma olhada no site da LEGO que tu acha.
Acredito ser o Motorized Bulldozer (8275).