Autor Tópico: MOC: LEGO Zeppelin  (Lida 7983 vezes)

22 de Maio de 2008 - 23:08:06 pm
Lida 7983 vezes

Colares

• Information
  • System
  • Moderador Global
    • facebook-fcolares
    • flickr-fernandocolares
    • brickshelf-colares
    • brickset-Colares
    • twitter-fcolares
    • Fernando Colares
Finalmente vou postar um MOC aqui no fórum!!!

A verdade por tras desse MOC é que de repente me vi adorando algo que até então me inspirava muito mas nNao tinha nome, e fui conhecer no fórum 0937.
Chama-se Steampunk...

Steampunk é um movimento ou estilo literário ou de artes (cada um leva pro lado que quer não é?) que possibilita imaginar como seria o futuro, ou um passado muito tecnológico, se a tecnologia a vapor não tivesse sido superada. Ao mesmo tempo possibilita um clima de magia.

Inspirado por isso e pelo MOC do Luis Baixinho (Ornithopter) planejei um Zepelin, um balão de ar quente que carrega um barco motorizado (a vapor claro). É uma engenhoca, e característico do Steampunk usa muita madeira (peças marrons - castanhas), o preto e cinza escuro para simular as partes em metais pesados. Usei também o vermelho pra dar uma cor no modelo.

Espero que gostem, e esse MOC é também uma homenagem e um agradecimento ao 0937 pela inspiração e pelo apoio ao LUG Brasil, na figura do LBaixinho.

Peço desculpas pois estou sem camera fotográfica, e to usando meu celular, o que deprecia muito a imagem. mas prometo tirar fotos melhores depois.

Como inovei com o balão (bexiga) e as cordas, se tiverem dúvidas sobre as montagens, estou a disposição.

Abraço!

<Edit: Que vergonha! Eu sugiro a forma de nomear os tópicos e não respeito! tsc tsc tsc>
« Última modificação: 27 de Maio de 2008 - 18:05:03 pm por Colares »

23 de Maio de 2008 - 01:30:40 am
Resposta #1

vulcao

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • brickshelf-http://www.brickshelf.com
    • brickset-http://brickset.com/searc
cara, ficou incrivel!!

surpreendente mesmo! Eu tinha ouvido falar dessa montagem e tava esperando por ela...
gosto muito de steampunk (já assististe SteamBoy, ou o Castelo Animado?) e esse zeppelin tá demais!!

parabéns mesmo!!

23 de Maio de 2008 - 06:06:44 am
Resposta #2

lbaixinho

• *
  • Information
  • Duplo
  • Membro LUG Brasil
    • LegOficina dos Baixinhos
Antes de mais, obrigado pelos elogios :D

Sim, o steampunk é um tema que me entusiasma. Apesar de não construir há já algum tempo (exceptuando o Ornithopter) estou planeando umas coisitas novas. :D

Quanto ao teu zeppelin, gostei muito da ideia original em aplicar um balão verdadeiro. Será que se o enchesses com hélio teria capacidade suficiente para se elevar??

O "barco" está simples e facilmente é identificável para o tema :). Só um pormenor, não ficaria melhor a rede na parte de cima do balão?

Já agora, há uns anos também construí um dirigível, mas fiz o balão com peças LEGO e não fica assim tão imponente. Fica aqui o link para a pasta do brickshelf.
Leg Godt
Luís Baixinho

23 de Maio de 2008 - 07:21:20 am
Resposta #3

ussnegreli

• Information
  • Mindstorms
  • Moderador Global
  • Lego never stops
    • facebook-Thiago Negreli
    • flickr-ussnegreli2
    • mocpages-20699
    • brickshelf-ussnegreli
    • brickset-ussnegreli
    • twitter-ussnegreli
    • My blog Town Truck Brick
Grande Colares!!!

Um moc fantástico!!! A sua idéia em colocar o balão de verdade foi muito boa!
Gostei muito do estilo dele e principalmente dos escapamentos!!!
Parabéns pela criação!  :D
Town truck Brick - em pausa
http://ussnegreli.blogspot.com

24 de Maio de 2008 - 02:15:59 am
Resposta #4

Twilight

• Information
  • Mindstorms
  • Moderador Global
  • tenha fé!
    • brickshelf-mwhf
    • Bricks & Cia Ltda
kkkkk

demais esse balão !!!
muito bom Colares, matou nossa curiosidade.
fico pensando que o mais difícil foi conseguir uma bexiga preta !!!

fico pensando... se usasse hélio e uns power functions... já pensou ?
um dirigível de controle remoto !!

parabéns  ;)

24 de Maio de 2008 - 07:40:26 am
Resposta #5

wcavalli

• Information
  • UCS
  • Administrator
fico pensando que o mais difícil foi conseguir uma bexiga preta !!!
Eu estava pesando o contrário, acho que o preto deixou a coisa meio sombria, mas acho que é este mesmo o objetivo.

fico pensando... se usasse hélio e uns power functions... já pensou ?
um dirigível de controle remoto !!
Gosto do Marcus por que ele viaja, e não só de Zepelin, ma é uma grande fonte de inspiração.

Pergunte ao Pedro do 0937 (Ele sabe tudo) qual é o volume de hélio necessário para elevar 100 gramas de LEGO e você já pode ir começando a ajustar as coisas, provavelmente aumentar muito o tamanho do balão, ou melhor, balões.

Dê LEGO aos seus filhos, netos, sobrinhos e amigos. Nunca é tarde demais, nunca é cedo demais e nunca é demais.

24 de Maio de 2008 - 13:54:17 pm
Resposta #6

SUPER EVER

• Information
  • System
  • Moderador Global
  • Oficina LUG Brasil
    • facebook-Super.Ever.Lego.Machines
    • flickr-superever
    • SUPER EVER
Uma obra de arte. Não me agrada muito usar "coisas" que não façam parte do mundo lego... Mas no seu caso, o balão é a idéia central do tema. Não foi o balão que surgiu como opção, mas o lego que surgiu para o balão. Parabéns pela idéia concretizada.

Mais uma vez, uma obra de arte. :)

Abraços.

24 de Maio de 2008 - 17:40:50 pm
Resposta #7

luisrizzo

• *
  • Information
  • Technic
  • Membro LUG Brasil
Colares!

Ficou muito louco!!! Muito legal!!!  :o  8)

Como disse o Luís Baixinho, talvez ficasse mais legal se você colocasse a rede na parte de cima do balão!

Um abraço
Luis

25 de Maio de 2008 - 09:35:26 am
Resposta #8

ildefonso

• Information
  • Mindstorms
  • Administrator
    • facebook-ildefonso.zanette
    • flickr-duduzanette
    • mocpages-586
    • lugnet-1144
    • brickshelf-izanette
    • brickset-izanette
Muito original a utilização do balão Colares!

Pergunte ao Pedro do 0937 (Ele sabe tudo) qual é o volume de hélio necessário para elevar 100 gramas de LEGO e você já pode ir começando a ajustar as coisas, provavelmente aumentar muito o tamanho do balão, ou melhor, balões.

Eu lembro que um pessoal tinha a idéia de fazer isso com um RCX e parece que o tamanho necessário do dirigível de hélio para levantar o RCX e os motores seria de 1 metro de diâmetro com 2 metros de comprimento.
Surrender! I have flick missiles.

25 de Maio de 2008 - 12:34:38 pm
Resposta #9

Colares

• Information
  • System
  • Moderador Global
    • facebook-fcolares
    • flickr-fernandocolares
    • brickshelf-colares
    • brickset-Colares
    • twitter-fcolares
    • Fernando Colares
Que gratificante tantos elogios!! hehehe!

Vulcão: Cara, que bom que gostou! Aliás descobri do estilo quando recorri ao 0937 sabendo que lá tinha essa descrição. Eu vi referências aos dois filmes quando pesquisei sobre, aliás, sou novo no estilo, primeiro ensaio mesmo! Obrigado!

LBaixinho: Realmente, foi uma grande inspiração seu Ornithopter! Pensei no hélio na montagem mas tive alguns problemas:
- Não pude inflar muito o balão, o motivo é que as cordas (linhas de crochet) não poderiam estourá-lo.
- Os balões que consegui foram de festa, logo não tinha muita capacidade de elevar o barquinho. (Que é bem leve por sinal).
Obrigado pelo apoio!

UssNegrelli: AHááá! Me inspirei no escapamento nos seus caminhões... hahaha que plágio! Porisso ficou tão legal neh?? Grande abraço e obrigado pela força!

Twilight (Tuái): Cara, você acredita que achei com facilidade??? Sabe porque? Porque aki em BH são dois times principais Atletico-MG (preto e branco) e Cruzeiro (azul e branco), e como fazem muitas festas no tema futebol sempre acha essas cores!!! hehehe.
Quanto ao motor, poxa... isso eu deixo pra vocês que são mestes no technic. Infelizmente não tenho peças technic nem engrenagens ou motores. Mas acho um projeto incrível, não acha?? Imagina você, nosso entusiasta engenheiro, pilotando um dirigível LEGO em nossos eventos? Isso sim incrível! obrigado pelos elogios tbm!

Wagner: Captou a mensagem oh grande guru! O balão preto realmente foi uma escolha, a outra opção seria um bege, simulando tecido, isso seria beeeem difícil. Quanto as inspirações acho que é assim em cada MOC, falei mais claramente do MOC do baixinho mas certamente você viu que tenho inspirações do Negrelli tbm. E isso é o mais fantástico do LUG Brasil e do 0937 (que eu frequento), pois cada MOC te inspira a fazer coisas cada vez mais divertidas! Obrigado!

Super (for)Éver: Sabe que eu sou o primeiro a defender o "não use nada a nao ser LEGO"??? Poizeh, mas você mesmo me defendeu bem, a idéia era o balão!
Lembrando que depois disso fui ver o dirigivel do LBaixinho e outros pela internet, e tem balões de LEGO! Incrível...
Obrigado pelo "obra de arte", meu ego bateu no teto!! hahahaha.

Dudu (Idelfonso): você imagina que beleza uma balão desse tamanho??? Sem piadinhas de humor negro mas não pude evitar mas... depois do caso do padre, hélio é material perigoso no Brasil! (hihi  ;D). Obrigado pela elogio!!

Fico muito feliz pela boa recepção ao meu MOC, vale como incentivo pra continuar tendo idéias mirabolantes e quebrando alguns paradigmas neh?

25 de Maio de 2008 - 13:02:49 pm
Resposta #10

Nazgulzeh

• *
  • Information
  • Primo
  • Membro LUG Brasil
Olá! Não é complicado calcular o tamanho do balão necessário para levantar o modelo. A formula do empuxo é I= p.V.g, onde p é  densidade do ar, V é o volume e g é a aceleração da gravidade. Para que o corpo flutue é preciso que o empuxo seja igual ao seu P(peso). Então P=p.V.g, mas a força peso é dada pela sua massa(m) multiplicada pela aceleração da gravidade então m.g=p.V.g. Como a gravidade multiplica os dois lados da equação podemos anulados, assim ficando m=p.V e como queremos o volume vamos isolá-lo o que ficara V=m/p . A densidade do hélio é 0,1785 kg/m³. Então V=m/0,1785. Todavia o volume ali considerado é o volume total do modelo, mas só queremos o volume do balão então Vb+Vm= m/0,1785 isolando o volume do balão Vb= m/0,1785 – Vm.

Para descobrir o volume do modelo é fácil. Encha um recipiente onde ele possa ficar totalmente submerso. Marque o nível d’água antes de colocar o modelo, feito isso coloque o modelo na água, tente tirar todo ar que for possível. Depois retire a água até chegar na linha que for marcada. Essa água que foi retirada equivale ao volume do seu modelo.

Quanto à massa, acho que não será necessário considerar a do gás.

Vamos dar um exemplo. Um modelo de 300g e 50ml de volume. Não comesse colocando tudo na formula, pois é preciso que os dados estejam no S.I. (sistema internacional de unidades). 300g são 0.3kg e se 1m³ é 1000 litros, 1m³ é 1000000ml então 50ml= 0.00005m³. Agora vamos aos cálculos propriamente ditos.
Vb= m/0.1785-Vm
Vb= 0,3/0,1785-0.00005
Vb=1,68067-0.00005
Vb=1,68062 m³=1680,62 litros
« Última modificação: 25 de Maio de 2008 - 14:21:27 pm por Nazgulzeh »
A vida é como andar de bicicleta, para manter-se em equilíbrio é preciso manter-se em movimento. (Albert Einstein)

25 de Maio de 2008 - 14:37:12 pm
Resposta #11

~Ian

• *
  • Information
  • System
  • Membro LUG Brasil
  • Belém - PA
    • facebook-ianbarreto00
    • flickr-ianbarreto
    • mocpages-7957
    • brickshelf-IPB
    • brickset-Ian-b
    • twitter-IanB93
    • Deviantart
isso me lembrou que eu tenho que estudar pra prova de física... que desgraça...

bem, quanto ao zeppelin, eu não tenho muito o que dizer, porque o pessoal daí de cima já disse tudo.
Parabéns Colares ;)
Afastado sim, mas jamais numa Dark Age!

25 de Maio de 2008 - 15:58:35 pm
Resposta #12

Twilight

• Information
  • Mindstorms
  • Moderador Global
  • tenha fé!
    • brickshelf-mwhf
    • Bricks & Cia Ltda

alguém sabe onde posso comprar um pouco de hélio ?  8)

25 de Maio de 2008 - 16:05:18 pm
Resposta #13

wcavalli

• Information
  • UCS
  • Administrator
alguém sabe onde posso comprar um pouco de hélio ?  8)
Está difícil encontrar aí em Santa Catarina não é?
Aqui em São Paulo é mais fácil de achar pois usa-se hélio apenas para balões de festas e não para vôos de reconhecimento.

Dê LEGO aos seus filhos, netos, sobrinhos e amigos. Nunca é tarde demais, nunca é cedo demais e nunca é demais.

25 de Maio de 2008 - 16:08:04 pm
Resposta #14

wcavalli

• Information
  • UCS
  • Administrator
(...) Que gratificante tantos elogios!! hehehe!
Isto é o que chamo de grande resposta. Gostei, uma resposta 7 em 1.